Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
APODman
Mensagens: 4237
Registrado em: 24 Out 2005, 16:31

Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por APODman »


Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

MARCELO GLEISER
COLUNISTA DA FOLHA

Tente se lembrar de algo que aconteceu durante a sua infância, quando você tinha uns seis ou sete anos de idade. Pode ser uma cena qualquer, mas algo importante em sua vida. Por exemplo, quando eu tinha sete anos, caí na escola durante o recreio e cortei feio o joelho. Lembro-me do sangue, de chorar muito e de meu pai chegando esbaforido, bravo, porque teve de deixar os pacientes esperando. Quantos desses detalhes são, de fato, reais? Será que somos capazes de realmente recordar coisas que ocorreram há muito tempo? Ou será que muitas de nossas memórias são inventadas ou ao menos parcialmente recriadas?

Essa questão vem sendo estudada com muito cuidado por vários profissionais, de psicólogos a advogados. Isso porque memórias falsas podem criar problemas sérios, por exemplo em denúncias de crimes sexuais domésticos ocorridos no passado. A situação é complicada, pois seria de fato injusto acusar um pai ou tio de ter molestado sexualmente um menor de idade se isso não aconteceu. Por outro lado, se aconteceu, o pai ou tio criminoso tem de ir para a cadeia. Como provar se a memória é real ou fabricada? Ninguém sabe como responder a essa pergunta. Se não existem provas concretas do que ocorreu, infelizmente o criminoso pode escapar impune. Ou um inocente pode ir para a prisão e uma família ser destruída.

É muito mais fácil ver o improvável quando acreditamos nele

Foi esse tipo de questão que motivou uma psicóloga da Universidade Harvard a estudar uma outra situação na qual memórias falsas podem estar presentes, relatos de seqüestro por seres alienígenas. Na verdade, Susan Clancy, que acaba de lançar um livro chamado "Abduzidos: Como Pessoas Passam a Acreditar que Foram Seqüestradas por Alienígenas", usou esses casos para mostrar que memórias falsas não só existem como podem ter tamanha força emocional que aparentam ser verdadeiras.

Clancy entrevistou 50 pessoas que dizem ter sido abduzidas por seres extraterrestres. Algumas até acreditam terem sido vítimas de vários seqüestros. Aparentemente, nos EUA cerca de 1 milhão de pessoas declaram ter sido seqüestradas. Não conheço a estatística no Brasil, mas acredito que não seja muito diferente. Conforme afirmou Clancy, "isso não significa que essas pessoas sejam loucas. Pelo contrário, muitas delas são articuladas e altamente inteligentes. A tendência em acreditar em coisas sobre as quais a ciência não tem provas é muito comum". Imagino que o leitor possa pensar em um ou dois exemplos. Fantasmas? O monstro do lago Ness? No caso dos alienígenas, não existe mesmo nenhuma evidência concreta de que tenham visitado a Terra no passado ou que estejam no momento por aqui, apesar dos inúmeros relatos e de suspeitas de intrigas governamentais.

Clancy atribui os relatos a um estado entre a consciência e o sono, durante o qual alucinações são comuns. Em geral, os pacientes lembram-se do seqüestro quando sob hipnose. O mesmo ocorre com relatos de violência sexual.

A grande diferença é que, sem dúvida, muitos dos relatos de abusos sexuais são reais, enquanto os seqüestros por alienígenas são falsos. Pelo menos até que uma prova concreta surja, um circuito ou uma liga metálica que não exista na Terra, a solução de um grande problema matemático, o seqüestro de um cientista sério que obtenha alguma evidência que não seja apenas um relato oral. É muito mais fácil ver o improvável quando acreditamos nele. Por outro lado, se nossos olhos estiverem sempre fechados, não o veremos nunca.




fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienci ... 200512.htm


[ ]´s

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Aurelio Moraes »

Mais um excelente texto do Gleiser, que é a reencarnação do Carl Sagan. :emoticon12:

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por rapha... »

Na verdade é tudo conspiração comunista.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Fernando Silva »

APODman escreveu:Quantos desses detalhes são, de fato, reais? Será que somos capazes de realmente recordar coisas que ocorreram há muito tempo? Ou será que muitas de nossas memórias são inventadas ou ao menos parcialmente recriadas?


Já contei em outro tópico: eu tenho memórias falsas.
Morei até os 20 anos em uma mesma casa e esta casa está gravada na minha memória para sempre. A maior parte dos meus sonhos se passa nela, não importando o assunto.

Já notei também que fatos ocorridos em outros lugares, e quando eu já não morava mais lá, acabam "se mudando" para lá.
Por exemplo: eu lembro um fato ocorrido durante uma reunião no trabalho como se tivesse acontecido na sala da casa.
Se o local do fato não é importante, acaba sendo substituído pelo "default", que é minha velha casa.

A diferença é que eu sei que a memória é falsa, devido à época e às circunstâncias. Se eu fosse um desses "abduzidos", inventaria alguma explicação fantástica para o fenômeno.

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por rapha... »

[à parte]

Fernando, tem MP para você.

[/à parte]

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Fernando Silva »

rapha... escreveu:[à parte]

Fernando, tem MP para você.

[/à parte]


Respondida.

Avatar do usuário
Francielly Pierri
Mensagens: 69
Registrado em: 06 Nov 2005, 00:16
Localização: Florianópolis
Contato:

Re: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Francielly Pierri »

Fernando Silva escreveu:A diferença é que eu sei que a memória é falsa, devido à época e às circunstâncias. Se eu fosse um desses "abduzidos", inventaria alguma explicação fantástica para o fenômeno.


Aí é que tah ... você sabe que é falso. O pior é quem cria e acredita na mentira e ainda quero entender como a pessoa que inventa pode crer que é verdade...

É muito mais fácil ver o improvável quando acreditamos nele


Eu via duendes aos doze anos. Sou exemplo vivo!
Imagem

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por DarkWings »

1 em cada 10 americanos acredita ter sido abduzido por extraterrestres segundo um documentário que vi no Discovery Channel. É ridículo! Seriam tantas abduções que você teria que ver pessoas serem raptadas pelas ruas!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Francielly Pierri
Mensagens: 69
Registrado em: 06 Nov 2005, 00:16
Localização: Florianópolis
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Francielly Pierri »

DarkWings escreveu:1 em cada 10 americanos acredita ter sido abduzido por extraterrestres segundo um documentário que vi no Discovery Channel. É ridículo! Seriam tantas abduções que você teria que ver pessoas serem raptadas pelas ruas!


É ridículo, e os relatos de abdução são sempre de americanos. As coisas mais bizarras só acontecem com eles. Você assiste, sei lá, o fantástico que diz que aconteceu não sei o que (uma coisa estranha com alguém) ... pode apostar, é um americano. Eles adoram inventar coisa nova e se aparecer. Se os ET's abduziram realmente tanto americano assim, pq não levaram e deixaram por lá!
Imagem

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Aurelio Moraes »

O mais ridículo..alienígenas com tecnologia para viagem espacial de enormes distância e que não conseguem apagar a memória dos seqüestrados, ou que precisam de espécimes humanos para fazer experiências. Por que não fazem clonagem?

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por DarkWings »

Mr.Hammond escreveu:O mais ridículo..alienígenas com tecnologia para viagem espacial de enormes distância e que não conseguem apagar a memória dos seqüestrados, ou que precisam de espécimes humanos para fazer experiências. Por que não fazem clonagem?


Talvez eles sejam Testemunhas de Jeová s e não queira brincar de deus!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Aurelio Moraes »

Eles são é comunistas.Invadir a propriedade alheia e seqüestrar os outros é coisa de comunista.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Euzébio »

Francielly Pierri escreveu:É ridículo, e os relatos de abdução são sempre de americanos.


Há relatos de abdução no mundo todo. Apenas o que nos chegam aos ouvidos são os relatos americanos. Somos realmente o quintal deles...

Francielly Pierri escreveu:As coisas mais bizarras só acontecem com eles. Você assiste, sei lá, o fantástico que diz que aconteceu não sei o que (uma coisa estranha com alguém) ... pode apostar, é um americano. Eles adoram inventar coisa nova e se aparecer. Se os ET's abduziram realmente tanto americano assim, pq não levaram e deixaram por lá!


Há uma enorme casuística na Amazônia, mas o brasileiro não sabe, por que será?

:emoticon5:

Avatar do usuário
Francielly Pierri
Mensagens: 69
Registrado em: 06 Nov 2005, 00:16
Localização: Florianópolis
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Francielly Pierri »

Euzébio escreveu:
Francielly Pierri escreveu:É ridículo, e os relatos de abdução são sempre de americanos.


Há relatos de abdução no mundo todo. Apenas o que nos chegam aos ouvidos são os relatos americanos. Somos realmente o quintal deles...


Claro ... se maioria é de americano é mais provavel aparecer americano ...
Imagem

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Euzébio »

Mr.Hammond escreveu:O mais ridículo..alienígenas com tecnologia para viagem espacial de enormes distância e que não conseguem apagar a memória dos seqüestrados, ou que precisam de espécimes humanos para fazer experiências. Por que não fazem clonagem?


Ao contrário, a maioria dos que se dizem abduzidos só descobrem que o foram (se realmente o foram) após sessões de hipnose. São raros os relatos dos que se lembram da abdução passo a passo. Alguns dos mais famosos são o caso Trevis Walton e o caso Betty Hill. No Brasil temos o caso de Artur Berlet e o caso Villas-Boas, mundialmente conhecidos.

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por DarkWings »

Euzébio:

O fato de haverem relatos de sucubus e incubus na Europa medieval faz desses relatos uma verdade inegável?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Euzébio »

Mr.Hammond escreveu:Eles são é comunistas.Invadir a propriedade alheia e seqüestrar os outros é coisa de comunista.


Pode ser coisa de americano também...

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Euzébio »

O que os medievais (e antigos também) chamavam de demônios eu chamo de extraterrestres. Basta abrir a Bíblia e ver quantos casos de contatos extraterrestres estão ali anotados.

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Schultz »

DarkWings escreveu:1 em cada 10 americanos acredita ter sido abduzido por extraterrestres segundo um documentário que vi no Discovery Channel. É ridículo! Seriam tantas abduções que você teria que ver pessoas serem raptadas pelas ruas!

Esse texto do Gleiser entra em contradição com isso, pois afirma que somente 1 milhão de americanos acredita que já foi abduzido, e a população estadunidense atual é de 293.027.571 pessoas. Portanto, a porcentagem é de 0,34% de pessoas que acreditam já ter sido abduzidas.

Avatar do usuário
APODman
Mensagens: 4237
Registrado em: 24 Out 2005, 16:31

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por APODman »

Euzébio escreveu:O que os medievais (e antigos também) chamavam de demônios eu chamo de extraterrestres. Basta abrir a Bíblia e ver quantos casos de contatos extraterrestres estão ali anotados.


E vamos as orgias de redefinições: o que vc chama de Frigideira eu chamo de Missil Nuclear Intercontinental. :emoticon16:

Se a existência de demônios já era um mito, redefini-los como extretarrestres não os torna mais reais.


[ ]´s

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

É possível também que os abduzidos estejam descrevendo alucinações semelhantes devidas a estados cerebrais similares, como sugere Michael Persinger. Da mesma forma, os relatos de êxtase e contemplativos dos místicos podem ser semelhantes em virtude de estados cerebrais semelhantes, associados ao desligamento corporal e uma sensação de transcendência. Usando eletrodos para estimular partes específicas do cérebro, Persinger reproduziu as sensações de presença e outras experiências associadas às experiências de quase-morte (NDEs), OBEs, experiências místicas e de abdução por alienígenas. A linguagem e os símbolos de nascimento, sexo e morte podem não ser mais que analogias para estados cerebrais. Lembranças em comum de experiências não provam que estas não foram ilusões. A experiência que as vítimas pensam ter sido de abdução por alienígenas podem se dever a determinados estados cerebrais. Esses estados podem estar associados à paralisia do sono, ou outras formas de distúrbios do sono, inclusive leves ataques epilépticos. A paralisia do sono é uma condição que ocorre logo antes que a pessoa pegue no sono (o estado hipnagógico) ou logo antes que desperte totalmente (o estado hipnopômpico). A condição é caracterizada pela incapacidade de se mover ou falar. Ela é freqüentemente associada com uma sensação de haver algum tiopo de presença, uma sensação que muitas vezes causa medo, mas é também acompanhada por uma incapacidade de gritar. A paralisia pode durar apenas uns poucos segundos ou mais. A descrição dos sintomas da paralisia do sono são muito semelhantes à descrição que muitos dos abduzidos dão do que lembram ter experimentado. Alguns acreditam que a paralisia do sono seja responsável não só por várias ilusões de abduções alienígenas, mas também por outras ilusões envolvendo experiências paranormais ou sobrenaturais.

Existem, é claro, determinados distúrbios psiquiátricos que são caracterizados por ilusões. Muitas pessoas com esses distúrbios são tratadas com drogas que afetam a produção ou o funcionamento dos neurotransmissores. Os tratamentos são bastante bem sucedidos na eliminação das ilusões. Persinger tratou pelo menos uma pessoa com medicação anti-epiléptica que conseguiu fazê-la deixar de ter repetidas experiências do tipo descrito pelos abduzidos por alienígenas, e pelas que sofrem de paralisia do sono. Incontáveis esquizofrênicos e maníaco-depressivos, quando adequadamente medicados, deixam de ter ilusões sobre Deus, Satanás, o FBI, a CIA, e alienígenas.


http://brazil.skepdic.com/raptoet.html

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por DarkWings »

Euzébio escreveu:O que os medievais (e antigos também) chamavam de demônios eu chamo de extraterrestres. Basta abrir a Bíblia e ver quantos casos de contatos extraterrestres estão ali anotados.


Então Jesus poderia ser fruto de uma abdução na verdade? Que acha dessa teoria?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Aurelio Moraes »

Bah, depois que o Euzébio se enrolou todo tentando explicar em um encontro do RV que os primeiros humanos podem ser criação de humanos do futuro, só consigo rir das explicações dele.. :emoticon12: :emoticon12:
Se alguém duvida, eu tenho o vídeo... :emoticon12:

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por DarkWings »

Mr.Hammond escreveu:Bah, depois que o Euzébio se enrolou todo tentando explicar em um encontro do RV que os primeiros humanos podem ser criação de humanos do futuro, só consigo rir das explicações dele.. :emoticon12: :emoticon12:
Se alguém duvida, eu tenho o vídeo... :emoticon12:


Posta no Google videos pra nós!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Francielly Pierri
Mensagens: 69
Registrado em: 06 Nov 2005, 00:16
Localização: Florianópolis
Contato:

Re: Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

Mensagem por Francielly Pierri »

Mr.Hammond escreveu:Bah, depois que o Euzébio se enrolou todo tentando explicar em um encontro do RV que os primeiros humanos podem ser criação de humanos do futuro, só consigo rir das explicações dele.. :emoticon12: :emoticon12:
Se alguém duvida, eu tenho o vídeo... :emoticon12:


uhauhahuauhauhauhauha .... pior é um "amigo" meu que disse que deus colocou o macaco na terra e ele evoluiu! :emoticon12:
Imagem

Trancado