Escutem o coração

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

As incoerências dos contra o aborto:




A santidade de vida:

"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Dude
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Mar 2011, 11:55
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Dude »

George Carlin matou a pau.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Escutem o coração

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Responda: se seu filho fosse estuprado e você (com uma pistola na mão) desse de cara com o algoz?! Se tivesse a oportunidade de acabar com a vida desse "ser humano" que abusou sexualmente do seu filho, você faria o quê:

Diria que não temos o direito em acabar com uma "vida humana" e agiria dentro dos parâmetros legais?!

Sem teorias, Acauan ... please ...

Temos, sim. As guerras mostram isto. A legítima defesa dá esse direito.
É possível discutir longamente sobre a pena de morte, mas, neste caso, estamos comparando uma criança inocente e indefesa com um monstro.
São discussões diferentes. A comparação não se aplica.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Escutem o coração

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:Conflitos de interesse que envolvem questões de vida e morte não se resolvem em uma sociedade civilizada dando a palavra final a uma das partes em conflito.
Para isto existem leis, juízes e processos.


Você realmente acredita em sociedade civilizada ... leis ... juízes ... processos ...

... eu também ... algumas vezes (quando sonho) ...

Somos instinto e paixão, Acauan ... tudo o mais são máscaras ...

Somos instinto e paixão, mas também razão. Foi justamente para nos auto-controlar que criamos leis, juízes, processos.
Somos mais civilizados que jamais fomos em toda a história da humanidade e só continuaremos sendo se respeitarmos leis, juízes, processos, por mais falhos que possam ser (como, aliás, tudo o mais).
Qual a sua sugestão? Abandonar milhares de anos de evolução social e cada um que decida o que lhe convém?

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Entre os que não entendem de modo absoluto estão os relativistas e os psicopatas.


Ah ... tá!

Ter um rígido código moral enraizado pode também ser uma maneira de se manter na linha. Coisa muito comum em religiosos fanáticos ... pessoas assim costumam ser controladoras e um pé no saco ...

E algumas também são psicopatas (não sentem culpa por nada - alegando que seguem um código moral - que obviamente é a verdade absoluta) ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Reid »

Dude escreveu:George Carlin matou a pau.


[2] :emoticon12:

mas eh claro que ainda que ele esteja certo, tem q se encontrar um "equilibrio" oq eh bem complicado...

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:Qual a sua sugestão? Abandonar milhares de anos de evolução social e cada um que decida o que lhe convém?


O que estou querendo dizer é que independente de estarmos ou não numa civilização, no fundo somos selvagens e em determinadas situações agiremos de maneira primitiva, independente da lei. É o caso de um pai vingar a morte do filho, matar um estuprador na base da faca e por aí vai ...

Suponhamos que alguém mate covardemente seu filho (que não fez nada de errado!). Se você tivesse oportunidade de dar o troco, o que faria?! Agiria de acordo com a lei?!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Reid escreveu:
Dude escreveu:George Carlin matou a pau.


[2] :emoticon12:

mas eh claro que ainda que ele esteja certo, tem q se encontrar um "equilibrio" oq eh bem complicado...


O cara fala a real, sem o blá blá blá de muitos hipócritas. Não que o tema não seja passível discussão ... claro ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:Temos, sim. As guerras mostram isto.


Taí um bom exemplo de matança legalizada que só serve para atender os interesses de alguns (não da sociedade). Jamais iria para uma guerra. Poderia ser preso, morto, desertor ... não me importo! Aqui os conservadores já relativizam a questão do "valor da vida humana".

Ué: não era um conceito absoluto?!

Fernando Silva escreveu:É possível discutir longamente sobre a pena de morte, mas, neste caso, estamos comparando uma criança inocente e indefesa com um monstro.


Não, não diga isso Fernando! Seria totalmente ridículo apoiar a matança de crianças. A questão não é essa. Se trata de realmente não fazermos idéia de quando a "vida humana" começa! Muita gente entende que uma mórula ainda não é um "ser humano" ... atribuir o mesmo valor a ambos soa muito forçado. Diferente de uma gravidez de 3 ou 4 meses ...

Agora, se uma mulher eliminando uma mórula você entender que está matando uma criança indefesa ... tudo bem, mas sério ... responda: Você realmente acha que se trata da mesma coisa?!

Meio non sense não!?

Fernando Silva escreveu:São discussões diferentes. A comparação não se aplica.


Claro que são diferentes, mas não para o Acauan que alega aos quatro ventos que o "valor da vida humana" é um conceito absoluto. Claro que não! Meu cão vale muito mais que Fernandinho Beira-Mar ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Escutem o coração

Mensagem por Judas »

Edson Jr escreveu:[ Meu cão vale muito mais que Fernandinho Beira-Mar ...



Pegou pesado aqui Edson, não precisa apelar! Coitadinho do seu cão... :emoticon12:
Uma lombriga morta vale mais que traficante.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Judas escreveu:
Edson Jr escreveu:[ Meu cão vale muito mais que Fernandinho Beira-Mar ...


Pegou pesado aqui Edson, não precisa apelar! Coitadinho do seu cão... :emoticon12:
Uma lombriga morta vale mais que traficante.


Minha consciência pesou agora. Vou pedir desculpas pro meu cachorro...tadinho! :emoticon16:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Escutem o coração

Mensagem por Márcio »

Edson Jr escreveu:
Márcio escreveu:Blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá...
A vida de um feto oriundo de estupro ''vale'' menos que aquele gerado com consentimento?
Por que?


Para mim vale, com certeza. Sem porquês ...


Você não sabe porque vale menos?
Ou você sequer cogitou na hipótese de pensar no caso, considerando a parte mais inocente de todas?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Márcio escreveu:
Edson Jr escreveu:
Márcio escreveu:Blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá...
A vida de um feto oriundo de estupro ''vale'' menos que aquele gerado com consentimento?
Por que?


Para mim vale, com certeza. Sem porquês ...


Você não sabe porque vale menos?
Ou você sequer cogitou na hipótese de pensar no caso, considerando a parte mais inocente de todas?


Um psicopata coloca na marra seu esperma dentro de uma mulher. A mulher quis?! Não! Se ela julgar que o que está dentro dela não possui nenhum valor e deve ser eliminado, estará certa. Nada impede de que ela prossiga com a gravidez também, claro ...

O critério de valor é subjetivo.
Editado pela última vez por Edson Jr em 19 Mar 2011, 19:44, em um total de 1 vez.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Escutem o coração

Mensagem por Márcio »

Edson Jr escreveu:
Márcio escreveu:
Edson Jr escreveu:
Márcio escreveu:Blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá...
A vida de um feto oriundo de estupro ''vale'' menos que aquele gerado com consentimento?
Por que?


Para mim vale, com certeza. Sem porquês ...


Você não sabe porque vale menos?
Ou você sequer cogitou na hipótese de pensar no caso, considerando a parte mais inocente de todas?


Um psicopata coloca na marra seu esperma dentro de uma mulher. A mulher quis?! Não! Se ela julgar que o que está dentro dela não possui nenhum valor e deve ser eliminado, estará certa. Nada impede de que ela prossiga com a gravidez também, claro ...

O critério de valor é subjetivo.

Sim claro, por isso existem as leis que devem balizar tais casos subjetivos.
Mas confesso que me incomoda o fato de desconsiderar o ''ser em formação'' oriundo de estupro, que na minha opinião vale tanto quanto qualquer outro ''ser em formação''.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Márcio escreveu:Sim claro, por isso existem as leis que devem balizar tais casos subjetivos.
Mas confesso que me incomoda o fato de desconsiderar o ''ser em formação'' oriundo de estupro, que na minha opinião vale tanto quanto qualquer outro ''ser em formação''.


Somente quem passa por situações assim é que sabe "o valor que se deve dar", Márcio.

Dê só uma olhada neste vídeo:

"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Neuromancer »

E eu direi: Se o homem não tem direito nenhum sobre um filho já gerado a ponto de sequer precisar ser consultado sobre a preservação da vida deste filho, porque cargas d'água deveria ser responsabilizado pelo sustento dele caso a mulher não aborte?

Desnecessário dizer que tanto o aborto quanto a irresponsabilidade paterna são inadmissíveis, mas quem defende que o homem não tenha direito algum sobre o destino do nascituro, deve admitir em não lhe obrigar deveres também.


Já pensei muito sobre isso. E você tem razão. Todo direito implica em uma obrigação.
Se minha namorada engravida , e eu sou pelo aborto, e ela não. Ela deve assumir toda a responsabilidade pelo sustento da criança caso opte por manter.

É o caso de dois pesos duas medidas.

Se ela é a favor do aborto, diz: É meu, está dentro de mim, ninguém tem nada com isso. A decisão é SÓ minha.
Mas se resolve ter a criança aí o problema é NOSSO.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Escutem o coração

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Suponhamos que alguém mate covardemente seu filho (que não fez nada de errado!). Se você tivesse oportunidade de dar o troco, o que faria?! Agiria de acordo com a lei?!

Se eu fosse agir racionalmente, não mataria. Se fosse agir emocionalmente, sim.

Por outro lado, minha decisão racional poderia se basear no fato de que o bandido não ficaria preso por deficiência de nossa justiça e voltaria a cometer crimes, mas também pesaria o risco de ser condenado por matar o cara.

Ou o risco de todo mundo resolver matar aqueles que acha que são bandidos, mesmo sem ter condições de investigar a fundo. Sou contra a pena de morte porque ocorrem muitos erros judiciais.

Em resumo: gostaria que todo bandido fosse morto ao reagir à prisão em flagrante, mas sou contra matar o cara depois de preso porque senão, como disse acima, viraria o caos.

Ser ético nem sempre é fácil...

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:Nas etapas iniciais temos uma vida (com certeza), mas não necessariamente um ser humano. Da mesma maneira que talvez seja forçado considerar o alicerce de uma casa como uma casa.


Temos um ser humano em seu estágio inicial de desenvolvimento, conceito que não se aplica a uma casa, que não é um ser vivo.

Edson Jr escreveu:Responda: se seu filho fosse estuprado e você (com uma pistola na mão) desse de cara com o algoz?! Se tivesse a oportunidade de acabar com a vida desse "ser humano" que abusou sexualmente do seu filho, você faria o quê:
Diria que não temos o direito em acabar com uma "vida humana" e agiria dentro dos parâmetros legais?!
Sem teorias, Acauan ... please ...


Repetindo o que disse antes, questionamentos do tipo "e se..." podem ser usados para justificar qualquer coisa.
E se um negro ou judeu ou favelado ou seja lá o que for fizesse alguma coisa horrível com alguem que lhe é próximo...?
O que isto implicaria no que a sociedade deve considerar a respeito de negros, judeus, favelados ou seja lá quem for?

Seja objetivo. Você quer desviar a discussão para casuísmos emocionais irrelevantes para questão discutida.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:Você realmente acredita em sociedade civilizada ... leis ... juízes ... processos ...


A opção é a barbárie.
Faça sua escolha.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu:Entre os que não entendem de modo absoluto estão os relativistas e os psicopatas.


Ah ... tá!

Ter um rígido código moral enraizado pode também ser uma maneira de se manter na linha. Coisa muito comum em religiosos fanáticos ... pessoas assim costumam ser controladoras e um pé no saco ...


Até aí...

Edson Jr escreveu:E algumas também são psicopatas (não sentem culpa por nada - alegando que seguem um código moral - que obviamente é a verdade absoluta) ...


Seguir um código moral implica em submeter-se a limites, o que é o oposto do que define o psicopata.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Estou encerrando o debate aqui. Cada um já deu sua opinião.

Se insistir a conversa ficará circular.
Editado pela última vez por Edson Jr em 20 Mar 2011, 01:43, em um total de 1 vez.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Seguir um código moral implica em submeter-se a limites, o que é o oposto do que define o psicopata.


Alguns realmente alegam seguir, mas somente da boca para fora.

Valeu! :emoticon4:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Escutem o coração

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Nas etapas iniciais temos uma vida (com certeza), mas não necessariamente um ser humano. Da mesma maneira que talvez seja forçado considerar o alicerce de uma casa como uma casa.

Além do fato de a casa não ser um ser vivo, ela não está se construindo sozinha.
Um aborto interrompe um processo de crescimento que, sem interferências externas, levaria ao nascimento de uma criança.

Possível objeção: "Ah, mas o feto depende da alimentação vinda do corpo da mãe"
Sim, da mesma forma que um bebê depende inteiramente dos adultos para sobreviver.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:Suponhamos que alguém mate covardemente seu filho (que não fez nada de errado!). Se você tivesse oportunidade de dar o troco, o que faria?! Agiria de acordo com a lei?!

Se eu fosse agir racionalmente, não mataria. Se fosse agir emocionalmente, sim.

Por outro lado, minha decisão racional poderia se basear no fato de que o bandido não ficaria preso por deficiência de nossa justiça e voltaria a cometer crimes, mas também pesaria o risco de ser condenado por matar o cara.

Ou o risco de todo mundo resolver matar aqueles que acha que são bandidos, mesmo sem ter condições de investigar a fundo. Sou contra a pena de morte porque ocorrem muitos erros judiciais.

Em resumo: gostaria que todo bandido fosse morto ao reagir à prisão em flagrante, mas sou contra matar o cara depois de preso porque senão, como disse acima, viraria o caos.

Ser ético nem sempre é fácil...


Olá Fernando!

Sua opinião é válida, claro. Apenas discordo (em parte).

Estou encerrando por aqui o debate, mas continuarei dando umas olhadas nas postagens.

Valeu! :emoticon1:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Escutem o coração

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Quer dizer que se alguém resolver torturar um bebê, matá-lo, transformar o corpo em patê e comer com pão de forma temos que aceitar pois do ponto de vista dele estes atos não são errados?


:emoticon28: :emoticon28: :emoticon28:

Agora que vi esse comentário.

Até parece que quis dizer isso!

Ridículo!

Desisto!!!!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Trancado