Estudante cria algoritmo para câmeras rastrearem objetos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Estudante cria algoritmo para câmeras rastrearem objetos

Mensagem por Reid »

Estudante cria algoritmo para câmeras rastrearem objetos



Sistema torna uma câmera de vídeo apta a aprender sobre um objeto, rastreando-o de modo inteligente como em filmes de espionagem.
Por Douglas Ciriaco - 01 de Abril de 2011

O estudante de tecnologia da computação Zdenek Kalal, da Universidade de Sarray, Inglaterra, desenvolveu um algoritmo capaz de transformar câmeras de vídeos em olhos atentos. Com ele, as câmeras se tornam aptas a rastrear objetos de forma inteligente, captando inúmeras imagens e analisando os quadros de modo a encontrar o item desejado. Esse é, provavelmente, o mais sofisticado sistema de rastreamento desenvolvido até hoje.

O vídeo acima, apesar de estar em inglês e sem legenda, é bastante esclarecedor para se compreender como, basicamente, funciona na prática a “Predator” (predador, em português), nome dado à pequena câmera inteligente. O próprio Kalal é quem aparece no filme e fala um pouco sobre sua criação, explicando que mesmo que o objeto saia do campo de visão da câmera, quando retorna, é novamente marcado.

A tecnologia, que parece ter saído diretamente de filmes de espionagem e ficção científica, é capaz de reconhecer o objeto a ser rastreado em poucos segundos. A partir dessa nova criação, sistemas de segurança podem se tornar muito mais eficazes, reconhecendo rostos de pessoas autorizadoas que entram em um local restrito, por exemplo.

Isso porque a câmera tem a capacidade de reconhecer rostos pré-definidos, indicando aqueles que não são conhecidos. Em suma, a “Predator” é capaz de “aprender com seus erros”, armazenando o visual de todos que passam diante dela.


Fonte: http://anonym.to/?http://www.tecmundo.c ... z1IN536hMA

invenção muito interessante :emoticon1:

a skynet agradece :emoticon12:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Estudante cria algoritmo para câmeras rastrearem objetos

Mensagem por Johnny »

Cara, não é por nada não, mas faz uns 8 anos ou mais que já existe isso no meio televisivo. Na Globo este tipo de câmera (Sony), tanto para detectar a face como a silhueta de objetos, fazendo-a seguí-lo o movimento.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Estudante cria algoritmo para câmeras rastrearem objetos

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Cara, não é por nada não, mas faz uns 8 anos ou mais que já existe isso no meio televisivo. Na Globo este tipo de câmera (Sony), tanto para detectar a face como a silhueta de objetos, fazendo-a seguí-lo o movimento.


Imaginei que ja podesse haver algo parecido, mas nunca vi até agora :emoticon16:
e as vezes os algoritmos que ele desenvolveu para funcionamento sejam um pouco melhor :emoticon5:

Trancado