Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

....
Editado pela última vez por Edson Jr em 03 Mai 2011, 22:20, em um total de 1 vez.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

As considerações finais que ele fez no final do livro NÃO ESTÃO relacionados aos estudos científicos que ele relatou no "Aprenda a Ser Otimista". Na parte final, ele apenas estava falando sobre as razões pelas quais não acreditava que o otimismo sozinho seria capaz de reverter a atual taxa de depressão na sociedade.


Que final do livro?! Frases dessas estão espalhadas aos montes: no início, meio e fim!!!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Huxley »

Edson Jr escreveu:
As considerações finais que ele fez no final do livro NÃO ESTÃO relacionados aos estudos científicos que ele relatou no "Aprenda a Ser Otimista". Na parte final, ele apenas estava falando sobre as razões pelas quais não acreditava que o otimismo sozinho seria capaz de reverter a atual taxa de depressão na sociedade.


Que final do livro?! Frases dessas estão espalhadas aos montes no início, meio e fim!!!


E daí? As citações que você pôs me lembraram a parte do final do livro, eu alguma vez disse que só estavam no final do livro? De qualquer forma, isso não muda em nada o fato que a porcentagem do conteúdo sobre atribuição de significado de vida é MUITO menor do que a do tema principal e também não está relacionado aos estudos que ele relatou na obra. Suas conclusões irrelevantes não alteram esses dados...
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Huxley escreveu:E daí? As citações que você pôs me lembraram a parte do final do livro, eu alguma vez disse que só estavam no final do livro? De qualquer forma, isso não muda em nada o fato que a porcentagem do conteúdo sobre atribuição de significado de vida é MUITO menor do que o do tema principal e também não está relacionado aos estudos que ele relatou na obra. Suas conclusões irrelevantes não alteram esses dados...


Que estudos, Huxley!? Subjetivos, arbitrários e conduzidos, em muitos casos, por sua própria equipe!? O que mais existe nesse livro são juízos de valor ... Não há nada de imparcial!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Outra pérola do Seligman:

O paciente medicado com êxito não pode creditar a si mesmo a aparente normalidade conquistada; deve atribui-la às pílulas.


A questão é: e daí?!

E qual o motivo de utilizar a palavra "aparente"?!

Quanta tendenciosidade!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Estou relendo o livro desse tal de Seligman (que por sinal está me dando maior deprê) e pensando com meus botões: Se esse livro é científico então o livro "O Segredo - Você atrai o que pensa" também é, pois basicamente diz a mesma coisa. Na realidade o que mais existe são livros assim. Revistas também (normalmente as femininas).
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Bom, li e reli ...

Tchau!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Talvez inveja da felicidade alheia tenha um peso mas eu não acho que isso seja tudo.

Acho que um aspecto importante é o fato de pessoas terem mais tempo e recursos para ficarem deprimidas.

Em países em desenvolvimento ou pobres, a sobrevivência próxima ocupa a cabeça das pessoas de maneira que elas não tem muita energia ou tempo para gastar contemplando sua existência e se sentindo miseráveis.

Crises existenciais ocorrem em meio ao ócio ou ócio relativo. E este é mais viável em sociedades produtivas, onde algumas pessoas podem sobreviver da riqueza produzida por suas famílias ou pelos pagadores de impostos com relativo conforto.

Dada essa pré-condição, daí elas analisam as vidas mais significativas das pessoas ao seu redor e desenvolvem suas tendências suicidas.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apo escreveu:Qualquer evento que aconteça na nossa vida é ruim ou bom ou neutro de fato




Eu discordo veemente disso.

Mesmo eventos desagradáveis ou mesmo tragédias imensas podem ter efeitos positivos se interpretados como oportunidades de aprendizado.

Obviamente não se pode reverter a morte de um ente querido, ou um acidente que o torne aleijado, mas existem alternativas a entregar-se a depressão, uma vez que se procure dar algum sentido a experiência.

Algumas pessoas preferem o papel da vítima e se entregam a depressão porque existe algum grau de conforto imediato ao abdicar da responsabilidade por sua própria experiência, encontrando assim inúmeros fatores exteriores que justifiquem suas circunstâncias precárias. Mas essa é uma decisão que a longo prazo cobra um preço muito caro daqueles que optam por tomá-la.

Leia o livro “Em busca de sentido” de Viktor Frankl. É sobre esse psicólogo judeu que passou 5 anos preso em Auschwitz, e sua luta para encontrar motivos para continuar vivendo, e suas observações sobre a psicologia das pessoas que conseguiam sobreviver naquelas condições.

É bom ter esse tipo de referência antes de assumir uma atitude auto-justificada de vítima das circunstâncias.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Huxley »

Edson Jr escreveu:Outra pérola do Seligman:

O paciente medicado com êxito não pode creditar a si mesmo a aparente normalidade conquistada; deve atribui-la às pílulas.


A questão é: e daí?!

E qual o motivo de utilizar a palavra "aparente"?!

Quanta tendenciosidade!


Termo adequado para qualquer recuperação de mal que tenha probabilidade de recaída = aparente normalidade

Edson Jr escreveu:Estou relendo o livro desse tal de Seligman (que por sinal está me dando maior deprê) e pensando com meus botões: Se esse livro é científico então o livro "O Segredo - Você atrai o que pensa" também é, pois basicamente diz a mesma coisa. Na realidade o que mais existe são livros assim. Revistas também (normalmente as femininas).


Se concordar que, de forma geral, terapia cognitiva isoladamente funciona melhor do que remédio antidepressivo isoladamente é equivalente a dizer que O Segredo é livro científico, então, por questões de simetria, devemos dizer que concordar que Astrologia é área do conhecimento humano é pior do que dizer que golpe do falso sequestro não é golpe. HAHAHAHAHA...
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Res Cogitans »

Edson Jr escreveu:A Psiquiatria possui uma precisão muito maior (pelo menos no que se refere aos transtornos psicológicos), embora ainda esteja engatinhando.


Engraçado... o (BDI–II), o inventário de depressão de Beck, que é usado por psiquiatras no mundo todo foi desenvolvido por ninguém mais ninguém menos que o Pai da terapia cognitivo comportamental. O psiquiatra Aaron Beck! Vá estudar!
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Res Cogitans »

Apo escreveu:Você não entendeu o sentido justamente porque não entende o que eu estou querendo dizer ou porque ele contradiz sua crença com relação à terapias dos tipos que citei. Qualquer evento que aconteça na nossa vida é ruim ou bom ou neutro de fato ( a morte de um pai que sustenta uma família e morre sem deixar nada, é ruim e pronto! não tem psicologismo ocupacional, cognitivo ou transacional que vai convencer os filhos com fome ou saudade que é bom!).


–Não há necessidade de se convencer que é bom. A questão é que você tem duas alternativas ou cai em desespero ou luta contra ele.

Apo escreveu:Tenta mudar o efeito que algo tem sobre nós e é genuíno através de reeducação cognitiva é, no mínimo, patético! É o mesmo que convencer um ateu que o filho morto está nas mãos de anjinhos e de deus! Não está de fato, mas muitos dizem isto aos pais desesperados, na intenção ( boa intenção, lógico) de acabar ou minimizar a dor. Mas há mais motivos para tal tentativa idiota: ganhar dinheiro, não ver a encheção do luto do outro, tocar a vida em frente sem ter que carregar o peso junto etc etc. A Fé é assim: tenta reverter e mascarar a realidade.


--Não se trabalha a ilusão na terapia cognitiva. Trabalha-se a precisão de determinados pensamentos recorrentes. Humores negativos levam a cognições negativas e vice-versa, as cognições negativas são o foco de tratamento da TCC, isso evita a retroalimentação dos estados de humores negativos.

Apo escreveu:O que você não está entendendo é que a depressão é um estado doente da mente que pode ser primária ou secundária a outras doenças. E que a cura pode ter que passar através de medicação ou não tem jeito. E que mesmo sendo primária, não está ligada necessariamente a evento algum.
Não havendo evento, não há recognição sobre o fato. Vai querer modificar que evento? Inventar uma ligação sobre um evento especial e tentar modificar a forma de vê-lo? Estará equivocado 2 vezes aqui: pode não ter ligação com evento algum e não se pode querer que determinados eventos não sejam eternos fomentadores de um adoecimento da "alma". A menos que se faça algum tipo de lavagem cerebral ou apague a memória subconsciente. É muita prepotência e petulância que um terapeuta cognitivo ou psicologazinha ache que tem este poder.


--Não precisa ter evento particularmente traumático/estressante para desencadear uma depressão. Mas eventos traumático/estressantes aumentam substancialmente o risco de episódios depressivos, o que é absurdamente óbvio. De qualquer forma, nos dois casos há correlação entre humores negativos e pensamentos negativos.


Apo escreveu:E tem mais outra coisa: mesmo a depressão sendo unipolar, gerada através de um aprendizado interno que leva ao mal estar subjetivo e recidivante, é quase impalpável detectar se é fruto de 1 evento, de 2 eventos, de 10 ao longo da vida, quais são eles e em que pontos eles construíram a malha psíquica que levou à depressão.


--O foco da TCC são os pensamentos negativos correlacionados com humores negativos. A tríade cognitiva de Beck diz que pacientes depressivos assumem pensamentos imprecisos e negativos sobre 1) de si mesmos; 2) do ambiente, do mundo e 3) do futuro.

Apo escreveu:Estar vivo é um evento por si só. Por isto muitos, que não aceitam a morte, acabam por expandí-la para antes e depois até o infinito.


--Non sequitur.

Apo escreveu:Se eu citar um terapeuta cognitivo ( ou 10, ou 100) você vai dizer que todos eles não o são de fato ou vai desqualificar a minha cognição acerca do trabalho deles. Você tá parecendo a deise e outros DE por aqui, Res...


--Não. Só queria verificar se eles se assumem como terapeutas cognitivos somente ou com mais de uma corrente, é comum entre psicólogos clínicos não perceberem que os pressupostos de determinadas correntes são mutuamente exclusivos com as de outras. É um erro absurdamente comum.

Apo escreveu:Basta você ter me dado aquele Seligmam como referência e eu lido o que ele pensa sobre depressão e pensamento positivo, para eu dizer que você deve ser inocente ou não faz a menor idéia do que seja uma depressão. Sorry.


--Realmente. A depressão estudada por psicólogos e psiquiatras no mundo todo deve ser chamada de outra coisa, porque você patenteou a depressão e só você sabe o que é. Fique feliz por isso! Não..espera...vamos fazer o seguinte já que você discorda do que no mundo inteiro é chamado de depressão dizendo que você sente algo diferente. Então toma um termo pra você: Deapossão®. Quando quiser se referir a depressão “apocalíptica” que só você sabe como é ...use este termo, assim gera menos confusão. :)

Apo escreveu:De onde diabos você tirou isto??? Só por aqui já se vê que estamos falando de coisas diferentes. Então ok, a depressão lá do Seligmam e de terapeutas e psicólogos é daquelas tipo chorar em posição porque a namorada sumiu, o pai não deu mesada ou rodou no vestibular.


--Parece que já ficou estabelecido que depressão e Deapossão® são coisas distintas.

Apo escreveu:Então quer dizer que os psicólogos sabem que os tais terapeutas cognitivos? Ou é tudo picaretagem, tanto que TCC nem ensina nas universidades?


--A TCC não é foco das universidades brasileiras porque aqui o lobby da psicanálise, mesmo com sua nula validade científica, é forte.

Apo escreveu:Cadê o tópico sobre isto?


--Perdão, acho que ficou implícito demais. Bem eu propus que discutíssemos as falhas estatísticas dos estudos que fornecem evidência a favor da TCC. Ou dos que limitam a eficiência dos antidepressivos.

Apo escreveu:Também acho. Mas depressão mesmo não se cura e nem se trata com recognição. É muito mais sério do que isto.


--Tenta isso aqui: “Estimulação cerebral profunda, realidade por trás da ficção Implante de eletrodos tem sucesso no tratamento de depressão refratária” http://www2.uol.com.br/sciam/reportagen ... rimir.html
Só não sei se cura Deapossão® também.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Res Cogitans »

Edson Jr escreveu:
Judas escreveu:Edson, existem profissionais de merda em todas as áreas, psicologia não foge a esta regra. Mas é evidente que seu conceito relativo a esta área do conhecimento é vago ou caricato.


Diga-me então:

Qual o objeto de estudo da Psicologia para que possa ser considerada uma Ciência (no sentido da utilização do método científico)?!

Uma Depressão SEVERA pode ser curada somente com terapia cognitivo comportamental?!

Não tiro o valor da Psicologia, mas seu caráter é subjetivo. Adoro subjetividades, mas daí a dizer que é Ciência ..


Ciência Psicológica (Edição Universitária)
Mente, cérebro e comportamento
Michael S. Gazzaniga & Todd F. Heatherton
http://downloads.artmed.com.br/public/G ... Cap_01.pdf
Psicologia: Abordagens Atuais - 4.ed.
Edição Universitária
William E. Glassmann e Marilyn Hadad
http://downloads.artmed.com.br/public/G ... Cap_01.pdf
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:Ciência Psicológica (Edição Universitária)
Mente, cérebro e comportamento
Michael S. Gazzaniga & Todd F. Heatherton
http://downloads.artmed.com.br/public/G ... Cap_01.pdf
Psicologia: Abordagens Atuais - 4.ed.
Edição Universitária
William E. Glassmann e Marilyn Hadad
http://downloads.artmed.com.br/public/G ... Cap_01.pdf


Esse material que você indicou já é legal, mil vezes melhor que o livro do fanfarrão do Seligman. Bem mais imparcial e com um forte entrelaçamento da Psicologia com a Psiquiatria (que, a meu ver, é o ideal). O problema do Seligman é, dentre outras coisas, considerar que depressão SEVERA pode ter melhores resultados se for tratada apenas com a terapia. Isso é ridículo! A medicação é fundamental nesses casos e, claro que, acompanhado de uma boa terapia, o prognóstico se torna bem mais promissor.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:Engraçado... o (BDI–II), o inventário de depressão de Beck, que é usado por psiquiatras no mundo todo foi desenvolvido por ninguém mais ninguém menos que o Pai da terapia cognitivo comportamental. O psiquiatra Aaron Beck! Vá estudar!


Uma coisa é diagnosticar a Depressão. Outra coisa, bem diferente, é tratá-la ...

Não nego a importância da TCC, mas sou bem resistente a idéia de que sozinha possa resolver problemas complexos como Depressão Severa, Transtorno Bipolar de Humor ou até mesmo, como supõe Seligman, a Esquizofrenia ... não faz o menor sentido! Nenhum psiquiatra sério concordaria com tais posicionamentos ...

Talvez as publicações do Seligman possuam um teor distinto do livro, mas o livro "Aprenda a ser Otimista" foi escrito apenas para vender, sem compromisso com a Ciência. Você leu esse livro? Sério, pois o material que você indicou é infinitamente superior ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Talvez as publicações do Seligman possuam um teor distinto do livro, mas o livro "Aprenda a ser Otimista" foi escrito apenas para vender, sem compromisso com a Ciência. Você leu esse livro? Sério, pois o material que você indicou é infinitamente superior ...

Ele estava com o livro no encontro do sábado passado.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:Talvez as publicações do Seligman possuam um teor distinto do livro, mas o livro "Aprenda a ser Otimista" foi escrito apenas para vender, sem compromisso com a Ciência. Você leu esse livro? Sério, pois o material que você indicou é infinitamente superior ...

Ele estava com o livro no encontro do sábado passado.


Putz ... estranho. O livro é tipo um auto-ajuda, mas esse material que ele indicou achei muito bacana.

A útima vez que eu o vi lembro que ele me disse: Cara, o livro do Carl Sagan (O mundo assombrado pelos demônios) é muito bom! Agora ele vem com "Aprenda a ser Otimista" debaixo do braço!? Que queda de nível ... aff ...

Bom ... gosto é gosto ...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Engraçado alguém que se orienta segunda a Astrologia seja tão pessimista com respeito a materiais de auto-ajuda e ainda por cima leia "O mundo assombrado pelos demônios"...

Existem diversos tipos de livro que caem na categoria de auto-ajuda, alguns repletos de woo-woo e pseudo ciência new-age, outros com bastante informação relevante, coletada por psicólogos e outros profissionais consagrados em seus campos.

Não tire conclusões precipitadas.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Engraçado alguém que se orienta segunda a Astrologia seja tão pessimista com respeito a materiais de auto-ajuda e ainda por cima leia "O mundo assombrado pelos demônios"...


Eu me oriento segundo a Astrologia?! Astrologia para mim é curiosidade e hobby, independente da veracidade. Jamais direi que Astrologia possui validade científica. É tão bacana que você pode conversar horas com várias pessoas sobre isso por puro entretenimento.

Sou pessimista com materiais de auto-ajuda?! Já li vários e alguns muito bacanas - o problema é achá-los científicos (pode até ter uma pitada de Ciência aqui e acolá, claro, mas não é destinado a esse fim).

user f.k.a. Cabeção escreveu:Não tire conclusões precipitadas.


Justamente por isso que li o livro antes de criticar ...

Bom, pensando melhor, já tinha criticado um pouco antes também! :emoticon16:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Res Cogitans »

Edson Jr escreveu:
Res Cogitans escreveu:Ciência Psicológica (Edição Universitária)
Mente, cérebro e comportamento
Michael S. Gazzaniga & Todd F. Heatherton
http://downloads.artmed.com.br/public/G ... Cap_01.pdf
Psicologia: Abordagens Atuais - 4.ed.
Edição Universitária
William E. Glassmann e Marilyn Hadad
http://downloads.artmed.com.br/public/G ... Cap_01.pdf


Esse material que você indicou já é legal, mil vezes melhor que o livro do fanfarrão do Seligman. Bem mais imparcial e com um forte entrelaçamento da Psicologia com a Psiquiatria (que, a meu ver, é o ideal). O problema do Seligman é, dentre outras coisas, considerar que depressão SEVERA pode ter melhores resultados se for tratada apenas com a terapia. Isso é ridículo! A medicação é fundamental nesses casos e, claro que, acompanhado de uma boa terapia, o prognóstico se torna bem mais promissor.


Existe uma diferença óbvia entre um texto escrito para um americano médio (e que embora tenha base empírica será vendido nas estantes de autoajuda) e um texto para alguém que está cursando a disciplina de psicologia na faculdade. Muita gente já leu uma coisa ou outra de teoria das cordas, cosmologia, etc mas é improvável que um leitor leigo consiga entender um paper sobre o assunto. O cientista tem que fazer transposição didática para que o leitor leigo consiga assimilar ao menos parte de seus conceitos, a menos que o público de sua publicação seja de leitores não leigos.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »



Nem todo conhecimento é adquirido através de protocolos metodológicos científicos deliberados; grande parte do conhecimento existente deriva de experiência acidental e consequencial, e de diversas particularidades cuja natureza dificilmente poderia ser compilada em modelos experimentais isoláveis e reprodutíveis.

Isso inclui conhecimento codificado dentro de ensinamentos de caráter espiritual e religioso.

E certamente, várias decisões precisam ser tomadas com informação escassa e modelos pouco robustos, antes que qualquer teoria científica se estabeleça a respeito dela.

O próprio limiar entre conhecimento científico e não-científico é bastante menos claro do que certos idealistas positivistas parecem gostar de fazer parecer.

No meu entender, conhecimento é aquilo que altera o seu comportamento de forma perceptível. São informações que você acessa na hora de tomar decisões.

Muitos livros na categoria "self-help" fornecem sugestões e exemplos que permitem refinar o seu processo de decisões individuais, restando a você julgar se o conhecimento aportado por eles é ou não útil.

Eu posso dizer por mim mesmo.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Res Cogitans »

Edson Jr escreveu:
Res Cogitans escreveu:Engraçado... o (BDI–II), o inventário de depressão de Beck, que é usado por psiquiatras no mundo todo foi desenvolvido por ninguém mais ninguém menos que o Pai da terapia cognitivo comportamental. O psiquiatra Aaron Beck! Vá estudar!


Uma coisa é diagnosticar a Depressão. Outra coisa, bem diferente, é tratá-la ...

Não nego a importância da TCC, mas sou bem resistente a idéia de que sozinha possa resolver problemas complexos como Depressão Severa, Transtorno Bipolar de Humor ou até mesmo, como supõe Seligman, a Esquizofrenia ... não faz o menor sentido! Nenhum psiquiatra sério concordaria com tais posicionamentos ...

Talvez as publicações do Seligman possuam um teor distinto do livro, mas o livro "Aprenda a ser Otimista" foi escrito apenas para vender, sem compromisso com a Ciência. Você leu esse livro? Sério, pois o material que você indicou é infinitamente superior ...


Cara, a argumentação padrão do Seligman não é a de que todos os casos de depressão são curáveis por TCC. Além do mais deve-se obervar que a depressão , em boa parte casos, é autolimitada (ou seja ela é curada mesmo sem tratamento) [ver http://www.psicosite.com.br/tex/hum/dep012.htm]

As principais afirmações com embasamento científico do Seligman são:
Existe correlação entre sintomas de desamparo aprendido e depressão.
Existe menor incidência de depressão em populações que foram expostas aprendizado cognitivo positivo.
Existe menor reincidência de depressão em pessoas que se submeteram a TCC que as que tomaram apenas antidepressivos.
Alguns estudos mostram, em termos médios, a TCC tem resultado equivalente a antidepressivos.
Alguns estudos mostram que antidepressivos tem resultado pouco superior ao placebo.
Populações em sociedades coletivistas apresentam menor taxa de depressão que em sociedades individualistas. (sendo que esta é a de menor embasamento)

Cara, você está alegando que Seligman faz afirmações universais e taxativas, quando como qualquer cientista faz afirmações médias. Você não refuta a afirmação que em média homens são mais altos que mulheres mostrando uma mulher de 2,10m.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:Cara, a argumentação padrão do Seligman não é a de que todos os casos de depressão são curáveis por TCC. Além do mais deve-se obervar que a depressão , em boa parte casos, é autolimitada (ou seja ela é curada mesmo sem tratamento) [ver http://www.psicosite.com.br/tex/hum/dep012.htm]


Res, sei que a depressão é autolimitada, bem como é recorrente. Também sei que existe muito pouca diferença entre os efeitos de um placebo e medicação em depressões leves. A medicação só começa a apresentar diferenças significativas na proporção que o quadro depressivo se agrava. Dependendo da gravidade da depressão, o uso da medicação não somente é importante, como fundamental.

Nestes casos, a terapia deve ser inserida junto ou num momento posterior ao uso da medicação, pois isoladamente não trará resultados satisfatórios.

Diria que a terapia supera a medicação em muitos casos de depressão, que na maioria das vezes é leve. Em alguns casos é apenas um excesso de frustrações. Na fase moderadaentramos numa zona intermediária. A medicação já supera de maneira mais significativa o placebo e a terapia talvez não traga grandes benefícios se não for combinada com a medicação. Neste caso já seria uma questão subjetiva alegar que vale a pena insistir somente com TCC ou não arriscar e conduzir o tratamento com as duas frentes: terapia e medicação.

Além deste ponto, quando a depressão atinge níveis mais severos, o uso isolado da TCC se torna muito, mas muito temerário.

Vou comentar as colocações que tenho ressalvas:

Res Cogitans escreveu:Existe menor reincidência de depressão em pessoas que se submeteram a TCC que as que tomaram apenas antidepressivos.


Não que discorde totalmente, mas da maneira que é colocado dá a entender que seria em todos os tipos de depressão, o que não é verdade.

Res Cogitans escreveu:Alguns estudos mostram, em termos médios, a TCC tem resultado equivalente a antidepressivos.


Percebe agora!? Depende do caso de depressão ...

Res Cogitans escreveu:Alguns estudos mostram que antidepressivos tem resultado pouco superior ao placebo.


O que não gosto no livro é a tendenciosidade. Se você comparar o uso da medicação com placebo em depressões leves, não haverá praticamente diferença. Nos casos graves sim, a diferença é bastante significativa, mas mesmo assim não é todo o antidepressivo que "dá certo". Alguns funcionam melhor que outros e isso varia de paciente para paciente. Não é raro um paciente encontrar um antidepressivo adequado na terceira tentativa, por exemplo.

Existe, em todo livro, uma postura de esnobismo com relação ao tratamento medicamentoso. Isso não é legal. Vende mais (joga com preconceito peculiar das pessoas), mas não é uma postura bacana.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Res Cogitans »

A questão é você está fazendo uma afirmação taxativa: nenhum caso de depressão severa pode ser tratado com TCC. E isso não pode ser afirmado.

DeRubeis, R. J., Siegle, G. J., & Hollon, S. D. (2008). Cognitive therapy versus medication for depression: Treatment outcomes and neural mechanisms. Nature Reviews Neuroscience, 9, 788-796.

DeRubeis, R. J., Hollon, S. D., Amsterdam, J. D., Shelton, R. C., Young, P. R., Salomon, R. M., O’Reardon, J. P., Lovett, M. L., Gladis, M. M., Brown, L. L., & Gallop, R. (2005). Cognitive therapy vs medications in the treatment of moderate to severe depression. Archives of General Psychiatry, 62, 409-416
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio

Mensagem por Edson Jr »

Res Cogitans escreveu:A questão é você está fazendo uma afirmação taxativa: nenhum caso de depressão severa pode ser tratado com TCC. E isso não pode ser afirmado.

DeRubeis, R. J., Siegle, G. J., & Hollon, S. D. (2008). Cognitive therapy versus medication for depression: Treatment outcomes and neural mechanisms. Nature Reviews Neuroscience, 9, 788-796.

DeRubeis, R. J., Hollon, S. D., Amsterdam, J. D., Shelton, R. C., Young, P. R., Salomon, R. M., O’Reardon, J. P., Lovett, M. L., Gladis, M. M., Brown, L. L., & Gallop, R. (2005). Cognitive therapy vs medications in the treatment of moderate to severe depression. Archives of General Psychiatry, 62, 409-416


... mas podemos concordar que apenas o TCC como tratamento para depressão severa, no momento atual, ainda é temerário.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Trancado