Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Após um aviso de disponibilidade da versão 11.04 do Ubuntu pelo próprio sistema, cliquei no botão atualizar. Depois de várias mensagens de pacotes que seriam incompatíveis e portanto seriam removidos e novos seriam instalados, no final uma mensagem que faz com que qualquer usuário de Microsoft caia na gargalhada: "Não foi possível atualizar o sistema e seu PC ficará inutilizável. Reinicialize para iniciar o processo e recuperação"

Em seguida aparece a tela laranja da morte. Agora entendo por quê não há virus para Linux. Não precisa, ele se mata sózinho.

Agora estou instalando o 10.10 novamente do zero até encontrar uma resposta para o que aconteceu.

Mas...falta muito pouco para eu comprar o lindo e maravilhoso sistema operacional Microsoft Windows, o único e verdadeiro Sistema Operacional.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Já tentei atualizar de uma versão para outra e nunca deu certo.
Quando ao Windows, não dá para comparar, já que ele não tem essa opção.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Já tentei atualizar de uma versão para outra e nunca deu certo.

Nem fazia idéia disso :emoticon2:

Fernando Silva escreveu:Quando ao Windows, não dá para comparar, já que ele não tem essa opção.

Tem este lado de bom....
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

É bom não ter opções?
É, talvez. Você usa o que te dão e não precisa pensar nem escolher.
Se congelar, você dá boot, fazer o quê... A vida é assim mesmo.
Evita o trabalho de procurar uma solução.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Botanico »

Normalmente eu fazia novas instalações, sem atualizar a anterior. Eu tinha o Suse 11.2 e fiz nova instalação do Suse 11.3. Foi roubada, pois não funcionava direito, e depois o Firefox não funcionou mais. Não conseguia fazer a navegação. Tinha que recorrer ao Conqueror.
Aí fiz pela primeira vez a atualização: baixei o 11.4 e mandei atualizar. Até que deu certo, embora no começo o som não aparecia e tive de procurar um jeito de fazê-lo funcionar. Deu certo e no mais a coisa vai indo. O Firefox, como aqui é um beta do 4, rateia um pouco quando tem que se clicar em algum link.

Mas para mim tudo bem: eu não dependo do Linux para viver (só o uso de fato num laptop para projetar aulas) e no mais fico com o Windows XP, até porque tenho de fazer coisas no Corel Draw e não há versão para o Linux.
Bem, já passou o meu tempo de correr para atualizar o software do meu computador assim que saísse uma novidade. Dizem que a Microsoft vai suspender as atualizações do XP em 2012. Posso esperar até lá para que os bugs do Windows 7 tenham sido corrigidos...

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:É bom não ter opções?
É, talvez. Você usa o que te dão e não precisa pensar nem escolher.
Se congelar, você dá boot, fazer o quê... A vida é assim mesmo.
Evita o trabalho de procurar uma solução.

Ah Fernando, me poupe. Ter opções do que? De ter um Linux que fica inutilizável após a atualização, ou um que não permite usar uma multifuncional sem ter que fazer contorcionismos? Ou outro que não conecta na internet, mesmo tendo um modem roteado e já conectado? OU outro que não reconhece um monitor LCD?

Isso não é liberdade e nunca será. Liberdade é você poder ter um PC com os programas que vocÊ quiser e usando o hardware que você quiser e da forma para o qual foiprojetado.

Esta da atualização foi simplesmente ridículo. Então que não colocassem a chamada no SInaptic para atualizar o SO, ficaria mais bonito. Apenas lembrando, nunca uma atualização no Windows deixou o sistema inutilizável, e mesmo que isso ocorresse, você poderia usar o CD de recuperação. NO Ubuntu simplesmente não é possível, só reinstalando do zero, digo zero mesmo pois instalando por cima também não deu certo. Tive que remover a partição. Não adiantou mandar usar o disco inteiro. Outra falha MUITO grave.

Mas como prometi, vamos ver até onde minha paciência vai. Quando funcionando, parece uma boa alternativa para quem é fresco e tem cagaço de usar um SO pirata. Fora isso...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Ah Fernando, me poupe. Ter opções do que?

Há opções, sim, mas reconheço que não são para qualquer um. Tem que saber o que está fazendo. No Windows, não há opções, ponto final.

Mas, repito: as atualizações do Windows são apenas remendos dentro de uma mesma versão e não mudança de versão, tipo do XP para o Vista ou do Vista para o 7.

Tenho um Vista que veio com o PC e um Linux que instalei. Raramente uso o Vista, quando preciso de algum programa que não existe no Linux, e fico sempre irritado com a demora do boot, além de preocupado com o desgate do HD, que fica chacoalhando sem parar por uns 20 minutos, pelo menos, depois para, mas recomeça de vez em quando, enquanto que o Linux dá boot rápido e o HD não se mexe mais a não ser quando é usado.

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Rapidfire »

E o Ubuntu 11.04 está botando ainda mais rápido que o de costume. Não tem nem comparação com meu windows (que uso menos, aliás).
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:E o Ubuntu 11.04 está botando ainda mais rápido que o de costume. Não tem nem comparação com meu windows (que uso menos, aliás).

Vou tentar fazer o que o Fernando disse. Estou baixando via Transmission (torrent do Ubuntu) e vou queimar um CD depois. Sò não sei como fazer um backup do 10.10 anter disso. Sei que o Botânico usou o ghost para isso, mas provavelmente ele tenha duas partições no HD. Eu só tenho a do Linux. Tenho o ouro HD de 10G mas nem sei se vai funcionar. E o HD USB, mas parece-me que o ghost não o reconhece ou ficava muito demorado fazer o ghost. Ainda tenho a opção de instalar o 11.04 lado a lado, mas seria um risco e tanto, dadas as atuais circunstâncias.

Bem, primeiro vou deixar o 10.10 redondo como estava antes e depois eu vejo o que eu faço, já que a Microsoft se recusou a me presentear com um W7 :emoticon33:

Desejem boa sorte para mim.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Reid »

essa versão nova 11.04 do ubuntu n me agradou muito com esse unity :emoticon5:

fico estranho e meio que feito nas coxas.. sei la :emoticon12:

talvez uma questão de se adaptar a essa nova mudança

e outra coisa que nao entendo, q o povo do linux fazem (caso eles fossem da microsoft)

eles lançariam atualização do windows 7 no windows update do windows XP :emoticon5: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:essa versão nova 11.04 do ubuntu n me agradou muito com esse unity :emoticon5:

fico estranho e meio que feito nas coxas.. sei la :emoticon12:

talvez uma questão de se adaptar a essa nova mudança

e outra coisa que nao entendo, q o povo do linux fazem (caso eles fossem da microsoft)

eles lançariam atualização do windows 7 no windows update do windows XP :emoticon5: :emoticon12: :emoticon12:


Depois de ler e reler, pensei melhor e não vou atualizar para o 11.04. Ainda mais que o 11.04 não é configurável ou pelo menos, parece-me travado, bem o oposto do que os chatinux dizem sobre liberdade.

http://www.adrenaline.com.br/tecnologia ... icias.html

"De incomodo, apenas fica a barra fixa à esquerda e a outra no topo. O sistema não apresenta opções visíveis para mudar a posição dos recursos, não sendo fácil customizar a interface do SO neste aspecto. "
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Talvez eu experimente o Unity, mas vou testar a versão KDE primeiro.

O objetivo do Unity é aproveitar melhor telas pequenas, tipo netbook, o que não é o meu caso.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Reid »

Fernando Silva escreveu:Talvez eu experimente o Unity, mas vou testar a versão KDE primeiro.

O objetivo do Unity é aproveitar melhor telas pequenas, tipo netbook, o que não é o meu caso.


concordo, mas acho que não trabalharam muito em cima dele para dar uma melhor aparência/acabamento e o pior de tudo que não tem como alterar nada :emoticon15:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:
Fernando Silva escreveu:Talvez eu experimente o Unity, mas vou testar a versão KDE primeiro.

O objetivo do Unity é aproveitar melhor telas pequenas, tipo netbook, o que não é o meu caso.


concordo, mas acho que não trabalharam muito em cima dele para dar uma melhor aparência/acabamento e o pior de tudo que não tem como alterar nada :emoticon15:


Pode experimentar o Kubuntu que está ótimo, baixei via torrent e instalei. Tirando algumas COs (cagadas operacionais) que me fez instalá-lo 4 vezes, agora está redondo, sem configurações errôneas.

DTirando algumas COs (cagadas operacionais) que me fez instalá-lo 4 vezes, agora está redondo, sem configurações errôneas.

Disse CO pois tentei depois de instalado, mudar os locais de /home nos usuários (não mover a pasta, mudar os pontos de acesso nos próprios usuários, como fazia no Windows) e depois não tinha cristo que fizesse o mesmo logar.

Como minha filha prrecisava refazer o trabalho dela (que se perdeu nesta basbaquice), tentei instalar novamente.
Só não sabia que ele iria tentar aproveitar a configuração anterior (na instalação não fala nada a respeito). Como depois disso ainda deu problemas (não me lembro quais agora) instalei do zero.

Mas tem uma coisa que não estou conseguindo dar solução. Tenho um HD externo que uso para guardar tudo dos usuários, programas windows, filmes , musicas doc, etc.

Se eu logo como User01 e acesso o HD externo formatado em FAT (padrão) e depois abro outra seção com o user02, este último não tem permissão de escrita no HD externo. Isso pode se tornar ( e se tornou) um problema pois, digamos que eu user01 esteja baixando alguma coisa via torrent e deixo o PC ligado. Depois o user02 entra e tenta editar um documento ou então baixar alguma coisa que precise ser salvo neste HD externo (poderia ser um pendrive com os dois usando ao mesmo tempo). Depois ele não consegue salvá-lo.

Se não estou enganado, no Ubuntu (gnome portanto) ao fazer logoff a unidade era desmontada e o processo parado, e assim sendo o user02 tinha permissão de escrita, mas no kubuntu parece que permanece montada.

Existe solução para isso?

1- Dois usuários poderem acessar o mesmo HD usb quando um ou outro já estáo usando?

2- Desmontar a unidade USB FAT no logoff (isso não me parece difícil)?

Quanto ao Unity, se não me angano, pode-se adicionar o Gnome posteriormente, mas fiquei satisfeitíssimo com o Kubuntu.

Outra coisa que será u problema futura será quanto ao Java (bancos e a receita usam). Parece-me que a oracle não está muito interessada em atualizar o java para Linux (está na versão 25).
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Existe solução para isso?

1- Dois usuários poderem acessar o mesmo HD usb quando um ou outro já estáo usando?

2- Desmontar a unidade USB FAT no logoff (isso não me parece difícil)?

Durante o boot, você pode usar o /etc/rc.local ou /etc/rc.d/rc.local, que equivale ao autoexec.bat do Windows para executar comandos automaticamente.

No caso do logoff, encontrei isto:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Com ... d-rc.local
Assim como o /etc/rc.d/rc.local é um shell script que é executado durante a inicialização do sistema, você também pode criar um que será executado durante a finalização do sistema. Veja:

Em '/etc/rc.d' crie um script com o seguinte nome: 'rc.local_shutdown', dê permissão de execução: 'chmod +x rc.local_shutdown' e pronto.

Exemplo:
------------
#!/bin/sh
#
# rc.local_shutdown - script que e executado
# durante a finalizacao (shutdown) do sistema.

# Removendo os arquivos temporarios criados em /tmp:
rm -rf /tmp/* 2> /dev/null
------------

Ao utilizar este exemplo, toda vez que o sistema for desligado ou reinicializado, os arquivos temporários em /tmp serão removidos.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Será que se eu montar o HD usb no boot e desmontar no shutdown resolveria a questão 1?

tipo

mount /dev/sdb1 /media/HD_externo
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Será que se eu montar o HD usb no boot e desmontar no shutdown resolveria a questão 1?

tipo

mount /dev/sdb1 /media/HD_externo

Não sei. Nunca tive essa necessidade. O máximo que faço é montar as outras partições durante o boot com o fstab.

Outra opção:
Entre no diretório do HD externo e use este comando:
chmod 777 -Rv *

Escancara o disco para todo mundo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Será que se eu montar o HD usb no boot e desmontar no shutdown resolveria a questão 1?

tipo

mount /dev/sdb1 /media/HD_externo

Não sei. Nunca tive essa necessidade. O máximo que faço é montar as outras partições durante o boot com o fstab.

Outra opção:
Entre no diretório do HD externo e use este comando:
chmod 777 -Rv *

Escancara o disco para todo mundo.


Acho que o problema não seria de permissão e sim de acesso simultâneo, ACHO.

Em casa faço um (mais um) teste. Deixei isso lá no forum Ubuntubr e vou dar uma olhada para ver se já responderam.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Rapidfire »

Pra personalizar o unity com o compiz é muito fácil. É só usar alt+F2 pra abrir a caixa de comando e digitar about:config.

Não gastei nem um minuto de pesquisa.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:Pra personalizar o unity com o compiz é muito fácil. É só usar alt+F2 pra abrir a caixa de comando e digitar about:config.

Não gastei nem um minuto de pesquisa.

Maquiagem é fácil de resolver. Veja o que consegue sobre o que eu postei. Já vi neguinho sendo expulso do forum Ubuntu pelo mesmo problema, só porque linuxer acha que quem não sabe tudo sobre linux é vagabundo, alcoolatra, fumeiro e punheteiro.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Já vi neguinho sendo expulso do forum Ubuntu pelo mesmo problema, só porque linuxer acha que quem não sabe tudo sobre linux é vagabundo, alcoolatra, fumeiro e punheteiro.

Por outro lado, tem muito preguiçoso que nem se dá ao trabalho de pesquisar e faz perguntas básicas num tópico que está discutindo coisas mais complicadas.
Mal comparando, equivale aos crentes que aparecem aqui citando trechos da Bíblia como se ninguém tivesse ouvido falar dela, como se estivessem nos trazendo uma grande novidade.

Também tem aqueles caras que abrem tópicos intitulados "Me ajudem!" em vez de algo explícito tipo "Meu hardware XYZ não faz tal e tal coisa" e depois reclamam que ninguém respondeu.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Já vi neguinho sendo expulso do forum Ubuntu pelo mesmo problema, só porque linuxer acha que quem não sabe tudo sobre linux é vagabundo, alcoolatra, fumeiro e punheteiro.

Por outro lado, tem muito preguiçoso que nem se dá ao trabalho de pesquisar e faz perguntas básicas num tópico que está discutindo coisas mais complicadas.
Mal comparando, equivale aos crentes que aparecem aqui citando trechos da Bíblia como se ninguém tivesse ouvido falar dela, como se estivessem nos trazendo uma grande novidade.

Também tem aqueles caras que abrem tópicos intitulados "Me ajudem!" em vez de algo explícito tipo "Meu hardware XYZ não faz tal e tal coisa" e depois reclamam que ninguém respondeu.

Tá, tem horas que se perde a paciência mesmo. Mas o que tenho visto por aí mais é isto mesmo.

Cara, testei o Ultimate Boot CD e o bixo é foda. Salvei minha partição compactada como no ghost (que nao conseguia nem a pau). O legal é que quando seleciona o aplicativo de partições , acho que Part Magic u algo assim, ele roda um X que não sei qual é, com toda as ferrramentas. Lá tem o partimage, chromium, rede, etc. Quase dá vontade de usar isso como SO de tão leve. :emoticon16:

Só precisarei fazer novamente hoje (fiz ontem) pois não me lembro de ter pedido para ele dividir a imagem em duas, uma com 1.2g e outra...com 240M

Até cheguei a pensar neste momento que poderia ser a swapp, mas a swapp não fica na mesma partição.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Neuromancer »

Estou rodando aqui a versão mais nova do ubuntu 11.04, baixei ontem e tentei rodar a versão live, só para testar.
Tentei ontem à noite pela primeira vez esta versão. Fui começar por tentar tocar uns MP3 que eu tenho por aqui,queria saber se a placa de aúdio estava rodando legal e conhecer os aplicativos para músicas, PUTZ, que decepção. Não tem compatibilidade com MP3, tem que baixar pacotes e instalar e talz. É quase inacreditável, o sistema operacional NÃO consegue tocar uma merda de um simples MP3. Claro, posso baixar os pacotes, mas isso quer dizer que toda vez que eu for usá-lo na versão LIVE vou ter que repetir o processo, uma merda só.
Cara, eu sinceramente acho que endeusam demais essa merda. Se fosse um formato esdrúxulo como APE, ou Musepack, mas um simples mp3 é foda.
Ah e pra acabar de fuder, quando eu fui testar e pedi pra baixar os pacotes de compatibilidade, não encontrou nada, é ou não é de lascar?
Mas devo reconhecer que fiquei impressionado com ele ter reconhecido meu modem 3G da TIM. Quase deu para desculpar a mancada com o MP3.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Johnny »

Bem, o fato de não vir mais pacotes de compatibilidade de codecs tem um fundo legal e outro filosófico, mais filosófico por parte da Canonical querer manter a filosofia do Debians e da GPL.
Mas a coisa nem é tão séria, pois não se consegue rodar normalmente ogg, mkv ou rmv no Windows, sem baixar os codecs. Ah, mas eu rodo mp3 no WMP. Sim, mas filosofia do Linux é usar software livre e licenças também livres. O mp3 é um formato proprietário e, por via das dúvidas legais, não distribuem junto com o SO. Se o usuário baixar depois, não é problema da Linux Co.

Se os problemas e dificuldades dos Linuxes fôsse só isso, minha vida seria uma maravilha.

Tem coisas no Linux que se tem que aprender mesmo, comom mexer em configurações avançadas e etc. Mas tem coisas que não entendo o porquê.

A- Se eu estiver acessando um HD externo e logar com outro usuário, sem sair do usuário anterior, o atual não tem acesso ao HD citado. Isto é um problema sério. Imagine que eu estou baixando alguma coisa de manhã e saio para trabalhar. Daí minha filha ou esposa vai usar o micro e quer ver a receita ou o trabalho de escola que está no mesmo HD. Terá de esperar eu chegar ou dar um reset no micro para poder usar.

B- Deum um pau no pendrive ao plugar no meu PC outro. No Windows bastaria clicar na letra do pen e escolher formatar. No Ubuntu? não tem esta opção (uso o Kubuntu)

C- Travou o sistema e o teclado (aconteceu, acontece e quem disser que não é um tremendo mentiroso, safado, sem vergonha, ordinário). Solução? Reset. No Windows eu nunca tive este problema de forma frequente, so uma vez no inicio de uso do Seven deu a tela preta da morte, mas o sistema nem estava sendo vendido ainda, era um Alfa.
Consegui travar usando o links (sudo apt-get install links) e abrindo um navegador do X (Epiphani, Opera...).

D- Quero saber onde está o aplicativo que um link (icone) está apontando. No Windows eu clico com o botão direito, propriedades e só. No Kubuntu, aparece tudo quanto é coisa, menos o local do dito cujo.

Não quero que o Linux seja parecido com o Windows. Quero apenas que o mesmo seja amigável e intuitivo ao usuário final.

Computador pessoal é um equipamento caro e antes de tudo uma ferramenta de trabalho. Se eu tiver que perder tempo estudando o sistema operacional todo para poder fazer coisas simples como formatar um pendrive no modo gráfico, fica difícil.

Talvez a Canonical pretenda ir melhorando isso na medida do possível, está fazendo parcerias com fabricantes de hardware e etc. Mas tem muito neguinho chato com dedo em riste dizendo que querem acabar com a identidade do Linux, Ubuntu, que qeurem fazer um outro Windows ou MAC OS e por aí vai. A grande maioria de linuxers que conheço não são usuários comuns, e quando esta leva chega com problemas, acabam enxotando os pobres coitados que compraram seus primeiros PCs da onda da inclusão digital.
Parecem políticos ou evangélicos.

Mas estou gostando do Kubuntu. Se eu descobrir uma forma mais fácil de funcionar minha multifuncional em outra distro que ainda irei testar, e nesta as coisa forem mais fáceis, talvez eu troque. Por que? Não dá para dizer para minha filha, toda vez que quiser apagar um pendrive, abrir um terminal, entrar como sudo e dar um rm vaitekatar.

SO para usuários é para ser simples e funcional. Quem quiser coisa bruta que baixe o slack ou outro sistema minimista, sem janelas.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux, um "sistema operacional" INUTILIZÁVEL

Mensagem por Fernando Silva »

Neuromancer escreveu:É quase inacreditável, o sistema operacional NÃO consegue tocar uma merda de um simples MP3. Claro, posso baixar os pacotes, mas isso quer dizer que toda vez que eu for usá-lo na versão LIVE vou ter que repetir o processo, uma merda só.
Cara, eu sinceramente acho que endeusam demais essa merda. Se fosse um formato esdrúxulo como APE, ou Musepack, mas um simples mp3 é foda.

O MP3 é um formato proprietário. Quando você paga pelo Windows, está pagando pelos codecs que vêm junto.
No Linux, se você quiser MP3, tem que baixar o codec por fora, já que é ilegal fornecer o codec de graça.
Até mesmo as fontes do Windows (Arial, Times New Roman etc.) são proprietárias. Você pode instalar no Linux, mas é ilegal e a decisão é sua, não de quem cria a distribuição.
Idem idem o deCSS, que serve para desbloquear os DVDs que não seja Região 0 ou All.

Ilegal ou não, é bastante fácil instalar tudo. Para quem não entende do assunto, basta procurar pelas receitas de bolo que logo aparecem depois do lançamento de cada versão nova.

Esta é para o Kubuntu 11.04:
http://www.howtoforge.com/the-perfect-d ... untu-11.04

Há outra específica para o Ubuntu, mas a principal diferença são os programas disponíveis para instalação.

Trancado