IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Zato-one »

Nem sempre os filhos seguem a religião dos pais. E quando os pais não têm religião, a coisa não é diferente

Jaqueline Li, especial para o iG | 09/05/2011 07:35


Larissa Queiroz recebe uma carta de uma instituição filantrópica e, dentro do envelope, descobre um terço de plástico de brinde. A filha Beatriz, de sete anos, adora a novidade e coloca no pescoço na mesma hora. “Expliquei que aquilo não era um colar, disse do que se tratava e me parece que ela ficou ainda mais interessada”, conta a mãe recifense que vive em São Paulo. Desde então, a pequena pede para rezar toda noite. Outro dia, convenceu o pai a levá-la a uma missa pela primeira vez.

As novas gerações de céticos, agnósticos e ateus não casam na igreja, não batizam seus filhos, nem têm religião ou falam de fé. Eles simplesmente desconsideram a existência de Deus. “Esse assunto jamais foi tocado aqui casa, inclusive escolhemos a escola com base nisso. Descartamos todas aquelas com qualquer enfoque religioso”, completa Larissa.

Mas isso não impede que, em alguns casos, seus filhos sintam a necessidade e até cobrem uma discussão sobre fé e religião. De acordo com Eduardo Rodrigues da Cruz, professor do Programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC de São Paulo, os psicólogos cognitivos tem estudado o assunto com crianças de várias faixas etárias. “Suas conclusões: todos somos naturalmente teístas, e, à medida que crescemos, vamos diversificando nossas posturas”, afirma o doutor em teologia, que também é mestre em física. Ou seja, para ele, a fé é uma postura “natural”, que é racionalizada conforme amadurecemos

Crente por natureza
O polêmico cientista britânico Richard Dawkins também defende essa ideia. Conhecido como ‘devoto de Darwin’, em seu bestseller “Deus, um delírio”, o autor sugere que todas as crianças são dualistas (aceitam que corpo e alma sejam duas coisas distintas) e teleológicas (demandam designição de um propósito para tudo) por natureza. Assim, o darwinista dá conta de explicar o que poderíamos chamar de hereditariedade religiosa na qual, inevitavelmente, acabamos por seguir a opção de fé de nossos pais. Só que nem sempre é assim.

Em uma noite de mais de uma hora de apagão, escuro total e absoluto, Beatriz, a filha de Larissa, teve uma ideia: "vamos rezar para a luz voltar”. “Eu lógico, relutante, tentei explicar que não adiantaria, mas ela insistiu, insistiu e rezamos. Um minuto depois, a luz voltou”, descreve. Em seu blog, Larissa desabafa: “será que temos como evitar isso? Estou achando que não”.

Marina de Oliveira Pais, carioca, é filha de pai ateu. Sua mãe, assim como muitos brasileiros, foi batizada, mas não pratica nenhuma religião. “Minha mãe não sabe dizer de que doutrina é, por isso também nunca soube muito bem no que acreditar. Eu tinha fé na ‘força do pensamento’, que se pensássemos positivo atrairíamos coisas positivas e se pensássemos negativo atrairíamos coisas negativas”, diz a jovem de 22 anos.

Quando decidiu morar sozinha pela primeira vez, Marina conheceu Bernardo Nogueira, de 20 anos. Apaixonada, ela conseguiu resistir aos convites da família do namorado para ir a uma igreja evangélica só por alguns meses. Mas relata que, já na primeira vez que assistiu ao culto, teve certeza de que estava no lugar certo. “Fiquei maravilhada”, descreve.

Ela então mudou drasticamente seu estilo de vida. “Cortei a bebida, as baladas e os palavrões. Hoje meus pais respeitam minha situação de convertida justamente por essas minhas mudanças comportamentais”, afirma.

Sentir-se acolhida em uma doutrina que se baseia na Bíblia é justamente o que importa hoje para Jaqueline Slongo, de 23 anos. Depois de um tempo separados, ela voltou a viver na cidade natal de Curitiba com o pai ateu. Ironicamente, por conta de uma bolsa de estudos, a então adolescente foi estudar em um colégio católico. O retorno à cidade grande, onde as desigualdades sociais são mais gritantes, o descobrimento da Bíblia e a fase de mudanças, levantaram muitos questionamentos. “Comecei a me questionar sobre a existência de Deus, fazia perguntas para as freiras do colégio, mas as respostas não me saciavam", lembra.

Black out
Jaqueline começou a achar que havia alguma coisa errada entre o que lia e o que pregavam suas 'instrutoras espirituais'. "Elas me mandavam rezar, mas eu não curtia”, confessa. Seu pai viajava muito e, como não acreditava em Deus, a filha preferia não falar sobre o assunto com ele. O processo foi sofrido, e aconteceu em meio às transformações da adolescência, à ausência dos pais, e à angústia causada por sintomas de depressão. “Eu era muito agressiva, rebelde, intolerante. Não tinha amigos e sempre me isolava”, conta.

Ela então buscou alívio e conforto na religião. Hoje, a estudante se considera protestante, mas passou por diversas comunidades cristãs diferentes. Diz que não se importa com rótulos, mas sente que é preciso estar em grupo. “Acho importante a vivência em comunidade, pois é no relacionamento com outros que seu caráter se constrói”, afirma.

Com o pai, ficou cinco anos sem poder comentar nada sobre sua fé. Até que, há três meses, consciente da mudança espiritual da filha, ele lhe pediu que comentasse, ‘de forma sucinta’, no que exatamente ela acreditava. A partir de então, ela diz, ele tem pedido que também reze por ele.


http://delas.ig.com.br/comportamento/fi ... 90241.html
tenho dúvidas sobre essa matéria. Principalmente nos relatos.
Richard Dawkins disse aquilo mesmo? :emoticon5:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Fernando Silva »

Religião é um entorpecente. Quando ela encontra uma pessoa susceptível, surge a dependência. E dane-se a lógica. Afinal, se lógica fosse suficiente, ninguém mais fumava.

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Rapidfire »

Pensei que a matéria traria dados estatísticos.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Apo »

Rapidfire escreveu:Pensei que a matéria traria dados estatísticos.


No frigir dos bullshit não faz diferença alguma.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Lúcifer »

CITAÇÃO:
"Ela então buscou alívio e conforto na religião. Hoje, a estudante se considera protestante, mas passou por diversas comunidades cristãs diferentes. Diz que não se importa com rótulos, mas sente que é preciso estar em grupo. “Acho importante a vivência em comunidade, pois é no relacionamento com outros que seu caráter se constrói”, afirma."

O ser humano, naturalmente, é um ser sociavel, portanto não me surpreende que ela tenha se sentido melhor em um grupo. Isolamente somente é bom para uma boa reflexão, mas não dá pra ficar totalmente isolado. Pelo menos, na maioria das vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Makaveli
Mensagens: 285
Registrado em: 18 Nov 2005, 08:36
Localização: Campinas/SP

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Makaveli »

Na minha opinião, o artigo é bem interessante. Concordo com a suscetibilidade da mente infantil às crênças religiosas. Eu cresci com religião. Era "religioso" desde pequeno. Minha mãe comentava que quando eu era pequeno, em vez de carrinho, preferia a imagem de um santo. Ela achou que eu viraria um padre. Na verdade, muito tempo depois, descobri que não passava de minha vocação natural para artes, e até hoje gosto muito de esculturas, não apenas religiosas. Eu fui evangélico por muitos anos, tinha a intenção de virar "apologista". Abri minha mente através desse fórum, e hoje em dia me considero um agnóstico moderado, meio que beirando à crença em um ser superior ou uma "providência" divina e acima da compreensão humana. A existência, a natureza, a complexidade, as micro e macro estruturas da vida ainda me deixam boquiaberto. Há ainda, em meu conceito, uma "partícula lógica e reguladora" de toda esta existência. Não sei o que, como, quando e onde... mas percebi avanço... me livrei dos temores das crenças bíblicas arcaicas.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Fernando Silva »

Vídeo de um culto em Paraubebas, PA, onde a pastora se esgoela e se descabela dizendo besteiras e clichês pentecostais e falando em línguas.

http://raquel11girl.multiply.com/video/item/2787

As crianças não estão nem aí. Ainda não foram contaminadas. E grande parte dos adultos faz cara de paisagem.

Encenação ridícula.

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:Vídeo de um culto em Paraubebas, PA, onde a pastora se esgoela e se descabela dizendo besteiras e clichês pentecostais e falando em línguas.

http://raquel11girl.multiply.com/video/item/2787

As crianças não estão nem aí. Ainda não foram contaminadas. E grande parte dos adultos faz cara de paisagem.

Encenação ridícula.



Por quê quando eu chamo isso de doença mental apareçe alguém pra discordar?
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Vídeo de um culto em Paraubebas, PA, onde a pastora se esgoela e se descabela dizendo besteiras e clichês pentecostais e falando em línguas.

http://raquel11girl.multiply.com/video/item/2787

As crianças não estão nem aí. Ainda não foram contaminadas. E grande parte dos adultos faz cara de paisagem.

Encenação ridícula.



Por quê quando eu chamo isso de doença mental apareçe alguém pra discordar?


Tem vários tipos de discordantes aqui. Alguns acham exagero que as intenções das crenças e das religiões sejam danosas, tenham uma relevância negativa a ponto de serem chamadas sob qualquer adjetivação pejorativa - como doença mental. Outros acham que o que não faz bem, também não faz mal. Há os politicamente corretos, que preferem a posição em cima do muro e meio enviezado, pra não saber do que se trata e não se incomodar. E os demais são os que negam porque, de alguma forma, têm empatia com tal tipo de doença mental.

Ainda acredito que a maioria das pessoas sofre de uma negação profunda da capacidade malévola do ser humano em dominar ou se sentir dominado. Talvez porque exista uma enorme ignorância acerca de todas as interrelações entre a psiqué humana, os destinos da existência e o que isto provoca na História da Humanidade. Religiões e crenças estão intimamente ligadas à tudo de ruim que deixa o ser humano refém de si mesmo e de outros.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Vídeo de um culto em Paraubebas, PA, onde a pastora se esgoela e se descabela dizendo besteiras e clichês pentecostais e falando em línguas.

http://raquel11girl.multiply.com/video/item/2787

As crianças não estão nem aí. Ainda não foram contaminadas. E grande parte dos adultos faz cara de paisagem.

Encenação ridícula.



Por quê quando eu chamo isso de doença mental apareçe alguém pra discordar?


Tem vários tipos de discordantes aqui. Alguns acham exagero que as intenções das crenças e das religiões sejam danosas, tenham uma relevância negativa a ponto de serem chamadas sob qualquer adjetivação pejorativa - como doença mental. Outros acham que o que não faz bem, também não faz mal. Há os politicamente corretos, que preferem a posição em cima do muro e meio enviezado, pra não saber do que se trata e não se incomodar. E os demais são os que negam porque, de alguma forma, têm empatia com tal tipo de doença mental.

Ainda acredito que a maioria das pessoas sofre de uma negação profunda da capacidade malévola do ser humano em dominar ou se sentir dominado. Talvez porque exista uma enorme ignorância acerca de todas as interrelações entre a psiqué humana, os destinos da existência e o que isto provoca na História da Humanidade. Religiões e crenças estão intimamente ligadas à tudo de ruim que deixa o ser humano refém de si mesmo e de outros.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Vídeo de um culto em Paraubebas, PA, onde a pastora se esgoela e se descabela dizendo besteiras e clichês pentecostais e falando em línguas.

http://raquel11girl.multiply.com/video/item/2787

As crianças não estão nem aí. Ainda não foram contaminadas. E grande parte dos adultos faz cara de paisagem.

Encenação ridícula.



Por quê quando eu chamo isso de doença mental apareçe alguém pra discordar?


Tem vários tipos de discordantes aqui. Alguns acham exagero que as intenções das crenças e das religiões sejam danosas, tenham uma relevância negativa a ponto de serem chamadas sob qualquer adjetivação pejorativa - como doença mental. Outros acham que o que não faz bem, também não faz mal. Há os politicamente corretos, que preferem a posição em cima do muro e meio enviezado, pra não saber do que se trata e não se incomodar. E os demais são os que negam porque, de alguma forma, têm empatia com tal tipo de doença mental.

Ainda acredito que a maioria das pessoas sofre de uma negação profunda da capacidade malévola do ser humano em dominar ou se sentir dominado. Talvez porque exista uma enorme ignorância acerca de todas as interrelações entre a psiqué humana, os destinos da existência e o que isto provoca na História da Humanidade. Religiões e crenças estão intimamente ligadas à tudo de ruim que deixa o ser humano refém de si mesmo e de outros.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:Vídeo de um culto em Paraubebas, PA, onde a pastora se esgoela e se descabela dizendo besteiras e clichês pentecostais e falando em línguas.

http://raquel11girl.multiply.com/video/item/2787

As crianças não estão nem aí. Ainda não foram contaminadas. E grande parte dos adultos faz cara de paisagem.

Encenação ridícula.


Ridicula é pouco. Ela tava parecendo uma cabra no cio. Aliás, acho que até o bafo de cabra tem também, visto que derrubou um careca lá só com o bafo. :emoticon12: :emoticon12:

Ainda para alegria dos mais sérios aparece um crente pião e uma mulher que pensa que está em uma sessao de macumba, pois tava baixando o santo nela. :emoticon12: :emoticon12:

É muito ridiculo isso. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:Vídeo de um culto em Paraubebas, PA, onde a pastora se esgoela e se descabela dizendo besteiras e clichês pentecostais e falando em línguas.

http://raquel11girl.multiply.com/video/item/2787

As crianças não estão nem aí. Ainda não foram contaminadas. E grande parte dos adultos faz cara de paisagem.

Encenação ridícula.


Ridicula é pouco. Ela tava parecendo uma cabra no cio. Aliás, acho que até o bafo de cabra tem também, visto que derrubou um careca lá só com o bafo. :emoticon12: :emoticon12:

Ainda para alegria dos mais sérios aparece um crente pião e uma mulher que pensa que está em uma sessao de macumba, pois tava baixando o santo nela. :emoticon12: :emoticon12:

É muito ridiculo isso. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: IG: Filhos de ateus buscam a fé fora de casa

Mensagem por Judas »

Apo escreveu: E os demais são os que negam porque, de alguma forma, têm empatia com tal tipo de doença mental.




Pelo visto achei alguém que concorda comigo :emoticon12:
Sinceramente, vendo este video, gente pulando, dançando feito louco, berrando, credo!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Trancado