Qual trabalho você prefere?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Qual trabalho você prefere?

Ser empregado de uma grande empresa e ganhar R$ 3.000,00 por mês
5
24%
Ser funcionário público e ganhar R$ 1.500,00 por mês
12
57%
Ser autônomo (firma individual) e ganhar R$ 1.500,00 por mês
4
19%
 
Total de votos: 21

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:Na moral, passem num concurso público façam seu pé-de-meia e ganhem por fora fazendo o que vocês gostam.


Esse é o meu plano, rapaz...

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Res Cogitans »

Esse é o meu também. A parte um foi feita. A longo prazo pretendo montar um cursinho pré-vestibular.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Flavio Costa escreveu:
francioalmeida escreveu:E tomara que continue longe de mim :emoticon132: Odeio Trabalho!

francioalmeida, com todo respeito à sua pessoa, são essas coisas que atrasam o país.


Também acho, mas longe de mim! :emoticon18:
Não quero ter que mudar de emprego

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Claudio Loredo »



Vamos analisar o resultado da pesquisa até agora.

30% preferem trabalhar em empresa privada
40% como funcionários públicos
30% como autônomos

Mesmo ganhando o dobro, 70% dos entrevistados disseram que preferiam não trabalhar em empresa privada.

Por que? Por que 70% das pessoas topam ganhar bem menos para não trabalhar numa grande empresa?

A resposta é: porque numa grande empresa você tem que aturar patrão. Vale a pena ganhar menos para não ter um chefe, pois perde-se em renda, mas ganha-se muito mais em qualidade de vida.

Não é atoa que os concursos públicos são tão concorridos e representam um investimento de anos e anos de estudo especifico e muito gasto dos concorrentes.

A opção de trabalho autonomo também é bastante procurada. Milhares de pequenas empresas são abertas todos os anos no Brasil. A grande maioria acaba falindo antes de completar um ano de vida. As pessoas se arriscam muito e perdem muito para conseguir realizar o sonho de trabalhar por conta própria.

Moral da história: vale a pena ganhar menos e ter mais qualidade de vida do que ganhar mais e perder qualidade de vida. É melhor ganhar menos e viver mais e principalmente ter mais prazer e satisfação no seu trabalho.

Por isso é tão dificil para muitos aceitar o capitalismo. Ninguém quer ser empregado de ninguém. Por isso sai mais barato para uma empresa contrata um autonomo do que contratar um empregado, pois o autonomo trabalhará com muito mais satisfação e por um custo menor.

Tudo isto aponta para uma tendência da economia que progressivamente eliminará as empresas hierarquizadas e aumentará a organização horizontal do trabalho.



Avatar do usuário
Andarilho
Mensagens: 199
Registrado em: 15 Dez 2005, 09:32

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Andarilho »

Res Cogitans escreveu:Na moral, passem num concurso público façam seu pé-de-meia e ganhem por fora fazendo o que vocês gostam.


Ótimo conselho, queria ter pensado nisso 10 anos atrás. (Sem Ironia, é sério isso.)
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Flavio Costa »

Claudio Loredo escreveu:A resposta é: porque numa grande empresa você tem que aturar patrão. Vale a pena ganhar menos para não ter um chefe, pois perde-se em renda, mas ganha-se muito mais em qualidade de vida.

Eu sempre me dei bem com os chefes, sem maiores conflitos.

Claudio Loredo escreveu:Moral da história: vale a pena ganhar menos e ter mais qualidade de vida do que ganhar mais e perder qualidade de vida. É melhor ganhar menos e viver mais e principalmente ter mais prazer e satisfação no seu trabalho.

Herzberg dizia que salário é um "fator higiênico", ou seja, a deficiência incomoda, mas quando a necessidade é satisfeita ele deixa de ser motivador. Porém, as pessoas que vão morar em São Paulo em busca de melhores oportunidades de emprego mostram que priorizar a qualidade de vida não é exatamente um valor universal.

Claudio Loredo escreveu:Por isso é tão dificil para muitos aceitar o capitalismo. Ninguém quer ser empregado de ninguém. Por isso sai mais barato para uma empresa contrata um autonomo do que contratar um empregado, pois o autonomo trabalhará com muito mais satisfação e por um custo menor.

A satisfação não é o único motivo pelo qual isso acontece. Também se deve à carga tributária, aos encargos trabalhistas que o empregador quer evitar. Nem sempre essa condição é voluntária.

Claudio Loredo escreveu:Tudo isto aponta para uma tendência da economia que progressivamente eliminará as empresas hierarquizadas e aumentará a organização horizontal do trabalho.

Pode ser, mas você está contextualizando isso a partir da meia dúzia de votos neste tópico, mas isso não é informação suficiente para chegar a tantas conclusões. A verdade é que você tinha uma teoria e estava ansioso para mostrar como ela é válida, isso não é realmente uma análise dos resultados da pesquisa. :emoticon1:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Res Cogitans »

Andarilho escreveu:
Res Cogitans escreveu:Na moral, passem num concurso público façam seu pé-de-meia e ganhem por fora fazendo o que vocês gostam.


Ótimo conselho, queria ter pensado nisso 10 anos atrás. (Sem Ironia, é sério isso.)


E eu deveria ter pensado nisso com 18 anos, hoje ,se bobear, já estava até com casa própria.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Andarilho
Mensagens: 199
Registrado em: 15 Dez 2005, 09:32

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Andarilho »

Res Cogitans escreveu:
Andarilho escreveu:
Res Cogitans escreveu:Na moral, passem num concurso público façam seu pé-de-meia e ganhem por fora fazendo o que vocês gostam.


Ótimo conselho, queria ter pensado nisso 10 anos atrás. (Sem Ironia, é sério isso.)


E eu deveria ter pensado nisso com 18 anos, hoje ,se bobear, já estava até com casa própria.


Provavelmente.
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

Avatar do usuário
Ferreira
Mensagens: 376
Registrado em: 24 Out 2005, 22:04
Localização: Belo Horizonte-MG

Mensagem por Ferreira »

Sim, ainda que seja uma empresa de economia mista, para trabalhar no Banco do Brasil é necessário passar por concurso público. E os funcionários do BB não trabalham sob o regime CLT.


O concurso é público porque é aberto ao público em geral. O regime é o da CLT, com aposentadoria pelo INSS e complementação pela PREVI.
O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião.
Thomas Hobbes, Leviatã (1651)

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Dante, the Wicked »

Votei como funcionário público. Sendo professor universitário, teria recursos para realizar pesquisas.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Avatar do usuário
Pierrot
Mensagens: 72
Registrado em: 17 Fev 2006, 22:21
Localização: Teresópolis
Contato:

Mensagem por Pierrot »

Trabalhar em uma grande empresa não é uma coisa lá muito segura, ser autônomo dá MUITA dor de cabeça, só consegue um retorno se trabalhar na ilegalidade, pois é tanta burocracia, tantos impostos que dá nojo. Sem dúvidas o negócio é se tornar funcionário público.

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Mensagem por o pensador »

konfuser Dämon escreveu:Trabalhar em uma grande empresa não é uma coisa lá muito segura, ser autônomo dá MUITA dor de cabeça, só consegue um retorno se trabalhar na ilegalidade, pois é tanta burocracia, tantos impostos que dá nojo. Sem dúvidas o negócio é se tornar funcionário público.


Por isso estou me preparando para fazer concurso pro TRE(O Tribunal Eleitoral do Estado do Rio).

Avatar do usuário
Pierrot
Mensagens: 72
Registrado em: 17 Fev 2006, 22:21
Localização: Teresópolis
Contato:

Mensagem por Pierrot »

Depois que eu passar no vestibular a minha prioridade será passar num concurso público. Não vou me contentar em arrumar estágios para ganhar R$ 600,00.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por zencem »

Claudio Loredo escreveu:
Vamos supor que você é um jovem recém-formado e tem apenas três opções na vida:
1) Ser empregado de uma grande empresa e ganhar R$ 3.000,00 por mês;
2) Ser funcionário público e ganhar R$ 1.500,00 por mês;
3) Ser autônomo (firma individual) e ganhar R$ 1.500,00 por mês.

Nas três opções você, por uma série de motivos, não podera ter aumento de poder aquisitivo ou progressão na carreira. Você também não irá perder o trabalho que conseguiu e irá sempre trabalhar com o que você gosta.
Pergunta: o que você prefere?




Digamos que a opção b é ótima, porque dá a oportunidade de você participar de um sindicato "de trabalhadores", entrar para a política e transformar-se num comPetente diretor de alguma estatal.
Não acredito em emprego da iniciativa privada, nem na atividade autônoma, que só existem para ter o privilégio de andar sempre na corda bamba e pagar os impostos que vão sustentar esses funcionários "nacionalistas e defensores da ética".
Além disso, na opção "b", a segurança é total e você nem precisa ser competente.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por zencem »

Claudio Loredo escreveu:

Vamos analisar o resultado da pesquisa até agora.

30% preferem trabalhar em empresa privada
40% como funcionários públicos
30% como autônomos

Mesmo ganhando o dobro, 70% dos entrevistados disseram que preferiam não trabalhar em empresa privada.

Por que? Por que 70% das pessoas topam ganhar bem menos
***
Moral da história: vale a pena ganhar menos e ter mais qualidade de vida do que ganhar mais e perder qualidade de vida. É melhor ganhar menos e viver mais e principalmente ter mais prazer e satisfação no seu trabalho.

Por isso é tão dificil para muitos aceitar o capitalismo. Ninguém quer ser empregado de ninguém. Por isso sai mais barato para uma empresa contrata um autonomo do que contratar um empregado, pois o autonomo trabalhará com muito mais satisfação e por um custo menor. ***




Não viaja, Cláudio!

Esta religião está te fazendo mal, e eu estou sendo levado a pensar, que o Religião é veneno é só um mote, para acabar com as outras, para que a tua possa sobreviver sozinha.

Pense um pouquinho sobre liberdade e o quanto ela é importante para a razão que tú defendes.


o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Mensagem por o pensador »

konfuser Dämon escreveu:Depois que eu passar no vestibular a minha prioridade será passar num concurso público. Não vou me contentar em arrumar estágios para ganhar R$ 600,00.


O salário inicial no TRE para quem tem nível universitário é superior aos 4000 reais.Já o salário para quem só tem segundo grau completo começa por volta de "somente" 3000.

Avatar do usuário
Pierrot
Mensagens: 72
Registrado em: 17 Fev 2006, 22:21
Localização: Teresópolis
Contato:

Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Pierrot »

Caramba! Agora fiquei animado! Só não faço esse concurso porque não sei para qual cidade eu vou depois que fazer o vestibular, pois vou fazer para a Federal de Juiz de Fora e do Rio, e principalmente, porque ainda não terminei o ensino médio :emoticon15:

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por o pensador »

konfuser Dämon escreveu:Caramba! Agora fiquei animado! Só não faço esse concurso porque não sei para qual cidade eu vou depois que fazer o vestibular, pois vou fazer para a Federal de Juiz de Fora e do Rio, e principalmente, porque ainda não terminei o ensino médio :emoticon15:


Mas é uma boa alternativa para vc pensar depois de formar :emoticon4:

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Mensagem por o pensador »

E vc pode fazer concurso para o Tribunal Eleitoral de qualquer Estado que vc estiver.

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Claudio Loredo »

Flavio Costa escreveu:Eu sempre me dei bem com os chefes, sem maiores conflitos.


Sorte sua. O seu bom relacionamento com os chefes deve-se também ao fato de você trabalhar na área de informática, onde os fatores humanos são bem menos atuantes. Deve-se também ao fato de você ser uma pessoa muito dedicada ao seu trabalho.



Flavio Costa escreveu:Herzberg dizia que salário é um "fator higiênico", ou seja, a deficiência incomoda, mas quando a necessidade é satisfeita ele deixa de ser motivador. Porém, as pessoas que vão morar em São Paulo em busca de melhores oportunidades de emprego mostram que priorizar a qualidade de vida não é exatamente um valor universal.


Existem pessoas que preferem o dinheiro a qualidade de vida, mas a maioria prefere a qualidade de vida. Muitos nordestinos vão morar em São Paulo quando não encontram trabalho em sua terra, mas muitos voltam para suas raízes assim que podem.



Flavio Costa escreveu:Pode ser, mas você está contextualizando isso a partir da meia dúzia de votos neste tópico, mas isso não é informação suficiente para chegar a tantas conclusões. A verdade é que você tinha uma teoria e estava ansioso para mostrar como ela é válida, isso não é realmente uma análise dos resultados da pesquisa. :emoticon1:


Essa pesquisa fui eu quem bolou e desconheço a aplicação dela em um universo maior, mas acredito que se eu fizesse essa enquete em qualquer outro local, os resultados seriam semelhantes.
Como falei, sorte sua ter bom relacionamento com os superiores, mas essa não é a regra. Em geral, nas empresas, existe um grande conflito de interesses entre superiores e subalternos e entre subalternos entre si. Tudo isto tira produtividade das empresas.
Podemos fazer essa pesquisa num universo maior e o resultado será sempre o mesmo: a maioria das pessoas irá preferir ganhar a metade do salario que poderia ganhar numa empresa privada para evitar ter um patrão.
Normalmente as pessoas não gostam de serem empregadas dos outros.

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Claudio Loredo »



Neste momento, a opção "ser um funcionário público" está com 53% dos votos, enquanto as duas outra opções estão com 23%.

Por que a maioria quer ser funcionário público?

Ora, por que ser funcionário público é bom demais da conta: você não tem patrão e ainda trabalha em equipe diretamente para o bem da sociedade em que você vive.

Muitos dizem que funcionário público trabalha pouco, mas isto não é verdade. Ele pode trabalhar pouco quando comparado ao empregado da iniciativa privada, mas este é explorado. O funcionário público trabalha normalmente 40 horas por semana e tem que cumprir uma determinada produtividade ou tarefas. Ou seja, ele trabalha o que é normal para um ser humano trabalhar e ainda poder se dedicar aos estudos e ao lazer, direito de todos. Já o empregado não tem esses direitos. Por isso, não é o funcionário público que trabalha pouco, é o empregado da empresa privada que trabalha como um condenado.

Acredito que a maioria prefere o funcionalismo público pelo trabalho social que este representa e pelo idealismo também.

Eu amo ser um funcionário público. Quando penso que sou um, eu começo a sorrir e ficar alegre. A melhor coisa que fiz em minha vida foi um concurso público. Digo isto, não porque eu trabalhe pouco, eu trabalho 40 horas semanais direto e sem ficar enrolando, tenho uma produtividade a cumprir, senão não ganho salário no fim do mês. O que me deixa mais feliz é saber que não tenho patrão ou supervisor para ficar me aporrinhando a paciência. Também não tenho colegas dedo-duro, puxa-sacos e imbecis. Tudo isto me deixa aliviado.

Só que a opção na qual votei foi ser autônomo. Se eu pudesse trabalhar por conta própria e ter a segurança que eu tenho no meu trabalho atual, eu largaria meu emprego e seria um autônomo. Só não faço isto por causa da insegurança. Penso que a felicidade do autonomo é ainda maior, porque este tem mais liberdade no seu trabalho, podendo trabalhar a hora que quiser, quando quiser e com quem quiser.

É impressionante a quantidade cada vez maior de pessoas que optam por trabalhar por conta própria. As pessoas preferem abrir uma barraca de camelô no meio da rua, do que serem empregadas e ganharem mais. Qualquer oportunidade que um empregado da iniciativa privada tem de trabalhar por conta própria, com alguma segurança, o faz largar o emprego na hora, mesmo que para ganhar menos.


Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Alter-ego »

Claudio Loredo escreveu:
Eu amo ser um funcionário público. Quando penso que sou um, eu começo a sorrir e ficar alegre.

Calma, Claudião! :emoticon16:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Flavio Costa »

Claudio Loredo escreveu:Sorte sua. O seu bom relacionamento com os chefes deve-se também ao fato de você trabalhar na área de informática, onde os fatores humanos são bem menos atuantes.

"Os fatores humanos são bem menos atuantes"! haha Gostaria de conhecer uma ocupação onde aspectos políticos interferem pouco, talvez trabalhando como pescador numa ilhota da Oceania.

Claudio Loredo escreveu:Essa pesquisa fui eu quem bolou e desconheço a aplicação dela em um universo maior, mas acredito que se eu fizesse essa enquete em qualquer outro local, os resultados seriam semelhantes.
Como falei, sorte sua ter bom relacionamento com os superiores, mas essa não é a regra. Em geral, nas empresas, existe um grande conflito de interesses entre superiores e subalternos e entre subalternos entre si. Tudo isto tira produtividade das empresas.
Podemos fazer essa pesquisa num universo maior e o resultado será sempre o mesmo: a maioria das pessoas irá preferir ganhar a metade do salario que poderia ganhar numa empresa privada para evitar ter um patrão.
Normalmente as pessoas não gostam de serem empregadas dos outros.

Eu não estou questionando a pesquisa, apenas ressaltando que suas conclusões não são resultado dela, nem das mensagens que aqui estão. Eu vi pessoas falarem em segurança e remuneração, mas quantos comentaram sobre "não ter patrão"? Talvez você não goste de ter patrão e por isso acha que está cheio de gente que busca o serviço público por causa disso.

Lá no trabalho não é difícil encontrar gente que reclame da estrutura hierárquica, mas nunca vi ninguém usar isso como motivo importante para optar pelo serviço público. Se eu não tenho problema com chefes, é porque eu sei fazer o meu trabalho e não tenho mentalidade de capacho. Se precisar, eu discuto até com o Papa.
Editado pela última vez por Flavio Costa em 18 Fev 2006, 13:16, em um total de 1 vez.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Flavio Costa »

Alter-ego escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Eu amo ser um funcionário público. Quando penso que sou um, eu começo a sorrir e ficar alegre.

Calma, Claudião! :emoticon16:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Qual trabalho você prefere?

Mensagem por Vito Álvaro »

Up...
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Trancado