Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Japão

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Japão

Mensagem por Reid »

Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Japão

O papa Bento 16 afirmou nesta sexta-feira, durante um programa de TV transmitido na Itália, que não sabe explicar o porquê de tragédias como o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão em 11 de março.

O sumo pontífice fez a declaração ao responder a uma pergunta enviada por uma menina japonesa de sete anos. Foi a primeira vez na história da Igreja Católica que um papa respondeu diretamente, pela TV, a perguntas feitas por fiéis.

"Não temos as respostas, mas sabemos que Jesus sofreu como vocês, inocente, e que o Deus verdadeiro, que se mostra em Jesus, está junto a vocês. Isto me parece muito importante, ainda que não tenhamos respostas, que a tristeza permaneça", disse.

"Um dia vamos entender que este sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor."

Alma

Bento 16 respondeu às perguntas de fiéis no programa de 80 minutos A Sua Imagem, Perguntas sobre Jesus, que foi ao ar na Rai 1, principal canal da televisão pública italiana.

As respostas do papa Bento 16 foram gravadas pela CTV, Centro Televisivo do Vaticano, na semana passada, na biblioteca do Palácio Apostólico.

Nas imagens, o sumo pontífice apareceu em plano bem fechado, sentado numa cadeira estofada de branco, diante de sua escrivaninha.

O papa respondeu a sete questões, selecionadas entre cerca de 3 mil, enviadas por fiéis de vários países.

Uma italiana com o filho em coma há dois anos perguntou se a alma ainda está presente em seu corpo.

"Certamente a alma é presente, mas é como um violão cujas cordas estão quebradas. O instrumento do corpo é frágil e vulnerável, a alma não pode tocar, embora esteja presente", disse ele.

Ao falar a um fiel da Costa do Marfim, país que vive uma crise com uma mudança recente de presidente, Bento 16 fez um apelo pelo fim da violência.

"Convido com força todas as partes a renunciar à violência e procurar as vias da paz."

O papa pediu ainda a paz entre as diferentes comunidades religiosas no Iraque.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... v_rc.shtml

O papa é ateu :emoticon12:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Fernando Silva »

"Um dia vamos entender que este sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor."

Não entendemos nem temos evidências, mas temos que aceitar que há um bom motivo para tudo o que nos parece ruim ou injusto?

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:
"Um dia vamos entender que este sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor."

Não entendemos nem temos evidências, mas temos que aceitar que há um bom motivo para tudo o que nos parece ruim ou injusto?


É nessa hora que minha paciência em um debate assim, acaba. Se tudo indica que algo é ruim, não seria melhor pelo menos permanecer neutro, ao invés de assumir que, "o que é ruim agora trata-se de parte de um plano maior que visa o bem no final"

Até porque, se deus pode tudo, ele poderia ter pensado em um plano que não tivesse "partes ruins".

Até eu que sou um mero humano posso fazer isso, porque ele não?
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Reid »

Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:
"Um dia vamos entender que este sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor."

Não entendemos nem temos evidências, mas temos que aceitar que há um bom motivo para tudo o que nos parece ruim ou injusto?


É nessa hora que minha paciência em um debate assim, acaba. Se tudo indica que algo é ruim, não seria melhor pelo menos permanecer neutro, ao invés de assumir que, "o que é ruim agora trata-se de parte de um plano maior que visa o bem no final"

Até porque, se deus pode tudo, ele poderia ter pensado em um plano que não tivesse "partes ruins".

Até eu que sou um mero humano posso fazer isso, porque ele não?


É nessas horas que vemos os religiosos dizerem "dane-se a lógica" :emoticon5:

Avatar do usuário
Trinity Reloaded
Mensagens: 183
Registrado em: 12 Jun 2010, 21:18
Gênero: Feminino

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Trinity Reloaded »

Bota a culpa nos Illuminati, Papudo. :emoticon17:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Apo »

Pelo menos este Papa parece ter capacidade de pensar na ilogicidade da coisa toda.
Mas se ele comparasse meu filho semi-morto-semi-vivo a um violão com cordas estragadas que não pode tocar eu deixaria de ser uma ovelha do rebanho para virar um urubu descompensado! :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2:
Imagem

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por O ENCOSTO »

Como diria a Deise Gracinha: Esse Papa não sabe nada de espiritismo.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Huxley »

"Não temos as respostas, mas sabemos que Jesus sofreu como vocês, inocente, e que o Deus verdadeiro, que se mostra em Jesus, está junto a vocês. Isto me parece muito importante, ainda que não tenhamos respostas, que a tristeza permaneça", disse.

"Um dia vamos entender que este sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor."


Isso me lembrou uma citação do André Díspore Cancian (autor do Ateus.net), que é válida para Jeová:

"Em qualquer corte justa, Deus teria de responder por: 1) – Omissão de socorro: deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo, sem risco pessoal... (cf. Art. 135, Código Penal) e por 2) – Homicídio qualificado: à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido (cf. Artigo 121, § 2°, inciso IV, Código Penal). Ou seja, se Deus fosse um homem, ele já estaria apodrecendo numa penitenciária de segurança máxima onde ficam enclausurados os criminosos mais hediondos. Se a pena pelos seus crimes fosse provar um pouco do veneno que ele próprio criou, certamente preferiria nunca ter existido – e desaparecia num estalar dos dedos!"

Link: http://niilismo.net/reflexoes/deus_e_as_leis.php
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Rapidfire »

E eu estava crente que só iam ser perguntas chapa branca. Ao menos uma mais pesada.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Edson Jr »

"Um dia vamos entender que este sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor."


Então para Deus os "fins justificariam os meios".

Talvez esteja lendo muito Maquiavel ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Papa diz na TV não ter explicação para sofrimento no Jap

Mensagem por Apo »

Um projeto de amor de um deus assim eu dispenso. FDP desgraçado! Morra!
Imagem

Trancado