Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo humano

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Ben Carson »

Nutricionista lista os dez piores alimentos para o corpo humano

10º lugar: Sorvete
9º lugar: Salgadinho de milho
8º lugar: Pizza
7 º lugar: Batatas fritas
6 lugar: Salgadinhos de batata
5º lugar: Bacon
4º lugar: Cachorro-quente
3º lugar: Donuts (rosquinhas)
2º lugar: Refrigerante
1º lugar: Refrigerante Diet


Caraca! Ler este tópico é assustador!!!!


Felizmente, não tenho o hábito de consumir NENHUM desses alimentos. (E nunca tive.) O que eu mais consumo é a pizza. Não sei a frequência, mas deve ser de 2 a 3 vezes num ano bom a 10 a 12 num ano ruim. Sempre vegetarianas. Em seguida vêm os salgadinhos de batata e os salgadinhos de milho. Sorvete não é todo ano que eu tomo, mas quando tomo tendo a tomar muito (4 a 5 bolas). Bacon e cachorro quente eu nunca comi.

Mesmo assim, acho importante ler textos assim de vez em quando para evitar que meus hábitos piorem. Há mais ou menos um ano, por exemplo, eu, que só tomava refrigerante em aniversários e coquetéis (e pouco), resolvi cortá-lo de vez.




Em compensação, sou sedentário de dar pena. Meus esportes favoritos são ler e jogar xadrez. :emoticon16:



Fernando Silva escreveu:Não tem erro: se é gostoso, então faz mal.
Vai uma saladinha de rúcula aí?

Eu gosto de rúcula. Infelizmente só como em restaurantes. Aí você perde quase todo o controle sobre sua alimentação. Vocês não fazem ideia da complicação que é ser vegetariano e comer fora de casa aqui em Manaus. Em outras cidades é bem mais fácil, mas aqui é como se vegetarianos não existissem.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

Compro rúcula religiosamente toda semana e como praticamente todos os dias, no jantar. Tem rúcula em qualquer supermercado.
Imagem

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Ben Carson »

Me deu curiosidade de saber o que essa nutricionista diria sobre aqueles sucos de caixa da Del Valle.


Uma dica para quem gosta de sucos. A Superbom vende uns garrafões de 5 litros de suco de uva concentrado (tem de caju também) a um preço médio de R$ 29,90. É difícil de achar, mas vale a pena procurar. Fica bem em conta e o sabor é ótimo levando-se em conta o preço. O suco Casa de Bento é mais saboroso, mas também é mais caro.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Ben Carson »

Apo escreveu:Tem rúcula em qualquer supermercado.

Em compensação, é bem difícil encontrá-la, assim como a couve, nos restaurantes a quilo (aqui em Manaus, pelo menos). Em PF's (prato feito) então... é fora de cogitação.




Ei, Apo, essa moça da foto é você?
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

Consumo direto estes sucos de caixa, tanto DelValle, como Superbom, Izzy e CBS. Nunca vi aqui embalagem maior que 1 litro nos supermercados em que costumo ir. Mesmo que não haja conservantes em função da embalagem tetrapack, tem bastante açucar ou adoçante ( no tipo light ). É meio difícil se certificar do que faz menos mal, já que até água mineral pode conter alguma coisa que nos foge ao conhecimento. Muito estressante ficar pensando nisto o tempo todo. Procuro me abster de lixos notórios, mas refrigerante ainda bebo em restaurantes, porque sabe-se lá como é feito o suco.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

Ben Carson escreveu:
Apo escreveu:Tem rúcula em qualquer supermercado.

Em compensação, é bem difícil encontrá-la, assim como a couve, nos restaurantes a quilo (aqui em Manaus, pelo menos). Em PF's (prato feito) então... é fora de cogitação.


Aqui rúcula e saladas em geral são condição sine qua non para um restaurante ter boa clientela. Sem saladas, caixa fraco. Restaurante tipo prato feito não sei como é, porque não uso. Mas quando comia, tinha sempre um tomate pelo menos.

Ei, Apo, essa moça da foto é você?


yep
Imagem

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Ben Carson »

Apo escreveu:Aqui rúcula e saladas em geral são condição sine qua non para um restaurante ter boa clientela. Sem saladas, caixa fraco.

É por isso que vivo sonhando em me mudar daqui. Gosto da minha cidade, esse é praticamente o único motivo.

Mas a coisa aqui vai além da simples oferta ou não de saladas. Salada sempre tem, mesmo nos pratos feitos. O maior problema para um vegetariano em Manaus é o feijão. Aqui é praticamente impossível encontrar feijão sem carne. O pessoal daqui acha que feijão para ser feijão tem que ter alguma coisa dentro, nem que seja legumes. Feijão puro é raríssimo. A regra é sempre ter a maldita da carne no meio. Isso quando não inventam de botar carne também no macarrão, no arroz, etc. Até couve eu já encontrei "melhorada" com uns pedaços de porco no meio. Um tormento.

Em compensação, é muito fácil achar peixe. O amazonense tem o segundo maior consumo per capita de peixe do mundo. Só perde para os japoneses.






Apo escreveu:
Ben Carson escreveu:Ei, Apo, essa moça da foto é você?


yep

Ué, mas você não era uma senhora de uns 50 anos? Ou você não é a antiga Apocaliptica?
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Ben Carson »

Apo escreveu:Consumo direto estes sucos de caixa, tanto DelValle, como Superbom, Izzy e CBS. Nunca vi aqui embalagem maior que 1 litro nos supermercados em que costumo ir. Mesmo que não haja conservantes em função da embalagem tetrapack, tem bastante açucar ou adoçante ( no tipo light ). É meio difícil se certificar do que faz menos mal, já que até água mineral pode conter alguma coisa que nos foge ao conhecimento. Muito estressante ficar pensando nisto o tempo todo. Procuro me abster de lixos notórios, mas refrigerante ainda bebo em restaurantes, porque sabe-se lá como é feito o suco.

Esses sucos de caixa são bem doces mesmo. Já os sucos de garrafa costumam ser mais naturais. Obviamente a opção mais natural de todas é a polpa congelada.

Quanto aos sucos de uva, os de marca boa não são adoçados não. O suco de uva em si já contém muito açúcar, açúcar esse que se transforma em álcool quando o suco de uva vira vinho. O suco de uva é talvez o suco de frutas mais doce que existe. Mas é também um dos mais saudáveis.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Cara, eu costumava torcer o nariz para gente que queria se meter com o que eu comia.

Mas o fato é que parar de comer tanta porcaria é uma das melhores coisas que você pode fazer por você mesmo.

Obviamente a responsabilidade é individual.

Mas um dos fatores que me fizeram rever minhas posições foram aspectos menos diretos de uma alimentação saudável.

Em geral essas pesquisas focam em coisas do tipo obesidade ou doenças degenerativas. Eu nunca fui gordo, e para ser sincero, o risco adicional de desenvolver câncer aos 70 nunca foi suficiente para mudar a minha atitude com relação a nada.

Mas quando eu comecei a prestar atenção em outros efeitos da qualidade da alimentação, como digestão, disposição e clareza mental, qualidade da pele, aquisição de tecido muscular e etc., a coisa mudou completamente de figura.

Quando você para pensar e comparar, o prazer de comer junk food é um tipo de gratificação de curto prazo, que pode ser facilmente superado pelo bem estar de comer a quantidade correta de um alimento correto, que não é tão saboroso mas que vai te fazer sentir-se melhor mais tarde e contribuir para a sua qualidade de vida.

É claro que eu não sou radical nem nada. As vezes eu como alguma porcaria entre amigos, mas cada vez menos eu sinto necessidade de exagerar nessas coisas. O mais difícil foi abandonar a coca-cola, mas depois de um tempo ela não exerce mais nenhuma influência em mim.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

Ben Carson escreveu:
Apo escreveu:Aqui rúcula e saladas em geral são condição sine qua non para um restaurante ter boa clientela. Sem saladas, caixa fraco.

É por isso que vivo sonhando em me mudar daqui. Gosto da minha cidade, esse é praticamente o único motivo.

Mas a coisa aqui vai além da simples oferta ou não de saladas. Salada sempre tem, mesmo nos pratos feitos. O maior problema para um vegetariano em Manaus é o feijão. Aqui é praticamente impossível encontrar feijão sem carne. O pessoal daqui acha que feijão para ser feijão tem que ter alguma coisa dentro, nem que seja legumes. Feijão puro é raríssimo. A regra é sempre ter a maldita da carne no meio. Isso quando não inventam de botar carne também no macarrão, no arroz, etc. Até couve eu já encontrei "melhorada" com uns pedaços de porco no meio. Um tormento.


Mesmo que não se deixe os pedaços de carnes no feijão, também não sei fazer feijão realmente gostoso se não for temperando com carnes ( costela e lombo salgados, linguiça e outras coisas- além de especiarias como orégano, manjerona, coentro, alho, cebola, pimentão...). Mas bom, bom meeeeesmo é um feijão bem grosso com camarões dentro. DEMAIS!!! :emoticon32:

Em compensação, é muito fácil achar peixe. O amazonense tem o segundo maior consumo per capita de peixe do mundo. Só perde para os japoneses.


Estando na faixa litorânea e um pouco adentrado em qualquer estado brasileiro, é fácil achar peixes e frutos do mar variados. Consumir daí é já hábito, gosto e concorrência de outras carnes.

Apo escreveu:
Ben Carson escreveu:Ei, Apo, essa moça da foto é você?


yep

Ué, mas você não era uma senhora de uns 50 anos? Ou você não é a antiga Apocaliptica?


Sinto informar, mas esta aí sou eu, uma senhora de 50 anos. :emoticon4:
Não sei por que os mais jovens acham que pessoas com 50 anos precisam ter jeito e cara de velhas. :emoticon26:

Maitê tem 52

Imagem

Madonna tem 52

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

Ben Carson escreveu:
Apo escreveu:Consumo direto estes sucos de caixa, tanto DelValle, como Superbom, Izzy e CBS. Nunca vi aqui embalagem maior que 1 litro nos supermercados em que costumo ir. Mesmo que não haja conservantes em função da embalagem tetrapack, tem bastante açucar ou adoçante ( no tipo light ). É meio difícil se certificar do que faz menos mal, já que até água mineral pode conter alguma coisa que nos foge ao conhecimento. Muito estressante ficar pensando nisto o tempo todo. Procuro me abster de lixos notórios, mas refrigerante ainda bebo em restaurantes, porque sabe-se lá como é feito o suco.

Esses sucos de caixa são bem doces mesmo. Já os sucos de garrafa costumam ser mais naturais. Obviamente a opção mais natural de todas é a polpa congelada.

Quanto aos sucos de uva, os de marca boa não são adoçados não. O suco de uva em si já contém muito açúcar, açúcar esse que se transforma em álcool quando o suco de uva vira vinho. O suco de uva é talvez o suco de frutas mais doce que existe. Mas é também um dos mais saudáveis.


O suco de uva é o mais calórico, mesmo sem ser adoçado artificialmente. Mas compensa pelo valor nutritivo e antioxidante. Os de garrafa perdi o hábito de comprar, mas é uma boa lembrança voltar a eles. Polpa congelada é prático, mas daí ainda prefiro suco feito na hora.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Cara, eu costumava torcer o nariz para gente que queria se meter com o que eu comia.

Mas o fato é que parar de comer tanta porcaria é uma das melhores coisas que você pode fazer por você mesmo.


Parabéns, você amadureceu! :emoticon16:

Obviamente a responsabilidade é individual.

Mas um dos fatores que me fizeram rever minhas posições foram aspectos menos diretos de uma alimentação saudável.


Todos os fatores, até os menos visíveis e imediatos, estão interligados.

Em geral essas pesquisas focam em coisas do tipo obesidade ou doenças degenerativas. Eu nunca fui gordo, e para ser sincero, o risco adicional de desenvolver câncer aos 70 nunca foi suficiente para mudar a minha atitude com relação a nada.


Gordura externa não quer dizer que você não desenvolve gordura junto aos órgãos internamente. isto engana muita gente magra que acaba morrendo de infarte pensando que não tinha perfil de infartante.
Mas se foca atualmente muito em gordura aparente porque a epidemia de gordura mundial é alarmente.

Mas quando eu comecei a prestar atenção em outros efeitos da qualidade da alimentação, como digestão, disposição e clareza mental, qualidade da pele, aquisição de tecido muscular e etc., a coisa mudou completamente de figura.

Quando você para pensar e comparar, o prazer de comer junk food é um tipo de gratificação de curto prazo, que pode ser facilmente superado pelo bem estar de comer a quantidade correta de um alimento correto, que não é tão saboroso mas que vai te fazer sentir-se melhor mais tarde e contribuir para a sua qualidade de vida.


Sim, e os efeitos de uma forma geral mudam a cada quilo extra e depende de como se adquiriu o tal quilo. A troca de gordura ruim por massa muscular é mais rápida e mais visível.
Se fizer um exame de sangue mais completo, verá que vários indicadores alteram para níveis ideias sem muito esforço. Desta forma, pode-se comer de tudo um pouco sem sofrer por abstinências.


É claro que eu não sou radical nem nada. As vezes eu como alguma porcaria entre amigos, mas cada vez menos eu sinto necessidade de exagerar nessas coisas. O mais difícil foi abandonar a coca-cola, mas depois de um tempo ela não exerce mais nenhuma influência em mim.


Coca-cola e chocolate são o inferno de largar. Posso passar um tempo, mas é como vício: sinto o cheiro, já era. :emoticon9: Agora dei pra beber um mix: coca-cola com água mineral com gas, fifty-fifty. :emoticon33: E chocolate amargo ou meio amargo, que é menos ruim.
Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Huxley »

É impossível incrementar visivelmente a felicidade com comida. Tudo (ou quase) o que tem gosto bom a ponto de ser viciante engorda ou faz mal a saúde. Comer carne vermelha todo dia faz mal a saúde. Estudos mostram que comer muito faz mal a saúde. Se você é hedonista, esqueça a comida como destaque para o prazer.

Eu recentemente aboli vários junk foods, mas ainda não foi o suficiente. Minha meta é a extinção total da ingestão deles ou pelo menos a ingestão numa frequência desprezível.

Junk food é a droga silenciosa da sociedade moderna. O resultado de tudo isso é uma população cada vez mais obesa, mal-nutrida e com mais risco do aparecimento de doenças coronarianas, diabetes tipo 2, hipertensão e cáries. Isto significa mais infelicidade na parte final da vida, tal como já acontece com milhões de velhinhos sofredores e doentes espalhados pelo mundo que se fizeram de marionete das indústrias de junk food.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Ben Carson »

Mais ou menos, Huxley. Depende muito do que se gosta. Eu, por exemplo, gosto muito de azeite extra-virgem, de suco de uva, de pão integral, frutas, etc. Comida é que nem música, se aprende a gostar. E qualquer comida ou música que você coma com frequência e durante muito tempo você finda se acostumando. Ou aprendendo a tolerar.

O foda é que o prazer associado aos alimentos está muito ligado às memórias afetivas da pessoa. Aí é que muita gente se ferra. Eu, por exemplo, que nasci num lar vegetariano, e que fui criado desde cedo à base de pão e arroz integral (etc etc), e numa casa que nunca teve pizzas, sorvetes, chocolates, refrigerantes, frituras, etc, na geladeira, claro que aprendi a não sentir falta desses itens. Já para quem viveu deliciosos momentos em família regados por esses quitutes, a luta é muito mais draconiana.

Huxley escreveu:Se você é hedonista, esqueça a comida como destaque para o prazer.

Isso é uma grande verdade. Gordo é gordo porque dá importância demais para a comida. Magro deixa de comer para assistir um programa na TV, para terminar de ler um livro, para continuar uma conversa, por mil motivos, enfim. Tudo entra na frente da comida, e a refeição vai ficando para depois. Já o gordo é religiosamente pontual. Quando dá a hora ele pára tudo o que está fazendo para comer.

Lá em casa, graças a Deus, fomos ensinados desde o berço a comer porque é bom, e não porque é gostoso. Minha mãe sempre dizia, quando reclamávamos, não coma porque é gostoso na boca, coma porque é gostoso no estômago. Aí tínhamos que comer. Esse tipo de postura, se bem aprendida, é valiosíssima na vida adulta.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Ben Carson »

Um exemplo sobre aprender a gostar. Eu não gostava de berinjela. Mas aí, de tanto ler maravilhas acerca da berinjela, e também preocupado em variar mais a minha alimentação, comecei a ter interesse em gostar de berinjela.

Uma dia, encontrei berinjela em promoção no supermercado. Comprei várias e levei para casa. Minha mãe ficou bastante surpresa. Quando ela preparou pela primeira vez é claro que eu não curti. Apenas empurrei para dentro. É lógico que eu não podia reclamar nem um pouquinho do prato, afinal eu mesmo havia comprado. E, como eu não estava comendo por imposição de ninguém, mas de mim mesmo, não fiquei mal-humorado e nem com raiva de ter que comer aquilo. Ou seja, findou não sendo tão ruim assim.

O tempo passou, as berinjelas foram se repetindo, e hoje eu realmente gosto de berinjela.

Mas é preciso estar a fim de gostar. Abóbora, por exemplo, um trauma da minha infância, não sinto vontade de aprender a gostar. É a tal da memória afetiva. Abóbora me fez passar muita raiva, por isso tenho má vontade para com ela. Açaí é outra coisa que ainda não tive coragem de começar a aprender a gostar. É que realmente acho o troço ruim. Mas talvez um dia eu tente, convencido pelas qualidades da iguaria.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:O suco de uva é o mais calórico, mesmo sem ser adoçado artificialmente. Mas compensa pelo valor nutritivo e antioxidante. Os de garrafa perdi o hábito de comprar, mas é uma boa lembrança voltar a eles. Polpa congelada é prático, mas daí ainda prefiro suco feito na hora.

Bebo suco de uva Aurora no gargalo. Só no verão é que dissolvo em água. Quando esquenta mesmo, é uma jarra atrás da outra.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Fernando Silva »

Ben Carson escreveu:Abóbora, por exemplo, um trauma da minha infância, não sinto vontade de aprender a gostar. É a tal da memória afetiva. Abóbora me fez passar muita raiva, por isso tenho má vontade para com ela.

Uma das boas lembranças da infância é purê de abóbora com ovo mexido.
Ou doce de abóbora comprado da cesta do padeiro quando ele vinha aos sábados cobrar o pão entregue ao longo da semana.

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Concordo com o Ben Carson sobre aprender a gostar.

Aliás, isso não ocorre apenas com coisas saudáveis, mas também com tabaco, alcool e outros vícios. Especulo que a grande maioria das pessoas não gosta dos primeiros tragos, mas cedem a pressão social, até que seus cérebros se codicionam a gostar ou mesmo depender dessas substâncias.

É uma grande vantagem conhecer a plasticidade do cérebro de maneira a condicionar-se a apreciar hábitos eficazes, atravessando a resistência inicial.

Com o tempo você pode se tornar “dependente” de exercícios físicos, de alimentos saudáveis, de estudar, de concentrar-se num projeto importante, etc.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Fernando Silva »


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:O suco de uva é o mais calórico, mesmo sem ser adoçado artificialmente. Mas compensa pelo valor nutritivo e antioxidante. Os de garrafa perdi o hábito de comprar, mas é uma boa lembrança voltar a eles. Polpa congelada é prático, mas daí ainda prefiro suco feito na hora.

Bebo suco de uva Aurora no gargalo. Só no verão é que dissolvo em água. Quando esquenta mesmo, é uma jarra atrás da outra.


Este é bom! :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

Acho que além de estar disposto a gostar, é muito importante não se prender a traumas por ingredientes mal usados, mal combinados ou mal preparados.
Aprendi que algumas experiências gastronômicas, embora sob o mesmo nome, podem guardar diferenças sensoriais e palatares surpreendentes!

But, há alguns sabores que não agradam nem embebidos no mais divino néctar. Comer só por comer pode dar dor de barriga. Troque por outros de efeito semelhante. Pode-se ser hedonista comendo, sim! Questão de seleção!

Outra coisa: gostar está ligado a outras sensações além do sabor. Aparência, cor, formato, combinações visual e apresentação são importantes. Mas o aroma que o ingrediente emite já nos faz salivar ou trancar a glote muito antes de sentar à mesa.
E muitas vezes nem tomamos consciência disto.

Há coisas que eu jurei que jamais provaria na vida, por pura repugnância visual e aromática. Por exemplo, ostras, polvo, lula e mexilhões. Precisei me colocar um pouco à disposição e ser incentivada por amigos e...voilá! Eis-me aqui apaixonada por estas iguarias. Acho uma tremenda burrice optar por uma pizza no lugar destas maravilhas dos mares! Uma moqueca de frutos do mar ou uma paeja fornecem um prazer indescritível!
Ostras gratinadas com base de manga desfiada é algo dos deuses! Comi umas 5 uma vez e chorei porque acabou. Muito bom!
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Johnny »

Encerrando o assunto: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/907204 ... etes.shtml

Dieta gordurosa pode reverter insuficiência renal do diabetes

DA BBC BRASIL

Uma dieta rica em gordura e com poucos carboidratos pode reverter a insuficiência renal em camundongos com diabete, segundo um estudo realizado por cientistas americanos.

Na pesquisa, divulgada na publicação científica PLoS ONE, os cientistas da Mount Sinai School of Medicine, de Nova York, analisaram os efeitos de uma dieta composta de 87% de gorduras sobre um grupo de camundongos com predisposição a ter os tipos 1 e 2 de diabete.

O excesso de açúcar no sangue nos diabéticos pode provocar danos nos rins, gerando um quadro de insuficiência renal.

As cobaias foram divididas em dois grupos. Quando a insuficiência renal se manifestou, metade delas passou a receber uma dieta normal e a outra, a dieta com muita gordura.

Depois de oito semanas, os cientistas notaram que os danos nos rins dos roedores haviam sido revertidos.

Médicos e nutricionistas alertam que a dieta rica em gordura, que reproduz os efeitos da inanição, não deve ser realizada sem acompanhamento médico.

DÚVIDAS

"O nosso estudo é o primeiro a demonstrar que uma intervenção por meio de dieta por si só é suficiente para reverter esta complicação grave da diabete", afirmou o professor Charles Mobbs, que liderou a pesquisa.

"Eu certamente acho que (a pesquisa) traz uma esperança, mas eu não posso recomendá-la até que tenhamos feito testes clínicos", completou.

O diretor de pesquisas da entidade britânica Diabetes UK, que combate a doença, levantou dúvidas sobre o estudo, questionando a capacidade de humanos conseguirem manter esta dieta de forma saudável.

"Esta pesquisa foi conduzida com camundongos, então é difícil ver se estes resultados se traduziriam em benefícios reais para pessoas com diabetes neste estágio", afirmou.

"É muito simples dizer que insuficiência renal pode ser prevenida somente com dieta, e também é questionável se a dieta utilizada neste caso seria sustentável por humanos, mesmo no curto prazo."

De acordo com números de 2007, citados pelo Ministério da Saúde, a diabete afeta mais de 6,3 milhões de brasileiros, ou 5,2% da população adulta.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nutricionista: os dez piores alimentos para o corpo huma

Mensagem por Apo »

HUAHUAHUAHUAHUHA! Reverte a diabetes e morre de infarto? Que legal ein? :emoticon45:
Imagem

Trancado