Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão extintos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão extintos

Mensagem por Zato-one »

Estudo indica que religião pode acabar em 9 países ricos

DA BBC BRASIL

Dados de censos colhidos desde o século 19 indicam que a religião pode ser extinta em nove nações ricas que foram analisadas em um estudo científico.

A pesquisa identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca --o país com o índice mais elevado, com 60%.

Usando um modelo de progressão matemática, o levantamento --divulgado durante um encontro da American Physical Society-- mostra que as pessoas que seguem alguma religião vão praticamente deixar de existir nestes países.

Na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses não terão religião alguma até 2050. Hoje, esse grupo é de 40% da população.

"Em muitas democracias seculares modernas, há uma tendência maior de as pessoas se identificarem como sem uma religião", afirma Richard Wiener, que trabalha em um centro de pesquisa em ciência avançada, subordinado ao departamento de física da Universidade do Arizona.

A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que leva em conta fatores sociais e a influência que exercem em uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.

Os parâmetros se mostraram semelhantes em vários países pesquisados, indicando que a religião está a caminho da extinção nessas nações.

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/892208 ... icos.shtml

Países de ateus tendem a sumir porque têm poucos filhos, diz estudo

Países cuja população tem uma significativa parcela de ateus (ou de não religiosos) tendem a minguar até desaparecer por causa de seu baixo índice natalidade, diferentemente do que ocorre naqueles em que os crentes têm domínio consolidado.

Essa conclusão é do pesquisador de religião Michael Blume, da Universidade de Jena, na Alemanha, com base em dados de 82 países. Ele disse que o seu estudo apontou para um cenário já previsto em uma hipótese evolucionista de Friedrich August Von Hayek (1899-1992), matemático e Prêmio Nobel.

Como exemplo de baixa natalidade, ele citou os ateus suíços, que têm em média 1,1 filho por casal (censo de 2000), contra os 2,7 dos hindus, 2,4 dos muçulmanos e 2 dos judeus. Nestes tempos em que as pessoas passaram viver mais, a taxa mínima de natalidade para repor com acréscimo a mortandade seria de no mínimo de 1,7 filho, disse Blume.

A população da Suíça é majoritariamente cristã, mas lá o estrato dos não religiosos vem tendo forte crescimento nos últimos anos, representando 11,1% do total. O percentual sobe para 20% quando se considera somente as cidades com população a partir de 100 mil habitantes.

Blume apurou que, independentemente da fé de cada um, os casais que rezam pelo menos uma vez por semana têm a média de 2,5 filhos, mais do que o dobro do que os ateus e agnósticos.

Constatou que os casais de fundamentalistas -- de qualquer religião -- são os que mais têm filhos porque obedecem à risca a determinação divina do “crescei e multiplicai”. Para esses religiosos, mais do que outros, os filhos são dádivas de Deus.

Assim, o estudo de Blume (foto), que é crente, deixa subentendido que, se houvesse hoje uma predominância dos fundamentalistas na população mundial, o planeta teria muito mais pessoas. E se a maioria fosse de ateus, a humanidade estaria em extinção.

Com informação do The Republic e do site de Michael Blume.


http://www.paulopes.com.br/2011/03/pais ... e-tem.html

Qual seria o resultado mais provável? :emoticon102:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão exti

Mensagem por Apo »

O fato de alguém não ter religião, não significa que seja ateu. Entre as pessoas que conheço, aqueles que não seguem uma religião definida, ou dizem não ter uma religião, ainda se dizem não-ateus. Elas se posicionam mais ou menos em torno de uma idéia assim:

- Não deixo de acreditar que exista "alguma coisa...maior", sei lá...

Quando pergunto se seria um deus, elas se mostram muito evasivas. Se falo na possibilidade de deuses, elas fogem do assunto e dizem que estes assuntos são muito complicados, complexos, pessoais, particulares, familiares ou coisa que o valha.
É bem provável que não desejem conversar comigo a respeito por razões óbvias. Mas criticam e ironizam algumas religiões sem a menor cerimônia.


Mas sobre os dados da pesquisa, não vejo muito que já não se saiba por observação pura e simples. Quanto mais crente, mais afeito à procriação.
Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão exti

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:O fato de alguém não ter religião, não significa que seja ateu. Entre as pessoas que conheço, aqueles que não seguem uma religião definida, ou dizem não ter uma religião, ainda se dizem não-ateus. Elas se posicionam mais ou menos em torno de uma idéia assim:

- Não deixo de acreditar que exista "alguma coisa...maior", sei lá...

Quando pergunto se seria um deus, elas se mostram muito evasivas. Se falo na possibilidade de deuses, elas fogem do assunto e dizem que estes assuntos são muito complicados, complexos, pessoais, particulares, familiares ou coisa que o valha.
É bem provável que não desejem conversar comigo a respeito por razões óbvias. Mas criticam e ironizam algumas religiões sem a menor cerimônia.


Mas sobre os dados da pesquisa, não vejo muito que já não se saiba por observação pura e simples. Quanto mais crente, mais afeito à procriação.


Acho que ainda seja preferivel assim, do que os crentes extremistas que se ve por ai :emoticon5:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão exti

Mensagem por Apo »

Reid escreveu:
Apo escreveu:O fato de alguém não ter religião, não significa que seja ateu. Entre as pessoas que conheço, aqueles que não seguem uma religião definida, ou dizem não ter uma religião, ainda se dizem não-ateus. Elas se posicionam mais ou menos em torno de uma idéia assim:

- Não deixo de acreditar que exista "alguma coisa...maior", sei lá...

Quando pergunto se seria um deus, elas se mostram muito evasivas. Se falo na possibilidade de deuses, elas fogem do assunto e dizem que estes assuntos são muito complicados, complexos, pessoais, particulares, familiares ou coisa que o valha.
É bem provável que não desejem conversar comigo a respeito por razões óbvias. Mas criticam e ironizam algumas religiões sem a menor cerimônia.


Mas sobre os dados da pesquisa, não vejo muito que já não se saiba por observação pura e simples. Quanto mais crente, mais afeito à procriação.


Acho que ainda seja preferivel assim, do que os crentes extremistas que se ve por ai :emoticon5:


O Mundo sempre teve fundamentalistas malucos. Mas em se tratando de Brasil, tenho saudades de quando eu era pequena e inocente, e só lembro de católicos mais fervorosos aqui e ali. Protestantes eram discretos e judeus mais ainda.
Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão exti

Mensagem por Rapidfire »

Zato-one escreveu:

Constatou que os casais de fundamentalistas -- de qualquer religião -- são os que mais têm filhos porque obedecem à risca a determinação divina do “crescei e multiplicai”. Para esses religiosos, mais do que outros, os filhos são dádivas de Deus.




Lembrei do Idiocracy.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão exti

Mensagem por Reid »

Zato-one escreveu:

Constatou que os casais de fundamentalistas -- de qualquer religião -- são os que mais têm filhos porque obedecem à risca a determinação divina do “crescei e multiplicai”. Para esses religiosos, mais do que outros, os filhos são dádivas de Deus.



e quando o filho eh um "demonio" continua sendo dadiva de Deus? :emoticon26:

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Religião pode acabar em 9 países, mas ateus estarão exti

Mensagem por Res Cogitans »

Não sei se ele isolou a variável crença de outros fatores com conhecidas correlações com o número de filhos como o nível educacional e socioeconômico. A população de ateus tem maior escolaridade e como a escolaridade também tem correlação positiva com a renda... Além disso se dividirmos comportamentos entre liberais e conservadores, como várias pesquisas norte-americanas fazem, vemos que liberais tendem a ter menos filhos que conservadores, e conservadores tendem a ser mais religiosos que liberais.
De qualquer forma a população de Childfree tem aumentado e, vamos combinar, ainda bem! Ou sete bilhões de pessoas não é gente o bastante?
Matéria sobre mercados Childfree: http://epocanegocios.globo.com/Revista/ ... CADOS.html

PS: Eu sou um ateu childfree :)
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Trancado