Vaticano confirma relatos de abuso sexuais e estupros de fre

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Vaticano confirma relatos de abuso sexuais e estupros de fre

Mensagem por Rapidfire »

Vaticano confirma relatos de abuso sexuais e estupros de freiras por padres em 23 países

Por Frances Kennedy em Roma

A Igreja Católica em Roma fez uma admissão extraordinária ontem de que está ciente de que padres de pelo menos 23 países tem abusado sexualmente de freiras.

A maioria dos abusos ocorreram na África, onde os padres fizeram juramente de celibato, e que previamente procuravam prostitutas, predaram freiras para evitar contrair o vírus da Aids.

Relatórios confidenciais do Vaticano obtidos pela revista seminal dos EUA, ‘Repórter Católico Nacional’, revelou que membros do clero Católico tem explorado a sua autoridade financeira e espiritual para obter favores sexuais de freiras, particularmente aquelas dos países subdesenvolvidos que estão mais propensas a serem culturalmente condicionadas a serem submissas aos homens.

Os relatórios, alguns recentes e outros que tem estado em circulação por pelo menos 7 anos, dizem que tais padres teriam exigido sexo em troca de favores, como certificação de trabalho em uma dada diocese.

Em casos extremos, os padres teriam engravidado freiras e então encorajado-as a fazer um aborto.

O artigo Americano se baseou em cinco documentos, apresentados ao Vaticano ao longo da última década por mulheres mais antigas de ordens religiosas e padres. Eles descrevem uma situação particularmente ruim na África. Em um continente devastado pela Aids, freiras, assim como jovens adolescentes, são percebidas por alguns como alvos sexuais seguros. Os relatórios dizem que as autoridades da igreja fizeram pouco para resolver o problema.
O relatório do Vaticano cita casos incontáveis de freiras forçadas a fazer sexo com padres. Algumas eram obrigadas a tomar a pílula, outras ficaram grávidas e foram encorajadas a fazer abortos. Em um caso onde uma irmã Africana foi forçada a fazer um aborto, e morreu durante a operação, seu agressor celebrou a missa fúnebre. Um outro caso envolveu 29 irmãs da mesma congregação que engravidaram de padres da diocese.

Os relatórios dizem que as culturas em alguns países Africanos tornava quase impossível para uma jovem mulher desobedecer um homem mais velho, especialmente um visto como espiritualmente superior. Houve casos de noviças que se candidataram junto ao padre local ou bispo para receber certificados de boas práticas católicas que era exigido por eles para seguir suas vocações. Em retorno elas tinham que fazer sexo. Alguns incidentes de abusos sexuais supostamente teriam ocorrido quase entre as paredes do Vaticano.

Alguns clérigos sem escrúpulos aproveitavam-se de jovens freiras que estavam tendo problemas para encontrar acomodações, escrever suas dissertações e financiar seus estudos teológicos.

Forçados a reconhecer o problema, o Vaticano tentou minimizar a gravidade do mesmo. Em uma declaração feita ontem o porta-voz oficialmente do Papa, Joaquin Navarro Valls, disse: “O problema é conhecido e envolve uma área geográfica restrita. Algumas situações negativas não devem ofuscar a fé muitas vezes heroica de uma esmagadora maioria de religiosos, freiras e padres.”

Um dos mais compreensíveis documentos foi compilado pela Irmã Maura O’Donohue, uma coordenadora de Aids pela Cafod, o Fundo Católico pelo Desenvolvimento Exterior baseada em Londres.

Ela notou que as religiosas tinham sido identificadas como alvos “seguros” para atividades sexuais. Ela citou um caso em 1991 onde uma superior da comunidade tinha sido abordada por padres pedindo que as freiras ficassem a disposição deles para favores sexuais. “Quando a superiora recusou, os padres explicaram que eles iriam então ser obrigados a ir até a vila encontrar mulheres e poderiam, assim, contrair Aids.” Irmã O’Donohue disse que a sua reação inicial ao que foi contado pelas suas colegas religiosas “foi de choque e descrença pela magnitude do problema.”

Enquanto a maioria dos abusos aconteceram em países Africanos, Irmã O’Donohue relatou que incidentes aconteceram em 23 países, incluindo India, Irlanda, Itália, Filipinas e nos Estados Unidos.

Ela ouviu casos de padres encorajando freiras a tomarem a pílula dizendo que elas iriam prevenir HIV. Outros “realmente incentivaram aborto para as irmãs” e hospitais Católicos e equipes médicas relataram pressão dos padres para realizar as interrupções em freiras e outras jovens mulheres.

O’Donohue escreveu em seu relatório como um vigário em uma das dioceses Africanas tinha falado “bem abertamente” sobre sexo, dizendo que “celibato no contexto Africano significa que um padre não se casa, mas que não significa que ele não tem filhos.”

O chefe da congregação Vaticana para Vida Religiosa, Cardeal Martinez Somalo, criou um comitê para analisar o problema. Mas parece ter feito pouco além de “sensibilização” entre os bispos.

Mais recentemente, em 1998, Irmã Marie McDonald, madre superiora das Missionárias pela Nossa Senhora da África, montou um documento intitulado "O problema do Abuso Sexual de Religiosos Africanos na África e Roma".
Ela apresentou o documento para o Conselho dos 16, formado por delegados da associação internacional das comunidades de homens e mulheres religiosos e o escritório do Vaticano responsável pela vida religiosa. Ela observou a "conspiração do silêncio" como causa contribuidora.

Quando ela se dirigiu aos bispos com o problema, muitos deles sentiram que era desleal da parte das irmã enviar relatórios.

“Entretando, as irmãs afirmam que elas o fizeram mais de uma vez. Algumas vezes eles não eram recebidos. Em alguns casos elas eram acusadas pelo ocorrido. Mesmo quando eram ouvidas com simpatia, nada mais parecia ser feito.” Um dos trágicos elementos que emerge é o destino das vítimas. Enquanto padres ofensores são normalmente deslocados ou enviados para estudos, as mulheres normalmente são expulsas de suas ordens religiosas, onde elas estão, então, ou com medo de voltar para suas famílias ou são rejeitadas por elas. Elas frequentemente terminam exiladas, ou em uma cruel ironia, como prostitutas, ganhando a vida através de um ato que elas prometeram nunca fazer.

Um dos poucos religiosos em Roma disposto a conversar sobre o relatório era o Padre Giulio Albanese, da Misna, agência de notícias missionárias. “Missionários são seres humanos, que estão frequentemente vivendo sob uma imensa pressão psicológica em situações de Guerra ou violência constante. De um lado é importante condenar esse horror e é importante dizer a verdade, mas nós não podemos enfatizar isso à custa do trabalho feito pela maioria, muitos dos quais deixaram suas vidas para testemunhar” disse Padre Albanese “A imprensa só fala dos missionários quando eles são mortos, sequestrados ou envolvidos em algo escandaloso” ele adicionou.

Enquanto o Vaticano digere a evidência intragável de como seus próprios sacerdotes estão arruinando a vida de seus irmãs, muitos católicos esperam que uma mensagem forte venha do alto. Com bispos Americanos, o Papa falou em termos claros sobre os padres pedófilos, dizendo que isso era um flagelo que deveria ser encarado. Alguns esperam agora que ele seja igualmente corajoso em denunciar um mal que tem sido coberto pelo silêncio e vergonha por muito tempo.

http://www.independent.co.uk/news/world ... 88261.html

Tradução daqui: http://ingoldwetrustt.blogspot.com/2011 ... ro-da.html
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Vaticano confirma relatos de abuso sexuais e estupros de

Mensagem por Fernando Silva »

O’Donohue escreveu em seu relatório como um vigário em uma das dioceses Africanas tinha falado “bem abertamente” sobre sexo, dizendo que “celibato no contexto Africano significa que um padre não se casa, mas que não significa que ele não tem filhos.”

O importante é contextualizar. Temos que ver o contexto antes de julgar.

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Vaticano confirma relatos de abuso sexuais e estupros de

Mensagem por Rapidfire »

Rapidfire escreveu: Padre Albanese: “A imprensa só fala dos missionários quando eles são mortos, sequestrados ou envolvidos em algo escandaloso” ele adicionou.


Estratégia PTista de relações públicas.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Trancado