Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Reid »

Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto, segundo estudos

Imagem


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O custo total do trem de alta velocidade poderá chegar a R$ 50 bilhões, se forem levados em conta imprevistos que podem acontecer durante a obra, como mudanças no traçado por causa de exigências ambientais ou aumento de gastos com perfuração de túneis, por exemplo. Segundo o consultor legislativo do Senado Marcos José Mendes, estudos apontam que o custo desse tipo de obra pode ser, em média, 45% maior que o planejado antes de o empreendimento começar.

O projeto do trem-bala, que deverá ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, foi debatido hoje (12) durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado. A obra está orçada em R$ 33 bilhões, dos quais R$ 20 bilhões serão financiados por meio de uma linha de crédito especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 3 bilhões virão do governo para desapropriações e compensações ambientais. Mais R$ 10 bilhões serão aportados pelos próprios investidores.

Mendes, que produziu artigos técnicos sobre o assunto para o Centro de Estudos da Consultoria do Senado, garante que os gastos governamentais com a obra devem ficar entre R$ 15 bilhões e R$ 35 bilhões. Segundo ele, com R$ 20 bilhões, é possível construir uma usina hidrelétrica como Belo Monte, 8,3 mil quilômetros (km) de ferrovias de cargas, ligar 12 milhões de moradias à rede de esgoto ou dobrar a extensão do metrô de uma cidade como São Paulo. “Vale a pena gastar todo esse dinheiro publico construindo o trem-bala?”, perguntou. Ele disse também que o projeto conflita com a política econômica e social do governo federal.

Para o consultor de transportes Joseph Barat, o governo deve investir mais em transporte ferroviário de cargas, em vez de priorizar o de passageiros. “Os congestionamentos na Via Dutra (que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro) não são causados por ônibus ou carros, mas por caminhões, que podem ser substituídos por trens de cargas”. Ele sugeriu que seja implantado gradualmente no país um sistema de transporte misto de cargas e de passageiros.

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, defendeu o projeto do trem-bala. Ele lembrou que essa tecnologia é a mais adequada para atender à demanda de passageiros no eixo Rio-São Paulo, porque é um serviço seguro, confiável, previsível e de baixo custo. “O Brasil tem que ousar, não podemos ficar a reboque da tecnologia. O trem-bala deverá transportar 32 milhões de passageiros no primeiro ano e chegará a 100 milhões depois de 40 anos.

O superintendente da área de Projetos do BNDES, Henrique Amarante da Costa Pinto, também apresentou argumentos a favor da construção do trem de alta velocidade. Segundo ele, o potencial de passageiros entre Rio de Janeiro e São Paulo é superior ao de outros locais que já adotaram o trem-bala. Pinto também lembrou que os aeroportos e as rodovias da região já estão saturados e que a construção de trens de média velocidade não atenderia às necessidades da população, que está cada vez mais migrando do transporte rodoviário para o aéreo.

Na última semana, a ANTT adiou pela segunda vez o leilão que vai definir os responsáveis pela construção do trem-bala. A licitação, prevista inicialmente para dezembro, já tinha sido adiada para abril, mas só vai ocorrer no dia 29 de julho.

O plenário do Senado deve votar hoje ou amanhã (13) a Medida Provisória 511/10, que autoriza o empréstimo de até R$ 20 bilhões do BNDES ao consórcio que vai construir o trem-bala. O projeto também prevê a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S/A, vinculada ao Ministério dos Transportes. A MP tranca a pauta de votação da Casa e precisa ser votada até sexta-feira (15), já que seu prazo de validade acaba no domingo (17).

Edição: João Carlos Rodrigues


Fonte: http://anonym.to/?http://agenciabrasil. ... do-estudos

:emoticon5:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Apo »

Só 45%? Vão sonhando, vão...

Agora tá pra sair um DL que vai dar uma acelerada nas obras da Copa: licitações vão sofrer um...afrouxamento. :emoticon4: Nenhuma novidade.
Imagem

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Trinity Reloaded »

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Fernando Silva »

Vai custar muito mais caro e vai levar muito mais tempo.

Talvez, a exemplo do Metrô RJ, façam uma gambiarra qualquer só para ele começar a funcionar (no caso do Metrô RJ, em vez de terminarem um túnel, encheram o buraco de terra e agora duas linhas usam o mesmo trecho de trilho em revezamento, o que cria o risco de o passageiro pegar o trem errado se ficar distraído, e de as duas linhas pararem em caso de problemas no trecho).

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Johnny »

Brasília - O custo total do trem de alta velocidade poderá chegar a R$ 50 bilhões, se forem levados em conta imprevistos que podem acontecer durante a obra, como mudanças no traçado por causa de exigências ambientais ou aumento de gastos com perfuração de túneis, por exemplo. Segundo o consultor legislativo do Senado Marcos José Mendes, estudos apontam que o custo desse tipo de obra pode ser, em média, 45% maior que o planejado antes de o empreendimento começar.

Agradeçam aos eco-chatos

O projeto do trem-bala, que deverá ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, foi debatido hoje (12) durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado. A obra está orçada em R$ 33 bilhões, dos quais R$ 20 bilhões serão financiados por meio de uma linha de crédito especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 3 bilhões virão do governo para desapropriações e compensações ambientais. Mais R$ 10 bilhões serão aportados pelos próprios investidores.

Certo

Mendes, que produziu artigos técnicos sobre o assunto para o Centro de Estudos da Consultoria do Senado, garante que os gastos governamentais com a obra devem ficar entre R$ 15 bilhões e R$ 35 bilhões. Segundo ele, com R$ 20 bilhões, é possível construir uma usina hidrelétrica como Belo Monte, 8,3 mil quilômetros (km) de ferrovias de cargas, ligar 12 milhões de moradias à rede de esgoto ou dobrar a extensão do metrô de uma cidade como São Paulo. “Vale a pena gastar todo esse dinheiro publico construindo o trem-bala?”, perguntou. Ele disse também que o projeto conflita com a política econômica e social do governo federal.

Isso. E o transporte entre estes estados se fará montando na casa, no esgoto ou sentando na linha de trqansmissão de energia. Putaquipariu, que comparação estúpida!

Para o consultor de transportes Joseph Barat, o governo deve investir mais em transporte ferroviário de cargas, em vez de priorizar o de passageiros. “Os congestionamentos na Via Dutra (que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro) não são causados por ônibus ou carros, mas por caminhões, que podem ser substituídos por trens de cargas”. Ele sugeriu que seja implantado gradualmente no país um sistema de transporte misto de cargas e de passageiros.

Por que então o governo anterior não fez regras claras quanto ao uso das ferrovias privatizadas? E o que o governo federal tem a ver com isso, já que o maior desmantelamento de ferrovias foi em SP?

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, defendeu o projeto do trem-bala. Ele lembrou que essa tecnologia é a mais adequada para atender à demanda de passageiros no eixo Rio-São Paulo, porque é um serviço seguro, confiável, previsível e de baixo custo. “O Brasil tem que ousar, não podemos ficar a reboque da tecnologia. O trem-bala deverá transportar 32 milhões de passageiros no primeiro ano e chegará a 100 milhões depois de 40 anos.

Está corretíssimo! Fico imaginando como seria a europa, o Japãp e etc sem os trens.

O superintendente da área de Projetos do BNDES, Henrique Amarante da Costa Pinto, também apresentou argumentos a favor da construção do trem de alta velocidade. Segundo ele, o potencial de passageiros entre Rio de Janeiro e São Paulo é superior ao de outros locais que já adotaram o trem-bala. Pinto também lembrou que os aeroportos e as rodovias da região já estão saturados e que a construção de trens de média velocidade não atenderia às necessidades da população, que está cada vez mais migrando do transporte rodoviário para o aéreo.

Perfeito. Assim a APO e outros frescos pararão de encher o saco em que "pobre" não deve andar de avião.

O plenário do Senado deve votar hoje ou amanhã (13) a Medida Provisória 511/10, que autoriza o empréstimo de até R$ 20 bilhões do BNDES ao consórcio que vai construir o trem-bala. O projeto também prevê a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S/A, vinculada ao Ministério dos Transportes. A MP tranca a pauta de votação da Casa e precisa ser votada até sexta-feira (15), já que seu prazo de validade acaba no domingo (17).


Ou seja, o governo entrará com o financiamento e permitirá a concessão, exatamente como ocorre com as estradas em SP. OU alguém aqui falou em Trem Bala Estatal?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Apo »

Pobre pode andar de avião, trem de luxo, cruzeiro marítimo e tudo o mais. Desde que possa pagar, e não ache que ali é a continuação da favela e que todo mundo tem que aguentar. Mas como o Estado e uma boa parcela da iniciativa privada preferem baixar o nível e a qualidade do serviço abaixo do cu do cachorro ( pra todos faturarem igual), sobra a mim me retirar de determinados ambientes. Ainda bem que sempre tem pra onde correr.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Johnny »

Shit
Editado pela última vez por Johnny em 18 Abr 2011, 18:20, em um total de 1 vez.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Trem-bala pode custar até 45% mais que o previsto

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Pobre pode andar de avião, trem de luxo, cruzeiro marítimo e tudo o mais. Desde que possa pagar, e não ache que ali é a continuação da favela e que todo mundo tem que aguentar. Mas como o Estado e uma boa parcela da iniciativa privada preferem baixar o nível e a qualidade do serviço abaixo do cu do cachorro ( pra todos faturarem igual), sobra a mim me retirar de determinados ambientes. Ainda bem que sempre tem pra onde correr.

Exato! Se não está mais dando grana fabricar Viper, vamos fabricar Renault e o bolso permanece cheio e a fábrica funcionando, e os herdeiros felizes. Quem quizer o contrário, que vire político.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado