Página 1 de 1

Ingredientes de produtos ‘verdes’ vêm de petróleo, diz estud

Enviado: 29 Mar 2011, 16:04
por Apo
Ingredientes de produtos ‘verdes’ vêm de petróleo, diz estudo

Pesquisa foi divulgada em encontro da Sociedade Americana de Química.
Foram analisados materiais de limpeza e de higiente pessoal.

Do G1, em São Paulo

Um estudo divulgado no 241º encontro da Sociedade Americana de Química mostra que alguns ingredientes de produtos considerados verdes podem ter origem em petróleo ao invés de ser obtido a partir de plantas.

A equipe responsável pela pesquisa, liderada pela especialista Cara Bondi, analisou mais de 10 produtos de limpeza de louças e roupas, além de líquidos de higiene pessoal.

Para saber se os produtos analisados eram feitos com base em plantas ou em materiais sintéticos com origem no petróleo, os cientistas usaram uma técnica de datação com carbono-14.

Os resultados mostraram que alguns produtos taxados como verdes no mercado norte-americano – feitos com mais de 50% do carbono derivado de fontes naturais – apresentaram, na verdade, somente 28% de carbono com origem em plantas.

Cara Bondi ainda afirma que em um dos casos, um produto que era vendido como “livre de petróleo” continha 31% de carbono gerado a partir desta fonte esgotável.

Segundo a especialista, o uso de carbono obtido a partir de petróleo – uma fonte não renovável – em produtos precisa ser moderado.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/not ... studo.html


Nunca acreditei nesta droga de indústria verde. Pior é que cobram 3 vezes o valor de um produto não-verde. Desisti de me sentir co-responsável ou culpada. Sou a parte mais fraca e não sirvo pra trouxa! :emoticon21:

É assim também com esta coisa de usar xampu sem sal! Não existe xampu sem sal porque é o sal que faz do xampu ser um xampu! E muita gente está faturando com esta mentira deslavada!

Também tem a mega lorota dos genéricos! Do jeito que são as coisas neste país, e por experiência própria, eu digo: não coloque seu bolso e sua saúde em risco com genéricos! A menos que esteja disposto a pagar por placebo e se acredita em placebos para todos os males. Outra coisa que não faço mais é mandar aviar receita de fórmula em laboratórios indicados ou não por médicos. O controle destas salinhas com estagiários em Química mexendo com pozinhos é ZERO.

Vivemos num mundo de mentiras mesmo! PQP.