Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Procuro sempre colocar os insights em perspectiva nem permitindo que guie minha vida e nem fingindo que não existem.


Todo mundo que escolha permanecer ( mais ou menos equilibrado) no barco meio furado que é o mundo, tem que fazer isto e faz porque não tem outro jeito. Ou seja, é um misto de preparação, negação e contemporização.

De uma forma ou outra nossos filhos vão sofrer, não tem redoma que evite.


Depende do tamanho do sofrimento, se sabemos de antemão e se podemos reduzir ou impedir. O resto já sabe, é clichezaço Revista Capricho.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Apo, tem situações e situações, vc sempre tende ou foca para as mais terríveis.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Apo, tem situações e situações, vc sempre tende ou foca para as mais terríveis.


Evidente. O restante é natural da vida. Pra que fazer polêmica sobre o que é tácito e comum? Ora bolas...
Imagem

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Apo, tem situações e situações, vc sempre tende ou foca para as mais terríveis.


Evidente. O restante é natural da vida. Pra que fazer polêmica sobre o que é tácito e comum? Ora bolas...


- Se você quis dizer que as situações menos terríveis são o natural da vida então você está de muito bom humor hoje, Prozac ?

Beijos
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

Aranha escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Apo, tem situações e situações, vc sempre tende ou foca para as mais terríveis.


Evidente. O restante é natural da vida. Pra que fazer polêmica sobre o que é tácito e comum? Ora bolas...


- Se você quis dizer que as situações menos terríveis são o natural da vida então você está de muito bom humor hoje, Prozac ?

Beijos


Quem falou em "terrível" foi a sal. Eu estava a questionar situações problemáticas, de risco, perigosas, desastrosas e todas que fogem de nosso controle e como nos sentimos em relação a elas e a colocar um ser humano inocente que amamos neste contexto. Algumas são terríveis e é sobre estas o tópico.
As demais situações não são necessariamente de cunho terrível.
Imagem

Avatar do usuário
Melchior Valentine
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Jul 2008, 23:20
Gênero: Masculino

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Melchior Valentine »

Vocês, mulheres, deveriam fazer greve de procriação: bebê nenhum entra nesse mundo a não ser que...

-energia eólica, solar e maremotriz sejam predominantes na Terra;
-não se desmate mais nem um cm³ de área da amazônia;
-ponha-se fim à fome no mundo;
-o corinthians ganhe uma libertadores.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Lúcifer »

Atravessar uma rua pode ter consequencias terriveis. Ficar parado em um ponto de onibus e ver um motorista perder o controle e vir em cima de voce, também é terrivel. Jogar bola pode ser um risco de vida. Se formos pensar como voce, a humanidade para agora.

Entendo a sua preocupação, mas a realidade é que o sofrimento faz parte da vida de qualquer um e, dependendo do caso, faz da pessoa um individuo forte ou um fracassado. Voce fez uma pergunta "E se voce soubesse que tal filho fosse sofrer, voce o teria?" Bom, tem um conto de Robert E. Howard que fala exatamente sobre isso. Vou resumir aqui.

Nos tempos onde a espada era a lei, um bando de arruaceiros estava roubando um velho. Uma jovem guerreira que passava por ali mata os arruaceiros e devolve o pacote para o velho. Era uma bola de cristal. O velho a convida para subir em seu carroção coberto e, como era pobre, disse que mostraria o futuro para a jovem. Relutante, a jovem olhaz para a bola de cristal e se vê com um jovem bárbaro de cabelos negros. Ela tem, uma filha com ele. Os anos se passam na bola e ela vê sua filha, agora uma jovem de 16 anos montada em um cavalo. Na beira de um precipicio, uma ponte de corda. O tempo estava chuvoso. Aparece um ladrao. A menina se defende do ataque mas perde o equilibrio e cai no precipicio. Acordada , a jovem guerreira faz com que o velho fale o nome do jovem. O velho fala que o jovem nem nasceu ainda. Ela faz com que o velho conte o nome do pai. Relutante, o velho conta e ela sai em caça. Atravessando um rio, ela vê o rapaz que será o pai do jovem que mata a sua filha. No pequeno barco está ele, sua esposa e sua empregada. O barco sofre um acidente e a jovem guerreira só tem tempo de salvar a empregada. Correndo novamente parta o carroção do velho, ela exige em ver novamente o futuro. O que ela vê é a mesma imagem. Mas como? ela se pergunta. O casal morreu. O velho fala que o filho do homem está na empregada. A jovem guerreira volta até onde deixou a empregada e a intima: Tome essas moedas de ouro e vá para a o distnte vale de Arejum e nunca volte. Nem voce e nenm seu filho senão ele irá morrer. Confiante que, dessa vez ela conseguiu salvar a sua futura filha, ela volta para o carroção do velho e o que ela vê na bola de cristal é a sua filha cavalgando no mesmo lugar, mas ninguem aparece para atacá-la. A guerreira respira aliviada e agradece aos deuses. A imagem proseggue. Quando a garota está no meio da ponte, um raio risca o ceu assustando o cavalo e derruba a jovem. A guerreira fica desesperada. O velho fala para ela: Antes ter uma curta vida do que nunca ter vivido. A guerreira enfurecida jura não ter filhos. e sai do carroção. O velho , que era um mago menor, joga um pó nela e apaga a sua memória justificando que ela nunca VIVERIA se ficasse pensando no que poderia acontecer.
Imagem

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Trinity Reloaded »

Tô matutando aqui, eu acho estranho, mas muito legal isso que eu sinto, sabe. :emoticon16:

Eu vejo a humanidade como algo tão... fugaz. Não, não estou trazendo nenhuma questão espiritual à baila. É basicamente um "dar de ombros", mas sem aquele sentimento sádico de "eu quero mais é que o circo pegue fogo", mesmo que, vez ou outra, eu brinque com o fato.

Eu não morro de amores pela humanidade como algo que deve ser mantido, preservado, deixado pra semente, pro futuro, ah, que ridículo. Por isso não dá pra entender, juro que não compreendo, essa coisa de ter filhos. Se eu fiquei 15 minutos da minha vida toda pensando em maternidade foi muita coisa! Acho a maternidade muuuuuuuuito piegas, tão chato, tão previsível, tão repetitivo.

Se pelo menos alguma coisa empolgante fizesse diferença, tipo, que eu pudesse "gerar" meu filho em úteros artificiais translúcidos, de maneira que eu pudesse VER a criança se desenvolvendo, ah, aí até seria um lance bacana. :emoticon33:

Eu? Me rasgar toda num parto natural, ter hemorróidas, foder a coluna, o meu sistema circulatório? Ou encarar uma cesariana com aquela injeção do capeta (tem um nome dificil)??? Tô fora.

Meu desafio está em tentar amar quem já tá aqui, nascido, e não gerar mais gente, e usar isso como pretexto pra dizer que tenho alguém pra amar. Ou que serei amada. Bleh.

Num entra na minha cabeça essas coisas, meu. Vixe.

Mas acho o máximo sentir isso, hahahaha. :emoticon12:

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Moninha »

Quando era mais jovem eu tinha certeza que não queria filhos e tal, hoje quase 2 décadas depois aqui estou eu com quase 7 meses de gestação. Bem, não me arrependo de nada o filho veio no momento certo se fosse antes talvez eu entrasse em parafuso. Mas não dá para viver pensando nas catástrofes e em decorrência disso não ter filhos. Se assim fosse o Japão não existiria já que eles com certeza sabem que um dia virá um grande terremoto e muita tragédia. Uma vez vi na tv que um meteoro pode se chocar com a terra isso é terrível mas não posso deixar de viver em função disso. Como muito bem colocou o Lúcifer, até esperar um ônibus em uma parada pode ter consequências terríveis, dirigir um carro idem. Deixaremos de pegar ônibus ou dirigir? É claro que não. Não existe a tão sonhada segurança absoluta.

Moninha

Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por André »

Apo escreveu:Gente, acho que a coisa não ficou clara.
Eu perguntei EM CASO DE CERTEZA DE QUE TAIS DESASTRES FOSSEM ACONTECER EM UM PRAZO DE 50 A 70 ANOS, você, pai e mãe preocupados com o panorama futuro CERTO que iam deixar para seus filhos....os teriam? EIN EIN EIN?



Se eu tivesse certeza que iriam acontecer, e alguns são mais prováveis que outros, eu não teria filhos certamente. Ainda não tenho, felizmente, já que terminei a pouco o mestrado e me preparo para o doutorado, pq só com mestrado não consigo emprego que quero. Porém eu não tenho certeza, não há como ter, parte da graça da vida é essa, e todos nós sofremos, uns mais do que outros.

Além disso, namoro a quase 3 anos uma mulher que tb não quer ter filhos agora, se ambos estivermos, no futuro próximo, bem empregados, com certa estabilidade, e se ambos quisermos talvez 1 no máximo 2 filhos. Isso se a gente continuar junto, que embora eu seja romântico, e ame ela, sei que a vida é bem dinâmica. Como não estou convencido das catástrofes em escala mundial, como um problema insuperável, penso sim em ter filhos, poucos, se eu puder financeiramente fornecer boas condições para seu desenvolvimento, e se minha companheira quiser (já que com a gente tudo tem que ser no diálogo).

Sobre os catastrofismos, sim água será um problema, mas como sempre, vai ser um problema maior para as pessoas mais pobres, em lugares da Ásia, por exemplo, comunidades que dependem da água de rios vão sofrer mais. Não vi gente falando sobre mudança climática, (que é o nome mais correto do aquecimento global), essas mudanças podem afetar não apenas os pobres, visto o que aconteceu no Brasil recentemente. Mas elas devem ser graduais, e vão ocorrer episódios, não catástrofes apocalípticas(He).

Guerra de larga escala tb me parece cada vez menos uma coisa provável, podemos até ter episódios nucleares devido a grupos específicos, o que não vem acontecendo, mas guerra mundial, não parece provável. Ah sim, nós não vamos acabar com o planeta, existe uma possibilidade, de acabarmos com nós mesmos e outras espécies no processo, mas isso não parece estar próximo, se é que um dia teremos uma relação desequilibrada o suficiente com os recursos naturais para tanto. Antes disso nossos desequilíbrios podem gerar uma diminuição populacional, para a qual nos adequaríamos depois, permanecendo a existir, o que me parece mais provável. E o tempo de validade de vida na Terra é na casa dos bilhões de anos, se não me engano, tempo para o qual é difícil de fazer qualquer reflexão.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Trinity, a verdade é essa, as pessoas são diferentes e o positivo hoje é que podem escolher com muito menos pressão social que nos antigamentes, só como um exemplo no meu tempo (afff !) homem que se casasse jovem era mais bem visto porque era sinal de responsabilidade e se fosse morar sozinho era sinal de ser viado (Óoo).
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Parabéns Moninha !!!! :emoticon242:

É uma nova aventura que começa. Felicidades, muitas. :emoticon257:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

Trinity Reloaded escreveu:Tô matutando aqui, eu acho estranho, mas muito legal isso que eu sinto, sabe. :emoticon16:

Eu vejo a humanidade como algo tão... fugaz. Não, não estou trazendo nenhuma questão espiritual à baila. É basicamente um "dar de ombros", mas sem aquele sentimento sádico de "eu quero mais é que o circo pegue fogo", mesmo que, vez ou outra, eu brinque com o fato.


Você me lembra muito eu há uns...25 anos. :emoticon1: Em algumas questões a respeito da estupidez humana, que não posso conter nem com mil pragas do Egito, passei pela fase do "mas como é que pode????" e agora oscilo entre este sentimento e o dar de ombros/fodam-se!.

Eu não morro de amores pela humanidade como algo que deve ser mantido, preservado, deixado pra semente, pro futuro, ah, que ridículo.


Realmente é patético, assim como patriotismos exacerbados, civismos, amo-todo-mundo, altruísmos, somos-todos-iguais, caridades e outras baboseiras, das quais as pessoas se investem como que para se convencer que são especiais ou merecedoras de mais amor público ou frente ao MegaFodão.

Por isso não dá pra entender, juro que não compreendo, essa coisa de ter filhos. Se eu fiquei 15 minutos da minha vida toda pensando em maternidade foi muita coisa!


Até engravidar, acho que só pensei nesta hipótese com negativas. Nem brincar de boneca me agradava, eu preferia montar cubos.

Acho a maternidade muuuuuuuuito piegas, tão chato, tão previsível, tão repetitivo.


O ser humano é repetitivo. A vida é repetitiva, os clichês se procriam mais do que Humanidade. But...incrivelmente na hora que o bichinho está no seu colo, você simplesmente vê aquilo como único. Não único no sentido Revista Capricho/Pais e Filhos apenas, mas da seguinte forma: " Que é que eu faço agora com TUUUUDOOOO isto aqui????". É uma sensação que mescla sustos, medos, cobranças, força, poder, descobrimento, deslumbramento, um misto de sensações. No meu caso, o tal amor visceral só veio uns 6 meses depois ( quando ela ficou doente). Uma paixão e um abandono ao amor que não tem descrição MESMO foram crescendo com o tempo. O que não quer dizer que filhos não sejam seres humanos com defeitos e que não tragam conflitos e frustrações. E junte-se isto ao mundo lá fora, lá viu a mistura de bom e ruim que dá!

MAS...1 só tá bom, tirando que é um certo egoísmo colocá-la neste mundo e ela hoje externar medo porque não queria ficar sem irmãos na nossa velhice e depois dela, enfim...a vida é muito curta e fugaz mesmo.

Se pelo menos alguma coisa empolgante fizesse diferença, tipo, que eu pudesse "gerar" meu filho em úteros artificiais translúcidos, de maneira que eu pudesse VER a criança se desenvolvendo, ah, aí até seria um lance bacana. :emoticon33:


Você é meio androidezinha mesmo, né? :emoticon33: Isto pra mim já seria tão pavorante quanto não ver nada. Se bem que agora, pode-se ver bem claramente ( quase em 3D a criança dentro da sua barriga!).

Eu? Me rasgar toda num parto natural, ter hemorróidas, foder a coluna, o meu sistema circulatório?


Eu também passei batido disto, digam o que quiserem! Nunca me convenci desta coisa de parto...normal ou natural. Tô fora! Na verdade, o que se comrpovou em estudos comoutras espécies é que o crânio humano cresceu desproporcionalmente ao tamanho de sua passagem pelos ossos do quadril. Deu no que deu.

Ou encarar uma cesariana com aquela injeção do capeta (tem um nome dificil)??? Tô fora.


O problema da cesárea não é a tal assustadora injeção da raquidiana ou da peridural ( varia o ponto de aplicação). Posso garantir que não se sente ABSOLUTAMENTE NADA. Pode acrediar que as mulheres adoram fazer um drama em cima disto, talvez pra valorizar o parto vaginal sei lá porquê. O que incomoda na cesárea para algumas, é que, em sendo uma cirurgia, você sente mais dor numa hora em que precisa estar inteira pra cuidar do bebê.

Meu desafio está em tentar amar quem já tá aqui, nascido, e não gerar mais gente, e usar isso como pretexto pra dizer que tenho alguém pra amar. Ou que serei amada. Bleh.


HAHUHAUHAUHAUHAUHAUA. Muito parecida comigo.

Num entra na minha cabeça essas coisas, meu. Vixe.

Mas acho o máximo sentir isso, hahahaha. :emoticon12:



Querida, talvez você mude ainda tanto....e talvez continue sendo assim para sempre. O importante é estar equilibrado e não cheio de conflitos. Se estiver antes dos 20, muita coisa pode mudar. Se estiver depois...é provável que se mantenha mais ou menos como agora. Mas a vida já se sabe...é uma caixinha de surpresas ( BLERGH!!)
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

Moninha escreveu:Quando era mais jovem eu tinha certeza que não queria filhos e tal, hoje quase 2 décadas depois aqui estou eu com quase 7 meses de gestação. Bem, não me arrependo de nada o filho veio no momento certo se fosse antes talvez eu entrasse em parafuso. Mas não dá para viver pensando nas catástrofes e em decorrência disso não ter filhos. Se assim fosse o Japão não existiria já que eles com certeza sabem que um dia virá um grande terremoto e muita tragédia. Uma vez vi na tv que um meteoro pode se chocar com a terra isso é terrível mas não posso deixar de viver em função disso. Como muito bem colocou o Lúcifer, até esperar um ônibus em uma parada pode ter consequências terríveis, dirigir um carro idem. Deixaremos de pegar ônibus ou dirigir? É claro que não. Não existe a tão sonhada segurança absoluta.

Moninha


Parabéns, querida. Mil felicidades! Depois que a gente está com o filhotinho na barriga tem mais é que pensar assim mesmo. :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

André escreveu:
Apo escreveu:Gente, acho que a coisa não ficou clara.
Eu perguntei EM CASO DE CERTEZA DE QUE TAIS DESASTRES FOSSEM ACONTECER EM UM PRAZO DE 50 A 70 ANOS, você, pai e mãe preocupados com o panorama futuro CERTO que iam deixar para seus filhos....os teriam? EIN EIN EIN?



Se eu tivesse certeza que iriam acontecer, e alguns são mais prováveis que outros, eu não teria filhos certamente. Ainda não tenho, felizmente, já que terminei a pouco o mestrado e me preparo para o doutorado, pq só com mestrado não consigo emprego que quero. Porém eu não tenho certeza, não há como ter, parte da graça da vida é essa, e todos nós sofremos, uns mais do que outros.

Além disso, namoro a quase 3 anos uma mulher que tb não quer ter filhos agora, se ambos estivermos, no futuro próximo, bem empregados, com certa estabilidade, e se ambos quisermos talvez 1 no máximo 2 filhos. Isso se a gente continuar junto, que embora eu seja romântico, e ame ela, sei que a vida é bem dinâmica. Como não estou convencido das catástrofes em escala mundial, como um problema insuperável, penso sim em ter filhos, poucos, se eu puder financeiramente fornecer boas condições para seu desenvolvimento, e se minha companheira quiser (já que com a gente tudo tem que ser no diálogo).


Poucos filhos? :emoticon16: Você não faz idéia do empreendimento que é isto! Como diz meu sogro: só quem faz é que sabe o trabalho que dá! Mas o mais importante vejo que vocês já tem: bom senso, ponderação e respeito ( especialmente consigo mesmos). Coisa mais frustrante que existe é quando as coisas resultam em visões diferentes das partes envolvidas.

A coisa de ter filhos num "futuro" só é meio chata ´no seguinte sentido: o período em que se tem filhos entre os 18 e os 20 e poucos é muito bom biologicamente ( e para compartilhar esta jornada por mais tempo). Mas emocionalmente e com as demandas de hoje é muuuito cedo. Ali em redor dos 30 é que estamos mais maduros e com melhores condições de fornecer o que um criança precisa. Depois dos 35, geralmente é quando estamos mais aptos, mas daí a coisa começa a se mostrar esuisita com o passar dos anos: quando o filho tem 15, 18, 20 já estamos meio sem paciência para absorver taaaaanta energia que eles trazem até nós. Não que estejamos velhos e ranzinzas, nada disto! Mas daí pra frente, as nossas necessidades é que começam a se distanciar das deles. Desta forma, o tempo de realmente compartilhar se restringe a alguns anos a menos do que quando os temos ainda bem jovens. Conclusão: a vida é curta.

Sobre os catastrofismos, sim água será um problema, mas como sempre, vai ser um problema maior para as pessoas mais pobres, em lugares da Ásia, por exemplo, comunidades que dependem da água de rios vão sofrer mais. Não vi gente falando sobre mudança climática, (que é o nome mais correto do aquecimento global), essas mudanças podem afetar não apenas os pobres, visto o que aconteceu no Brasil recentemente. Mas elas devem ser graduais, e vão ocorrer episódios, não catástrofes apocalípticas(He).


Minha ponderação quanto a isto é justamente que não sei se devemos nos excluir da hipótese, apenas porque ela nos parece geograficamente distante. Num mundo cada vez menor e mais interdependente, podemos tranquilamente ter guerras por água muito maiores das que existem por territórios ou por fontes energéticas naturais, como o petróleo.

Guerra de larga escala tb me parece cada vez menos uma coisa provável, podemos até ter episódios nucleares devido a grupos específicos, o que não vem acontecendo, mas guerra mundial, não parece provável. Ah sim, nós não vamos acabar com o planeta, existe uma possibilidade, de acabarmos com nós mesmos e outras espécies no processo, mas isso não parece estar próximo, se é que um dia teremos uma relação desequilibrada o suficiente com os recursos naturais para tanto. Antes disso nossos desequilíbrios podem gerar uma diminuição populacional, para a qual nos adequaríamos depois, permanecendo a existir, o que me parece mais provável. E o tempo de validade de vida na Terra é na casa dos bilhões de anos, se não me engano, tempo para o qual é difícil de fazer qualquer reflexão.


Sim o planeta é mais forte. Mas o que é o planeta sem nós ( incluindo aí nossos filhos)? Simplesmente o planeta! :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por André »

Apo, não quis citar pq vai ficar enorme, sem necessidade.

Sem dúvidas ter filhos, ou mesmo que seja apenas um, é um empreendimento com diversas responsabilidades, que não deve ser levado casualmente.

Quanto ao futuro, realmente essas possibilidades existem, mas como eu disse, diante da incerteza, eu ainda mantenho a possibilidade de ter filhos aberta. Gostaria sim, no máximo 2, porém como falei, para isso muitas circunstâncias pessoais precisam se alinhar (e ai incluo também o desejo da minha companheira), se não houver circunstancias favoráveis, esse desejo terá que ser suprimido.


Penso que as circunstancias do país, do mundo, podem até pesar, mas penso que são as circunstancias do casal, que pesam mais, pelo menos para mim, certamente.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por salgueiro »

Falando em perigo de ficar em ponto de önibus e correlatos, ontem passei por duas vezes pela tampa de bueiro que explodiu horas mais tarde no momento da explosão aqui em casa o decodificador da net e a tv desligaram além do estrondo ter dado o maior susto apesar da distäncia razoável.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Acauan »

A opção consciente e dedicada de ter e criar um filho é o feliz encontro entre o instinto e a vocação.

Discutir a lógica de optar por ter filhos encontrará as mesmas dificuldades de defender a lógica de qualquer aspiração humana superior à autopreservação, prevenção do sofrimento e busca do prazer, coisas que uma vaca e um sapo também fazem.

Vacas e sapos também procriam, mas se limitam a satisfazer os instintos.

Nós também satisfazemos nossos instintos quando temos filhos, mas vamos além, colocamos na missão um pouco daquelas coisas que nos distinguem das vacas e sapos, como apreciar poesia, buscar a justiça e tentar entender o mundo.
Acreditamos que estas coisas são boas e queremos que no futuro existam pessoas que as continuem, de preferência melhor do que nós fizemos.

Se limitarmos nossa existência ao que nos parece valer a pena por motivos práticos, nos limitaríamos a comer, abrigar, dormir e transar, quem sabe coachar ou mugir.
Mas podemos fazer melhor.
E ter filhos e criá-los da melhor maneira está entre as melhores coisas que podemos fazer.





Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Acauan »

Acauan escreveu:A opção consciente e dedicada de ter e criar um filho é o feliz encontro entre o instinto e a vocação.

Discutir a lógica de optar por ter filhos encontrará as mesmas dificuldades de defender a lógica de qualquer aspiração humana superior à autopreservação, prevenção do sofrimento e busca do prazer, coisas que uma vaca e um sapo também fazem.

Vacas e sapos também procriam, mas se limitam a satisfazer os instintos.

Nós também satisfazemos nossos instintos quando temos filhos, mas vamos além, colocamos na missão um pouco daquelas coisas que nos distinguem das vacas e sapos, como apreciar poesia, buscar a justiça e tentar entender o mundo.
Acreditamos que estas coisas são boas e queremos que no futuro existam pessoas que as continuem, de preferência melhor do que nós fizemos.

Se limitarmos nossa existência ao que nos parece valer a pena por motivos práticos, nos limitaríamos a comer, abrigar, dormir e transar, quem sabe coachar ou mugir.
Mas podemos fazer melhor.
E ter filhos e criá-los da melhor maneira está entre as melhores coisas que podemos fazer.


Mensagem dedicada como homenagem especial à mamãe Moninha.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Lúcifer »

Aproveitando e desculpando-me pela demora...
FELICIDADES MONINHA!! :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Moninha »

Obrigada a todos pela consideração.

Mas quero deixar claro que penso assim não porque estou esperando um filho(a), mas porque acho que não devemos pautar nossa vida pensando nas dificuldades que podem vir a acontecer. Dificuldades sempre existiram e continuarão a existir.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Apo »

De novo...eu não estava falando de ...dificuldades. Isto seria muito banal. Estava supondo um caso em que houvesse CERTEZA de que o filho encontraria num futuro próximo uma situação insustentável para a espécie humana.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Lúcifer »

Sempre, em algum momento da existência da raça humana, aconteceram casos que, no momento e época, foram insustentáveis para a sobrevivencia, como a gripe espanhola, a peste negra, etc.Para nós, hoje, pode não ser nada, mas para quem viveu naquela época, com certeza pareceria o fim do mundo.

E, não se esqueça que, do final dos anos 50 até meados dos anos 80, o mundo viveu o perigo da Guerra Fria, com a ameaça de as duas superpotencias apertarem seus respectivos botões explosivos. Ou seja, até os seus pais, mesmo vivendo em um país que não tinha nada a ver com a briga dos outros sofreriam as consequencias e, mesmo assim, voce veio ao mundo, Apo. Ou vai dizer que a ameaça de um ataque nuclear em massa não assustaram eles e toda uma geração? Mas, mesmo assim, eles, e todo o resto da humanida, mesmo com medo, continuaram suas vidas normalmente. E será assim também no futuro.

E não se esqueça...segundo Darwin a sobrevivencia de uma espécie é por uma melhor adaptação em um ambiente hostil. Ou seja...os melhores adaptados sobreviverão. Seja eles quem forem.
Imagem

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: Você colocaria um filho no mundo se soubesse com certeza

Mensagem por Herf »

Acauan escreveu:A opção consciente e dedicada de ter e criar um filho é o feliz encontro entre o instinto e a vocação.

Discutir a lógica de optar por ter filhos encontrará as mesmas dificuldades de defender a lógica de qualquer aspiração humana superior à autopreservação, prevenção do sofrimento e busca do prazer, coisas que uma vaca e um sapo também fazem.

Vacas e sapos também procriam, mas se limitam a satisfazer os instintos.

Nós também satisfazemos nossos instintos quando temos filhos, mas vamos além, colocamos na missão um pouco daquelas coisas que nos distinguem das vacas e sapos, como apreciar poesia, buscar a justiça e tentar entender o mundo.
Acreditamos que estas coisas são boas e queremos que no futuro existam pessoas que as continuem, de preferência melhor do que nós fizemos.

Se limitarmos nossa existência ao que nos parece valer a pena por motivos práticos, nos limitaríamos a comer, abrigar, dormir e transar, quem sabe coachar ou mugir.
Mas podemos fazer melhor.
E ter filhos e criá-los da melhor maneira está entre as melhores coisas que podemos fazer.

É isso aí.

Em discussões de questões como aborto ou controle de natalidade só o que se discute são os seus aspectos particulares, como "quando começa a vida" ou "a partir de quando vale estabelecer limites para a natalidade". Mas acredito que o que separa um abortista de um antiabortista, um pró-controle de um anti-controle, e mais adiante, um progressista de um conservador, não é apenas uma divergência superficial de opinião concernente aos aspectos particulares destas questões, mas uma divergência muito mais profunda, relativa a como cada um encara a própria realidade. É como se o materialista estivesse entorpecido pela tremenda capacidade de explicar fenômenos da natureza por meio do método científico, e daí é levado a acreditar que não há nada na realidade que não possa ser reduzido a uma explicação racional. Ou que não deva ser reduzido a uma explicação racional.

Se se admite que o valor de uma vida humana em gestação pode ser reduzido a considerações materiais, como querem os abortistas, daqui a pouco se estará busando justificativas materiais para ter filhos. Não demora muito e você já verá gente questionando a legitimidade do sentimento do amor materno. De redução em redução, com o tempo o próprio direito à vida perde o seu sentido: a vida de uma pessoa não tem valor senão como algo subordinado a um fim maior, a um projeto de sociedade, à "coletividade", etc.

Aos que acham que isto é exagero, e que se sentem seguros de que não irão perder o respeito pela vida humana em geral mesmo sendo pró-aborto e pró-controle de natalidade, observo que esta degradação não precisa se dar numa geração apenas. As gerações que nos antecederam reduziram um pouco os valores sagrados; esta geração, assim, já nasceu um pouco "entorpecida" e os reduziu mais um pouquinho; a próxima se cria nesta atmosfera ainda mais degradada e os reduz um pouco mais; e assim por diante.
Editado pela última vez por Herf em 06 Abr 2011, 10:06, em um total de 2 vezes.

Trancado