Acelerador acha evidências de nova partícula

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Acelerador acha evidências de nova partícula

Mensagem por Reid »

Acelerador acha evidências de nova partícula

SÃO PAULO - Físicos americanos anunciaram que um dos detectores de seu acelerador de partículas Tevatron encontrou evidências da existência de uma nova partícula..

Se verdade, este novo objeto seria completamente desconhecido e não previsto no atual Modelo Padrão – a teoria fundamental das leis da física.

Em comunicado, o Fermilab, responsável pelo acelerador, afirmou que o pico de dados em uma de suas amostras é um excesso que, se confirmado, está associado à existência de uma nova partícula. Este objeto, no entanto, não seria o tão falado Bóson de Higgs – a partícula teórica considerada o Santo Graal da física.

Além das partículas conhecidas, como prótons, elétrons, nêutrons, fótons, glúons, o Modelo também prevê a existência do chamado Bóson de Higgs. Ele existe apenas na teoria e explica a origem da massa de todas as partículas. No entanto, ao contrário de prótons, elétrons e etc, este Bóson nunca foi detectado - e este é um dos grandes objetivos dos aceleradores no mundo – seja o Tevatron ou o LHC, do Cern.

“Se o Higgs tivesse sido anunciado, seria um grande feito, mas mudaria pouca coisa pois ele já está previsto no modelo”, explica Ronald Cintra Shellard, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. “Já se essa detecção for algo inesperado, abre-se um leque de novidades, o que seria muito divertido para os físicos”. O pesquisador alerta, no entanto, que é preciso ter cuidado com as palavras. “O que foi anunciado não é o que chamamos de descoberta: é uma evidência da existência de uma partícula, ainda algo incerto; uma descoberta implica em certeza”.

Colisões

A maneira como os dados dos aceleradores são obtidos é a análise das colisões de partículas. No caso do Tevatron, colidem-se prótons e anti-prótons milhões de vezes, repetidamente, para analisar as partículas resultantes do impacto. “Os detectores no acelerador são máquinas bastante complexas. Podemos dizer que funcionam tirando uma radiografia dessa colisão”, explica Shellard. “É como se tirassem um milhão de fotos, porém só 1% delas contém algum número interessante que é então analisado na tentativa de reconstruir o evento”.

É justamente essa quantidade de dados gerada que pode facilitar a corroboração – ou não- da evidência anunciada pelos pesquisadores do acelerador americano. Os físicos europeus, por exemplo, podem analisar os arquivos das milhões de colisões já feitas no LHC em busca do mesmo “pico” encontrado no Tevatron.

A própria equipe do Fermilab admite que, para excluir de vez a possibilidade de que seja apenas uma falha dos detectores, é necessário repetir o experimento e colher mais dados. A pressa para divulgar os dados, no entanto, pode ser justificada pela recente decisão do Governo americano de fechar seu acelerador de partículas. Uma descoberta desse porte seria, com certeza, um bom motivo para mantê-lo funcionando.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/cienc ... 011-21.shl

Ja que os religiosos sabem tanto sobre "deus" seria facil para eles criar uma maquina para evidencia-lo :emoticon26:

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Acelerador acha evidências de nova partícula

Mensagem por Rapidfire »

É claro que o Bóson de Higgs existe. Se discorda prove que NÃO.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Trancado