Criado o maior mapa 3D do universo distante

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Criado o maior mapa 3D do universo distante

Mensagem por Reid »

Criado o maior mapa 3D do universo distante

Imagem

SÃO PAULO – Pesquisadores usam a luz de 14 mil quasares para criar o maior mapa 3D já feito do chamado universo distante.

O trabalho de David Schlegel, do Laboratório Nacional Berkley, ligado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi apresentado em abril durante encontro da Sociedade Americana de Física.

Os quasares, os maiores objetos do universo, são buracos negros de grande massa localizados no centro de galáxias a bilhões de anos-luz. Os14 mil objetos usados na pesquisa foram rastreados pelo telescópio Sloam, no Novo México.

O estudo recebeu o nome de Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (BOSS) por ser a primeira tentativa de usar a oscilação acústica de partículas subatômicas chamadas baríons (BAO) como ferramenta para medir a energia escura. Essa oscilação mostra a maneira como a matéria se aglomera de forma regular em todo o universo – mostrando que ele se expande.

Até agora, mapas 3D dessa oscilação eram baseados na distribuição de galáxias visíveis. O BOSS é a primeira pesquisa a mapear também o gás hidrogênio intergaláctico invisível – e é justamente o brilho dos quasares distantes que permite essa análise. Os quasares funcionam como luz de fundo para iluminar o gás e mostrar sua aglomeração além da nossa linha de visão.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/cienc ... 011-10.shl

So um detalhe o mapa é construido levando em consideração que a Terra esta proxima do centro mas não significa que é o centro de "tudo" pelo que aparenta no mapa :emoticon1:

Aqui tem mais informações e fotos: http://www.sdss.org/

Trancado