Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Fernando Silva »

Gasta-se mais energia para fabricar uma célula fotoelétrica que toda a energia que ela gera durante sua vida útil.

Falam mal da energia nuclear, mas, apenas nos EUA, 13 mil pessoas morrem por ano devido a problemas respiratórios causados pelas usinas a carvão, sem falar em um número muito maior que não morre, mas tem que ser hospitalizado.

Usinas hidroelétricas podem causar (e causam) terremotos, seja por acomodação de terreno ou por forçar falhas geológicas devido ao peso da água. Um caso recente, na China, matou centenas de milhares e os europeus estão repensando as hidroelétricas por medo de terremotos.

Usinas geotérmicas (uso do vapor d'água gerado por fontes termais) têm causado terremotos nos EUA, onde são exploradas em vários lugares.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/201 ... 312400.asp

Os prós e os contras dos diferentes tipos de geração de energia para o Brasil

RIO - O terremoto seguido de tsunami no Japão no mês passado danificou seriamente a usina nuclear de Fukushima, fazendo pairar sobre o mundo o fantasma de um novo acidente nos moldes do de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, que lançou uma nuvem radioativa sobre boa parte da Europa.

A crise nuclear japonesa reforçou o debate sobre a segurança desse tipo de instalação, levando países como a Alemanha a desligar temporariamente seus reatores. Até a China, que está construindo 25 novas usinas, mais do que qualquer outro país, suspendeu a aprovação de projetos nucleares.

A verdade, no entanto, é que quando o assunto é geração de eletricidade "não existe almoço grátis", como dizia o economista e ganhador do Prêmio Nobel Milton Friedman. Toda energia é suja e sua produção tem impactos e riscos para o meio ambiente e os seres humanos.

- Para qualquer fonte de energia há um dano ambiental, nem que seja para produzir a tecnologia que ela usa - diz Roberto Schaeffer, professor de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ. - Mesmo nos casos das energias eólica e solar este impacto não é zero, embora ainda seja bem menor que nas outras opções.

Schaeffer lembra que, no Brasil, cerca de 90% da eletricidade consumida vem de hidrelétricas, que representam mais de 80% da capacidade instalada de geração no país. A operação dessas usinas praticamente não tem impacto sobre o meio ambiente e as populações em seu entorno, fazendo com que sejam consideradas uma das opções mais "limpas" disponíveis.

O mesmo, no entanto, não pode ser dito de sua construção. Seus reservatórios ocupam grandes extensões de território, forçando a remoção de cidades inteiras, destruindo florestas nativas, matando milhares de animais e inutilizando terrenos agriculturáveis. De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia 2009-2019 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, os lagos das novas usinas que serão construídas no período cobrirão um total de 7.687 quilômetros quadrados, dos quais quase 5 mil são de florestas.

E isso sem contar o risco de rompimento das barragens. Embora raros, estes eventos podem provocar desastres de proporções gigantescas, como no caso da represa chinesa de Banqiao, em que uma falha catastrófica em 1975 provocou a morte de ao menos 171 mil pessoas, sendo 26 mil nas inundações provocadas pela liberação repentina de seu reservatório e outras 145 mil em epidemias subsequentes.

- Não existe a chamada energia limpa - considera Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee). - Todo tipo de geração é de alguma forma prejudicial ao ambiente e, por isso, temos a obrigação de usar bem a energia.

Enquanto a crise nuclear japonesa coloca países como a França e o próprio Japão contra a parede na busca por alternativas à sua dependência deste tipo de geração, o Brasil é abençoado em opções, destaca Roberto Schaeffer. Para ele, o fato de o país ter uma das maiores reservas de urânio do mundo não é argumento válido para defender um maior investimento em usinas nucleares e seus riscos inerentes. Atualmente, o único projeto em andamento é o de Angra III, no sul do estado do Rio de Janeiro e entre as duas maiores megalópoles do país. Com potência de 1.405 MW, ela deverá entrar em operação em 2015.

- O cálculo de risco não se faz só sobre a probabilidade de acontecer um acidente, mas essa probabilidade multiplicada pela magnitude do impacto de um acidente - explica. - Assim, quando acontece um acidente com uma usina nuclear, o dano pode ser tão grande que, mesmo multiplicado por uma probabilidade pequena, o risco ainda será alto.

O alto custo das usinas nucleares também faz delas uma pior opção para o Brasil, avalia Schaeffer. Apesar de grande parte da eletricidade do país já vir de usinas hidrelétricas, ainda há um enorme potencial hidráulico a ser explorado. Some-se a isso as oportunidades para a construção de novas usinas térmicas a gás e biomassa, "fazendas" eólicas, sistemas de captação solar e aproveitamento de onda e marés oceânicas, escolhas é que não faltam, afirma o professor da Coppe.

Segundo Schaeffer, no caso das hidrelétricas, o Brasil só usa um terço do potencial disponível. O problema é que, dos dois terços restantes, cerca da metade está na Amazônia, onde o relevo muito plano faz com que seus reservatórios sejam proporcionalmente maiores, ampliando o impacto ambiental e social dos projetos. Assim, o país enfrenta casos como o da usina de Belo Monte, cuja construção no Rio Xingu, no Pará, só começou após mais de 30 anos de estudos.

- Não é razoável imaginar que algum dia o Brasil vá explorar todo o seu potencial hidráulico. Não vamos embarreirar todos os rios do país - diz. - E a Amazônia é uma região complicada. Por ser muito plana, as barragens alagam grandes áreas, e ela também está distante dos grandes centros consumidores, exigindo linhas de transmissão muito longas.

Por isso, conta Schaeffer, atualmente há apenas três grandes projetos de hidrelétricas na Amazônia - Belo Monte, Santo Antônio e Jirau -, e todas a fio d'água. Se por um lado isso minimiza os danos ambientais, por outro é uma menor garantia de geração.

Outra boa opção que despontou no horizonte brasileiro de geração de energia são as termelétricas a gás natural. Segundo o professor da Coppe, com a exploração do petróleo do pré-sal o Brasil vai sair da situação de país com pouco gás disponível para um com muito gás.

As térmicas a gás, no entanto, estão no centro de uma grande polêmica nos EUA, pois estão espalhadas em pequenos bolsões em rochas e só podem ser explorados por meio de uma técnica apelidada de fracking, em que água e compostos químicos sob alta pressão são injetados sob a terra para "expulsar" o gás. O método, que pode provocar a contaminação de fontes subterrâneas de água e desestabilizar o solo, foi tema do documentário "Gasland", um dos candidatos ao Oscar deste ano. Além disso, estudo que será publicado na edição de maio do periódico "Climatic Change Letters" afirma que o fracking faz com que até 8% do metano do gás natural vazem para o ambiente.

Ainda na lista de oportunidades para o Brasil na geração térmica está a biomassa. Segundo Luciano Basto, pesquisador da Coppe, apenas o aproveitamento dos resíduos da produção agrícola, como palha de cana, milho e soja, tem o potencial para gerar 14 mil MW, ou mais do que uma hidrelétrica como Itaipu, sem prejudicar a fertilização do solo, que utiliza parte destes restos. Já os resíduos da pecuária e da criação de aves e suínos poderiam somar outros 2,5 mil MW à matriz energética brasileira, enquanto a queima do lixo urbano alcançaria até 1 mil MW, e do biogás do esgoto, mais 150 MW.

A energia da biomassa também tem a vantagem de ser neutra em carbono, lembra Schaeffer:

- São térmicas de queima limpa, pois o carbono que ela está emitindo é o que a própria planta absorveu em seu desenvolvimento.

Já do ponto de vista dos riscos e danos ambientais da geração térmica, eles dependem do combustível usado. Mas o grande vilão da geração térmica é mesmo o carvão. De acordo com estudo da Clean Air Task Force, uma organização não-governamental americana que luta por uma atmosfera mais respirável, a fuligem produzida pelas quase 500 usinas a carvão em funcionamento nos EUA provoca a morte prematura de mais de 13 mil pessoas por ano, além de problemas respiratórios que levam à internação de quase 10 mil e ataques cardíacos em outras 20,4 mil, gerando prejuízos econômicos da ordem de US$ 100 bilhões de dólares anuais.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/201 ... z1KifgnQRk
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Johnny »

E as termelétricas à gás, com captura de carbono na terra?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:E as termelétricas à gás, com captura de carbono na terra?

Vazamentos, geração de gás carbônico, que causa efeito estufa. Menos pior se o gás vier do lixo e não de depósitos fósseis.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Fernando Silva »

http://moglobo.globo.com/integra.asp?tx ... 355550.asp

Eletronorte investe R$ 800 milhões para instalar sismógrafos em usinas hidrelétricas

BRASÍLIA. Mais frequentes do que se imagina no Brasil, os terremotos - de grande e pequena magnitude - terão de ser incluídos nas contas das novas hidrelétricas do país. Preocupação que há até pouco tempo não era prioridade para muitas empresas, a instalação de sismógrafos e outros equipamentos de segurança e a previsão de ações para mitigar efeitos de acidentes provocados por sismos vão constar da nova lei de barragens que está prestes a ser regulamentada. O investimento será bilionário. Só a Eletronorte, pioneira, está desembolsando, neste momento, R$ 800 milhões em equipamentos de monitoramento nas usinas Coaracy Nunes (AP) e Curuá-Una (PA).

As geradoras devem estar preparadas não só para os terremotos naturais, mas, sobretudo, para aqueles pelos quais elas próprias são responsáveis. Os chamados terremotos induzidos, ocasionados pela pressão que a imensa quantidade de água dos reservatórios exerce sobre o solo, não são raros e podem oferecer riscos à população local.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Acauan »

O fato é que a natureza tem muito mais meios de acabar com a gente do que a gente tem de acabar com a natureza.
Na pior das hipóteses temos o poder de alterar a natureza de modo a torná-la incompatível com nossa própria sobrevivência, situação na qual a natureza seguirá sua História e nós não.

Gostem ou não ambientalistas e tutti quanti, se quisermos sobreviver por mais alguns milênios no planeta teremos que construir muitas usinas nucleares, aproveitar o que houver de combustíveis fósseis e onde possível explorar ao máximo fontes hidrelétricas e recursos renováveis.

Como a humanidade é um tanto idiota, mas não ao extremo, a tendência é encontrar um ponto de equilíbrio entre os prós e contras de cada uma destas fontes antes que o risco para nós mesmos se torne crítico.

Para nós mesmos, lembremos, o planeta passa muito bem sem nós e reformará sua história biológica sózinho se formos mais idiotas que o presumível.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Apo »

Se todos os tipos de geração de energia são de alguma forma maléficas, é melhor parar com todo esforço em melhorar um lado porque isto estraga outro. Ou seja, vamos nos conformar com nossas limitações humanas: passar calor, frio, comer cru, tomar banho no rio no inverno ou no verão, construir apenas com folhas e galhos que caem ao natural, carregar peso de acordo com nossa limitação muscular, andar a pé e somente até onde temos força e resistência, reduzir todas as atividades relativas à melhoria da qualidade de vida etc. Porque tudo o que investimos e empenhamos modificando o estado inercial e que demande gasto de energia além de emitir um pum, pode resultar em dano para o ecossistema. Aliás, nem pum devemos soltar. Se pudermos impedir os bichos de fazê-lo seria o ideal.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Acauan »

Usinas nucleares têm baixíssima emissão indireta de carbono e praticamente nenhuma direta, seus resíduos diretos são mínimos por unidade de energia gerada e dispostos de um modo tão seguro que seu impacto ambiental é zero.

É a única possibilidade conhecida de geração em massa de hidrogênio combustível, único combustível ambientalmente limpo viável em futuro próximo.

Agora pergunte prá maioria dos politicamente corretos o que acham de usinas nucleares.
Dirão que é um horror, o inferno na terra e citarão Chernobyl, um ou outro mais informado lembrará de Three Miles Island e a grande maioria falará do Japão, cheios de argumentos que pinçaram do Google.

Ninguém morreu pelos incidentes no Japão ou em Three Miles Island e não teria morrido em Chernobyl se os russos não fossem umas antas.

Mas vá falar isto práquela turma...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:Ninguém morreu pelos incidentes no Japão ou em Three Miles Island e não teria morrido em Chernobyl se os russos não fossem umas antas.

Mas vá falar isto práquela turma...

Enquanto isto, não em hipótese, mas como fato:

De acordo com estudo da Clean Air Task Force, uma organização não-governamental americana que luta por uma atmosfera mais respirável, a fuligem produzida pelas quase 500 usinas a carvão em funcionamento nos EUA provoca a morte prematura de mais de 13 mil pessoas por ano, além de problemas respiratórios que levam à internação de quase 10 mil e ataques cardíacos em outras 20,4 mil, gerando prejuízos econômicos da ordem de US$ 100 bilhões de dólares anuais.


Ou seja: as usinas nucleares são um risco potencial. As usinas térmicas não são um risco, são um problema: matam milhares todos os anos.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Lúcifer »

Acauan escreveu:Usinas nucleares têm baixíssima emissão indireta de carbono e praticamente nenhuma direta, seus resíduos diretos são mínimos por unidade de energia gerada e dispostos de um modo tão seguro que seu impacto ambiental é zero.

É a única possibilidade conhecida de geração em massa de hidrogênio combustível, único combustível ambientalmente limpo viável em futuro próximo.

Agora pergunte prá maioria dos politicamente corretos o que acham de usinas nucleares.
Dirão que é um horror, o inferno na terra e citarão Chernobyl, um ou outro mais informado lembrará de Three Miles Island e a grande maioria falará do Japão, cheios de argumentos que pinçaram do Google.

Ninguém morreu pelos incidentes no Japão ou em Three Miles Island e não teria morrido em Chernobyl se os russos não fossem umas antas.

Mas vá falar isto práquela turma...


Indio velho, a sua argumentação a respeito das usinas nucleares são imbativeis e até lógicas, mas eu teria medo que fossem implantadas aqui no Brasil, não por causa do suposto risco de contaminação radioativo, mas por ser construido por brasileiros, organizado por brasileiros com esquemas de segurança brasileiros que, todo mundo sabe, dá pra se burlar se soltar uma grana a mais para baratear as normas de segurança.

Se a construção fosse feita por, por exemplo, os japoneses dando-lhes carta branca para fazer o que eles fazem de melhor e mais seguro, eu concordaria. Mas por aqui, com profissionais e empresas que visam o lucro e pouca despesa, juro que tenho medo.
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Apáte »

O que não tem remédio...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Reid »

Lúcifer escreveu:Indio velho, a sua argumentação a respeito das usinas nucleares são imbativeis e até lógicas, mas eu teria medo que fossem implantadas aqui no Brasil, não por causa do suposto risco de contaminação radioativo, mas por ser construido por brasileiros, organizado por brasileiros com esquemas de segurança brasileiros que, todo mundo sabe, dá pra se burlar se soltar uma grana a mais para baratear as normas de segurança.

Se a construção fosse feita por, por exemplo, os japoneses dando-lhes carta branca para fazer o que eles fazem de melhor e mais seguro, eu concordaria. Mas por aqui, com profissionais e empresas que visam o lucro e pouca despesa, juro que tenho medo.


Ta ai algo bem mais perigoso que as usinas aki no Brasil :emoticon33:

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Apáte »

Basta para isso construir as usinas perto das casas de milionários. Porque no Brasil o magnata nunca se f*de. Alguém já viu magnata morrendo de enchente, desabamento ou contaminação da água?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Judas »

Apáte escreveu:Basta para isso construir as usinas perto das casas de milionários. Porque no Brasil o magnata nunca se f*de. Alguém já viu magnata morrendo de enchente, desabamento ou contaminação da água?



ahuhuahuauhahuauhauhauhahuauhauhauhauhauhahuauhauhahuahua
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Reid »

Judas escreveu:
Apáte escreveu:Basta para isso construir as usinas perto das casas de milionários. Porque no Brasil o magnata nunca se f*de. Alguém já viu magnata morrendo de enchente, desabamento ou contaminação da água?



ahuhuahuauhahuauhauhauhahuauhauhauhauhauhahuauhauhahuahua


podiam construir uma usina nuclear do lado do senado :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Botanico »

Exceto pela bobagem de causar terremotos, é certo que não há meios de se produzir energia sem que cause algum problema no ambiente. Até a energia eólica não escapa: morcegos são mortos pelas pás. Se bem que talvez aqui houvesse uma solução: cobri-las com material fosforescente. Os morcegos não são cegos apesar do nome...

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Acauan »

Lúcifer escreveu: Indio velho, a sua argumentação a respeito das usinas nucleares são imbativeis e até lógicas, mas eu teria medo que fossem implantadas aqui no Brasil, não por causa do suposto risco de contaminação radioativo, mas por ser construido por brasileiros, organizado por brasileiros com esquemas de segurança brasileiros que, todo mundo sabe, dá pra se burlar se soltar uma grana a mais para baratear as normas de segurança.

Se a construção fosse feita por, por exemplo, os japoneses dando-lhes carta branca para fazer o que eles fazem de melhor e mais seguro, eu concordaria. Mas por aqui, com profissionais e empresas que visam o lucro e pouca despesa, juro que tenho medo.


Lúcifer,

Se a barragem de Itaipú ruir, a massa de água represada criará um corredor de destruição total que arrasará toda aquela região do Brasil e parte da Argentina.
Os riscos potenciais são maiores que os das usinas de Angra, mesmo considerando a hipótese improbabilíssima de ruptura do núcleo do reator. Nota: Usinas nucleares não são bombas atômicas, o urânio usado não é enriquecido o suficiente para provocar uma explosão nuclear.

A construção de Itaipú juntou mais falcatruas, favorecimentos e negociatas do que água, mesmo assim nossa grande usina segue firme e forte por décadas, um milagre para um empreendimento que é metade paraguaio.

Ou seja, mesmo no país do jeitinho os espertos são espertos, mas não são loucos, querem ganhar dinheiro, não rasgá-lo prá comer na salada.
Além disto, usinas nucleares nos países com um mínimo de responsabilidade são as instalações mais fiscalizadas do mundo, com inspeções de todo tipo, incluindo as promovidas pela agência internacional de energia atômica, que não perderia uma chance de provar que gente dos trópicos não tem que se meter a mexer com átomos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:Se a barragem de Itaipú ruir, a massa de água represada criará um corredor de destruição total que arrasará toda aquela região do Brasil e parte da Argentina.

Um funcionário de Itaipu comentou que, em caso de rompimento, a água chegaria a Buenos Aires, embora levasse 2 dias. Daria tempo de evacuar a cidade, segundo ele...

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Todos os tipos de geração de energia têm problemas

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Exceto pela bobagem de causar terremotos, é certo que não há meios de se produzir energia sem que cause algum problema no ambiente.


http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4 ... 1&pg=1&lg=
A infiltração de água nas fraturas das rochas pode causar tremores mais intensos nas proximidades dos reservatórios das usinas hidrelétricas. No mundo todo há registros de cerca de 100 terremotos que os especialistas acreditam atribuem a alterações que os reservatórios provocam no solo – o mais sério, associado à construção da barragem de Zipingpu, na China, atingiu 7,9 graus e matou 80 mil pessoas em maio de 2008. Um grupo do IAG e da Universidade de Brasília (UnB) identificou 16 hidrelétricas que induziram tremores de terra no Brasil. Sismos de magnitude 4 ocorreram nos anos 1970 nas proximidades dos reservatórios Volta Grande e Marimbondo, ambos no Rio Grande, a menos de 100 quilômetros de Bebedouro.

Trancado