Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Reid »

Preparo e espírito de grupo explicam ausência de saques após terremoto

O desespero, a destruição e o caos que o Japão enfrenta desde o terremoto e o tsunami que assolaram o país na última sexta-feira foram vistos também no Haiti e no Chile, ano passado. Mas, ao contrário dos países ocidentais, o Japão enfrenta a crise humanitária de uma forma mais organizada e menos violenta. Até agora, nenhum episódio de saque ou briga foi registrado no país, o contrário do que ocorreu no Haiti, que precisou da intervenção do Exército e de forças da ONU, e da cidade chilena de Concepción, que teve de decretar toque de recolher após quase todas as lojas da cidade terem sido roubadas.

A explicação para isso, segundo estudiosos de Japão ouvidos pelo G1, está num conjunto de aspectos históricos, sociais, políticos e até religiosos, além do enorme preparo que o país tem para lidar com esse tipo de catástrofe. "É aquele lugar comum de dizer que os japoneses são educados para trabalhar em grupo. É uma ênfase diferente do que acontece no Ocidente de modo geral. No Japão, desde pequenos, eles aprendem a trabalhar em grupo. Essa característica é um fator que conta bastante. Depois, tem o fato de pensar na coletividade", explica Ronan Alves Pereira, professor de estudos japoneses da Universidade de Brasília (UnB).

"Há uma orientação a não se apropriar das coisas dos outros. Não quer dizer que não exista, mas os índices de roubo e criminalidade são muito mais baixos do que em muitos países ocidentais. Também adicionaria o componente político-administrativo. Como o país sempre foi vítima de grandes tragédias, sempre houve uma orientação da parte do governo de preparar a população para catástrofes assim. [...] Por último, eu apontaria o fator tecnologia e desenvolvimento econômico. Em um lugar como o Haiti não há preparação. O nível do investimento publico não chega nem de longe ao nível do investimento no Japão, com construções mais resistentes inclusive."

O professor viveu cinco anos no Japão e no segundo dia que estava no país vivenciou um terremoto. Ele conta que acompanhou o fluxo para fora do prédio e ficou observando atento como os japoneses se comportavam. No momento, a UnB tem vários estudantes brasileiros morando no Japão, e, segundo Ronan, todos estão bem após o tremor.

País mais preparado
Organizações internacionais estão enviando equipes de ajuda para o Japão. Mas, de acordo com a porta-voz do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), a organização não planeja organizar uma operação maior de assistência se não for solicitada. "O país enfrenta três emergências: uma pelo terremoto, outra pelo tsunami e outra de caráter nuclear. Mas eles estão indo muito bem. É o país mais bem preparado para esse tipo de catástrofe. Não estamos falando do Haiti ou do Paquistão. Os japoneses são treinados desde pequenos para lidar com terremotos e têm muito senso de disciplina e calma", disse Elisabeth Byrs ao G1.

Confiança
O psicólogo e professor de japonês Marcos Hiroyuki Suguiura acredita que além do preparo para catástrofes, os japoneses são "educados para ter um comportamento social. Muito do que eles fazem é movido pela ideia de ‘vai ser bom pra mim, mas também para os outros’. O mais forte acho que é essa característica de pensar no outro, mesmo que possa fazer mal para si num primeiro momento."

Outro ponto importante, segundo Marcos, é a confiança de que a ajuda virá do governo. "Eles sabem que a ajuda vai vir da sociedade, que tem alguém olhando por eles, então eles confiam e esperam."


Fonte: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico ... emoto.html

Se todo esse desastre que teve no Japão acontecesse no Brasil, provavelmente seria algo como uma 3a Guerra Mundial :emoticon5:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Fernando Silva »

A lealdade do indivíduo, no Japão, é para com o país, depois a empresa onde trabalha, depois a família e, por último, ele mesmo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:A lealdade do indivíduo, no Japão, é para com o país, depois a empresa onde trabalha, depois a família e, por último, ele mesmo.

Imagem
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Zato-one »

"Maldito o homem que confia no homem" "O homem abençoado é aquele que confia no Senhor" :emoticon26:

Quando tragédias acontecem no Ocidente mais religioso, o lema seria "farinha pouca, meu prato primeiro"

Não sabem o quanto tenho inveja dessa organização... :emoticon8:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Aranha »


- Não creio que isso seja devido maior desenvolvimento, no caso de Tsunami, não há muita possibilidade de saque, a destruição é tamanha que lutar pela sobrevivência é prioridade.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Zato-one escreveu:"Maldito o homem que confia no homem" "O homem abençoado é aquele que confia no Senhor" :emoticon26:

Quando tragédias acontecem no Ocidente mais religioso, o lema seria "farinha pouca, meu prato primeiro"

Não sabem o quanto tenho inveja dessa organização... :emoticon8:


Livre pensar...

Eles são religiosos justamente no sentido pregado pelas religiões, cultos, dogmas e doutrinas - e que elas e seus fiéis não conseguem nunca cumprir. Só que no Japão existem valores que se erguem para muito além ( ou muito antes de) qualquer religião : temperância, honestidade, caráter, firmeza de propósito, senso de coletivo, determinação. Tá certo que eles são contidos em quase todos as suas demonstrações. Para nós, são frios e calculistas em excesso. Temos até uma certa estranheza ( quando não sentimos repulsa) por sua forma de ocultar o lado humano. Mas são só faces da mesma moeda. Nosso jeito de ser acaba dando em confusão e nem nos sentimos fracos ou descontrolados por tanta expressividade. Nos convencemos de que é normal "demonstrar". Nos momentos em que o bicho pega, eles se safam melhor do que nós. Nem vou entrar no mérito dos bens de capital da ( agora) terceira maior economia do mundo). Ocidentais em geral vão dizer que o Japão e a China nunca estiveram tão ocidentalizados. Erro de perspectiva: capitalismo não é necessariamente ocidentalização. Tirando as evidentes diferenças entre as duas culturas e os rigores aplicados pelos respectivos regimes e governantes, uma auto-diciplina pessoal conduz seus povos a uma abnegação a que jamais estaremos dispostos. Mas tudo tem um preço. Nem todos "do lado de cá" desejam pagar.

E dirão os que não simpatizam com modelos mais "robotizados" de viver: é tão raro acontecer uma desgraça destas, que se formos viver a vida nos norteando por desastres improváveis, estaremos condenados a morrer já em vida. Mas lá desastres são prováveis e eles precisam trabalhar sempre pensando neles. Nem só para ser uma das maiores economias, mas para manter seus valores de pé em prol da história de sua civilização ( isto para os que acham que antes e depois de sua morte as coisas continuam precisar existindo).

Não sei o que é pior. Nem melhor.
Talvez devesse haver um meio termo, a ser encontrado por quem se interessar, acreditar e tiver tempo de vida para ver acontecer. Talvez organização e caráter não necessitem de religiosidade alguma. Obviamente que não. Há paises laicos e liberais que são muito organizados. Eu pessoalmente admiro os discretos, que dificilmente estão na mídia, os que não se imiscuem em assuntos externos a menos que sejam chamados, os que se preocupam primeiro com a qualidade de vida interna, sem topar negociatas chulas muito além de suas fronteiras. O Brasil, por exemplo, tem como meta ser o principal "parceiro" econômico da China, a terra dos horrores humanos por excelência, que alimenta o regime de Kadafi e que não tem por meta sercompanheira ou parceira de ninguém. Se puder passar por cima ( como tem feito com o Brasil e cada vez ais com o resto do mundo capitalista ), passa e pronto. Aqui e lá, desastres são apenas circuntanciais e o Estado resolve tudo a sua maneira. Lá, o povo não pode respirar. Aqui, respira satisfeito. Ambos são muito mais teleguiados do que qualquer japonês.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Aranha escreveu:
- Não creio que isso seja devido maior desenvolvimento, no caso de Tsunami, não há muita possibilidade de saque, a destruição é tamanha que lutar pela sobrevivência é prioridade.

Abraços,


Em caso de luta pela sobrevivência vale se empurrar nas filas para dar comida a seu filho berrando de fome? Mesmo sabendo que depois de horas esperando, pode receber apenas um punhadinho de arroz? Pode aumentar preço do diesel ( raro agora) para esquentar seus filhos de barriga vazia nos rigores do inverno japonês? O que contém a tal prioridade da luta pela sobrevivência lá, diferente daqui, por exemplo?
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Acauan »

Zato-one escreveu:Quando tragédias acontecem no Ocidente mais religioso, o lema seria "farinha pouca, meu prato primeiro"

Não sabem o quanto tenho inveja dessa organização... :emoticon8:


Complicado...

O apego confuncionista que os japoneses tem à ordem instituída garante uma sociedade internamente harmoniosa, mas que pode se tornar brutal quando esta ordem institucional se volta contra o indivíduo, como ocorreu durante a Segunda Guerra.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Zato-one escreveu:Quando tragédias acontecem no Ocidente mais religioso, o lema seria "farinha pouca, meu prato primeiro"

Não sabem o quanto tenho inveja dessa organização... :emoticon8:


Complicado...

O apego confuncionista que os japoneses tem à ordem instituída garante uma sociedade internamente harmoniosa, mas que pode se tornar brutal quando esta ordem institucional se volta contra o indivíduo, como ocorreu durante a Segunda Guerra.




Sim, mas o que acontece numa guerra quando a ordem institucional segue a ordem que o diabo gosta? Não que estes extremos sejam desejáveis, em hipótese alguma. Mas acho que o Zato está a nos comparar diretamente com a ordenação de fundo cultural, não necessariamente a japonesa confucionista.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Sim, mas o que acontece numa guerra quando a ordem institucional segue a ordem que o diabo gosta? Não que estes extremos sejam desejáveis, em hipótese alguma. Mas acho que o Zato está a nos comparar diretamente com a ordenação de fundo cultural, não necessariamente a japonesa confucionista.


O conflito aqui parece ser individualismo ocidental x harmonia coletiva oriental, dando a entender que o segundo seja moralmente superior, como aparenta no caso do terremoto.

O individualismo leva à competição pelo interesse próprio que pode tornar estas catástrofes piores do que ainda são, mas também é potencialmente mais capaz de geral compaixão, pois este é um sentimento individualista - ninguém se condói de uma sociedade, mas do indivíduos que fazem parte dela.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Rapidfire »

Acauan escreveu:
Zato-one escreveu:Quando tragédias acontecem no Ocidente mais religioso, o lema seria "farinha pouca, meu prato primeiro"

Não sabem o quanto tenho inveja dessa organização... :emoticon8:


Complicado...

O apego confuncionista que os japoneses tem à ordem instituída garante uma sociedade internamente harmoniosa, mas que pode se tornar brutal quando esta ordem institucional se volta contra o indivíduo, como ocorreu durante a Segunda Guerra.



Eu ia falar justamente disso. Recentemente vi um documentário em que dos 40.000 japoneses que protegiam uma ilha, somente 1.000 foram feitos prisioneiros. A maioria dos civis preferiu se jogar nas pedras, degolar os filhos ou segurar uma granada a se entregar.

Houve ataques contra acampamentos americanos feitos por soldados japoneses munidos apenas de paus e lâminas .

Mas não deixa de ser interessante a comparação destas imagens:

Imagem
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Rapidfire escreveu:
Acauan escreveu:
Zato-one escreveu:Quando tragédias acontecem no Ocidente mais religioso, o lema seria "farinha pouca, meu prato primeiro"

Não sabem o quanto tenho inveja dessa organização... :emoticon8:


Complicado...

O apego confuncionista que os japoneses tem à ordem instituída garante uma sociedade internamente harmoniosa, mas que pode se tornar brutal quando esta ordem institucional se volta contra o indivíduo, como ocorreu durante a Segunda Guerra.



Eu ia falar justamente disso. Recentemente vi um documentário em que dos 40.000 japoneses que protegiam uma ilha, somente 1.000 foram feitos prisioneiros. A maioria dos civis preferiu se jogar nas pedras, degolar os filhos ou segurar uma granada a se entregar.

Houve ataques contra acampamentos americanos feitos por soldados japoneses munidos apenas de paus e lâminas .

Mas não deixa de ser interessante a comparação destas imagens:

Imagem



Exatamente. Os comportamentos falam por si.
Compaixão como a nossa é tipo: me dá um pedaço aí do seu pão para a MINHA FILHA.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Seria interessante um tópico em que as pessoas se confrontassem com uma situação hipotética extrema mesmo ( uma catástrofe natural ou ameaça externa) sobre como se comportaria para sobreviver e aos seus. Mesmo criticando e invejando, em que ponto de uma linha imaginária de ordem X caos e abnegação X desespero nos colocaríamos? Eu sinceramente, não tenho a resposta. Acho que seria um conflito a ser resolvido pelo sistema vigente no momento.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por salgueiro »

Depois dessa

Comissão Europeia qualifica acidente nuclear no Japão de apocalipse

A Comissão Europeia qualificou nesta terça-feira (15) o acidente nuclear do Japão de "apocalipse", por considerar que as autoridades locais perderam praticamente o controle da situação na central de Fukushima.

"Se fala de apocalipse e acredito que é um termo particularmente bem escolhido", declarou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, ante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas.

"Praticamente tudo está fora de controle", acrescentou o comissário, que não descartou o pior nas próximas horas e dias no Japão


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... lipse.jhtm
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Seria interessante um tópico em que as pessoas se confrontassem com uma situação hipotética extrema mesmo ( uma catástrofe natural ou ameaça externa) sobre como se comportaria para sobreviver e aos seus. Mesmo criticando e invejando, em que ponto de uma linha imaginária de ordem X caos e abnegação X desespero nos colocaríamos? Eu sinceramente, não tenho a resposta. Acho que seria um conflito a ser resolvido pelo sistema vigente no momento.


Você pode encontrar um relato verídico de uma experiência destas no livro "Em Busca de Sentido" de Viktor Frankl, disponível on line.
Frankl foi prisioneiro de campo de concentração, sobreviveu e relatou como naquele inferno tentava preservar sua dignidade e seu espírito.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Seria interessante um tópico em que as pessoas se confrontassem com uma situação hipotética extrema mesmo ( uma catástrofe natural ou ameaça externa) sobre como se comportaria para sobreviver e aos seus. Mesmo criticando e invejando, em que ponto de uma linha imaginária de ordem X caos e abnegação X desespero nos colocaríamos? Eu sinceramente, não tenho a resposta. Acho que seria um conflito a ser resolvido pelo sistema vigente no momento.


Você pode encontrar um relato verídico de uma experiência destas no livro "Em Busca de Sentido" de Viktor Frankl, disponível on line.
Frankl foi prisioneiro de campo de concentração, sobreviveu e relatou como naquele inferno tentava preservar sua dignidade e seu espírito.


As pessoas reagem de formas muito diversas. Relato pessoal é apenas relato pessoal. Outros no caso dele, agiriam ( e devem ter agido, não sei de ele teve esta percepção sobre seus companheiros de agonia) de forma totalmante oposta simplesmente porque têm outros limites - limites mentais, constitucionais, emocionais, cognitivos, físicos etc
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Quanto ao apocalipse japonês, eu acho mesmo que eles estão perdendo o controle, porque tudo tem um limite . Embora apenas algumas regiões do arquipélago tenham sido afetadas fisicamente, o caos é inevitável em se tratando de mortes imediatas, necessidades básicas e moral geral. Vi pesoas lá rindo e tocando violão em meio à destruição. Mas desconfio seriamente de que seja parte do processo de negação.

Que esta merda toda sirva para abrir os olhos dos aficcionados por esta corrida nuclear desenfreada. Aposto que lulas da silva devem estar rindo das vantagens que o Brasil leva em termos de tranquilidade geológica. Canja de galinha.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:As pessoas reagem de formas muito diversas. Relato pessoal é apenas relato pessoal. Outros no caso dele, agiriam ( e devem ter agido, não sei de ele teve esta percepção sobre seus companheiros de agonia) de forma totalmante oposta simplesmente porque têm outros limites - limites mentais, constitucionais, emocionais, cognitivos, físicos etc


Os relatos pessoais documentam que a superação humana é possível.
Do contrário poderíamos crer que agir com decência em situações extremas só ocorre na mitologia heróica.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Reid »

salgueiro escreveu:Depois dessa

Comissão Europeia qualifica acidente nuclear no Japão de apocalipse

A Comissão Europeia qualificou nesta terça-feira (15) o acidente nuclear do Japão de "apocalipse", por considerar que as autoridades locais perderam praticamente o controle da situação na central de Fukushima.

"Se fala de apocalipse e acredito que é um termo particularmente bem escolhido", declarou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, ante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas.

"Praticamente tudo está fora de controle", acrescentou o comissário, que não descartou o pior nas próximas horas e dias no Japão


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... lipse.jhtm


Realmente em muito lugares tao dizendo que a coisa ta muito séria em outro ta dizendo que não é tao séria assim (ateh mesmo relato de algumas pessoas la) mas parece que no final das contas ninguem sabe de nada... :emoticon33:

Agora se a coisa tiver realmente séria vamo saber mais tarde... :emoticon8:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:As pessoas reagem de formas muito diversas. Relato pessoal é apenas relato pessoal. Outros no caso dele, agiriam ( e devem ter agido, não sei de ele teve esta percepção sobre seus companheiros de agonia) de forma totalmante oposta simplesmente porque têm outros limites - limites mentais, constitucionais, emocionais, cognitivos, físicos etc


Os relatos pessoais documentam que a superação humana é possível.
Do contrário poderíamos crer que agir com decência em situações extremas só ocorre na mitologia heróica.



Revista Capricho. Falta dizer que suicida é um cara covarde. Também vem de carona que chorar é sinal de fraqueza. E que a vida está acima de qualquer dor.
Superação é uma palvara que só se aplica a quem supera. Não aos demais.
Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Rapidfire »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:As pessoas reagem de formas muito diversas. Relato pessoal é apenas relato pessoal. Outros no caso dele, agiriam ( e devem ter agido, não sei de ele teve esta percepção sobre seus companheiros de agonia) de forma totalmante oposta simplesmente porque têm outros limites - limites mentais, constitucionais, emocionais, cognitivos, físicos etc


Os relatos pessoais documentam que a superação humana é possível.
Do contrário poderíamos crer que agir com decência em situações extremas só ocorre na mitologia heróica.


Uma bela e mercante frase do personagem do livro 1984:

"Mais importante que não perder a vida é não perder a humanidade". (George Orwell)
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Rapidfire escreveu:
Acauan escreveu:
Apo escreveu:As pessoas reagem de formas muito diversas. Relato pessoal é apenas relato pessoal. Outros no caso dele, agiriam ( e devem ter agido, não sei de ele teve esta percepção sobre seus companheiros de agonia) de forma totalmante oposta simplesmente porque têm outros limites - limites mentais, constitucionais, emocionais, cognitivos, físicos etc


Os relatos pessoais documentam que a superação humana é possível.
Do contrário poderíamos crer que agir com decência em situações extremas só ocorre na mitologia heróica.


Uma bela e mercante frase do personagem do livro 1984:

"Mais importante que não perder a vida é não perder a humanidade". (George Orwell)


Exato. E a humanidade prevê que alguns não tem a mesma cara bonita e nem a mesma merda de garra que nós. Nem por isto são covardes. Simples assim. Eu tenho o direito ( presumo que inalienável) de não suportar determinadas dores. Ou não?
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Apo »

Começou o apocalipse...

Terremoto moveu costa do Japão, alterou equilíbrio da terra e reduziu duração dos dias

A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas.

Dados da rede japanesa Geonet - recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite - sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.

Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS, na sigla em inglês), disse á BBC que o movimento ocorrido após o terremoto era 'compatível com o que acontece quando há um terremoto deste porte'.

O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo em cerca de 16.5 cm. O tremor também aumentou a velocidade da rotação da Terra, diminuindo a duração dos dias em cerca de 1.8 milionésimos de segundo.


http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo ... d=27997542
Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:Começou o apocalipse...

Terremoto moveu costa do Japão, alterou equilíbrio da terra e reduziu duração dos dias

A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas.

Dados da rede japanesa Geonet - recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite - sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.

Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS, na sigla em inglês), disse á BBC que o movimento ocorrido após o terremoto era 'compatível com o que acontece quando há um terremoto deste porte'.

O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo em cerca de 16.5 cm. O tremor também aumentou a velocidade da rotação da Terra, diminuindo a duração dos dias em cerca de 1.8 milionésimos de segundo.


http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo ... d=27997542


é a volta de jesuiss!11!1 :emoticon12:

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Preparo e espírito de grupo entre os Japoneses

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:
Acauan escreveu:
Apo escreveu:As pessoas reagem de formas muito diversas. Relato pessoal é apenas relato pessoal. Outros no caso dele, agiriam ( e devem ter agido, não sei de ele teve esta percepção sobre seus companheiros de agonia) de forma totalmante oposta simplesmente porque têm outros limites - limites mentais, constitucionais, emocionais, cognitivos, físicos etc


Os relatos pessoais documentam que a superação humana é possível.
Do contrário poderíamos crer que agir com decência em situações extremas só ocorre na mitologia heróica.


Revista Capricho. Falta dizer que suicida é um cara covarde. Também vem de carona que chorar é sinal de fraqueza. E que a vida está acima de qualquer dor.
Superação é uma palvara que só se aplica a quem supera. Não aos demais.


Lá em cima tá escrito que relatos documentam as experiências de superação humana.
Só.
O resto é por conta.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado