12 mortos em confrontos religiosos no Egito

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

12 mortos em confrontos religiosos no Egito

Mensagem por Johnny »

CAIRO (Reuters) - O governo do Egito anunciou medidas neste domingo para interromper a violência religiosa no país, após 12 pessoas terem morrido em confrontos sangrentos em um subúrbio do Cairo devido a rumores de que cristãos teriam sequestrado uma mulher convertida ao islamismo.

O conflito sectário, ocorrido no sábado, foi o pior desde que 13 pessoas morreram no dia 9 de março, quando uma igreja foi queimada.

Os eventos representam um novo desafio para os generais que governam o país desde a saída do poder do presidente Hosni Mubarak, em decorrência de intensos protestos.

O primeiro-ministro Essam Sharaf cancelou uma viagem ao Golfo Arábico para realizar uma reunião ministerial. O governo decidiu colocar mais forças de segurança perto de locais religiosos e endureceu as leis que criminalizam os ataques a lugares de culto.

"Aglomerações em torno de locais de culto serão proibidas, com o intuito de proteger a santidade desses lugares, garantir a segurança dos moradores e evitar confrontos sectários", disse o ministro da Justiça, Mohamed el-Guindy, em comunicado lido na televisão estatal.

Segundo o Exército, 190 pessoas serão julgadas em tribunais militares pela violência de sábado.

Houve um breve tiroteio no domingo no bairro, onde cerca de 500 islâmicos conservadores, conhecidos como salafistas, reuniram-se do lado de fora da igreja no subúrbio de Imbaba. Eles pediam que os cristãos libertassem a mulher que alegam ter se convertido ao Islã e que estaria presa contra sua vontade.

Aos salafistas se uniram outros muçulmanos que pediam para entrar na igreja e verificar se a mulher estava lá.

Soldados e policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e dispararam para o alto para tentar dispersar a multidão, mas os confrontos se seguiram durante a noite em ruas próximas à igreja.

Houve corte de energia na região, dificultando o trabalho dos policiais.

Uma outra igreja, localizada nas proximidades, foi queimada durante os confrontos da noite de sábado.

"Meu filho frequenta esta igreja. Como podemos nos sentir seguros?", disse Nashaat Boshra, que chorava no domingo em frente a igreja incendiada de Santa Maria.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: 12 mortos em confrontos religiosos no Egito

Mensagem por Apo »

É só não frequentar igrejas, templos e lugares onde gente se aglutina pra ocupar o tempo e cabeça com uma mistura de medo e excitação ( ambos evolutivamente interligados, mas dá pra evitar esta tentação).

E esta de proteger a santidade dos lugares é muito engraçada! Estes lugares vazios são desprovidos de sentido por si só. E com gente aglomerada adquirem sentido do que chamam de santidade, mas é só um jeito do ser humano projetar suas maluquices em uníssono.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: 12 mortos em confrontos religiosos no Egito

Mensagem por Fernando Silva »

Assim como na Iugoslávia, quando cai o poder central unificador (nem que seja como inimigo comum), as velhas divergências vêm à tona.

Trancado