Não acho que religião é veneno...
Enviado: 23 Fev 2006, 19:52
Vamos falar sobre uma divisão do Metal que deu base para o heavy metal de hoje, que é o trash.
Para representar esse estilo eu escolhi o Metallica, por sua importância tanto musicalmente quanto no cenário heavy metal em si, e vou focar primeiro na fase mais pesada deles, com o baixista Cliff Burton, que foi sem dúvida um dos maiores baixistas de Heavy Metal de todos os tempos. Cultuado até hoje pelos fãs do Metallica, Cliff teve uma carreira curta e uma morte precoce, porém suas linhas insanas de baixo serão lembradas enquanto hoverem baixistas com bom gosto.
O set do Cliff Burton é simples, ele usava dois baixos; um Rickenbaker 4001, vermelho, 4 cordas e um Alembic Spoiler, Preto, 4 cordas; usava Amplificadores Mesa Boogie 4" x12", 1" x 15", Ampeg SVT-1540HE (um dos melhores que ja ouvi na vida); e usava pedais Morley Wah Boost (usado nos solos, em "Seek and Destroy", e "From Whom The Bell Tolls"), Electro Harmonix Big Muff (usado em "Pulling Teeth", "From Whom...").
Já da fase mais recente, com Jason Newsteed nos graves, o metallica deu um salto que deixou alguns fãs descontentes e atraiu muitos outros, uma mudança que alterou as bases da banda, uma mudança completa de estilo, e dessa fase apenas algumas músicas lembrava o bom e velho metallica. Demorou um pouco mas esse estilo foi finalmente muito bem aceito.
Infelizmente o release do set do Jason eu vou ficar devendo para vocês, mas assim que eu conseguir eu passo para vocês. Quem souber, fale.
Bom, vamos parar de enrolação e vamos ao que interessa: as músicas. vamos começar pela fase mais pesada, que como uma amigo meu costuma dizer é "trash do iníçio ao fim":
"Seek And Destroy" - CD "Kill'em All":
Tablatura
Tablatura Guitar Pro
Linha de baixo
Linha de baixo, bateria e guitarra
Escolhi essa musica pois e um dos tantos clássicos que aparecem no 1º registro da banda, com uns riffs e bases que fazem qualquer um ficar maluco. Como sempre ele utiliza um Walking Bass, que é uma pratica não muito comum no heavy metal. Prestem Bastante atenção nas convenções Guitarra/Baixo.
"(Anesthesia) Pulling Teeth" - CD "Kill'em All":
Tablatura
Tablatura Guitar Pro
Linha de baixo
Linha de baixo e bateria
Essa musica Cliff Tocava nos shows muito antes de ser gravada, já demonstrando grande talento, criatividade e carisma. Reza a lenda que Cliff estava tocando essa musica num intervalo de gravação e James(Hetfield) resolveu gravá-la e botá-la no álbum. Quando se vai a um show de rock sempre se vê o guitarrista solando, mas cliff entrou para o metallica quando Lars e James o viram solando como um alucinado num show da sua banda Trauma.
Da fase "Clean" (mas nem tanto) do Metallica, que engloba grandes álbums como Black Album, Reload, S&M, eu escolhi apenas um clássico:
"Nothing Else Matters" - CD "Black Album":
Tablatura
Tablatura Guitar Pro
Linha de baixo e vocal
Linha de baixo, bateria e guitarra
Essa musica dispensa comentários, afinal, quem nunca ouviu essa musica? A linha de baixo é tranquila, porém bem construida e sem buracos (Esqueça aquele papo "qualidade = velocidade").
A parte didática vem da observação da melodia e de como é disposta a harmonia. É sempre bom lembrar que a base rítmica do baixo é SEMPRE sustentada pelo bumbo (E vice-versa), por isso preste atenção na bateria do Lars.
Para representar esse estilo eu escolhi o Metallica, por sua importância tanto musicalmente quanto no cenário heavy metal em si, e vou focar primeiro na fase mais pesada deles, com o baixista Cliff Burton, que foi sem dúvida um dos maiores baixistas de Heavy Metal de todos os tempos. Cultuado até hoje pelos fãs do Metallica, Cliff teve uma carreira curta e uma morte precoce, porém suas linhas insanas de baixo serão lembradas enquanto hoverem baixistas com bom gosto.
O set do Cliff Burton é simples, ele usava dois baixos; um Rickenbaker 4001, vermelho, 4 cordas e um Alembic Spoiler, Preto, 4 cordas; usava Amplificadores Mesa Boogie 4" x12", 1" x 15", Ampeg SVT-1540HE (um dos melhores que ja ouvi na vida); e usava pedais Morley Wah Boost (usado nos solos, em "Seek and Destroy", e "From Whom The Bell Tolls"), Electro Harmonix Big Muff (usado em "Pulling Teeth", "From Whom...").
Já da fase mais recente, com Jason Newsteed nos graves, o metallica deu um salto que deixou alguns fãs descontentes e atraiu muitos outros, uma mudança que alterou as bases da banda, uma mudança completa de estilo, e dessa fase apenas algumas músicas lembrava o bom e velho metallica. Demorou um pouco mas esse estilo foi finalmente muito bem aceito.
Infelizmente o release do set do Jason eu vou ficar devendo para vocês, mas assim que eu conseguir eu passo para vocês. Quem souber, fale.
Bom, vamos parar de enrolação e vamos ao que interessa: as músicas. vamos começar pela fase mais pesada, que como uma amigo meu costuma dizer é "trash do iníçio ao fim":
"Seek And Destroy" - CD "Kill'em All":
Tablatura
Tablatura Guitar Pro
Linha de baixo
Linha de baixo, bateria e guitarra
Escolhi essa musica pois e um dos tantos clássicos que aparecem no 1º registro da banda, com uns riffs e bases que fazem qualquer um ficar maluco. Como sempre ele utiliza um Walking Bass, que é uma pratica não muito comum no heavy metal. Prestem Bastante atenção nas convenções Guitarra/Baixo.
"(Anesthesia) Pulling Teeth" - CD "Kill'em All":
Tablatura
Tablatura Guitar Pro
Linha de baixo
Linha de baixo e bateria
Essa musica Cliff Tocava nos shows muito antes de ser gravada, já demonstrando grande talento, criatividade e carisma. Reza a lenda que Cliff estava tocando essa musica num intervalo de gravação e James(Hetfield) resolveu gravá-la e botá-la no álbum. Quando se vai a um show de rock sempre se vê o guitarrista solando, mas cliff entrou para o metallica quando Lars e James o viram solando como um alucinado num show da sua banda Trauma.
Da fase "Clean" (mas nem tanto) do Metallica, que engloba grandes álbums como Black Album, Reload, S&M, eu escolhi apenas um clássico:
"Nothing Else Matters" - CD "Black Album":
Tablatura
Tablatura Guitar Pro
Linha de baixo e vocal
Linha de baixo, bateria e guitarra
Essa musica dispensa comentários, afinal, quem nunca ouviu essa musica? A linha de baixo é tranquila, porém bem construida e sem buracos (Esqueça aquele papo "qualidade = velocidade").
A parte didática vem da observação da melodia e de como é disposta a harmonia. É sempre bom lembrar que a base rítmica do baixo é SEMPRE sustentada pelo bumbo (E vice-versa), por isso preste atenção na bateria do Lars.