Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

Res Cogitans escreveu:
Apo escreveu:Queridinho, dar significado e interpretação são ambos forma de se convencer. Cada um se convence do que melhor lhe aprouver ou tiver capacidade mental para tal. Se suas limitações emocionais estão circunscritas em seu universo racional, o problema é seu . Você apenas não está se dando conta de que está se auto-convencendo.


Se este trecho fizesse algum sentido seria ótimo. Qualquer evento que aconteça na sua vida pode ser considerado positivo, negativo ou neutro.


Você não entendeu o sentido justamente porque não entende o que eu estou querendo dizer ou porque ele contradiz sua crença com relação à terapias dos tipos que citei.

Qualquer evento que aconteça na nossa vida é ruim ou bom ou neutro de fato ( a morte de um pai que sustenta uma família e morre sem deixar nada, é ruim e pronto! não tem psicologismo ocupacional, cognitivo ou transacional que vai convencer os filhos com fome ou saudade que é bom!). Tenta mudar o efeito que algo tem sobre nós e é genuíno através de reeducação cognitiva é, no mínimo, patético! É o mesmo que convencer um ateu que o filho morto está nas mãos de anjinhos e de deus! Não está de fato, mas muitos dizem isto aos pais desesperados, na intenção ( boa intenção, lógico) de acabar ou minimizar a dor. Mas há mais motivos para tal tentativa idiota: ganhar dinheiro, não ver a encheção do luto do outro, tocar a vida em frente sem ter que carregar o peso junto etc etc. A Fé é assim: tenta reverter e mascarar a realidade.

Da mesma forma, posso tentar convencer qualquer pessoa a trasformar sua idéia e sentientos acerca de qualquer assunto. E tem quem pague por isto, claro. Mas daí a ser eficaz são outros quinhentos.

O que você não está entendendo é que a depressão é um estado doente da mente que pode ser primária ou secundária a outras doenças. E que a cura pode ter que passar através de medicação ou não tem jeito. E que mesmo sendo primária, não está ligada necessariamente a evento algum. Não havendo evento, não há recognição sobre o fato. Vai querer modificar que evento? Inventar uma ligação sobre um evento especial e tentar modificar a forma de vê-lo? Estará equivocado 2 vezes aqui: pode não ter ligação com evento algum e não se pode querer que determinados eventos não sejam eternos fomentadores de um adoecimento da "alma". A menos que se faça algum tipo de lavagem cerebral ou apague a memória subconsciente. É muita prepotência e petulância que um terapeuta cognitivo ou psicologazinha ache que tem este poder.

E tem mais outra coisa: mesmo a depressão sendo unipolar, gerada através de um aprendizado interno que leva ao mal estar subjetivo e recidivante, é quase impalpável detectar se é fruto de 1 evento, de 2 eventos, de 10 ao longo da vida, quais são eles e em que pontos eles construíram a malha psíquica que levou à depressão.

Mas a cognição demanda a interpretação de um evento causal. Não havendo evento, não há recognição!

Não. Você pode interpretar o próprio fato de estar vivo negativamente.


Estar vivo é um evento por si só. Por isto muitos, que não aceitam a morte, acabam por expandí-la para antes e depois até o infinito. Quem consegue ver assim, o faz porque nega a realidade e cria outra. Mas se eu for a um terapeuta cognitivo porque estou deprimida em funçaõ de um niilismo que se instalou ao longo da vida, duvido que algum terapeuta me convença de que "a vida é uma bênção e que merece ser vivida" ( ou um papo assim que o valha). Percebe como esta recognição é conversa pra boi dormir?

Logo, terapia em cima de algo que não houve, é irrelevante, além de ser um estresse em cima do que não houve. Muitos terapeutas cognitivos tentam encontrar junto ao paciente um evento e até induzem o paciente a pensar que algo que não teve ligação alguma e nem foi traumatizante na verdade possa ser o agente detonador do processo.


Isso não é abordagem de terapeuta cognitivo. Cite um destes terapeutas que você tenha conhecimento de causa.


Se eu citar um terapeuta cognitivo ( ou 10, ou 100) você vai dizer que todos eles não o são de fato ou vai desqualificar a minha cognição acerca do trabalho deles. Você tá parecendo a deise e outros DE por aqui, Res... :emoticon12:

Basta você ter me dado aquele Seligmam como referência e eu lido o que ele pensa sobre depressão e pensamento positivo, para eu dizer que você deve ser inocente ou não faz a menor idéia do que seja uma depressão. Sorry.

Há 2 problemas aqui na sua afirmação. Uma delas considera que todo mundo é suscetível a placebos.


Não. minha afirmação diz respeito que o efeito placebo foi observado em práticas cirúrgicas (cirurgias falsas em que os pacientes melhoravam), em medicamentos (medicamentos falsas em que os pacientes melhoravam), em procedimentos (técinas inúteis em que os pacientes melhoravam) e em terapias (terapias falsas em que os pacientes melhoravam).


Primário.

Toneladas de evidências experimentais existem acerca da existência de espiritos.


Publicadas em revistas cientítificas de alto poder de impacto?(presumindo que vc saiba oq é isso)


Sem comentários.

Res....eu já saí do Jardim de Infância.

Tenho minhas dúvidas mas isso não vem ao caso.


Hum.

E você, que experiência tem na prática como paciente deprimido? Ou só acredita em tudo o que lê?

Você acha que eu tenho que ficar chorando em posição fetal tendo pena de mim mesmo pra ter algum conhecimento sobre depressão?


É como eu pensava. Ignorante no assunto.

Você não lê o que posta? Está lá nas primeiras linhas do link.

E onde eu postei link? O link postado foi do Huxley e o texto em questão não é do Seligman e sim de um tal de Miguel Lucas. O termo "espiritual" aparece 3 vezes no texto e somente numa delas ele considera que seria um fator a ser considerado embora em nenhum momento ele trabalhe teoricamente em qual sentido o termo "espiritual" está inserido.


Putz! Você postou concordando com o texto do Seligmam postado pelo Huxley! E o Seligmam usa o texto como referência e o texto aceita que uma das causas da depressão seja espiritual, E um papo destes não tem nada de científico! Ainda mais quando vem com esta conversa RevistaCapricho de Pensamento Positivo!

Se você nunca foi paciente, apenas lê sites sobre o assunto e acha que então o que vale é aquele que um cara escreve...quem está choramingando é você. Parece até que recebe percentual sobre a grana que o cara recebe com a picaretagem dos cursos on line dele.

Depressão quase todo mundo já teve ao menos algum epsódio.


De onde diabos você tirou isto??? Só por aqui já se vê que estamos falando de coisas diferentes. Então ok, a depressão lá do Seligmam e de terapeutas e psicólogos é daquelas tipo chorar em posição porque a namorada sumiu, o pai não deu mesada ou rodou no vestibular.

Não interessa as correntes de Freuds, Jungs e outros discípulos ou dissidentes! Interessa o que é ensinado nas faculdades,

Nas faculdades brasileiras a corrente menos ensinada é a cognitivo comportamental.


E daí? A bobageira nos consultórios é sempre a mesma. E papo de terapeuta cognitivo é igual a papo de pastor. Só que os terapeutas acabam se levando a sério.

o que se pratica nos consultórios e o que isto faz com a real condição do paciente!

A TCC conforme é estabelecida teoricamente é tb a menos praticada.


Então quer dizer que os psicólogos sabem que os tais terapeutas cognitivos? Ou é tudo picaretagem, tanto que TCC nem ensina nas universidades? :emoticon12:

Podemos.

Como você quer começar?


Cadê o tópico sobre isto?

É uma pena que tanta gente sofra e gaste tanta expectativa e dinheiro nas mãos de tantos teóricos que insistem que suas práticas estejam tirando as pessoas de anos ou décadas afundadas em problemas que teriam, quem sabe, soluções mais decentes e eficazes.

Também é uma pena que tanta gente fique escravo de medicamentos pro resto da vida sendo que existem alternativas para parte dos casos.


Também acho. Mas depressão mesmo não se cura e nem se trata com recognição. É muito mais sério do que isto.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

duplo
Editado pela última vez por Apo em 03 Mai 2011, 17:11, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

triplo :emoticon2:
Editado pela última vez por Apo em 03 Mai 2011, 17:14, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

Quádruplo! :emoticon6:
o que tá acontecendo com o RV nos últimos dias? O servidor tá uma droga!
Editado pela última vez por Apo em 03 Mai 2011, 17:17, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:
Edson Jr escreveu:Se você considera a Psicologia uma Ciência, cujo objeto de estudo é a alma humana (um conceito abstrato, subjetivo e não passível de medição) o problema é seu.

Meu caro, você já leu algum livro de psicologia na vida? Sentimentos, comportamentos, emoções, inteligência, criatividade, comportamento, linguagem etc...etc..etc.. estão no escopo de estudo da psicologia. Desconsiderando psicanalistas e determinados modismos terapeuticos, a psicologia segue protocolos científicos como qualquer outra ciência que pretenda estudar padrões e relações de causalidade.


Tudo isso que você falou são os objetos de estudo da Psicologia. Só que nada palpável e passível de medição sem recair na subjetividade e arbitrariedade dos pesquisadores.

A Psiquiatria possui uma precisão muito maior (pelo menos no que se refere aos transtornos psicológicos), embora ainda esteja engatinhando.
Editado pela última vez por Edson Jr em 02 Mai 2011, 18:05, em um total de 1 vez.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:Todos que fazem ciência, são cientistas.


Só se for no sentido amplo, não no restrito ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Acabei de ler esse livro "Aprenda a ser Otimista". Não possui nada, absolutamente nada de científico!!! É impressionante, mas de cabo a rabo tudo são impressões e opiniões subjetivas e arbitrárias do Seligman. Isso não é Ciência! Da mesma maneira que Astrologia não é Ciência!!!

No fim nada comprova que TCC resolve casos de depressão grave ou transtorno bipolar. Nenhum estudo sério foi feito. NENHUM! A impressão que tenho é a de que os que me indicaram esse livro não o leram!!! Assim como a maioria dos crentes não leem a Bíblia e a defendem ... e ainda recomendam a leitura ...

Onde estão as toneladas de evidências sobre o sucesso da TCC?! Onde!?

Ridículo!!!

Perdi meu tempo ...

Repito: Psiquiatria é Ciência (no sentido de se utilizar a metodologia científica). Psicologia não é ... possui seu valor, da mesma forma que Quiromancia, Astrologia, Homeopatia, Búzios, Tarô etc ... mas Ciência, no sentido restrito do termo, NÃO É!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Eu desconfio que o Huxley seja terapeuta ocupacional e cognitivo, homeopata, adepto do Reiki e acupunturista.
Deve dar palestras sobre Reparentalização, Regressão, Análise Transacional e Holística Aplicada. :emoticon12:


Hoje em dia, na Internet, a gente encontra tudo!
Acabei de localizar a casa do Huxley:

Imagem
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Algumas frases marcantes (notavelmente "científicas") do Seligman:

"Junte, portanto, a descrença de que o seu relacionamento com Deus conta, o enfraquecimento da sua crença no poder benevolente do seu país e a dissolução da família. Para onde podemos nos voltar em busca de identidade, de objetivo e de esperança?"


"Quando precisamos de ferramentas espirituais, olhamos em volta e vemos que todos os sofás confortáveis de couro e as poltronas estofadas foram removidos e o que restou para nos sentarmos é uma pequena, frágil,cadeira de armar: o individuo."


"Na medida em que é difícil atualmente para os jovens levar a sério seu relacionamento com Deus, cumprir seus deveres com o país ou fazer parte de uma grande e sólida família, será muito difícil encontrar um sentido na vida."


"No passado, o fracasso individual era amenizado pela segunda força: o grande "nós". Quando nossos avós falhavam, eles tinham recursos espirituais com os quais se consolarem. Tinham, na maioria das vezes, uma relação com Deus, um vínculo com uma nação que amavam, um laço com a comunidade e, além disso, faziam parte de uma família extensa. A fé em Deus, a comunidade, a nação e a família ampla vêm acabando nos últimos 40 anos e os recursos espirituais dos quais dependiam vêm se esgotando."


Ou pense no seguinte: muita gente acredita que Deus não existe, que os únicos objetivos da vida são aqueles que as pessoas conseguem criar para si mesmas e que, ao morrerem, apodrecem. Se assim é, por que é que tantos desses individuos dominados pelo ceticismo mostram-se tão fagueiros? A capacidade de nos recusarmos a ver nossas arraigadas crenças negativas pode constituir nossa extraordinária defesa contra o assédio constante da depressão.


Em edição ... pois é uma pérola melhor que a outra ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Anna »

Edson Jr escreveu:
Anna escreveu:Cara, é verdade, nós o conhecemos pessoalmente há anos. Ele não tem nada de mau humorado. Mas se você quer que ele seja mau humorado o delírio é livre. :emoticon22:


Se você acha "humor negro" engraçado, o problema é seu ...

Afinal ... você não diz que o Rio de Janeiro é lindo e maravilhoso?!

... e depois quem delira sou eu ...


Não, não digo,nem nunca disse que é maravilhoso, muito pelo contrário! Se vc leu isso tá pirado. Batsa fazer uma busca em MIL tópicos sobre minha opinião acerca da vida no RJ que já envelheci de dar, e não é positiva.

Na sua cabeça que distorcida talvez, ou em sonho eu tenha dito isso.

Lindo ele é, sorry, assim como o pesquisador citado é competente, é fato. Qualquer geógrafo ou biólogo da paisagem já cansou de caracterizar e discutir sua beleza, poetas, músicos, etc, etc, a menos que você queira distorcer a geografia, o relevo e paisagem do Brasil ele seria feio.

E vc pode bater pé e fazer beicinho que o Leonardo é mau humorado, já disse que o delírio é livere.Esse será se parecer super bem feito acerca de uma pessoa com quem trocou msgs em um fórum. E vc diz ser a máxima verdade. Quem o conhece pessoalmente sabe que ele é muito bem humorado, simpático, piadista e divertido.

No mais isso aqui tá mais pra papo de maluco. Negação sem apresentar fatos e evidencias, pautando-se e opiniões pessoais. Tô fora!
Editado pela última vez por Anna em 03 Mai 2011, 01:21, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Anna »

Edson Jr escreveu:
Anna escreveu:Assim falou a autoridade, cientista renomada. Infelizmente com uma refutação digna do jardim da infância :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


Para quem se julga cientista, apelar para argumentos de autoridade é bastante bizarro ... falácia típica de quem não leva Ciência a sério ...


1) Quem está apelando para autoridade aqui é quem coloca um ponto final, e tenho dito ao fim de uma frase sobre um tema, e isso não feito por mim, obviamente, até porque não sou autoridade no tema, e tenho noção de não fazê-lo depois ter sido apresnetado farta bibliografia demosntrando o contrário! Quem o está fazendo são vocês e sem apresentar fontes. Típico.

2) Eu não me julgo cientista, eu sou cientista. Não é algo que você possa posar de, ou vc faz ciência ou não faz, fazer ciência nos torna cientistas.

3) Preciso dizer o quanto é ridículo sugerir que um cientista dedicado e ativo não leva ciência a sério? Talvez vcs ou o Tiririca levem mais a sério do que nós, da mesma forma que afirmam que o cientista altamente produtivo não é cientista, não faz cieência e não atua no tema... sabem tudo vocês.
Editado pela última vez por Anna em 03 Mai 2011, 01:57, em um total de 4 vezes.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Anna »

Edson Jr escreveu:
Anna escreveu:Não medimos quem cara pálida? :emoticon22:

Nós cientistas medimos assim, e usamos uma única régua cheias dessas métricas apontadas no currículo. Uma delas chama-se SCI, outra JCR. Se vocês medem de outro jeito é problema de vocês, mas quem mede, contrata e avalia outro cientista são cientistas.

Para QUALQUER cientista em qualquer área é assim que se mede. Quer queiram ou não, o cara é um cientista renomado e está publicando toneladas de resultados em revistas conceituadas e com SCIR. Faz parte de comissões, simpósios, etc. Sinto muito. Vcs estão completamente errados. O que deve haver são dois pontos de vistas concorrentes, duas escolas, uma delas já combatida, mas que atualmente está ganhando defensores, que ao que indica o currículo do pesquisador está em franca ação.


Se você considera a Psicologia uma Ciência, cujo objeto de estudo é a alma humana (um conceito abstrato, subjetivo e não passível de medição) o problema é seu. Se você considera um terapeuta comportamental como cientista, capaz de dizer abobrinhas como curar uma depressão severa sem o uso de medicamentos, lamento, mas a idiota é você ... e mais imbecil do que um leigo, já que possui várias titulações, o que só comprova que ter currículo não implica possuir os melhores argumentos.

Agora, a Psiquiatria sim é uma Ciência! E nenhum psiquiatra sério dará valor para essas baboseiras de que terapia resolve sozinha transtorno bipolar, depressão severa e etc ...

O que normalmente é defendido pela esmagadora maioria dos psiquiatras é a de que a terapia possui um importância complementar ou auxiliar no processo de recuperação do paciente. Não muito mais do que isso ...

A régua que a Psiquiatria utiliza é muito diferente da Psicologia, com toneladas de evidências que demonstram uma abissal diferença entre o uso de medicamentos psiquiátricos e qualquer outro tipo de placebo (o que inclui outros tipos de terapia).


Como eu sou cientista, ativa e produtiva, sei o que é e como se faz ciência, obviamente. Sei como se mede, e participo da seleção e avaliação de cientistas e aspirantes, logo também há de passar na cabeça de qualquer meiócito que obviamente eu devo saber bem o que um cientista é, faz ou não. E posso lhe garantir que alguém com uma obra publicada pela oxford university press (como o pesquisador que vc desqualifica) não é apenas um cientista, mas é um dos muito bons, pois não é qualquer alma que consegue se quer a chance de submeter uma obra ao crivo de Oxford, Columbia e Harvard University Press.
É ridículo, de chorar, vc atacar um cientista ativo com a patética frase "vc acha que um terapeuta comportamental é um cientista...". Qualquer criatura com alguma noção não diria isso a um cientista de verdade, por que é ridículo. É a coisa mais óbvia do planeta que um terapeuta não é um cientista, a menos que faça ciência. Um cientista tem que pesquisar a luz do método científico e publicar seus resultados em periódicos revistos por pares e com fator de impacto, de preferência, coisa que o pesquisador que vc desqualifica acima FAZ, em várias revistas e editoras científicas de alta qualidade e com MUITA frequência e MUITO bem.
Quem é o doido aqui? Eu é que não sou. Os argumentos de vocês parece coisa de jardim da infância = vc sabe que 2+2=4?, ou de quem não sabe absolutamente nada de ciência, julga que profissionais cientificos são imbecis e desconhecem o óbvio, e fica alardeando domínio de temas que não são de seu escopo nessa área, e regado com palavras finais, pontos finais ou verdades absolutas.
Editado pela última vez por Anna em 03 Mai 2011, 01:49, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Judas »

Edson Jr escreveu:Se você considera a Psicologia uma Ciência, cujo objeto de estudo é a alma humana (um conceito abstrato, subjetivo e não passível de medição) o problema é seu.



Jesus toma conta!

Edson, existem profissionais de merda em todas as áreas, psicologia não foge a esta regra. Mas é evidente que seu conceito relativo a esta área do conhecimento é vago ou caricato.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apáte »

Quando eu tô ferrado e vem um sujeito me contar como a vida dele anda boa, não dá vontade de me matar, mas de matar o infeliz.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Anna escreveu:Lindo ele é, sorry, assim como o pesquisador citado é competente, é fato.


Para mim ele é um bundão, independente das credenciais.

Anna escreveu:Quem o conhece pessoalmente sabe que ele é muito bem humorado, simpático, piadista e divertido.


Tá bom então, buneca ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Judas escreveu:Edson, existem profissionais de merda em todas as áreas, psicologia não foge a esta regra. Mas é evidente que seu conceito relativo a esta área do conhecimento é vago ou caricato.


Diga-me então:

Qual o objeto de estudo da Psicologia para que possa ser considerada uma Ciência (no sentido da utilização do método científico)?!

Uma Depressão SEVERA pode ser curada somente com terapia cognitivo comportamental?!

Não tiro o valor da Psicologia, mas seu caráter é subjetivo. Adoro subjetividades, mas daí a dizer que é Ciência ..
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

...
Editado pela última vez por Edson Jr em 03 Mai 2011, 18:09, em um total de 1 vez.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:Algumas frases marcantes (notavelmente "científicas") do Seligman:

"Junte, portanto, a descrença de que o seu relacionamento com Deus conta, o enfraquecimento da sua crença no poder benevolente do seu país e a dissolução da família. Para onde podemos nos voltar em busca de identidade, de objetivo e de esperança?"


"Quando precisamos de ferramentas espirituais, olhamos em volta e vemos que todos os sofás confortáveis de couro e as poltronas estofadas foram removidos e o que restou para nos sentarmos é uma pequena, frágil,cadeira de armar: o individuo."


"Na medida em que é difícil atualmente para os jovens levar a sério seu relacionamento com Deus, cumprir seus deveres com o país ou fazer parte de uma grande e sólida família, será muito difícil encontrar um sentido na vida."


"No passado, o fracasso individual era amenizado pela segunda força: o grande "nós". Quando nossos avós falhavam, eles tinham recursos espirituais com os quais se consolarem. Tinham, na maioria das vezes, uma relação com Deus, um vínculo com uma nação que amavam, um laço com a comunidade e, além disso, faziam parte de uma família extensa. A fé em Deus, a comunidade, a nação e a família ampla vêm acabando nos últimos 40 anos e os recursos espirituais dos quais dependiam vêm se esgotando."


Ou pense no seguinte: muita gente acredita que Deus não existe, que os únicos objetivos da vida são aqueles que as pessoas conseguem criar para si mesmas e que, ao morrerem, apodrecem. Se assim é, por que é que tantos desses individuos dominados pelo ceticismo mostram-se tão fagueiros? A capacidade de nos recusarmos a ver nossas arraigadas crenças negativas pode constituir nossa extraordinária defesa contra o assédio constante da depressão.


Em edição ... pois é uma pérola melhor que a outra ...


Ciência Pura. :emoticon14:


Acho que nem vou mais postar neste tópico. Estou enojada e penso que a Anna deveria rever alguns conceitos acerca de alguns cientistas que ela considera como tais. Mas não precisa ter nem segundo grau pra ver que picaretagem é esta.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

Huxley escreveu:Para os casos de causa 100% neurológica, há, além dos remédios, a terapia eletroconvulsiva.


Eu não li isto.
Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:
Huxley escreveu:Para os casos de causa 100% neurológica, há, além dos remédios, a terapia eletroconvulsiva.


Eu não li isto.


Ouvi de um psiquiatra uma pessoa q ele tentou de tudo ateh esse choque, e nada parece resolver o problema dela, nem rémedios, mas pelo q tao falando nesse tópico esse cientista ai daria jeito :emoticon26:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

Reid escreveu:
Apo escreveu:
Huxley escreveu:Para os casos de causa 100% neurológica, há, além dos remédios, a terapia eletroconvulsiva.


Eu não li isto.


Ouvi de um psiquiatra uma pessoa q ele tentou de tudo ateh esse choque, e nada parece resolver o problema dela, nem rémedios, mas pelo q tao falando nesse tópico esse cientista ai daria jeito :emoticon26:


Quando alguns médicos não sabem mais o que fazer com as disfunções cerebrais e o doente continua sofrendo ( e fazendo outras pessoas sofrerem, além de dar despesas para a previdência pública e privada), apelam para métodos mais ...conservadores e fisiológicos: eletrochoque, camisa de força, lobotomias e drogas, muitas drogas. Depois o cara
desenvolve uma psicose esquizóide e assim justifica o tratamento que deram a ele. :emoticon15: :emoticon8:

Cuidado com o psicólogo e/ou psiquiatra que escolherem para se tratar e aos seus entes queridos. Muita calma nesta hora.
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Reid escreveu:... mas pelo q tao falando nesse tópico esse cientista ai daria jeito :emoticon26:


Se bobear esse :emoticon38: grande cientista :emoticon38: cura um esquizofrênico apenas numa única sessão ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu:Eu desconfio que o Huxley seja terapeuta ocupacional e cognitivo, homeopata, adepto do Reiki e acupunturista.
Deve dar palestras sobre Reparentalização, Regressão, Análise Transacional e Holística Aplicada. :emoticon12:


Hoje em dia, na Internet, a gente encontra tudo!
Acabei de localizar a casa do Huxley:

Imagem


hahaha! Por 1,99 a hora e a casa pra alugar, ele vai estudar em Harvard ou Oxford facinho.
Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Huxley »

Edson Jr escreveu:Algumas frases marcantes (notavelmente "científicas" do Seligman:

"Junte, portanto, a descrença de que o seu relacionamento com Deus conta, o enfraquecimento da sua crença no poder benevolente do seu país e a dissolução da família. Para onde podemos nos voltar em busca de identidade, de objetivo e de esperança?"


"Quando precisamos de ferramentas espirituais, olhamos em volta e vemos que todos os sofás confortáveis de couro e as poltronas estofadas foram removidos e o que restou para nos sentarmos é uma pequena, frágil,cadeira de armar: o individuo."


"Na medida em que é difícil atualmente para os jovens levar a sério seu relacionamento com Deus, cumprir seus deveres com o país ou fazer parte de uma grande e sólida família, será muito difícil encontrar um sentido na vida."


"No passado, o fracasso individual era amenizado pela segunda força: o grande "nós". Quando nossos avós falhavam, eles tinham recursos espirituais com os quais se consolarem. Tinham, na maioria das vezes, uma relação com Deus, um vínculo com uma nação que amavam, um laço com a comunidade e, além disso, faziam parte de uma família extensa. A fé em Deus, a comunidade, a nação e a família ampla vêm acabando nos últimos 40 anos e os recursos espirituais dos quais dependiam vêm se esgotando."


Ou pense no seguinte: muita gente acredita que Deus não existe, que os únicos objetivos da vida são aqueles que as pessoas conseguem criar para si mesmas e que, ao morrerem, apodrecem. Se assim é, por que é que tantos desses individuos dominados pelo ceticismo mostram-se tão fagueiros? A capacidade de nos recusarmos a ver nossas arraigadas crenças negativas pode constituir nossa extraordinária defesa contra o assédio constante da depressão.


Em edição ... pois é uma pérola melhor que a outra ...


Colocar a palavra "científicas" entre aspas só evidencia ainda mais a distorção de sua citação fora-de-contexto e omissão de informação. As considerações finais que ele fez no final do livro NÃO ESTÃO relacionados aos estudos científicos que ele relatou no "Aprenda a Ser Otimista". Na parte final, ele apenas estava falando sobre as razões pelas quais não acreditava que o otimismo sozinho seria capaz de reverter a atual taxa de depressão na sociedade. Ele fala no componente "busca da felicidade" para a prevenção desse mal, mais especificamente a questão da atribuição de significado (por exemplo, a atitude de acreditar que sua vida é importante para alguma grande causa, representada por coisas como o altruísmo, criação de filhos, etc.). No livro, ele não dá um tratamento aprofundado sobre o assunto, já que essa obra se chama "Aprenda a Ser Otimista" e não "Aprenda a Ser Feliz". Ele também não coloca a questão dos seus estudos sobre a psicologia da felicidade, que é tema de outro livro dele...Não sei porque o espanto com a abordagem do tema felicidade num livro sobre psicologia, já que isso aparece até em um livro-texto introdutório de psicologia. Veja:

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. 3ª edição, São Paulo, Pearson Makron Books, 2005.
Editado pela última vez por Huxley em 03 Mai 2011, 22:09, em um total de 1 vez.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Huxley »

Edson Jr escreveu:Se você considera a Psicologia uma Ciência, cujo objeto de estudo é a alma humana (um conceito abstrato, subjetivo e não passível de medição) o problema é seu.


Por mais invisível e intangível que possa ser um estado consciente (uma expectativa/perspectiva/pensamento), ele tem consequências no mundo real em termos de estados neurológicos que podem ser examinados em aparelhos de ressonância magnética e ações. Sem falar do uso de outros inúmeros instrumentos do método científico (estudo duplo cego, grupo de controle, análise de regressões, etc.).

Estados conscientes subjetivos podem ter consequências objetivas e isso faz toda a diferença. A ciência pode fornecer evidência para o que não é observável diretamente. Algumas das descobertas mais importantes da ciência só podem ser inferidas via observação indireta, incluindo coisas como átomos, elétrons, vírus, raios-X, luz ultravioleta, etc.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Trancado