Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza...

Mensagem por Apo »

....

- Que a água vai mesmo acabar antes que seu filho se vá desta pra melhor?

- Que a energia nuclear está mesmo ameaçando todos nós e não há mais como controlar seus paraefeitos?

- Que outras fontes de energia menos agressivas à vida de seu futuro filho não estarão ao alcance do ser humano em um prazo provável?

- Que existe uma desproporção (negada pela consciência coletiva e por interesses macro econômicos) quanto à capacidade de lutarmos para escapar de epidemias causadas por microorganismos cada vez mais resistentes? Ou seja, a evolução humana é muito mais frágil e lenta do que a de seus predadores ou parasitas.

- Que esta bobagem de que o bem sempre vence é totalmente relativa ao que cada indivíduo julga ser bem ou mal?

Talvez apenas quem sabe o que é amor materno e paterno consiga entender estes medos e a escolha por não tê-los ( os filhos). Muitos apenas optam em não procriar baseados em seus interesses pessoais e dizem que a decisão é em função do mundo complicado em que vivemos. Mas o medo mesmo, de ter tido filhos que passarão a enfrentar uma vida cada vez mais caótica e opressora é um sintoma importante que aumenta nossas neuroses - tidas como "necessárias", para um patamar mais trágico e obscuro.
Editado pela última vez por Apo em 29 Mar 2011, 20:11, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Você colocaria um filho neste mundo se soubesse com cert

Mensagem por Trinity Reloaded »


Eu sempre soube que nunca iria procriar. Nem vem com papo que eu vou mudar de idéia, porque tô novinha, porque ainda "não encontrei minha cara-metade" (eu sou bi, poderia ser um homem ou uma mulher), porque vou me sentir sozinha e incompleta no futuro, porque tudo muda, o tempo todo, blah blah blah. E esses argumentinhos cretinos vem justamentes das mulheres. Filhas da puta são a epítome do egoísmo e nem sentem.

Enfim. Nunca quis trazer mais ninguém a esse mundo. Eu não saberia lidar com praticamente nenhum aspecto da maternidade, e não tem nada a ver com trocar fraldas sujas. Fora que tem gente demais nessa porra desse planeta, chega. Acho que desde pequena eu tenho obsessão com essa coisa de explosão demográfica. :emoticon16:

Arthur Schopenhauer diz uma coisa maravilhosa sobre essa ilusão feminina de ser mãe. Basicamente, a mais bem sucedida TRAPAÇA da natureza é o instinto sexual, que meio que confunde a cabeça da mulher e "amolece" o senso crítico e prático. Acredito MUITO nisso. Hormônios femininos são coisa do capeta.

Sem contar que mulher é um bicho burro, acredita em promessa de homem, ou que filho "segura" homem, acredita que ele vai "tirar na hora H", acredita que "nunca vai acontecer com ela", acredita em amor eterno, acredita no que vê nas novelas da Globo, quer "deixar semente" aqui, etc.

Culturalmente, foi adestrada a ser dona-de-casa, sobretudo se a mãe, a vó, a tia, a cunhada, a prima, a irmã, etc tem filhos, se sente pressionada inconscientemente ao mesmo destino.

Tudo bem que a cabeça das mulheres mudou e tem mudado muito quanto a essas questões, mas basicamente é isso aí.


Fora da TPM, eu até gosto do ser humano, sabe. Mas acho que no futuro haverá algum tipo de colapso, e a Terra vai pro saco de vez.



Quem viu O DIA EM QUE A TERRA PAROU, aqui? Lembram no final, quando o Keanu vai em direção à esfera, pra parar aquela nuvem de nano-insetinhos-destruidores-de-tudo? E aí os seres humanos seriam poupados do aniquilamento.

POIS EU TORCI PELO ANIQUILAMENTO. Not gonna lie.
:emoticon19:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho neste mundo se soubesse com cert

Mensagem por Apo »

Também nunca desejei, nunca fiz planos, nunca fantasiei ser mãe. Mesmo casada, em meu primeiro casamento, 5 anos e meio se passaram e eu enfiei na cabeça que era estéril, sei lá por quê. O fato é que filhos nunca vieram, sem método anticoncepcional algum.
Como sou hetero desde sempre, criada em família católica e metida a fazer tudo certinho, estas minhas revoltas específicas sempre geraram estranhamento na família e entre alguns círculos de amizades que frequentei. Pior é quando eu declarava que não suportava criança em estágio algum, não me imaginava dando de mamar, nem trocando fraldas, nem encarando escola, amiguinhos, adolescência, estudos, namoros, problemas e netinhos ARGHHH!!!!! Era demais pra minha cabeça! E mais os problemas que eu observava no ser humano, em mim mesma e no mundo!

Depois separei e casei em seguida com outro homem e nem bem respirei, estava grávida! Foi um puxar de tapete e um soco nas minhas convicções a respeito das desvantagens de ter crianças correteando pela casa e na minha vida afora!
Só tive 1 filha e encerrei a brincadeira, porque basta um deslize e não entendo que necessidade existe em ficar repetindo a fórmula que nos impõe a famigerada natureza.

Well, passados 19 anos estou dividida entre os prazeres e as preocupações com esta aventura a que me entreguei. Como faz tempo que deixei de ler Revista Capricho e Pais e Filhos, só ando escasquetada com as maluquices das técnicas de adestramento da Supernanny! É mesmo complicado adequar a realidade de nossa raça e de nosso mundo a um pouco de paz de espírito!

Quando vejo que a raça humana se reproduz mais em ambientes de fome e dor, fico revoltada com nossa prepotência em achar que temos condições de discernir o que é bom e o que não é. Somos animais que teimam em nos agarrar aqui nesta realidade, mesmo desnorteados e famintos. Quanto mais morremos, mais queremos reconstruir e trazer vida! Que diabos é isto? A tal manutenção da vida pela vida é uma coisa asquerosa.
Lembro de uma vez em que levei um choque de realidade e acabou minha inocência infantil. Ei tinha uns 5 anos. Meu pai e mãe falavam que nordestinos estavam sem comida e água para os filhos e estavam a dar-lhes urina de beber e suas próprias fezes para comer. Desde este dia em diante eu decidi que não queria filhos porque tinha medo que meus pais passassem pela mesma situação e eu tivesse que comer e beber aquelas coisas. Pramim, seria dor suficiente.

Mas minha resposta a meu tópico é: hoje em dia, com o caos que se observa no mundo, eu não colocaria mais filho algum neste mundo. Há um lado triste nisto ( é muito íntima esta tristeza, não sei como explicar), mas ando sentindo medo mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Você colocaria um filho neste mundo se soubesse com cert

Mensagem por Trinity Reloaded »

O teu relato faz pensar, Apo.

Tipo, eu tenho uma paranóia com excesso de gente, sim. Mas minha ojeriza se direciona ESPECIFICAMENTE aos que não têm condições de gerar e criar com a dignidade um filho, em mundo/sociedade como o (a) nosso (a) e, mesmo assim, botam filho no mundo.

Eu tenho aversão à miséria, nesse sentido tétrico que a palavra carrega. Os que vivem na miséria financeira e/ou psico-emocional não podem trazer mais um ser humano para viver e sofrer esse estado deprimente com eles! É, como eu disse, o ápice do egoísmo.

Minha pinimba é com gente sem condições que simplesmente procriam, não importa como.


Esses nunca se darão ao trabalho de REFLETIR e AGIR como você faz, a respeito de sua filha.

Pra eles, tanto faz, como tanto fez. E são exatamente esses filhos da puta que mais se reproduzem aí pelos cantos.

São seres humanos que agem como cães.

Sem querer ofender os cães, claro.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

Estas questões particulares são parte importante do todo, especialmente quando se traz à cena os tais Direitos Humanos, inclusive à reproduzir-se livremente.
Mas eu tenho pensado em algo maior do que nossa vidinha que se encerra em poucos anos, tenhamos nós ou não condições de dar aquelas coisas todas que qualquer ser humano precisa: comida de qualidade, estudo de verdade, companhia e afeto, estrutura familiar física e emocional adequadas ( seja lá que critérios se use para definir o que é adequado, mínimo ou em fartura).
Penso numa situação que poderia ocorrer em cerca de 50, 70 anos...Se até lá a vida na Terra estiver a ponto de a globalização favorecer guerras por comida, por água, por segurança internacional ( onde soberanias não valerão mais nada) , por ar puro, por epidemias "modernas" como são algumas demonstrações psicóticas grupais ( que insistimos em chamar de culturais), entre outras.
Na velocidade que as coisas andam se complicando ( através do tal desenvolvimento a qualquer preço, como os que ainda se gabam de ter petróleo para explorar), o que nos parecia futuro distante na década da contra-cultura, pode agora ser vislumbrado como o dia depois de amanhã.
Para que ter filhos e fingir que nada está ocorrendo?
Imagem

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Trinity Reloaded »

Ah, agora entendi melhor o que você quis dizer, Apo.

E, como você, me faço a mesma pergunta. Até porque um dia, não vai ter jeito: a vida humana na Terra vai pro beleléu mesmo. :emoticon242:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Fernando Silva »

Trinity Reloaded escreveu:Ah, agora entendi melhor o que você quis dizer, Apo.

E, como você, me faço a mesma pergunta. Até porque um dia, não vai ter jeito: a vida humana na Terra vai pro beleléu mesmo. :emoticon242:


Na minha visão otimista, haverá uma fase de conflitos por recursos naturais seguida de uma longa fase "Mad Max", depois da qual a civilização ressurgirá aos poucos.

Na visão pessimista, os remanescentes da humanidade entrarão em decadência e se animalizarão aos poucos, até que, como já disse alguém, desapareçamos, não com uma explosão, mas com um suspiro.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:Na minha visão otimista, haverá uma fase de conflitos por recursos naturais seguida de uma longa fase "Mad Max", depois da qual a civilização ressurgirá aos poucos.
Na visão pessimista, os remanescentes da humanidade entrarão em decadência e se animalizarão aos poucos, até que, como já disse alguém, desapareçamos, não com uma explosão, mas com um suspiro.


Para além dos catastrofismos que desde sempre vem sendo previstos e não cumpridos (segundo Malthus, todos nós deveríamos estar morrendo de fome hoje), os fatos são que:

1. A bomba populacional já foi desmontada. Os índices demográficos descrescem no mundo todo. São negativos no mundo desenvolvido, o grande consumidor de recursos naturais do planeta, o Brasil já apresenta tendência a descréscimo no médio prazo e na África - tragicamente - morre mais gente devido a epidemias, fome e guerra do que nasce;

2. Boa parte dos recursos naturais do planeta, como carvão, alumínio e ferro são inesgotáveis e há tecnologia disponível para fabricar hidrocarbonetos a partir do carvão mineral, dentre outras alternativas;

3. Usinas nucleares são tão seguras que nem um terremoto que sacudiu o mundo provocou ruptura do núcleo do reator. Até agora ninguém morreu por contaminação radiativa no Japão e em breve as usinas estarão funcionando de novo a plena carga. Chernoby e Three Mile Island são exceções e muito se aprendeu com elas;

4. O que não falta neste planeta de cinco oceanos é água. Prá não falar nos aquíferos subterrâneos, onde tem água prá dedéu e ainda sobra. Em último caso os custos da dessalinização podem ser muito reduzidos com novas tecnologias e economia de escala;

5. Os controles ambientais no mundo todo estão cada vez mais rigorosos. Até no Brasil, famoso pelos jeitinhos, as indústrias temem os órgãos ambientais mais do que o fisco. Quem se lembra do que era Cubatão nos anos 70 e do que é hoje (hoje é uma merda, mas uma merda milhares de vezes melhor do que era) ou da Serra do Mar nas proximidades de São Paulo vê que o bicho não é tão feio quanto pintam;

6. Desde a primeira crise do petróleo que gritam que os combustíveis fósseis vão acabar semana que vem. De lá prá cá mais e mais reservas tem sido descobertas e a produção mundial só tem aumentado. As reservas atuais já conhecidas podem atravessar o século XXI tranquilamente, tempo mais que suficiente para desenvolvimento de fontes alternativas;

7. Como se viu no terremoto do Japão, é muito mais fácil este planeta acabar com a gente do que a gente com o Planeta.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:Na minha visão otimista, haverá uma fase de conflitos por recursos naturais seguida de uma longa fase "Mad Max", depois da qual a civilização ressurgirá aos poucos.
Na visão pessimista, os remanescentes da humanidade entrarão em decadência e se animalizarão aos poucos, até que, como já disse alguém, desapareçamos, não com uma explosão, mas com um suspiro.


Para além dos catastrofismos que desde sempre vem sendo previstos e não cumpridos (segundo Malthus, todos nós deveríamos estar morrendo de fome hoje), os fatos são que:

1. A bomba populacional já foi desmontada. Os índices demográficos descrescem no mundo todo. São negativos no mundo desenvolvido, o grande consumidor de recursos naturais do planeta, o Brasil já apresenta tendência a descréscimo no médio prazo e na África - tragicamente - morre mais gente devido a epidemias, fome e guerra do que nasce;

2. Boa parte dos recursos naturais do planeta, como carvão, alumínio e ferro são inesgotáveis e há tecnologia disponível para fabricar hidrocarbonetos a partir do carvão mineral, dentre outras alternativas;

3. Usinas nucleares são tão seguras que nem um terremoto que sacudiu o mundo provocou ruptura do núcleo do reator. Até agora ninguém morreu por contaminação radiativa no Japão e em breve as usinas estarão funcionando de novo a plena carga. Chernoby e Three Mile Island são exceções e muito se aprendeu com elas;

4. O que não falta neste planeta de cinco oceanos é água. Prá não falar nos aquíferos subterrâneos, onde tem água prá dedéu e ainda sobra. Em último caso os custos da dessanilização podem ser muito reduzidos com novas tecnologias e economia de escala;

5. Os controles ambientais no mundo todo estão cada vez mais rigorosos. Até no Brasil, famoso pelos jeitinhos, as indústrias temem os órgãos ambientais mais do que o fisco. Quem se lembra do que era Cubatão nos anos 70 e do que é hoje (hoje é uma merda, mas uma merda milhares de vezes melhor do que era) ou da Serra do Mar nas proximidades de São Paulo vê que o bicho não é tão feio quanto pintam;

6. Desde a primeira crise do petróleo que gritam que os combustíveis fósseis vão acabar semana que vem. De lá prá cá mais e mais reservas tem sido descobertas e a produção mundial só tem aumentado. As reservas atuais já conhecidas podem atravessar o século XXI tranquilamente, tempo mais que suficiente para desenvolvimento de fontes alternativas;

7. Como se viu no terremoto do Japão, é muito mais fácil este planeta acabar com a gente do que a gente com o Planeta.



8. Não vivemos mais uma guerra armamentista entre superpotências rivais.

9. O mundo está mais integrado (Mercosul, MCE, Alca).

10. Novas potências emergentes equilibram a balança das disputas internacionais.

11. Ideologias e práticas totalitárias entraram em declínio.

12. A INTERNET e a globalização tornaram os indivíduos e países mais interdependentes e conectados.

Abraços,

P.S.: Perdão Apo, sei que boas notícias te deprimem, mas não resisti... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

Não me deprimem porque são boas, mas porque eu desconfio que elas sejam o atalho para outros problemas.
Um dos que eu citei passou batido: tornar os indivíduos e países mais interdependentes os torna, em contrapartida, mais "íntimos" e mais vulneráveis a algumas ameaças, como o avanço genético de microorganismos. Só como exemplo próximo a nós, estamos de novo envolvidos com uma praga de um mosquito que incomodou o Rio de Janeiro no Século XIX! Isto porque, mesmo com uma curva demográfica na descendente, a facilidade de ir e vir, o descontrole na urbanização e outros ítens tidos como indicadores de desenvolvimento, aumentam as condições para a proliferação destes transmissores. De uns anos pra cá, pegamos voos internacionais Brasil-País X, por exemplo, e depois de todo mundo embarcado e as portas cerradas, pulverizam spray pela cabine toda, para que não haja trânsito de bichos estranhos entre continentes. Se não bastasse um tipo de dengue, agora temos 4, fora as SARS nos hospitais e UTIs do mundo todo. São coisas como estas que me dão uma certa paranóia por trás das "boas notícias".

A água eu até concordo que com processos de dessalinização e extração geológica, podemos resolver alguns problemas. Mas ambas técnicas parecem muuuuito longe de serem barateadas no curto e médio prazo. Se fosse assim tão simples, por que algumas regiões dentro do mesmo país ainda sofrem com secas que matam como matavam há séculos? Estamos esperando a coisa acontecer para trabalhar seriamente com este assunto? Estamos em negação? Bastou um terremoto para uma das maiores potências do mundo deixar milhares sem água para beber.
Não é só a escassez natural, mas as dificulades em levar determinadas soluções e a facilitação do trânsito de problemas que cria alguns riscos ao redor do planeta.

Eu não disse que vamos acabar com o Planeta. Eu estou justamente dizendo que não estamos preparados para surpresas que a nossa vida ao redor do planeta ( cada vez menor) possam trazer.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Há quase uns trinta anos já me preocupava com isso só que percebi que durante todo o tempo ter filhos sempre teve impecilhos, só mudam os tipos. Então se torna questão mesmo de foro íntimo, de se vc está pronto para enfrentar todas as dificuldades concernentes. Nunca me arrependi por um segundo que fosse da melhor aventura da minha vida, e que aventura, hoje sou conhecida como a melhor mãe do mundo por quem interessa.

Aos meus filhos nunca coloquei pressão alguma, terão ou não se quiserem enfrentar ou se sentirem prontos.

Não dá nunca para se prever o futuro.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Aranha »

salgueiro escreveu:Há quase uns trinta anos já me preocupava com isso só que percebi que durante todo o tempo ter filhos sempre teve impecilhos, só mudam os tipos. Então se torna questão mesmo de foro íntimo, de se vc está pronto para enfrentar todas as dificuldades concernentes. Nunca me arrependi por um segundo que fosse da melhor aventura da minha vida, e que aventura, hoje sou conhecida como a melhor mãe do mundo por quem interessa.

Aos meus filhos nunca coloquei pressão alguma, terão ou não se quiserem enfrentar ou se sentirem prontos.

Não dá nunca para se prever o futuro.


- Os pretextos para não tê-los estão por toda parte, mas não vejo porque alguém que não queira precise de pretextos hoje em dia, se não quer, não quer, e pronto!

Beijos,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Na verdade Aranha esse é o melhor tempo, em termos de anticoncepcionais, para que uma pessoa possa se manter firme em sua escolha. E se não quer não deve ter mesmo não interessando as razões.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Em 2045 a singularidade tecnológica meterá fim a todos esses debates.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

Gente, acho que a coisa não ficou clara.
Eu perguntei EM CASO DE CERTEZA DE QUE TAIS DESASTRES FOSSEM ACONTECER EM UM PRAZO DE 50 A 70 ANOS, você, pai e mãe preocupados com o panorama futuro CERTO que iam deixar para seus filhos....os teriam? EIN EIN EIN?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Apo, eu jamais trabalharia com certezas alheias, nem quando fui mãe nem agora.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Apo, eu jamais trabalharia com certezas alheias, nem quando fui mãe nem agora.


Como assim "alheias", sal? Estou falando de coisas confirmadas realmente, como estar ao lado de um reator atômico e ter o filho ali mesmo. Ou saber que talidomida traz alterações ao feto e ingerí-la porque seria o único remédio para curar uma doença materna. Fui clara?
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

duplo
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Apo, vc estava se referindo a desastres previstos para um tempo de 50 a 70 anos e meu comentário foi feito se referindo a isso.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Apo, vc estava se referindo a desastres previstos para um tempo de 50 a 70 anos e meu comentário foi feito se referindo a isso.


Meu deus do céu, tá difícil...

Sal, eu apenas quis trazer exemplos de CERTEZA. A hipótese é: digamos que tais desastres PREVISTOS E CONFIRMADOS SEM SOMBRA DE DÚVIDA FOSSEM OCORRER num prazo de 50 a 70 anos. Poderíamos até ter esperança de que algumas soluções estivessem em desenvolvimento ( como era esperança para o caso de AIDS na década de 90, por exemplo). Mas, você escolheria ter um filho hoje numa previsão JÁ COMPROVÁVEL HOJE e que fosse afetar a vida de seu filho quando você não estiver mais aqui, mas ele sim?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

O problema é esse Apo, vc está levantando uma hipótese que na minha opinião é nonsense.

O que podemos observar é que as pessoas moram ao lado de vulcões ativos, em falhas tectönicas e por aí vai, fazendo tudo o que as outras que moram em lugares mais "seguros" fazem. De um jeito ou de outro viver é uma aventura, por mais que vc viva perseguindo uma pretensa segurança ela na verdade não existe.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

O que estou tentando aferir é até que ponto nosso instinto em manter a espécie sob a Terra e nossas fantasias emocionais ( porque somos uma espécie que sente e pensa, projeta, faz planos, se cobra socialmente etc) podem prevalecer sobre os desafios e riscos que a prole venha a enfrentar no futuro ( já que tais riscos podem inutilizar ou inviabilizar todos as nossas razões para ter filhos). Não seria negação e egoísmo de nossa parte?

Mais um exemplo: você vive num país que vai enfrentar uma guerra daqui a alguns anos e seu filho terá idade para ser chamado para o front. As chances de escapar são muito pequenas. Você engravidaria hoje?
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:O problema é esse Apo, vc está levantando uma hipótese que na minha opinião é nonsense.


Hipóteses são hipóteses e desde que contemplem algo que pode acontecer, dizer que é non sense é apenas negar e delegar ao destino. Se minha avó voltasse agora, não acreditaria que as pessoas se falam sem usar fios, mas o fato é que falamos. Se minha bisavó voltasse, não entenderia como é que as pessoas entram num charuto voador a jato que pode cair a qualquer momento. Se voltássemos ao tempo delas, as veríamos dizendo que aviões e e internet são hipóteses de doidos.

O que podemos observar é que as pessoas moram ao lado de vulcões ativos, em falhas tectönicas e por aí vai, fazendo tudo o que as outras que moram em lugares mais "seguros" fazem. De um jeito ou de outro viver é uma aventura, por mais que vc viva perseguindo uma pretensa segurança ela na verdade não existe.


Sim. Mas é uma escolha pessoal que nega ou aceita o desastre de um ser que VOCÊ É QUEM OPTA PELO QUE VAI ACONTECER A ELE. É isto que quero saber. Se você tivesse o poder de voltar ao dia anterior à Pompéia e Herculano, engravidaria ou não?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Jamais deixaria de ter filhos porque alguém tem certeza absoluta que vem o caos.

Meus prognósticos para o futuro nunca foram bons e continuam não sendo (ter insights não é agradável como já disse por diversas vezes) e procurei criar os meninos com isso em mente.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

Pois é. Meus insights são perturbadores ( mas chamam de pessimismo...). Se eu tivesse certezas assim tão catastróficas como a que meu filho vai pra guerra com 16, 18 anos...sinceramente, ACHO que não o teria. Se eu fosse filha do austríaco tarado, daria um jeito de matá-lo e não teria filhos com ele. Acho que sou uma pessoa extremamente emocional e frágil quanto a saber que estou criando algo que vai sofrer simplesmente porque eu decidi que ele tem que vir a esta realidade. Fico até pensando que a existência do filho está em outra dimensão, que não a material necessariamente. Isto no caso da dor inerente ou iminente.
Imagem

Trancado