Empatia, sistematização e evolução espiritual
- Res Cogitans
Empatia, sistematização e evolução espiritual
Os espíritos evoluem na direção de terem maior empatia?
(acho que empatia não preciso explicar, mas depois faço algo mais)
Espíritos evoluem na direção de terem maior sistematização?
(não vou detalhar o que se entende por sistematização aqui, mas compreenda como a habilidade necessária para decifrar, criar etc sistemas determinísticos/objetivos como códigos, leis da natureza, linguagem de programação...)
Empatia é pertinente a evolução moral?
Sistematização é pertinente a evolução intelectual?
(não vou detalhar o que se entende por sistematização aqui, mas compreenda como a habilidade necessária para decifrar, criar etc sistemas determinísticos/objetivos como códigos, leis da natureza, linguagem de programação...)
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
- Deise Garcia
- Gênero: Feminino
Re.: Empatia, sistematização e evolução espiritual
Agressividade é pertinente a que?

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
- O ENCOSTO
- Contato:
Re: Re.: Empatia, sistematização e evolução espiritual
Deise Garcia escreveu:Agressividade é pertinente a que?
![]()
Legal.
Que tal analisar seriamente o caso do Res, sem gracinhas?
Conte ai oque irá acontecer com ele se ele não mudar?
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- Deise Garcia
O ENCOSTO escreveu:Deise Garcia escreveu:Agressividade é pertinente a que?
![]()
Legal.
Problema dele! O que você quer? Quando ele tentou agredir um colega virtual tornou-se um problema comum! Mas eu não vou colocar isto sob a ótica religiosa porque não estou aqui para isso! Além disso, ele pode ter surpreendido vocês, mas não a mim que nunca o vi como uma pessoa sociável!
- O ENCOSTO
- Contato:
Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Deise Garcia escreveu:Agressividade é pertinente a que?
![]()
Legal.
Problema dele! O que você quer? Quando ele tentou agredir um colega virtual tornou-se um problema comum! Mas eu não vou colocar isto sob a ótica religiosa porque não estou aqui para isso! Além disso, ele pode ter surpreendido vocês, mas não a mim que nunca o vi como uma pessoa sociável!
Você não vai colocar isso sob a ótica espirita porque sabe que será ridicularizada. Deve sair merda dessa tal ótica.

Eu vou arriscar: Na minha opinião, ele será crente de alguma seita de garagem na próxima reencarnação. Quem sabe, uma espiritualista mesmo.
O ENCOSTO
Re: Empatia, sistematização e evolução espiritual
Res Cogitans escreveu:Os espíritos evoluem na direção de terem maior empatia?
Fiz uma crítica semelhante a um espírita amigo meu. Mas ao invés do termo "empatia", ele preferiu "altruísmo".
- Deise Garcia
O ENCOSTO escreveu:Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Deise Garcia escreveu:Agressividade é pertinente a que?
![]()
Legal.
Você não vai colocar isso sob a ótica espirita porque sabe que será ridicularizada. Deve sair merda dessa tal ótica.![]()
Eu vou arriscar: Na minha opinião, ele será crente de alguma seita de garagem na próxima reencarnação. Quem sabe, uma espiritualista mesmo.
Eu não vou ser ridicularizada porque só falo no meio em que é próprio. No mais, as religiões existem, pelo bem ou pelo mal, e qualquer um segue o caminho que melhor lhe convém. Não sou juíz nem carrasco, mas sei me posicionar diante das posturas "humanas"!
Você é um caçador, mas eu não sou uma presa que você pode destruir, portanto não afie tanto suas garras quando se reportar a mim!
Como os espíritas do RV nunca dão no couro... vamos às respostas...
Bão, a idéia de "evolução" implica em um maior distanciamento das questões humanas, principalmente aquelas que descambam em paixões que privam o ser de liberdade (volição). Pessoas "empáticas" vivem em função dos outros devido à facilidade que têm em colocarem-se "na pele do outro", muitas vezes deixando de perceberem seus próprios problemas, logo, têm propensão a paixões, apegos.
Sidarta Gautama, o Buda, seria um exemplo de espírito evoluído no sentido de "liberto".
Já a sistematização, desde que ajude a colocar ordem no caos mas não implique em neurose do tipo que não suporta ver nada fora do lugar, ou nenhuma idéia fora do contexto - o que indicaria "apego" em um e outro caso - também é vista como uma tendência de espíritos mais evoluídos. A famosa "zona", bagunça e falta de clareza na exposição das idéias, pode parecer algo de alguém desapegado mas implica numa falta de disciplina íntima que não condiz com "espíritos de escol"...

Bão, a idéia de "evolução" implica em um maior distanciamento das questões humanas, principalmente aquelas que descambam em paixões que privam o ser de liberdade (volição). Pessoas "empáticas" vivem em função dos outros devido à facilidade que têm em colocarem-se "na pele do outro", muitas vezes deixando de perceberem seus próprios problemas, logo, têm propensão a paixões, apegos.
Sidarta Gautama, o Buda, seria um exemplo de espírito evoluído no sentido de "liberto".
Já a sistematização, desde que ajude a colocar ordem no caos mas não implique em neurose do tipo que não suporta ver nada fora do lugar, ou nenhuma idéia fora do contexto - o que indicaria "apego" em um e outro caso - também é vista como uma tendência de espíritos mais evoluídos. A famosa "zona", bagunça e falta de clareza na exposição das idéias, pode parecer algo de alguém desapegado mas implica numa falta de disciplina íntima que não condiz com "espíritos de escol"...

Editado pela última vez por Najma em 20 Fev 2006, 00:53, em um total de 1 vez.
Najma escreveu:Como os espíritas do RV nunca dão no couro... vamos às respostas...![]()
Já a sistematização, desde que ajude a colocar ordem no caos mas não implique em neurose do tipo que não suporta ver nada fora do lugar, ou nenhuma idéia fora do contexto - o que indicaria "apego" em um e outro caso - também é vista como uma tendência de espíritos mais evoluídos. A famosa "zona", bagunça e falta de clareza na explisção das idéias, pode parecer algo de alguém desapegado mas implica numa falta de disciplina íntima que não condiz com "espíritos de escol"...
Najma vc jah teve alguma religião,vc jah foi espírita ???
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...
Fui até visitar o Chico lá em Uberaba quando eu tinha uns 17 anos...
Beijos

Fui até visitar o Chico lá em Uberaba quando eu tinha uns 17 anos...

Beijos
Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Fui até visitar o Chico lá em Uberaba quando eu tinha uns 17 anos...![]()
Beijos
Deixou de ser Espírita quando e pq?
VC era medium?Ou somente crente?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

VOLTAIRE
- King In Crimson
Todo espírita é médium. Ninguém quer se sentir excluído.
King In Crimson escreveu:Todo espírita é médium. Ninguém quer se sentir excluído.
Bom existem varios seguimentos,mas existem seguimentos q fazem distincao sim.
VOLTAIRE

VOLTAIRE
emmmcri escreveu:Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
Eu era medium. Segundo a DE, todos sào mediuns em potencial e alguns têm a mediunidade mais aflorada por algum tipo de missão que tenham que desempenhar. Trabalhei durante anos em sessões de desobsessão, dando passes, "fluidificando" água...

Até que tive um desentendimento sério com a presidente do centro por conta de algumas crenças dela que não batiam com as minhas. Ela achou ruim com um comentário sobre o evangelho que eu fiz, instigando pessoas a não se deixarem levar pelas crenças, pelo medo do "além túmulo"... e veio com uns livros do Edigard Armond que eu abominei, falando que "aquilo" era a verdade, etc... meu ceticismo gritou alto (sim, eu sempre fui cética mesmo mediunizada...

Depois, tive uma depressão séria quando meu segundo filho completou um ano. Tive que tomar antidepressivos e por alguma razão que eu desconheço, toda minha sensibilidade mediúnica se foi. Nunca mais senti nada de anormal. Daí eu atribuir muito das predisposiçòes "mediúnicas" a uma química cerebral anômala.
Uma coisa interessante também é constatar que pelo menos uma boa parte dos céticos que eu conheço já passou por crises de depressão em maior ou menor grau que resultaram em um ceticismo mais acentuado a ponto de descrença completa a partir do uso de antideps. Uma mudança de paradigmas, como diria o rcadebh em virtude da necessidade de "mudar alguma coisa" a partir da tentativa de vencer a depressão. Mas vou ainda além. Deve existir alguma causa física para a necessidade da fé em deus, mundo espiritual... que é "sanada" quando a química cerebral é equilibrada pelo melhor funcionamento dos receptores de serotonina (função dos antidep: regularem a recepção de serotonina e com isso normalizarem funçòes como sono, sensaçòes de euforia, depressão, etc...).
É isso.
Najma escreveu:emmmcri escreveu:Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
Eu era medium. Segundo a DE, todos sào mediuns em potencial e alguns têm a mediunidade mais aflorada por algum tipo de missão que tenham que desempenhar. Trabalhei durante anos em sessões de desobsessão, dando passes, "fluidificando" água...![]()
Até que tive um desentendimento sério com a presidente do centro por conta de algumas crenças dela que não batiam com as minhas. Ela achou ruim com um comentário sobre o evangelho que eu fiz, instigando pessoas a não se deixarem levar pelas crenças, pelo medo do "além túmulo"... e veio com uns livros do Edigard Armond que eu abominei, falando que "aquilo" era a verdade, etc... meu ceticismo gritou alto (sim, eu sempre fui cética mesmo mediunizada...). Parei ali.
Depois, tive uma depressão séria quando meu segundo filho completou um ano. Tive que tomar antidepressivos e por alguma razão que eu desconheço, toda minha sensibilidade mediúnica se foi. Nunca mais senti nada de anormal. Daí eu atribuir muito das predisposiçòes "mediúnicas" a uma química cerebral anômala.
Uma coisa interessante também é constatar que pelo menos uma boa parte dos céticos que eu conheço já passou por crises de depressão em maior ou menor grau que resultaram em um ceticismo mais acentuado a ponto de descrença completa a partir do uso de antideps. Uma mudança de paradigmas, como diria o rcadebh em virtude da necessidade de "mudar alguma coisa" a partir da tentativa de vencer a depressão. Mas vou ainda além. Deve existir alguma causa física para a necessidade da fé em deus, mundo espiritual... que é "sanada" quando a química cerebral é equilibrada pelo melhor funcionamento dos receptores de serotonina (função dos antidep: regularem a recepção de serotonina e com isso normalizarem funçòes como sono, sensaçòes de euforia, depressão, etc...).
É isso.
Bom eu fui ateu,agnostico,hoje tomo antidepressivos fortes. Mais de 1 ano tomo paroxetina e outro antidepressivo, mas contunuo crente mesmo.Bom minhas experiencias foram muito contundentes.Muito mesmo,seria contra a logica eu desacreditar do Deus biblico.
Abra;o.
VOLTAIRE

VOLTAIRE
- Deise Garcia
Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
Isto não quer dizer exatamente que você tenha dado no couro! Existem aqueles que visitavam Chico Xavier e por isso se diziam espíritas, como existe até hoje! Não queira impressionar com imagens que nada significam!

Deise Garcia escreveu:Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
Isto não quer dizer exatamente que você tenha dado no couro! Existem aqueles que visitavam Chico Xavier e por isso se diziam espíritas, como existe até hoje! Não queira impressionar com imagens que nada significam!
![]()
Deise, eu sei que não significa absolutamente nada o fato de eu ter visitado o Chico. É como um católico se gabar de ter ído à basílica de São Pedro e falado com o Papa...

Só falei por falar e porque foi fato. Eu conheci o Chico Xavier, falei com ele, "senti" a vibração do ambiente (quase desmaiei, principalmente pelas pessoas angustiadas que estavam ali esperando qualquer tipo de consolo. Sou empática...

Falando nisso, conheci também a Heigorina, sobrinha do Eurípedes Barsanulfo e ela me "adorou" por causa da minha "vibração"... tudo na mesma viagem...

Beijos
- Vito Álvaro
emmmcri escreveu:Bom eu fui ateu,agnostico,hoje tomo antidepressivos fortes. Mais de 1 ano tomo paroxetina e outro antidepressivo, mas contunuo crente mesmo.Bom minhas experiencias foram muito contundentes.Muito mesmo,seria contra a logica eu desacreditar do Deus biblico.
Abra;o.
Procure ler
O Demônio do Meio-dia – Uma Anatomia da Depressão, de Andrew Solomon
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6 ... 55,00.html
FLW!
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
- Deise Garcia
Najma escreveu:Deise Garcia escreveu:Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
![]()
Deise, eu sei que não significa absolutamente nada o fato de eu ter visitado o Chico. É como um católico se gabar de ter ído à basílica de São Pedro e falado com o Papa...![]()
Só falei por falar e porque foi fato. Eu conheci o Chico Xavier, falei com ele, "senti" a vibração do ambiente (quase desmaiei, principalmente pelas pessoas angustiadas que estavam ali esperando qualquer tipo de consolo. Sou empática...)...
Falando nisso, conheci também a Heigorina, sobrinha do Eurípedes Barsanulfo e ela me "adorou" por causa da minha "vibração"... tudo na mesma viagem...![]()
Beijos
Que bom né, Najmalisa! Pena que tudo tenha se fragmentado!

emmmcri escreveu: Bom eu fui ateu,agnostico,hoje tomo antidepressivos fortes. Mais de 1 ano tomo paroxetina e outro antidepressivo, mas contunuo crente mesmo.Bom minhas experiencias foram muito contundentes.Muito mesmo,seria contra a logica eu desacreditar do Deus biblico.
Abra;o.
Sabe, Edson, minha mãe também teve uma crise braba de depressão mais ou menos com a idade que eu tive a minha. Lembro dela comprando um disco solo com uma música horrorosa: Segura na mão de Deus... por obra e graça dos "Encontros de Casais com Cristo", dos quais começou a participar com afinco a fim de ter alguma atividade fora de casa. Lembro dela indo até a igreja da Santa Cabeça que fica aqui perto e fazendo novenas e mais novenas pra Santa Rita de Cássia. Lembro dela entrando em igrejas, ajoelhando e chorando convulsivamente. Lembro dela indo falar com padres, pedindo ajuda pra se libertar daquela dor insana de viver. Há 30 anos, não existiam antideps como os existem hoje em dia e essa situaçào prolongou-se por pelo menos 4 anos. E não adiantou absolutamente NADA tudo aquilo que ela vinha se impondo em matéria de religiosidade. Mas engraçado é que ela continuou católica mesmo depois de ter se curado sozinha...
Já eu sempre fui filhadaputamente exigente comigo mesma, desde criança. Sempre tive uma grande espiritualidade. Me impunha regras impiedosas, era a minha pior carrasca em nome de pular lances de escada e "subir" o mais alto possível porque eu sim queria encontrar deus de qualquer jeito, nesta ou em outra vida. Exigia viver em um estado de graça permanente fazendo tudo no limiar da lucura por perfeição quer moral, quer em tudo que eu me metesse a fazer. Quando meu mundo ruiu totalmente, a primeira coisa que eu pensei foi: -O que foi que eu fiz pra merecer isso? Eu era "perfeita". Deus ou seja lá o que for, DEVIA saber disso mas por que tinha cruzado os braços e deixado meu mundo ruir mesmo assim?
O fato é que foi erro meu interpretar que "ele" poderia fazer o que quer que fosse para impedir ou permitir o que quer que fosse... e foi quando constatei isso a partir do momento em que os remédios começaram a surtir algum efeito e me tiraram da prostração completa em que eu fiquei, que eu me dei conta de uma coisa importantíssima: eu estava sozinha. Não tinha uma entidade se gabando da minha "perfectibilidade" a não ser eu mesma. Foi justamente nesse momento em que as fichas caíram que eu acordei para a realidade de que aquela entidade com a qual eu contava e para quem dedicava toda minha ânsia por perfeição em todos os sentidos, nunca esteve onde eu pensava que estivesse, nem estava "aí" para o que acontecesse comigo. Assim, ao contrário da mamma, eu fugi de tudo que se relacionasse a deus, igreja, padres, centros espíritas e amarguei minha dor comigo mesma até ela sumir.
Nunca mais fui a mesma. Atualmente não me apego a nada nem a ninguém. Exijo o mínimo de mim mesma e das demais pessoas. Só mantenho distância daqueles que não acrescentam nada para mim e, por questòes "sanitárias", faço qualquer coisa em função da manutenção dessa distância. É assim que vivo minha vida. Garanto a você que NUNCA em momento algum do tempo em que eu vivia para deus eu fui tão completa e centrada como sou hoje. Venho passando um momento de ruptura também agora mas nem de leve eu me deixei abater como me abati enquanto acreditava em deus e naquilo que eu fazia para estar em conformidade com suas leis e regras. E é assim que pretendo continuar.
Obra dos remédios? Quem sabe... só sei que aquela depressão foi um divisor de águas. A correnteza me leva hoje para longe das margens e da segurança da terra firme mas eu já aprendi a nadar...

Beijos
Editado pela última vez por Najma em 20 Fev 2006, 02:39, em um total de 2 vezes.
Deise Garcia escreveu:Najma escreveu:Deise Garcia escreveu:Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
![]()
Deise, eu sei que não significa absolutamente nada o fato de eu ter visitado o Chico. É como um católico se gabar de ter ído à basílica de São Pedro e falado com o Papa...![]()
Só falei por falar e porque foi fato. Eu conheci o Chico Xavier, falei com ele, "senti" a vibração do ambiente (quase desmaiei, principalmente pelas pessoas angustiadas que estavam ali esperando qualquer tipo de consolo. Sou empática...)...
Falando nisso, conheci também a Heigorina, sobrinha do Eurípedes Barsanulfo e ela me "adorou" por causa da minha "vibração"... tudo na mesma viagem...![]()
Beijos
![]()
Eu não tenho saudade do que eu era não, Deise...

Beijos
- O ENCOSTO
- Contato:
emmmcri escreveu:Najma escreveu:emmmcri escreveu:Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
Eu era medium. Segundo a DE, todos sào mediuns em potencial e alguns têm a mediunidade mais aflorada por algum tipo de missão que tenham que desempenhar. Trabalhei durante anos em sessões de desobsessão, dando passes, "fluidificando" água...![]()
Até que tive um desentendimento sério com a presidente do centro por conta de algumas crenças dela que não batiam com as minhas. Ela achou ruim com um comentário sobre o evangelho que eu fiz, instigando pessoas a não se deixarem levar pelas crenças, pelo medo do "além túmulo"... e veio com uns livros do Edigard Armond que eu abominei, falando que "aquilo" era a verdade, etc... meu ceticismo gritou alto (sim, eu sempre fui cética mesmo mediunizada...). Parei ali.
É isso.
Bom eu fui ateu,agnostico,hoje tomo antidepressivos fortes. Mais de 1 ano tomo paroxetina e outro antidepressivo, mas contunuo crente mesmo.Bom minhas experiencias foram muito contundentes.Muito mesmo,seria contra a logica eu desacreditar do Deus biblico.
Abra;o.
Antidepressivos?
Então, você vai dopado nesses encontros do RV?

Olha só esta sua mensagem. Tem vez que você parece estar sério, outras não. O atidepressivo pode ser o responsável por isso.
Bom. De qualquer forma, espero que você não jogue a culpa de sua doença no ateismo. Digo isso porque o inverso também ocorre: pessoas entram em depressão quando são religiosas e depois acabam abandonando suas denominações por algum motivo, tornando-se agnósticos, ateus, ou simplesmente passam para outra religião.
O ENCOSTO
- Aurelio Moraes
- Contato:
O ENCOSTO escreveu:Então, você vai dopado nesses encontros do RV?
Vai. Um pouco.

O emmcri fica meio devagar para fazer operações como sacar dinheiro no caixa eletrônico. Mas isto não o impede de conversar normalmente e de ter raciocínio lógico para uma conversa. :
- O ENCOSTO
- Contato:
Najma escreveu:Deise Garcia escreveu:Najma escreveu:Deise Garcia escreveu:Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha...![]()
Beijos
![]()
Beijos
![]()
Eu não tenho saudade do que eu era não, Deise...![]()
Beijos
Ligia, a Deise quer apenas deixar claro que você NUNCA foi espirita. Só isso.

O ENCOSTO
Tem um trecho no ESE que cita uma passagem bíblica que diz assim: "Sede perfeito assim como o vosso pai celestial" (Não tenho certeza se é bem isso).
Eu fico pensando em como deve ser a vida das pessoas que seguem essas "ensinamentos". Deve ser algo completamente insuportável e doloroso, porque a prática mostra que nós não podemos ser perfeitos NUNCA.[/b]
Eu fico pensando em como deve ser a vida das pessoas que seguem essas "ensinamentos". Deve ser algo completamente insuportável e doloroso, porque a prática mostra que nós não podemos ser perfeitos NUNCA.[/b]