Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Neuromancer »

Continuo minha peregrinação com o Ubuntu. Consegui funcionar o mp3.
vamos ser sinceros Fernando, a única razão do Linux fazer algum sucesso é ele ser feito por um pelotão de pessoas e ter por trás uma ideologia de liberdade.
Se ele fosse o produto de uma empresa privada já deixaria de ter existido há muito tempo. Tudo no linux é difícil, tudo. Tem um laborátório de informática na escola onde trabalho e os computadores usam Linux. Eu acho uma economia porca. Economizam nos sistemas operacionais para terem que contratar técnicos para qualquer coisa. Fui lá esses dias, me pediram para salvar um arquivo em um pen drive. Lá fui eu, mas não consegui, sabia que eu tinha que espetar o pen drive e montar a unidade, mas não consegui nem a pau.
Eu naõ sou um técnico em informática, se fosse talvez tivesse feito sem maiores dificuldades. Mas se eu disser que não tenho nenhum conhecimento em informática estarei mentindo, já fiz teste com mais de um sistema operacional. Lembro e ter instalado o BEos e conseguido fazer funcionar a placa de som e o modem, deu um trabalho de dias de pesquisa, mas por fim consegui. O que torna o computador popular hoje é justamente a facilidade de uso, aliado aos preços baixos do hardware. O linux pode ser o sistema ideal para uso profissional, mas para o uso doméstico é um desastre. Nas secretárias das escolas são instalados windows às escondidas porque as pessoas não conseguem usar a droga do linux, o estado obriga usar linux, mas não quer dispor de profissionais para dar ajuda técnica, as escolas precisam fazer o serviço e você já sabe o resto.
Estou tentando fazer rodar o vlc aqui, tá uma dificuldade do cacete. Porque não podem criar uma porra de um arquivo de batch igual ao windows em que vc clica e ele faz vários comandos? Vem um arquivo de ajuda em que fala sobre alguns comandos mas que não funcionam nem a pau.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Neuromancer »

Tentei instalar o vlc aqui e .......surpresa, depois de um tempão fazendo download, na hora de executar o programa congela o sistema operacional inteiro.....que porcaria!!!!
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Neuromancer »

Nada como despejar as frustrações com esse sistema em tempo real.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Reid »

ql a versao do ubuntu?

muitos programas no ubuntu podem ser simplesmente instalado pelo synaptic

que é um programa dele que oferece opçao de varias coisas para instalar

nas versoes mais novas acho q tem algo mais simples ateh

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Neuromancer escreveu: Fui lá esses dias, me pediram para salvar um arquivo em um pen drive. Lá fui eu, mas não consegui, sabia que eu tinha que espetar o pen drive e montar a unidade, mas não consegui nem a pau.

Sempre tive problemas com os winmodems por falta de driver e às vezes com a placa de vídeo, mas, uma vez tudo instalado, tudo funciona.

O Johnny relata tantos problemas que eu fico pensando que fizeram algum trabalho na encruzilhada para ele.
Uso apenas o Linux há uns 3 ou 4 anos em casa e no trabalho e não me acontecem essas coisas.

Por exemplo, o pendrive: é só plugar que abre uma janela perguntando o que fazer.
Ou uma câmera, mesmo sem instalar o driver (no Windows, sem instalar, nem pensar...).
Não entendi esse seu problema.

Windows, para mim, só raramente, quando preciso de algum programa que não exista no Linux, e ainda fico irritado com a demora do boot e com o HD que fica trabalhando sem parar por uns 20 minutos pelo menos, enquanto que no Linux o boot acaba rápido e o HD não se mexe mais.
Neuromancer escreveu:Nas secretárias das escolas são instalados windows às escondidas porque as pessoas não conseguem usar a droga do linux, o estado obriga usar linux, mas não quer dispor de profissionais para dar ajuda técnica, as escolas precisam fazer o serviço e você já sabe o resto.

Muitos fabricantes de computadores baratos instalam o Linux apenas para receber o incentivo fiscal, mas é uma versão limitada e mal instalada, às vezes apenas a linha de comando, só para constar. Eles já sabem que o usuário vai trocar pelo Windows e até gostam, porque aí fica sem garantia.

Já encontrei usuários com distribuições decentes, como o Insigne, que nem sabiam que era Linux, apenas ligavam e usavam. Só me trouxeram para consertar porque o hardware vagabundo tinha estragado ou eles tinham feito alguma besteira tipo esquecer a senha de login.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Olha. é o seguinte:

Unix like: São sistemas parrudos, muito bons para lifetime, mas tem que estar absolutamente redondinho sua compilação para funcionar. Depois disso, esquece.
Servidores não precisam usar trocentos tipos de hardware e nem windows (janelas, não confundam com MS Windows). E precisam de alguém que aceite o seu modo de ser e agir. Não, você não é livre se usar Linux pois será OBRIGADO a ler, testar, ler mais um pouco, testar novamente e, se tiver sorte e o sistema servir à todos os seus propósitos, adota-lo.

O Neuromancer tem toda razão. Quem faz linux, o faz para qualquer um usar, menos um usuário do dia a dia, salvo alguns pcs que vem empacotado com o Linux.

Um problema muito sério que o Neuromancer citou é sobre não haver um padrão de compatibilidade de pacotes e scripts. O Dante lá no Realidade disse que tem. É inc´rivel que quem usa Linux nunca tem problemas e só tem problemas com WIndows e vice versa. Nunca consegui instalar um programa que não fosse nativo da distribuição ou seja, ou é RPM ou é DEB.
Outros absurdsos que já citei mas vale a pena relembrar:

O que deveria existir e/ou ser padrão para um usuário final então?

- Clicar num local de tela para criar um link. Isto não é padrão.
- Clicar num link com o botão direito para saber para onde o link aponta
- Ter uma ferramenta de tradução para os menus ou textos dos links. Como pode ter um atalho em inglês para ago em português?
- Clicar num pen drive ou dispositivo de armazenamento e ter opções de montar, desmontar, formatar, compactar, etc. Não é padrão.
- Ter uma ferramenta de detecção de hardware na janela, como em Gerenciador de Dispositivos da MS. Não é padrão.
- Ter total compatibilidade de pacotes com detecção de dependencias. Não existe.
- Ter uma ferramenta de configuração como tinhao xconfigurator e etc, que sumiram e complica na hora de configurar alguma coisa.
- Definir uma prioridade no sistema de modo a impedir que um aplicativo tosco como o libreoffice ou o links trave todo o sistema. Não tem.
- Ter além do gerenciador padrão que vem na distribuição, uma outra alternativa, como era antes. Aliás, antes vinham mais de quatro. Claro que o sistema hoje está mais pesado (sistema = não literal)
- Ter uma ferramenta de configuração do grub ou outro gerenciador de boot. Não tem nem para Windows
- Identificar hardware sem suporte aberto e apontar possíveis links de informação. Não tem.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Não, não há um padrão. Cada distribuição tem ferramentas diferentes. Enquanto alguns vêem isto como defeito, outros vêem como liberdade de escolher entre várias opções diferentes a que melhor lhe atenda.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Não, não há um padrão. Cada distribuição tem ferramentas diferentes. Enquanto alguns vêem isto como defeito, outros vêem como liberdade de escolher entre várias opções diferentes a que melhor lhe atenda.


Pois é, mas isto é um erro e vai contra a liberdade de escolha. Seria com eu tivesse um Linux Mac, um LLInux MS e um Linux Unix. E é exatamente isso que eu naõ entendo. Se Linux não é uma distribuição e sim um sistema baseado em um kernel único, qual o problema em se criarem scripts simples de co-relacionamento? Para dizer a verdade, nenhum.

É um absurdo dizer que eu tenho liberdade para escolher a distribuiçao que eu quiser. Isso eu tenho na MS. Posso não usar o msn, o MS Office, o WMP, o IE e tirando o Office, do resto não uso nada mesmo. Mas qual é a liberdade então? De poder copiar o sistema e mudá-lo? Mas com sistemas baseados em Linux com pacotes proprietários (Mandriva Powerpack, RedHat, etc) você não pode!

Cada coisa.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Mas qual é a liberdade então? De poder copiar o sistema e mudá-lo? Mas com sistemas baseados em Linux com pacotes proprietários (Mandriva Powerpack, RedHat, etc) você não pode!Cada coisa.

Por que não pode?
Sim, há pacotes proprietários usados no Linux, principalmente codecs e drivers. Ou o Adobe Flash. Ou programas, como o Acrobat, mas estamos falando do Linux em si e da maioria dos programas.
Mas eu não sou xiita: uso o que me convém, proprietário ou não.
E a discussão que você começou é sobre se o software aberto presta ou não presta.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Mas qual é a liberdade então? De poder copiar o sistema e mudá-lo? Mas com sistemas baseados em Linux com pacotes proprietários (Mandriva Powerpack, RedHat, etc) você não pode!Cada coisa.

Por que não pode?
Sim, há pacotes proprietários usados no Linux, principalmente codecs e drivers. Ou o Adobe Flash. Ou programas, como o Acrobat, mas estamos falando do Linux em si e da maioria dos programas.
Mas eu não sou xiita: uso o que me convém, proprietário ou não.
E a discussão que você começou é sobre se o software aberto presta ou não presta.


Bem do jeito que você colocou ficou ou muito genérico ou muito específico.

Em termos absolutos temos o seguinte:
Se prestar significa que ao menos se pode usar o sistema no dia a dia, tendo contratempos esporádicos, então todos prestam.
Se não presta significa atender a 100% dos usuários com satisfação, então nenhum presta.

Eu sou da primeira opinião. Acho muito engraçado (mesmo) Usuarios MAC digladiando com usuários Linux. É até mais engraçado que Linuxer x MS WIndowers. Cada coisa cabeluda...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

No meu caso particular, só preciso do Windows raramente por causa de um ou dois programas que só rodam nele ou são melhores nele. E pode ser que um dia não precise mais.
Além disto, no meu computador, o Windows fica muito lento e me deixa estressado.

Também me sinto mais seguro com o Linux. Trabalho numa firma com mais de 100 computadores. Quando eu era o TI, vivia de cima para baixo tirando vírus e reinstalando sistemas corrompidos ou que tinham ficado pesados demais (velho problema do Windows: tem que ser reinstalado periodicamente).

Hoje não sou mais TI e fico rindo no meu canto dos pobres coitados que pegaram o serviço, enquanto eu uso o Linux e não tenho problemas de "Travou tudo!", "Não estou vendo a rede!", "Essa merda de computador parece uma tartaruga!". Mas eu ajudo: dei uma cópia do meu Live CD para eles recuperarem os arquivos dos usuários antes de reinstalar o Windows.

Trancado