Desde quando Javé virou um ser transcedental ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Desde quando Javé virou um ser transcedental ?

Mensagem por Rapidfire »

Nos debates com cristãos, ao comparar Jeová a qualquer outro deus ou criatura fantástica o contra-argumento padrão é definir Javé em uma categoria transcendental e metafísica para torná-lo sui generis. Após isso alegam que o único meio de conseguir evidências da existência de Deus é por meio filosófico/metafísico e começam a dar copy/paste dos mais diversos argumentos metafísicos que segundo eles PROVAM que existe um criador do universo, infinito e onipotente (puxam pro lado de Javé, é claro).

Na bíblia existem milhares de intervenções e aparições divinas e sobrenaturais. Coisas como o dilúvio ou Sodoma e Gomorra deveriam produzir evidências físicas.

Os cristãos ficam profundamente ofendidos ao compararmos as evidências anedóticas de testemunhos sobre a existência de lobisomens com a de manifestações divinas, mas o que há de metafísico em passagens como estas?

Gênesis 17:
1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

Gênesis 18:

1 Depois apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.

2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,

3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.

4 Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;

5 E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.

6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos.

7 E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.

8 E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.

Gênesis 32:
23 - E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.

24 - Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.

25 - E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.

26 - E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares.

27 - E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.

28 - Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

29 - E Jacó lhe perguntou e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.

30 - E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.


Exodo 33:
9 Sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.

10 E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.

11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;


Um cristão sensato sabe que não consegue defender uma visão literal da bíblia. Ele provavelmente apelaria para o uso das “metáforas” quando questionado com versículos como esses. Para rebater essa fuga é só lembrá-lo do próprio Deus em carne: Jesus. A existência de um ser assim que realiza milagres e que na sua morte trás um eclipse, tremores de terra e muitos mortos de volta a vida não traria a necessidade de falsificações históricas para atestar a sua veracidade.

Por falta de evidências e pelas semelhanças coloco no mesmo barco:
Jesus, Apolonônio de Tiana e Simão Bar Kokhba... ;

Jeová, Krishna, Ahura Mazda...
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Desde quando Javé virou um ser transcedental ?

Mensagem por Fernando Silva »

Gênesis 32:30 - E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

Exodo 33:11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;


Como fica aquela história de que não é possível ver a Deus face a face?
Quando Moisés subiu a montanha para pegar as tábuas da Lei, Deus lhe mostrou apenas a bunda.

Bons tempos em que o Sol, a Lua e outros fenômenos naturais eram deuses. Não era preciso ter fé. O problema era só a comunicação com os deuses.

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Desde quando Javé virou um ser transcedental ?

Mensagem por Rapidfire »

Fernando Silva escreveu:
Gênesis 32:30 - E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

Exodo 33:11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;


Como fica aquela história de que não é possível ver a Deus face a face?
Quando Moisés subiu a montanha para pegar as tábuas da Lei, Deus lhe mostrou apenas a bunda.

Bons tempos em que o Sol, a Lua e outros fenômenos naturais eram deuses. Não era preciso ter fé. O problema era só a comunicação com os deuses.


Um crente me disse uma vez que eu estava interpretando de maneira errada o que era face a face. A visita divina a Abrãao (com dois anjos a tira colo) descrito como homem e com direito a lavagem dos pés, descanso e pão não deixa outra saída.

A briga com Jacó é ainda mais bizarra.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Trancado