Página 1 de 2

Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 12:02
por Aurelio Moraes
MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
EDITOR DA ILUSTRADA

Bono parece ser um sujeito legal. Está sempre do lado -como diria Rita Lee- dos frascos e comprimidos. Bono é a encarnação roqueira do politicamente correto. É uma espécie de Sting, o que faz dele, ao menos em parte, um chato. E também um equivocado: mal desembarcou no Brasil e já saiu correndo para emprestar seu prestígio a Lula. Nenhum questionamento, tudo beleza: a corrupção do PT e o faz-de-conta do presidente devem ser uma invenção da direita que não compra discos do U2.
Bono faz parte daqueles formadores de opinião do Primeiro Mundo Maravilha que acreditam em duendes progressistas do Terceiro Mundo. Estão sempre achando que vai brotar algo novo por aqui.
O "núcleo duro" de sua legião de fãs é a geração posterior à minha, hoje na faixa dos 35/40 e poucos. Um dos traços característicos dessa moçada é a correção política, aquela compulsão de chamar negros de "afrodescendentes", falar em "opção sexual", viver em permanente estado de solidariedade às minorias étnicas, colocar a culpa do terrorismo islâmico no Ocidente e recomendar filmes feitos nos cafundós do mundo sobre situações arcaicas e "humanas".
Bem, não deixa de ser um alívio ouvir de um artista dessa geração (Nuno Ramos, em entrevista publicada no sábado) que há muita arte de "cabeça baixa", tratando de questões imediatas: "Vivemos numa época extremamente controladora, e o pior é que aquilo que nos controla tem ótimos valores". Realmente, assistimos a um "boom" do que chamo de "arte ongueira", aquela produção ligada a ONGs, que se refugia no bom-mocismo para fazer sucesso.
Claro que Bono é "do bem". Irlandeses são gente fina. A África é pobre. O futebol brasileiro é mágico. E já que Bono quer dar uma força para o Terceiro Mundo, pode fazer um show na França contra os subsídios agrícolas. Aí diríamos: ao U2, as batatas!


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustr ... 200610.htm

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 12:13
por Tranca
Tá bêbado Aurélio?!

Postando dobrado.
:emoticon12:

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 14:49
por Aurelio Moraes
Se foi duas vezes, então foi erro do fórum. Às vezes acontece isso.

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 14:51
por Pumpkinhead
Aposto que se Bono encontrasse esse Marcos não teria problema nenhum de mandar ele se fuder...

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 16:30
por Makaveli
U2
Vejo este texto apenas como uma tentativa de análise crítica à pessoa de Bono e a vinda do U2 ao Brasil. Forçar estereótipos e rotular as pessoas por suas atitudes é sempre uma forma eficiente de bancar o intelectual. Bono Vox faz o que muitos, ou melhor, a grande maioria dos artistas cheios da grana no bolso não faz, e não apenas músicos, mas também os grandes nomes de Hollywood. Tentar. Tentar, dentro de seus próprios conceitos e particularidades, ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor. Deve-se levar em consideração que ele poderia fazer o show, virar as costas pra platéia, soltar um “foda-se Brasil” e mesmo assim a grande maioria dos fãs estaria babando o ovo dele. Bono Vox, o U2 e as tentativas, ainda que imperfeitas, de ajudar o desenvolvimento humano são um coisa, agora o senso crítico dos fãs, numa tietagem que não acaba nunca, sendo o artista uma criatura repugnante ou não, é outra. Creio que Bono não precisa esconder-se atrás de uma imagem de bom moço, até porque ele não precisa provar mais nada para ninguém... o U2 desde o começo de sua carreira demonstrou interesse por questões políticas e sociais. Não estou mistificando a banda e a considerando perfeita, aliás nem mesmo sou fã. Creio que a Banda poderia fazer muito mais do que faz, levando em conta o dinheiro que tem, mas o mínimo que ela (a banda) faz ironicamente tem sido mais do que a maioria dos políticos brasileiros tem feito pela sociedade. Não cabe a bandas de rock participarem de qualquer medida política ou administrativa para melhorias da sociedade, o máximo que podem fazer é contribuir com assistencialismo, coisa que o U2 tem feito. Condenar estas atitudes e dizer que há coisa maior por trás, neste caso, é paranóia, ou no mínimo uma tentativa frustrada de demonstração de intelectualismo. Às vezes é preciso enxergar a simplicidade das coisas. A criança está com fome? Vamos alimenta-la. Alimentada, ela é capaz de pensar. Pensando, surgem atitudes, das atitudes as mudanças necessárias na sociedade.

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 16:33
por Pumpkinhead
Esse aí é o chamado intelectual mete nojo que nunca fez nada para ajudar ninguém. E por isso, por sofrer de algum complexo de inferioridade, se acha no direito de criticar os outros que fazem mais e melhor que ele.

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 16:34
por Pumpkinhead
Acabei de fazer o mesmo que ele... :emoticon12:

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 16:58
por Tranca
Não cabe a bandas de rock participarem de qualquer medida política ou administrativa para melhorias da sociedade, o máximo que podem fazer é contribuir com assistencialismo, coisa que o U2 tem feito. Condenar estas atitudes e dizer que há coisa maior por trás, neste caso, é paranóia, ou no mínimo uma tentativa frustrada de demonstração de intelectualismo. Às vezes é preciso enxergar a simplicidade das coisas. A criança está com fome? Vamos alimenta-la. Alimentada, ela é capaz de pensar. Pensando, surgem atitudes, das atitudes as mudanças necessárias na sociedade.


Perfeito.
-

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 17:07
por Tranca
Pumpkinhead escreveu:Esse aí é o chamado intelectual mete nojo que nunca fez nada para ajudar ninguém. E por isso, por sofrer de algum complexo de inferioridade, se acha no direito de criticar os outros que fazem mais e melhor que ele.


Apoiado.

Se o cara tenta fazer algo que julga certo e isso dá algum resultado positivo (como já deu), pelo menos está fazendo uma pequena parte, mesmo que tenha que abrir algumas concessões e posar ao lado de políticos corruptos (não estou julgando o Lula de antemão) e outras pessoas de interesses duvidosos.



Acabei de fazer o mesmo que ele...



Não, Miguel.

Manifestações de repúdio como a sua são a justa paga que este tipo de crítica intelectualóide merece.

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 17:11
por videomaker
[quote="Makaveli"]U2
Vejo este texto apenas como uma tentativa de análise crítica à pessoa de Bono e a vinda do U2 ao Brasil. Forçar estereótipos e rotular as pessoas por suas atitudes...

Dá primeira a ultima , perfeito garoto !
:emoticon45:

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 17:35
por Alter-ego
E, a propósito, não vi tudo, mas até onde ví, o sfow do U2 estava bem melhor que o dos Stones... :emoticon16:

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 17:49
por Tranca
Quem gosta de U2 deve ter achado bom.

Os caras são competentes no palco. O Bono, apesar de sua voz deixar muito a desejar, sabe cativar a platéia e os tem na mão com seu modo meio afetado de rockstar e pose de celebridade engajada em militância político-social para um mundo melhor (meio forçado, mas tem lá seu valor. Nesse quesito, é o que ele faz fora do palco que conta, se o que faz tiver algum resultado prático, o que não tenho pleno conhecimento). O guitarrista é quem conduz o som e quem segura o pique das músicas. O baterista e o baixista são competentes. Irlandeses que deram certo, esses. Nada de novo nem de fantáscico sob o sol, mas conseguem dobrar a multidão, mesmo nas músicas medianas, que não são poucas, ao meu ver (questão de gosto, claro).

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 17:56
por videomaker
Alter-ego escreveu:E, a propósito, não vi tudo, mas até onde ví, o sfow do U2 estava bem melhor que o dos Stones... :emoticon16:


É que o Bono sabe cantar ! :emoticon12:

Enviado: 21 Fev 2006, 18:08
por Washington
:emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Assistencialismo é uma merda.

Esse cara da banda fica bem na foto, é verdade, mas isso ajuda realmente o progresso da sociedade?

Faria muito mais se trocasse esse assistencialismo por algo mais efetivo como o fim do protecionismo, a luta contra a corrupção, melhor uso de recursos públicos e o fim de privilégios.

Pode ficar o resto da vida distribuindo esmolas, terá algum resultado? Certamente, mas resultados muito maiores viriam da implementação de políticas corretas, em geral, contrárias ao assistencialismo e à ideologia esquerdista.

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 18:12
por Washington
Pumpkinhead escreveu:Esse aí é o chamado intelectual mete nojo que nunca fez nada para ajudar ninguém. E por isso, por sofrer de algum complexo de inferioridade, se acha no direito de criticar os outros que fazem mais e melhor que ele.


Eu discordo de você.

O Bono ajuda alguns, mas prejudica os demais.

Repetindo, o assistencialismo é uma merda.

Enviado: 21 Fev 2006, 18:16
por Anna
Eu acho que o U2 já é a própria chatice!! (desculpem-mem os fãs)

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 18:41
por Perseus
O engraçado disso tudo é que se Bono tivesse rejeitado o encontro com Lula, esses velhos caquéticos e reacionários estariam criticando-o de qualquer jeito, provavelmente por falta de humildade.

Enfim, coisa de gente que não tem mais o que fazer da vida.. e a mulher do cara que escreveu o artigo muito provavelmente deve dormir de calça jeans todas as noites, o que explica a causa das críticas non-senses.




Em tempo: acho 99% das músicas do U2 uma bosta.

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 18:44
por videomaker
Eu discordo de você.

O Bono ajuda alguns, mas prejudica os demais.

Repetindo, o assistencialismo é uma merda.[/quote]


E o que se faz enquanto a Africa morre de Fome ?
Blá , blá , blá , não meu irmão ..

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 18:52
por Perseus
Qualquer dia desses eu vou imprimir um guia completo sobre "COMO QUOTAR EM 15 LIÇÕES" e vou enfiar no seu rabo.

Enviado: 21 Fev 2006, 20:54
por Dante, the Wicked
U2 seria só mais uma bandinha podre pra mim, se não fosse o fato dela ter vindo da Irlanda. Uma banda tão ruim brotar do mesmo solo que bandas tão boas é um fato deprimente.

Quanto ao que o Bono faz fora dos palcos, problema é dele. Ele dá comida pra quem tem fome? Ótimo! Mas ele também estaria em seu direito se torrasse toda sua grana em carros, bebidas e jogos de azar. Agora ficar tirando fotinho com o presidente é escrotidão!

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 20:55
por Dante, the Wicked
Perseus escreveu:Qualquer dia desses eu vou imprimir um guia completo sobre "COMO QUOTAR EM 15 LIÇÕES" e vou enfiar no seu rabo.


Irrita esta incapacidade, não? Nem capaz de corrigir a cagada ele é.

Enviado: 21 Fev 2006, 20:57
por videomaker
Agora ficar tirando fotinho com o presidente é escrotidão![/quote]


Com o lula então , ai eu tenho que te apoiar ..tá certo Dante!

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 21 Fev 2006, 21:00
por rapha...
Perseus escreveu:Qualquer dia desses eu vou imprimir um guia completo sobre "COMO QUOTAR EM 15 LIÇÕES" e vou enfiar no seu rabo.


[Sambael]


Perfeito.

[/Sambael]

Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 22 Fev 2006, 08:35
por Makaveli
É, o debate está interessante, mas antes de tudo é necessário colocar sua simpatia ou antipatia pela banda de lado, analisar os fatos, e depois postar. Se é que há interesse em discutir a questão mais profundamente. Alguns aqui estão preferindo apenas dizer que o U2 é uma merda, que o Bono não sabe cantar e blá, blá, blá... fome não espera... me diz quantas bandas, no meio de seus show, colocaram um telão com a lista de "direitos humanos" passando enquanto toca uma baita de uma música reflexiva (no caso do U2, miss sarajevo)? Creio que o U2 só faz o que faz por não ter rabo preso com ninguém, devido ao fato de estarem cheios da grana. A maioria das outras bandas tem rabo preso com as gravadoras, e provavelmente jamais vão gozar da verdadeira liberdade de expressão que o Bono tem, ainda que às vezes passível de crítica, mas ao menos utilizada. Assistencialismo realmente é uma merda, mas não nos resta muito a fazer agora... apresente um projeto de reestruturação política e social, tentando dar esperanças a um pai de família com os filhos famintos agora, e observe a reação.

Re: Re.: Bono personifica a chatice da correção política

Enviado: 22 Fev 2006, 08:41
por rapha...
Makaveli escreveu:(...) colocaram um telão com a lista de "direitos humanos" passando enquanto toca uma baita de uma música reflexiva (no caso do U2, miss sarajevo)? (...)


Achei esta parte uma trivialidade total.

O show seria melhor sem ela.