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Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 11:17
por RCAdeBH
Tá aí.

Texto do Acauan escreveu:O Outro Outro Mundo dos Espíritas

Por Acauan

Os espíritas oscilam entre este mundo e um outro no qual habitam os desencarnados que guiam os médiuns na escrita de livros de estilo indistinguível ou na execução de procedimentos cirúrgicos não reconhecidos pelos conselhos de medicina.


Ja começou mal... O espiritismo não é somente isso... A maioria dos espiritas se concentra mais na doutrina do que nos fenômenos mediúnicos. Leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo", aliás, é um livro muito pouco comentado pelos escarnecedores. Como médico, já ví uma cirurgia mediúnica e curas reais vindas destas. Não somente eu, mas vários colegas. Lógico que se apresentasse laudos aqui estes logo seriam motivos de chacota, mas se quer realmente ver uma cirurgia destas, vá a um lugar apropriado e faça um exame isento e minuncioso. Quanto ao estilo "indistinguivel" dos livros, seria este um bom adjetivo, dada a diversidade de temas, ou seja, como são varios escritores, as mais variadas formas de escrever são executadas. PS: Ainda não conseguiram desmascarar Chico Xavier, o dito "Charlatão". Voce correu de todos os debates sobre ele. Este seria um bom momento.

Texto do Acauan escreveu:
E tem um terceiro.

Um outro outro mundo, exclusivo dos espíritas e invisível para quem não o é, mas mais próximo e compreensível para os terrenos do que o etéreo entre o nirvana e o umbral, onde karmas se cumprem obedecendo a enredos parecidos com os das novelas mexicanas.


Este mundo a que voce se refere, não é invisivel para quem não é espirita. Ele seria invisivel para quem acha que vive num conto de fadas, tendo ao seu lado a "sorte" de ter uma vida tranquila, sem as chagas morais ou físicas que tantos hoje em dia carregam com sofreguidão. Dê uma olhada ao seu redor e irá ver este mundo que voce insiste em dizer que não existe. Novelas mexicanas tem um enrredo leve comparado a vida real. Saia da fantasia.

Texto do Acauan escreveu:
O interessante do segundo outro mundo dos espíritas é que, ao contrário do primeiro, ele é repleto de realizações positivas aferíveis pelos prosaicos observadores deste plano.

Este outro mundo manifesta-se no nosso através dos Centros Espíritas. Não... não pensem de início em lugares onde apenas se dão passes e gente morta manda recados sobre o quanto estão felizes e bem lá do outro lado..


Outro erro primário e infantil sugerir fatos que voce não conhece ou inventar subterfúgios para denegrir alguma coisa ao seu bel-prazer. Leia "memórias de um suicida" ou "nosso lar" ou "do outro lado" e irá ver que estas "realizaçoes positivas". Recados de "gente morta" são em sua maioria hoje feitos por charlatões que infelizmente se infiltram na doutrina para ganhar dinheiro. Claro, estou generalizando completamente. A propósito: o Chico quando vivo escrevia estes "recados" de pessoas mortas apontando detalhes absolutamente íntimos e com assinaturas idênticas a dos mortos. Isto está até documentado em um livro dele. Mas, não vem ao caso, não é mesmo?

Texto do Acauan escreveu:Os Centros Espíritas são complexos impressionantes, pelos menos os grandes Centros, que agregam, além das atividades típicas requeridas pela doutrina kardecista, as ações de caridade exigidas por ela.

Os grandes Centros Espíritas são de matar pastor de igreja neo-pentecostal de porta de garagem de inveja.
Enquanto estes espremem o dom de apascentar que lhes é dado pelo Espírito Santo para tentar recolher até o último centavo de dízimo que lhe permita pagar o aluguel do mês daquele espaçozinho sem graça, os espíritas se dão ao luxo de manter prédios no porte e forma parecidos com escolas públicas, onde, além de exercitarem seus iniciados no diálogo com o além-túmulo, mantém uma enormidade de atividades sociais que muitas vezes incluem creches, orfanatos, escolas de deficientes e coisas do tipo.

Estou certo que todo mundo sabe que manter estas coisas é caro.
Talvez nem todo mundo saiba que manter estas coisas é muito, muito caro.

Há Centros Espíritas que mantém creches para carentes, escolas para excepcionais, lares para órfãos ou asilos para idosos dotados de toda a infra-estrutura e tocados por profissionais especialistas remunerados. O custo mensal disto tem muitos zeros a direita da primeira cifra.


Como voce se feriu quando eu disse que "indios e animais matam sua crianças com problemas físicos", me sentir ferido também pela infeliz analogia que voce fez quando juntou no mesmo saco os grandes centros espíritas (que na verdade são raríssimos) e os grandes templos evangélicos onde a comercializaçao de Deus mediante coação psicológica é imensa. Voce esta querendo dizer em seu ultimo parágrafo que "sai muito caro manter isso ou aquilo" novamente fazendo a analogia de forma cínica e velada, pressupondo que esta comercializaçao existe nos centros Kardecistas . Então quer dizer que em seu dúbio raciocínio, existem dois pesos e duas medidas? Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço?

Texto do Acauan escreveu:Mas segundo o IBGE os espíritas são uma percentagem pequenininha da população e não cadastram seus adeptos para pingar o dim-dim do fim do mês nos cofres das lideranças religiosas sob a pena de terem o devorador comendo suas rendas caso não o façam (hei, hei, fiz piada com vocês sabem quem...).

Como então conseguem manter tantas obras, cujo funcionamento exige uma garantia de recursos fluindo todo quinto dia útil do mês para pagar folhas de pagamento e toda semana para pagar alimentos, materiais de consumo e serviços de manutenção?
E para complicar parece que ainda sobra para campanhas várias, da Páscoa ao Natal.

A resposta é o que os espíritas mantém uma enorme, silenciosa e extremamente organizada rede de coleta e distribuição de recursos que não só fazem fluir quantidades imensas de dinheiro e donativos para a manutenção de suas obras como mantém um gerenciamento eficiente na aplicação destes recursos.

Os grandes Centros Espíritas são reflexo disto.
Todos funcionais, limpinhos e ascéticos.
Cheios de salas, algumas de portas trancadas embaixo das quais sempre olho para ver se tem ectoplasma escorrendo pela fresta.
Quadras de esportes, cantinas e anfiteatros completam o pacote.

Os espíritas brasileiros que sustentam tudo isto estão concentrados na classe média, mas a comunidade abrange empresários e profissionais liberais bem sucedidos que de modo notavelmente discreto estão por traz das contas que não fechariam sem a contribuição deles.

Lembro-me de uma muito conhecida família de advogados criminalistas de São Paulo que assumia pessoalmente a direção de uma grande creche mantida pelos espíritas. Nunca entendi como tinham tempo para dar atenção aos seus casos jurídicos cuidando de todos os pepinos que aquele abacaxi lhes proporcionava.

Como empresário espírita não bota néon na fachada de suas empresas anunciando que "Deus é Fiel", como fazem prosélitos de outras crenças, ninguém sabe que eles existem. Mas há muitos. Talvez o seu patrão seja um deles, vá saber.

Um conselho: não tentem fazer marketing social em instituições espíritas dando algum dinheiro para ostentar faixas do tipo "a empresa tal mantém esta instituição". Para quem não sabe, os espíritas não aceitam isto. Se quiser doar dinheiro eles agradecerão e dirão que o donativo será tratado com discrição, mesmo que sua intenção ao doar fosse fazer o máximo possível de propaganda da sua bondade.

Alguns Centros Espíritas são mantidos exclusivamente pelos chamados servidores, membros da comunidade que realizam todos os serviços para manter a instituição – da contabilidade a lavar banheiros – sem receber um centavo por isto.

E há também empresas mantidas e tocadas por espíritas cujo objetivo é levantar fundos para manter as obras da comunidade. Um grau de especialização e sofisticação que parece planejado por alguma administração central.


Engraçado que um poeta moderno disse uma vez que " Herdeiros são agora da virtude que perdemos". Fico triste ao ver pessoas que conseguem ver um trabalho isento e difícil como este, que dá um mínimo de ajuda material a pessoas que obviamente estão bem longe do círculo social do autor do texto, e trata-lo como alguma "bobagem" Kardecista, ou melhor dizendo: mais um besteira destes malucos ou fanáticos. Lamentável.

Texto do Acauan escreveu:Só que os espíritas não têm organização central nenhuma.

O consenso mais próximo que os espíritas parecem ter quanto à uma autoridade reconhecida por todos é que todos parecem concordar que a Federação Espírita Brasileira não é esta autoridade.

E quem é?

Ninguém.

É isto que torna o outro outro mundo dos espíritas um fenômeno digno de nota. A mais pura expressão do Laissez-faire transferida para o mundo da religião.


A direçao de qualquer homem de bem neste mundo , é dada pelo seu próprio coraçao.

Re: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 11:24
por Perseus
Que raios de refutação é essa? Você quis refutar o textos do Acuan usando-se apenas de anedotas vazias?

Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 12:22
por Res Cogitans
RCA escreveu:Como voce se feriu quando eu disse que "indios e animais matam sua crianças com problemas físicos", me sentir ferido também pela infeliz analogia que voce fez quando juntou no mesmo saco os grandes centros espíritas (que na verdade são raríssimos) e os grandes templos evangélicos onde a comercializaçao de Deus mediante coação psicológica é imensa.


Nenhuma interpretação decente do texto do Acauan dá margem a colocar “no mesmo saco”.

Acauan escreveu: Os grandes Centros Espíritas são de matar pastor de igreja neo-pentecostal de porta de garagem de inveja.
Enquanto estes espremem o dom de apascentar que lhes é dado pelo Espírito Santo para tentar recolher até o último centavo de dízimo que lhe permita pagar o aluguel do mês daquele espaçozinho sem graça, os espíritas se dão ao luxo de manter prédios no porte e forma parecidos com escolas públicas, onde, além de exercitarem seus iniciados no diálogo com o além-túmulo, mantém uma enormidade de atividades sociais que muitas vezes incluem creches, orfanatos, escolas de deficientes e coisas do tipo.


Fica bem claro que a passagem acima visa uma diferenciação entre a infra-estrutura/organização de igrejas evangélicas de pequeno porte (porta de garagem) e a infra-estrutura/organização dos grandes centros espíritas.

RCA escreveu:Voce esta querendo dizer em seu ultimo parágrafo que "sai muito caro manter isso ou aquilo" novamente fazendo a analogia de forma cínica e velada, pressupondo que esta comercializaçao existe nos centros Kardecistas .


Não há pressuposto de comercialização no texto do Acauan, a menos que você não tenha lido o texto. Mais abaixo ele coloca sua tese de como são mantidas as enormes despesas destes centros espíritas

Acauan escreveu: A resposta é o que os espíritas mantém uma enorme, silenciosa e extremamente organizada rede de coleta e distribuição de recursos que não só fazem fluir quantidades imensas de dinheiro e donativos para a manutenção de suas obras como mantém um gerenciamento eficiente na aplicação destes recursos.

Os grandes Centros Espíritas são reflexo disto.
Todos funcionais, limpinhos e ascéticos.
Cheios de salas, algumas de portas trancadas embaixo das quais sempre olho para ver se tem ectoplasma escorrendo pela fresta.
Quadras de esportes, cantinas e anfiteatros completam o pacote.

Os espíritas brasileiros que sustentam tudo isto estão concentrados na classe média, mas a comunidade abrange empresários e profissionais liberais bem sucedidos que de modo notavelmente discreto estão por traz das contas que não fechariam sem a contribuição deles.

Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 12:35
por Najma
RCA... você sabe do que se trata um texto crítico?

Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 12:40
por Clauss
Pelo que li, espíritas não têm líderes pois todos fazem parte de um todo (ou seja lá o que for).

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 13:56
por RCAdeBH
Najma escreveu:RCA... você sabe do que se trata um texto crítico?


Sim. Mas nem sempre expressa a verdade. Seja do moderador ou não.

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:01
por Pug
RCAdeBH escreveu:
Najma escreveu:RCA... você sabe do que se trata um texto crítico?


Sim. Mas nem sempre expressa a verdade. Seja do moderador ou não.


Nem é esse o interesse, penso eu :emoticon5:

O texto do Acauan é como o própio observa o espiritismo.

Vc pode não concordar e nesse caso exponha sua visão do espiritismo, não se trata de refutar nada.

Um forista ( penso que se tratava do Comandante) tinha como assinatura algo do genero:
Existe a minha verdade, a tua verdade e a verdade propiamente dita.

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:11
por RCAdeBH
Res Cogitans escreveu:
Nenhuma interpretação decente do texto do Acauan dá margem a colocar “no mesmo saco”.


Foi em um argumento nas mesmas bases que fiz em uma postagem que ele se "feriu", achando que juntei os indios com animais. O que absolutamente nao ocorreu.

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:14
por RCAdeBH
Pug escreveu:
RCAdeBH escreveu:
Najma escreveu:RCA... você sabe do que se trata um texto crítico?


Sim. Mas nem sempre expressa a verdade. Seja do moderador ou não.


Nem é esse o interesse, penso eu :emoticon5:

O texto do Acauan é como o própio observa o espiritismo.

Vc pode não concordar e nesse caso exponha sua visão do espiritismo, não se trata de refutar nada.

Um forista ( penso que se tratava do Comandante) tinha como assinatura algo do genero:
Existe a minha verdade, a tua verdade e a verdade propiamente dita.


Quero ver se eu postar um texto da minha visão do ceticismo se não iria ocorrer várias refutaçoes ou coisas piores. Quem escreve tem o ônus de receber críticas de quem não pensa igual. Isto se chama democracia. E foi ele quem me desafiou a refutar seus textos.

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:20
por Najma
RCAdeBH escreveu:
Najma escreveu:RCA... você sabe do que se trata um texto crítico?


Sim. Mas nem sempre expressa a verdade. Seja do moderador ou não.


Não convém misturar as coisas, Raul. Não tem nada a ver o fato dele ser moderador e expor suas próprias idéias num texto crítico. Essa mania de achar que um moderador deve se abster de ter opiniòes próprias é típica de gente que não lida bem com autoridade... mas deixa pra lá.

Vamos ao que interessa. O fato é que se trata de um texto crítico, da observação da sua religião por alguém com olhos críticos e céticos e você não se dá conta de que o que está expresso ali é nada mais nada menos que a interpretação de um não-espírita que observa a sua religião do lado de fora. Assim, por mais que doa, cabe a você ou a um outro espírita dizer que não corresponde à verdade dos espíritas e só, já que "do lado de fora" aparece exatamente como expresso no texto...

E aí, tem jeito de provar? Construa sua argumentação sobre isso e vamos em frente. A choradeira não vai servir de argumento. :emoticon4:

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:29
por RCAdeBH
Najma escreveu:
Não convém misturar as coisas, Raul. Não tem nada a ver o fato dele ser moderador e expor suas próprias idéias num texto crítico. Essa mania de achar que um moderador deve se abster de ter opiniòes próprias é típica de gente que não lida bem com autoridade... mas deixa pra lá.


Linda,
o fato de eu mencionar que ele é moderador, denota a minha posiçao de nunca refutar nada por medo de puniçoes, que ocorre com muitos forristas que não fazem parte do "clubinho",só isso.
Najma escreveu:Vamos ao que interessa. O fato é que se trata de um texto crítico, da observação da sua religião por alguém com olhos críticos e céticos e você não se dá conta de que o que está expresso ali é nada mais nada menos que a interpretação de um não-espírita que observa a sua religião do lado de fora. Assim, por mais que doa, cabe a você ou a um outro espírita dizer que não corresponde à verdade dos espíritas e só, já que "do lado de fora" aparece exatamente como expresso no texto...

E aí, tem jeito de provar? Construa sua argumentação sobre isso e vamos em frente. A choradeira não vai servir de argumento. :emoticon4:


Tenho certeza que se eu postar um texto contendo a minha visão do ceticismo, receberia inúmeras refutaçoes. Isto se chama democracia e liberdade de expressão. Aliás, ele mesmo queria que eu comentasse este texto.
Um beijo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:37
por Acauan
RCAdeBH escreveu:Tá aí.


RCAdeBH escreveu:
Texto do Acauan escreveu: O Outro Outro Mundo dos Espíritas

Por Acauan

Os espíritas oscilam entre este mundo e um outro no qual habitam os desencarnados que guiam os médiuns na escrita de livros de estilo indistinguível ou na execução de procedimentos cirúrgicos não reconhecidos pelos conselhos de medicina.


Ja começou mal... O espiritismo não é somente isso... A maioria dos espiritas se concentra mais na doutrina do que nos fenômenos mediúnicos.


Você se propôs a refutar o meu texto, o que significa desmentir, contestar, argumentar contra, ou seja, prová-lo inverídico.

No que seu comentário acima prova que o parágrafo citado de meu texto seja inverídico?

Em nenhum momento fiz qualquer menção a "fenômenos mediúnicos" e muito menos tracei qualquer ponderação sobre como se concentram os espíritas com relação aos tais, em detrimento da doutrina ou vice-versa.
Este é um erro de argumentação comum, no qual o refutador ataca sua própria interpretação do texto e não o que ele realmente diz.
Quando produto da intenção voluntária é conhecido como falácia do boneco de palha. Vou admitir, a priori, que não é o caso.

A única afirmação do parágrafo destacado é que os espíritas oscilam entre o mundo material (lá chamado de "este mundo") e o mundo espiritual no qual acreditam (referido no texto como "um outro no qual habitam os desencarnados que guiam os médiuns...").
Como oscilar é sinônimo de alternar, dizer que os espíritas oscilam entre o mundo material e espiritual é apenas repetir a própria Doutrina deles, que reza que todos os espíritos, entre suas sucessivas encarnações, alternam-se entre o que chamam de plano espiritual e material.
Além disto, todo espírita que dedica sua atenção à doutrina está, direta ou indiretamente, direcionando sua atenção para uma realidade espiritual que acredita existir, cuja atenção ele divide com a dada à realidade material comum a todos.

Resumindo, o único modo de desmentir este parágrafo é desmentindo a própria Doutrina Espírita. Se existir alternativa, peço a meu interlocutor que a apresente na tréplica.


RCAdeBH escreveu:Leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo", aliás, é um livro muito pouco comentado pelos escarnecedores.


O que o faz crer que não o li?
E com que autoridade qualifica os eventuais contestadores deste livro de escarnecedores, termo roubado das epístolas de Paulo e usualmente utilizado por cristãos fundamentalistas?


RCAdeBH escreveu:Como médico, já ví uma cirurgia mediúnica e curas reais vindas destas. Não somente eu, mas vários colegas. Lógico que se apresentasse laudos aqui estes logo seriam motivos de chacota, mas se quer realmente ver uma cirurgia destas, vá a um lugar apropriado e faça um exame isento e minuncioso.


Há uma diferença entre opinião pessoal, opinião médica e consenso da comunidade médica.
Sua opinião pessoal é problema seu.
Caso você tenha expresso uma opinião médica ao declarar a veracidade e eficácia das chamadas cirurgias mediúnicas, deve tê-las embasado em análise científica isenta na qual suas crenças pessoais foram postas de lado.
Se assim foi, é esperado que suas conclusões tenham sido relatadas às organizações competentes, conselhos regionais de medicina e publicações médicas especializadas.
Se o fez, gostaria de ler a descrição técnica que fez destas cirurgias.
Se não o fez, pode estar privando a comunidade médica de conhecimento que pode salvar vidas, violando assim seu Juramento de Hipócrates.

Já a opinião da comunidade médica, à qual prefiro colocar acima da minha própria, já que não possuo o conhecimento técnico para avaliar uma cirurgia, e da sua, por motivos óbvios, pode ser aferida nas publicações especializadas disponíveis, dentre as quais consulto ocasionalmente, para efeito de informação leiga, o The New England Journal of Medicine, no qual nunca encontrei artigo que apontasse as cirurgias mediúnicas como procedimento de eficácia reconhecida pela comunidade médica internacional.
No Brasil, é bastante conhecida a hostilidade oficial e conivência extra-oficial dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina quanto a este tipo de prática, de onde podemos concluir, a partir de fontes especialistas respeitadas, que não há base além da crença pessoal sua e de alguns médicos para referendar o espiritismo como prática curativa de eficácia comprovada e reconhecida pelo consenso dos especialistas.


RCAdeBH escreveu:Quanto ao estilo "indistinguivel" dos livros, seria este um bom adjetivo, dada a diversidade de temas, ou seja, como são varios escritores, as mais variadas formas de escrever são executadas. PS: Ainda não conseguiram desmascarar Chico Xavier, o dito "Charlatão". Voce correu de todos os debates sobre ele. Este seria um bom momento.


Sua obsessão em insistir que corri dos debates é tão improcedente como autoritária.
Autoritária por tentar decidir em meu lugar quais discussões devo travar ou manter. Como nunca lhe deleguei ou delegarei tal autoridade, suas acusações evidenciam apenas sua prepotência.
Mesmo porque, dos tópicos que assinalou em postagem anterior, que eu me lembre, iniciei discussão em apenas um deles, por total falta de interesse nos demais.
Você parece confundir desinteresse com covardia, sabe-se lá porque, numa atitude tão inconsistente que, se dirigida a você próprio, permitiria ao autor do tópico Quem aqui já fez troca-troca? acusá-lo de fujão (ou outro adjetivo por ele escolhido arbitrariamente) por não ter dado as caras naquela discussão.
Assim como não lhe cobro obrigação alguma de discutir sobre sua experiência ou não na atividade título, não entendo porque deveria eu me embrenhar em coisas como As Materializações de Uberaba, cujo debate segue sobre fascinantes temas como se fotos de pessoas envolvidas em lençóis são de pessoas envolvidas em lençóis ou são de espíritos materializados que se parecem muito com pessoas envolvidas em lençóis.
Sinceramente, meu nenhum interesse neste assunto se iguala ao tratado no tópico do troca-troca.

No único tópico dentre os citados no qual apresentei algumas colocações, meu interesse se esvaiu dadas suas respostas completamente superficiais ou desconectadas do conteúdo de minhas mensagens, como pode ser aferido em minha última postagem.

Quanto à questão da autenticidade literária das obras ditas psicografadas, me dei ao trabalho certa vez de fazer uma análise comparativa de um poema autêntico de Castro Alves e de um atribuído a ele constante no Parnaso de Além Túmulo, quando identifiquei as assinaturas de estilo que constavam no primeiro e faltavam no segundo.
Se você já fez algo parecido podemos discutir o caso. Se defendeu o Parnaso apenas por engajamento doutrinário, então é outro ponto em que não vou gastar minha atenção.

Não sinto a mais mínima motivação de provar que Chico Xavier era isto ou deixava de ser aquilo. Debates do tipo se limitam à cata de material no google e sua republicação aqui, atividade que considero nada criativa e nem um pouco estimulante.

Por fim, não há outro meio de dizer isto, você é um chato, um militante pró-espírita que não quer aprender nada e não tem nada a ensinar. Debater com você é pura perda de tempo, portanto se vou perdê-lo, escolherei eu onde e como tal perda se dará.


RCAdeBH escreveu:
Texto do Acauan escreveu:E tem um terceiro.

Um outro outro mundo, exclusivo dos espíritas e invisível para quem não o é, mas mais próximo e compreensível para os terrenos do que o etéreo entre o nirvana e o umbral, onde karmas se cumprem obedecendo a enredos parecidos com os das novelas mexicanas.


Este mundo a que voce se refere, não é invisivel para quem não é espirita. Ele seria invisivel para quem acha que vive num conto de fadas, tendo ao seu lado a "sorte" de ter uma vida tranquila, sem as chagas morais ou físicas que tantos hoje em dia carregam com sofreguidão. Dê uma olhada ao seu redor e irá ver este mundo que voce insiste em dizer que não existe. Novelas mexicanas tem um enrredo leve comparado a vida real. Saia da fantasia.


É extremamente constrangedora sua incapacidade de compreender um texto simples e de interpretar figuras de linguagem óbvias.
Você se propõe a refutar um texto do qual não entendeu sequer o título, uma vez que "O Outro Outro Mundo dos Espíritas" aqui significa a organização corporativa através da qual os kardecistas mantém sua vasta rede de assistência e que é invisível aos demais simplesmente porque não fazem propaganda dela.

Evidenciou-se que sua ânsia de defender o espiritismo é tanta quanto é pouca sua disposição de sair de seu mundinho maniqueísta, onde tudo que não é pró-espírita deve ser rechaçado antes mesmo de ser minimamente compreendido.
Note que o que era um comentário elogioso – a discrição da caridade espírita – foi tomada por você como ofensiva.

E o que é pior, tentou refutar sua interpretação distorcida com uma pseudo-argumentação que em nada aderia ao tema proposto, com alegações a sorte, vida tranqüila ou sem chagas dirigidas as pessoas sobre quem não sabe absolutamente nada e, portanto, nunca poderia afirmar o que quer fosse a respeito delas.
Mesmo que pudesse, tal linha de argumentação não torna inverídica a afirmação feita, o que, de novo, mostra sua total incapacidade de contestar um texto por meios argumentativos, sem cair no discurso proselitista primário, na defesa doutrinária incondicional ou no desvio de assunto.


RCAdeBH escreveu:
Texto do Acauan escreveu:O interessante do segundo outro mundo dos espíritas é que, ao contrário do primeiro, ele é repleto de realizações positivas aferíveis pelos prosaicos observadores deste plano.

Este outro mundo manifesta-se no nosso através dos Centros Espíritas. Não... não pensem de início em lugares onde apenas se dão passes e gente morta manda recados sobre o quanto estão felizes e bem lá do outro lado..


Outro erro primário e infantil sugerir fatos que voce não conhece ou inventar subterfúgios para denegrir alguma coisa ao seu bel-prazer. Leia "memórias de um suicida" ou "nosso lar" ou "do outro lado" e irá ver que estas "realizaçoes positivas". Recados de "gente morta" são em sua maioria hoje feitos por charlatões que infelizmente se infiltram na doutrina para ganhar dinheiro. Claro, estou generalizando completamente. A propósito: o Chico quando vivo escrevia estes "recados" de pessoas mortas apontando detalhes absolutamente íntimos e com assinaturas idênticas a dos mortos. Isto está até documentado em um livro dele. Mas, não vem ao caso, não é mesmo?


Sinceramente, me arrependo pela atenção que lhe dei até agora.
Você é um analfabeto funcional. Consegue juntar as letras em sílabas e as sílabas em palavras, mas é incapaz de apreender o significado de um texto simples.

Seus estrilos, desta vez, se dão sobre uma negativa minha que você trata como se fosse uma afirmativa, mesmo eu tendo repetido duas vezes a palavra "não" para deixar isto bem claro:


Não... não pensem de início em lugares onde apenas se dão passes e gente morta manda recados sobre o quanto estão felizes e bem lá do outro lado...


Dói-me ter que explicar a alguém que diz ser médico, que ao usar duas vezes a palavra "não" para falar de passes e recados de mortos, estou querendo dizer que os Centros Espíritas NÃO são isto, como todas as pessoas alfabetizadas e não disléxicas que leram este texto compreenderam, sem necessidade de maiores explicações.

É terrível ver alguém espumar pela boca porque leu o que não está escrito, mas tão ruim quanto é vê-lo insistir na pretensão e prepotência de mandar o interlocutor ler isto ou aquilo, ou conhecer isto ou aquilo, sem antes perguntar se, por acaso, ele já não o teria feito.


RCAdeBH escreveu:
Texto do Acauan escreveu:Os Centros Espíritas são complexos impressionantes, pelos menos os grandes Centros, que agregam, além das atividades típicas requeridas pela doutrina kardecista, as ações de caridade exigidas por ela.

Os grandes Centros Espíritas são de matar pastor de igreja neo-pentecostal de porta de garagem de inveja.
Enquanto estes espremem o dom de apascentar que lhes é dado pelo Espírito Santo para tentar recolher até o último centavo de dízimo que lhe permita pagar o aluguel do mês daquele espaçozinho sem graça, os espíritas se dão ao luxo de manter prédios no porte e forma parecidos com escolas públicas, onde, além de exercitarem seus iniciados no diálogo com o além-túmulo, mantém uma enormidade de atividades sociais que muitas vezes incluem creches, orfanatos, escolas de deficientes e coisas do tipo.

Estou certo que todo mundo sabe que manter estas coisas é caro.
Talvez nem todo mundo saiba que manter estas coisas é muito, muito caro.


Há Centros Espíritas que mantém creches para carentes, escolas para excepcionais, lares para órfãos ou asilos para idosos dotados de toda a infra-estrutura e tocados por profissionais especialistas remunerados. O custo mensal disto tem muitos zeros a direita da primeira cifra.


Como voce se feriu quando eu disse que "indios e animais matam sua crianças com problemas físicos", me sentir ferido também pela infeliz analogia que voce fez quando juntou no mesmo saco os grandes centros espíritas (que na verdade são raríssimos) e os grandes templos evangélicos onde a comercializaçao de Deus mediante coação psicológica é imensa. Voce esta querendo dizer em seu ultimo parágrafo que "sai muito caro manter isso ou aquilo" novamente fazendo a analogia de forma cínica e velada, pressupondo que esta comercializaçao existe nos centros Kardecistas . Então quer dizer que em seu dúbio raciocínio, existem dois pesos e duas medidas? Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço?


É inacreditável.

Você não acerta uma. Estatisticamente isto é um milagre. Se puséssemos um chimpanzé digitando aleatoriamente o teclado alguma coisa certa surgiria, mesmo que por remoto acidente.
Você não consegue interpretar uma linha sem concluir e responder absurdos.

Primeiro: não me feri com o que disse sobre os Índios. Você não tem o poder de me ferir, mesmo porque sei bem me defender em todos os sentidos e, portanto, passo ao largo de tais vulnerabilidades.

Segundo: se você se sentiu ferido então há algo de muito errado na sua personalidade, uma vez que só isto explicaria o fato de alguém se ferir em ser apresentado como exemplo positivo em comparação a outro. Atente, se consegue, que enquanto você igualou animais e Índios eu diferenciei espíritas e pastores. E se não for pedir demais, leia outra vez e verifique que não falei mal dos pastores também.

Terceiro: Onde em meu texto falei em grandes templos evangélicos? Citei "igreja neo-pentecostal de porta de garagem" que é exatamente o oposto disto, já que estava falando das igrejas evangélicas pequenas e pobres que funcionam em salões improvisados.

Quarto: Não sei como é onde você mora. Onde eu moro há um número de grandes centros espíritas (além das instituições por eles mantidas) que não permite que sejam considerados raríssimos. Pelo contrário, são muito mais comuns do que dá a entender a participação dos espíritas na população apontada pelo IBGE.

Quinto: Não é possível ser elegante com você, que além de burro é leviano em suas acusações.
No final de meu texto fiz uma clara exposição das fontes de renda dos espíritas, todas legais e legítimas, e vem você me acusar de cinismo e veleidade, apenas com base em seus preconceito, fanatismo e analfabetismo funcional.

Acorda imbecil!

Eu estou elogiando os espíritas, mostrando a todos como, apesar da enorme dificuldade, eles conseguem manter discretamente um trabalho social notável, dependendo apenas de suas legítimas redes de coletas de recurso.

E vá a merda.

Não há outro modo de concluir uma seqüência em que tenho que apontar cinco erros gravíssimos de interpretação de texto em apenas poucas linhas.


RCAdeBH escreveu:
Texto do Acauan escreveu:Mas segundo o IBGE os espíritas são uma percentagem pequenininha da população e não cadastram seus adeptos para pingar o dim-dim do fim do mês nos cofres das lideranças religiosas sob a pena de terem o devorador comendo suas rendas caso não o façam (hei, hei, fiz piada com vocês sabem quem...).

Como então conseguem manter tantas obras, cujo funcionamento exige uma garantia de recursos fluindo todo quinto dia útil do mês para pagar folhas de pagamento e toda semana para pagar alimentos, materiais de consumo e serviços de manutenção?
E para complicar parece que ainda sobra para campanhas várias, da Páscoa ao Natal.

A resposta é o que os espíritas mantém uma enorme, silenciosa e extremamente organizada rede de coleta e distribuição de recursos que não só fazem fluir quantidades imensas de dinheiro e donativos para a manutenção de suas obras como mantém um gerenciamento eficiente na aplicação destes recursos.

Os grandes Centros Espíritas são reflexo disto.
Todos funcionais, limpinhos e ascéticos.
Cheios de salas, algumas de portas trancadas embaixo das quais sempre olho para ver se tem ectoplasma escorrendo pela fresta.
Quadras de esportes, cantinas e anfiteatros completam o pacote.

Os espíritas brasileiros que sustentam tudo isto estão concentrados na classe média, mas a comunidade abrange empresários e profissionais liberais bem sucedidos que de modo notavelmente discreto estão por traz das contas que não fechariam sem a contribuição deles.

Lembro-me de uma muito conhecida família de advogados criminalistas de São Paulo que assumia pessoalmente a direção de uma grande creche mantida pelos espíritas. Nunca entendi como tinham tempo para dar atenção aos seus casos jurídicos cuidando de todos os pepinos que aquele abacaxi lhes proporcionava.

Como empresário espírita não bota néon na fachada de suas empresas anunciando que "Deus é Fiel", como fazem prosélitos de outras crenças, ninguém sabe que eles existem. Mas há muitos. Talvez o seu patrão seja um deles, vá saber.

Um conselho: não tentem fazer marketing social em instituições espíritas dando algum dinheiro para ostentar faixas do tipo "a empresa tal mantém esta instituição". Para quem não sabe, os espíritas não aceitam isto. Se quiser doar dinheiro eles agradecerão e dirão que o donativo será tratado com discrição, mesmo que sua intenção ao doar fosse fazer o máximo possível de propaganda da sua bondade.

Alguns Centros Espíritas são mantidos exclusivamente pelos chamados servidores, membros da comunidade que realizam todos os serviços para manter a instituição – da contabilidade a lavar banheiros – sem receber um centavo por isto.

E há também empresas mantidas e tocadas por espíritas cujo objetivo é levantar fundos para manter as obras da comunidade. Um grau de especialização e sofisticação que parece planejado por alguma administração central.


Engraçado que um poeta moderno disse uma vez que " Herdeiros são agora da virtude que perdemos". Fico triste ao ver pessoas que conseguem ver um trabalho isento e difícil como este, que dá um mínimo de ajuda material a pessoas que obviamente estão bem longe do círculo social do autor do texto, e trata-lo como alguma "bobagem" Kardecista, ou melhor dizendo: mais um besteira destes malucos ou fanáticos. Lamentável.


Lamentável é ver uma anta analfabeta como você querendo dar lições de moral após mostrar-se o supra-sumo da incompetência.
Pior ainda é vê-lo projetar nos outros sua próprias deficiências.

Acho que vou me converter a alguma religião, só para poder pedir a Deus que me livre de um dia estar sob seus cuidados médicos.


RCAdeBH escreveu:
Texto do Acauan escreveu:Só que os espíritas não têm organização central nenhuma.

O consenso mais próximo que os espíritas parecem ter quanto à uma autoridade reconhecida por todos é que todos parecem concordar que a Federação Espírita Brasileira não é esta autoridade.

E quem é?

Ninguém.

É isto que torna o outro outro mundo dos espíritas um fenômeno digno de nota. A mais pura expressão do Laissez-faire transferida para o mundo da religião.


A direçao de qualquer homem de bem neste mundo , é dada pelo seu próprio coraçao.


Lugar comum. O destino dos medíocres.

Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:57
por Aurelio Moraes
Lamentável é ver uma anta analfabeta como você querendo dar lições de moral após mostrar-se o supra-sumo da incompetência.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Acho que vou me converter a alguma religião, só para poder pedir a Deus que me livre de um dia estar sob seus cuidados médicos.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 14:59
por Najma
RCAdeBH escreveu:
Najma escreveu:
Não convém misturar as coisas, Raul. Não tem nada a ver o fato dele ser moderador e expor suas próprias idéias num texto crítico. Essa mania de achar que um moderador deve se abster de ter opiniòes próprias é típica de gente que não lida bem com autoridade... mas deixa pra lá.


Linda,
o fato de eu mencionar que ele é moderador, denota a minha posiçao de nunca refutar nada por medo de puniçoes, que ocorre com muitos forristas que não fazem parte do "clubinho",só isso.


Bobagem! Garanto. Os únicos passíveis de punições aqui dentro são pessoas interessadas em tumultuar. Jamais as interessadas em tratar de assuntos, sejam eles quais forem.

E que "clubinho" é esse? Idéias são refutadas com idéias. A droga é gente misturando tudo e fazendo mau juízo do que realmente ocorre...


RCAdeBH escreveu:
Najma escreveu:Vamos ao que interessa. O fato é que se trata de um texto crítico, da observação da sua religião por alguém com olhos críticos e céticos e você não se dá conta de que o que está expresso ali é nada mais nada menos que a interpretação de um não-espírita que observa a sua religião do lado de fora. Assim, por mais que doa, cabe a você ou a um outro espírita dizer que não corresponde à verdade dos espíritas e só, já que "do lado de fora" aparece exatamente como expresso no texto...

E aí, tem jeito de provar? Construa sua argumentação sobre isso e vamos em frente. A choradeira não vai servir de argumento. :emoticon4:


Tenho certeza que se eu postar um texto contendo a minha visão do ceticismo, receberia inúmeras refutaçoes. Isto se chama democracia e liberdade de expressão. Aliás, ele mesmo queria que eu comentasse este texto.
Um beijo.


Você deveria deixar tanta certeza de lado e postar o que pensa. Garanto que se seus argumentos forem realmente bons, vai fazer muita gente pensar e até rever seus conceitos. Por outro lado, se centrarem-se apenas numa choradeira de "sensibilidades feridas", vai levar bordoada que com certeza não serão pelo fato de você não fazer parte do seleto grupo dos céticos-ateístas mas por ter uma argumentação medíocre e digna dos chorões-babões que vez por outra arriscam-se nessa empreitada de se fazerem ouvir pelo desespero de causa pra lá de perdida... :emoticon16:

Beijos

Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:04
por Pug
Com o cuidado do Acauan em cotar tudo tão bonitinho até que parei para ler :emoticon1:

Fiquei perplexo :emoticon5:

Acauan elogia enumeras acções sociais do espiritas e os elogios são tidos como criticas negativas :emoticon18:
Se fosse espirita não teria á priori dificuldades em encaixar criticas dessas :emoticon13:

Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:06
por x03k98r
"É inacreditável.
Você não acerta uma. Estatisticamente isto é um milagre."


:emoticon12:

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:22
por Samael
CRAZE escreveu:"É inacreditável.
Você não acerta uma. Estatisticamente isto é um milagre."


:emoticon12:


Retórica de Olavo, né?

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:25
por Acauan
Samael escreveu:
CRAZE escreveu:"É inacreditável.
Você não acerta uma. Estatisticamente isto é um milagre."


:emoticon12:


Retórica de Olavo, né?


Se não for imodéstia demais, do meu ponto de vista é o Olavo que tem retórica de Acauan.

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:29
por Aurelio Moraes
Acauan escreveu:
Samael escreveu:
CRAZE escreveu:"É inacreditável.
Você não acerta uma. Estatisticamente isto é um milagre."


:emoticon12:


Retórica de Olavo, né?


Se não for imodéstia demais, do meu ponto de vista é o Olavo que tem retórica de Acauan.


Imagem=Imagem
Que horror:-/

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:32
por Res Cogitans
RCAdeBH escreveu:
Res Cogitans escreveu:
Nenhuma interpretação decente do texto do Acauan dá margem a colocar “no mesmo saco”.


Foi em um argumento nas mesmas bases que fiz em uma postagem que ele se "feriu", achando que juntei os indios com animais. O que absolutamente nao ocorreu.


Desculpe mas colocar no mesmo saco é aproximar duas coisas, o que o Acauan faz é diferecenciar duas coisas. Se não percebe a diferença...

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:32
por Samael
Acauan escreveu:
Samael escreveu:
CRAZE escreveu:"É inacreditável.
Você não acerta uma. Estatisticamente isto é um milagre."


:emoticon12:


Retórica de Olavo, né?


Se não for imodéstia demais, do meu ponto de vista é o Olavo que tem retórica de Acauan.


Ô índio vaidoso! Mas acho que isso não seja alguma falta sob a luz do código tupi.

Mas se há algo que me interesse no OdC, é justo a retórica. :emoticon16:

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 15:50
por o pensador
Mr.Hammond escreveu:
Lamentável é ver uma anta analfabeta como você querendo dar lições de moral após mostrar-se o supra-sumo da incompetência.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Acho que vou me converter a alguma religião, só para poder pedir a Deus que me livre de um dia estar sob seus cuidados médicos.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


A única vez que vi o Acauan irritado assim foi comigo quando entrei no Fórum :emoticon12:

Enviado: 02 Mar 2006, 15:50
por RCAdeBH
Vejo que voce está apelando e partiu para agressões pessoais, porém não vou entrar em seu jogo covarde, pois se lhe responder usando os mesmos adjetivos que voce colocou sobre minha pessoa, estaria recebendo uma puniçao, logicamente sua, não é mesmo? Mas, com muita paciencia, vamos aos fatos:
Acauan escreveu:Em nenhum momento fiz qualquer menção a "fenômenos mediúnicos" e muito menos tracei qualquer ponderação sobre como se concentram os espíritas com relação aos tais, em detrimento da doutrina ou vice-versa.
Este é um erro de argumentação comum, no qual o refutador ataca sua própria interpretação do texto e não o que ele realmente diz.
Quando produto da intenção voluntária é conhecido como falácia do boneco de palha. Vou admitir, a priori, que não é o caso.

A única afirmação do parágrafo destacado é que os espíritas oscilam entre o mundo material (lá chamado de "este mundo") e o mundo espiritual no qual acreditam (referido no texto como "um outro no qual habitam os desencarnados que guiam os médiuns...").
Como oscilar é sinônimo de alternar, dizer que os espíritas oscilam entre o mundo material e espiritual é apenas repetir a própria Doutrina deles, que reza que todos os espíritos, entre suas sucessivas encarnações, alternam-se entre o que chamam de plano espiritual e material.
Além disto, todo espírita que dedica sua atenção à doutrina está, direta ou indiretamente, direcionando sua atenção para uma realidade espiritual que acredita existir, cuja atenção ele divide com a dada à realidade material comum a todos.

Resumindo, o único modo de desmentir este parágrafo é desmentindo a própria Doutrina Espírita. Se existir alternativa, peço a meu interlocutor que a apresente na tréplica.[/color]


Voce disse que não tinha se referido a mediunidade, mas estranhamente voce colocou que sendo espirita o indivíduo vive em dois mundos distintos, o material e o espiritual, e ainda mais! Usando de tosca ironia, disse que recebemos "recados" do além em nossos centros. Pressupondo isso, qualquer um verifica que voce está falando em mediunidade. O fato de alguns espiritas não acreditarem em mediunidade se explica na grande leva de médiuns charlatões e enganadores que infelizmente se adentraram na doutrina. Mas não seria por este tipo de ceticismo que se faz necessário "desmentir" a doutrina.



Acauan escreveu:
Há uma diferença entre opinião pessoal, opinião médica e consenso da comunidade médica.
Sua opinião pessoal é problema seu.
Caso você tenha expresso uma opinião médica ao declarar a veracidade e eficácia das chamadas cirurgias mediúnicas, deve tê-las embasado em análise científica isenta na qual suas crenças pessoais foram postas de lado.
Se assim foi, é esperado que suas conclusões tenham sido relatadas às organizações competentes, conselhos regionais de medicina e publicações médicas especializadas.
Se o fez, gostaria de ler a descrição técnica que fez destas cirurgias.
Se não o fez, pode estar privando a comunidade médica de conhecimento que pode salvar vidas, violando assim seu Juramento de Hipócrates.

Já a opinião da comunidade médica, à qual prefiro colocar acima da minha própria, já que não possuo o conhecimento técnico para avaliar uma cirurgia, e da sua, por motivos óbvios, pode ser aferida nas publicações especializadas disponíveis, dentre as quais consulto ocasionalmente, para efeito de informação leiga, o The New England Journal of Medicine, no qual nunca encontrei artigo que apontasse as cirurgias mediúnicas como procedimento de eficácia reconhecida pela comunidade médica internacional.
No Brasil, é bastante conhecida a hostilidade oficial e conivência extra-oficial dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina quanto a este tipo de prática, de onde podemos concluir, a partir de fontes especialistas respeitadas, que não há base além da crença pessoal sua e de alguns médicos para referendar o espiritismo como prática curativa de eficácia comprovada e reconhecida pelo consenso dos especialistas.


Quanto a minha opinião pessoal sobre as cirurgias mediúnicas, ou a aceitaçao da comunidade médica, reservo-me o direito de não debater isto com voce. Como voce mesmo falou, não é gabaritado para discorrer sobre este assunto, assim como eu não seria gabaritado para falar de literatura ou lingua Portuguesa. O que nos leva ao início de tudo: voce não pode provar que existe, mas também não pode provar que não existe.


Acauan escreveu:Sua obsessão em insistir que corri dos debates é tão improcedente como autoritária.
Autoritária por tentar decidir em meu lugar quais discussões devo travar ou manter. Como nunca lhe deleguei ou delegarei tal autoridade, suas acusações evidenciam apenas sua prepotência.
Mesmo porque, dos tópicos que assinalou em postagem anterior, que eu me lembre, iniciei discussão em apenas um deles, por total falta de interesse nos demais.
Você parece confundir desinteresse com covardia, sabe-se lá porque, numa atitude tão inconsistente que, se dirigida a você próprio, permitiria ao autor do tópico Quem aqui já fez troca-troca? acusá-lo de fujão (ou outro adjetivo por ele escolhido arbitrariamente) por não ter dado as caras naquela discussão.
Assim como não lhe cobro obrigação alguma de discutir sobre sua experiência ou não na atividade título, não entendo porque deveria eu me embrenhar em coisas como As Materializações de Uberaba, cujo debate segue sobre fascinantes temas como se fotos de pessoas envolvidas em lençóis são de pessoas envolvidas em lençóis ou são de espíritos materializados que se parecem muito com pessoas envolvidas em lençóis.
Sinceramente, meu nenhum interesse neste assunto se iguala ao tratado no tópico do troca-troca.

No único tópico dentre os citados no qual apresentei algumas colocações, meu interesse se esvaiu dadas suas respostas completamente superficiais ou desconectadas do conteúdo de minhas mensagens, como pode ser aferido em minha última postagem.


Então porque voce se recusa a falar de Chico Xavier? Já ouvi predicados de outros forristas como "Débil mental", estou PEDINDO que voce fale sobre ele.

Acauan escreveu:Quanto à questão da autenticidade literária das obras ditas psicografadas, me dei ao trabalho certa vez de fazer uma análise comparativa de um poema autêntico de Castro Alves e de um atribuído a ele constante no Parnaso de Além Túmulo, quando identifiquei as assinaturas de estilo que constavam no primeiro e faltavam no segundo.
Se você já fez algo parecido podemos discutir o caso. Se defendeu o Parnaso apenas por engajamento doutrinário, então é outro ponto em que não vou gastar minha atenção.
Não sinto a mais mínima motivação de provar que Chico Xavier era isto ou deixava de ser aquilo. Debates do tipo se limitam à cata de material no google e sua republicação aqui, atividade que considero nada criativa e nem um pouco estimulante.
Por fim, não há outro meio de dizer isto, você é um chato, um militante pró-espírita que não quer aprender nada e não tem nada a ensinar.


Não estava me referindo ao "parnasso" e sim a um livro que mostra várias psicografias dele, com caligrafia igual ao do "morto" e assinaturas também.


Acauan escreveu:Debater com você é pura perda de tempo, portanto se vou perdê-lo, escolherei eu onde e como tal perda se dará.


Aceito a sua desistência. Lutou bravamente. Mas eu ainda estou de pé.

Acauan escreveu:É extremamente constrangedora sua incapacidade de compreender um texto simples e de interpretar figuras de linguagem óbvias.
Você se propõe a refutar um texto do qual não entendeu sequer o título, uma vez que "O Outro Outro Mundo dos Espíritas" aqui significa a organização corporativa através da qual os kardecistas mantém sua vasta rede de assistência e que é invisível aos demais simplesmente porque não fazem propaganda dela.
Evidenciou-se que sua ânsia de defender o espiritismo é tanta quanto é pouca sua disposição de sair de seu mundinho maniqueísta, onde tudo que não é pró-espírita deve ser rechaçado antes mesmo de ser minimamente compreendido.
Note que o que era um comentário elogioso – a discrição da caridade espírita – foi tomada por você como ofensiva.
E o que é pior, tentou refutar sua interpretação distorcida com uma pseudo-argumentação que em nada aderia ao tema proposto, com alegações a sorte, vida tranqüila ou sem chagas dirigidas as pessoas sobre quem não sabe absolutamente nada e, portanto, nunca poderia afirmar o que quer fosse a respeito delas.
Mesmo que pudesse, tal linha de argumentação não torna inverídica a afirmação feita, o que, de novo, mostra sua total incapacidade de contestar um texto por meios argumentativos, sem cair no discurso proselitista primário, na defesa doutrinária incondicional ou no desvio de assunto.


E voce quer que eu acredite que neste seu "texto" voce não usou de subterfúgios baratos para ironizar a doutrina espirita em alguns aspéctos? Acho que a falta de percepçao do ridículo é sua.


Acauan escreveu:Sinceramente, me arrependo pela atenção que lhe dei até agora.
Você é um analfabeto funcional. Consegue juntar as letras em sílabas e as sílabas em palavras, mas é incapaz de apreender o significado de um texto simples.
Seus estrilos, desta vez, se dão sobre uma negativa minha que você trata como se fosse uma afirmativa, mesmo eu tendo repetido duas vezes a palavra "não" para deixar isto bem claro:

Não... não pensem de início em lugares onde apenas se dão passes e gente morta manda recados sobre o quanto estão felizes e bem lá do outro lado...

Dói-me ter que explicar a alguém que diz ser médico, que ao usar duas vezes a palavra "não" para falar de passes e recados de mortos, estou querendo dizer que os Centros Espíritas NÃO são isto, como todas as pessoas alfabetizadas e não disléxicas que leram este texto compreenderam, sem necessidade de maiores explicações.
É terrível ver alguém espumar pela boca porque leu o que não está escrito, mas tão ruim quanto é vê-lo insistir na pretensão e prepotência de mandar o interlocutor ler isto ou aquilo, ou conhecer isto ou aquilo, sem antes perguntar se, por acaso, ele já não o teria feito.


Engraçado, voce pode ler as minhas postagens, responder em um tom exaltado dizendo que o conteúdo é racista e preconceituoso (do seu ponto de vista), e quando alguem lê alguma coisa que voce escreveu e entendeu de um jeito que voce não gostaria, sobe nas tamancas.... Isso está ficando maçante....

Acauan escreveu:Primeiro: não me feri com o que disse sobre os Índios. Você não tem o poder de me ferir, mesmo porque sei bem me defender em todos os sentidos e, portanto, passo ao largo de tais vulnerabilidades.


Meu objetivo não seria ferir ninguem. Lembre-se de como tudo começou.

Acauan escreveu:Segundo: se você se sentiu ferido então há algo de muito errado na sua personalidade, uma vez que só isto explicaria o fato de alguém se ferir em ser apresentado como exemplo positivo em comparação a outro. Atente, se consegue, que enquanto você igualou animais e Índios eu diferenciei espíritas e pastores. E se não for pedir demais, leia outra vez e verifique que não falei mal dos pastores também.


Lógico, o que é conveniente a voce, voce vê. o fato de voce falar mal dos pastores evidencia ainda mais a tese que voce gosta de generalizar demais.

Acauan escreveu:Terceiro: Onde em meu texto falei em grandes templos evangélicos? Citei "igreja neo-pentecostal de porta de garagem" que é exatamente o oposto disto, já que estava falando das igrejas evangélicas pequenas e pobres que funcionam em salões improvisados.


Meu Deus! Este homem tem amnésia! Comparou os grandes centros espiritas com as gigantes igrejas protestantes sim!

Acauan escreveu:Quarto: Não sei como é onde você mora. Onde eu moro há um número de grandes centros espíritas (além das instituições por eles mantidas) que não permite que sejam considerados raríssimos. Pelo contrário, são muito mais comuns do que dá a entender a participação dos espíritas na população apontada pelo IBGE.


A nao ser que voce more em Brasilia ou Sao Paulo, não existem centros tão vultuosos como voce quis dizer. Generalizou denovo.

Acauan escreveu:Quinto: Não é possível ser elegante com você, que além de burro é leviano em suas acusações.
No final de meu texto fiz uma clara exposição das fontes de renda dos espíritas, todas legais e legítimas, e vem você me acusar de cinismo e veleidade, apenas com base em seus preconceito, fanatismo e analfabetismo funcional.
Acorda imbecil!
Eu estou elogiando os espíritas, mostrando a todos como, apesar da enorme dificuldade, eles conseguem manter discretamente um trabalho social notável, dependendo apenas de suas legítimas redes de coletas de recurso.


Dispenso elogios a doutrina de uma pessoa que classifica o adepto ao espiritismo de "espiritóide" e algumas coisas a mais.

Acauan escreveu:E vá a merda.


Lembra daquela musica do Bezerra da Silva: "Voce com o revolver na mão, é um bicho feroz...."



Acauan escreveu:Acho que vou me converter a alguma religião, só para poder pedir a Deus que me livre de um dia estar sob seus cuidados médicos.[/color]


Estamos as ordens. Um tratamento psiquiátrico contra transtorno obsessivo-compulsivo e megalomania seriam interessantes para voce.

Acauan escreveu:Lugar comum. O destino dos medíocres.


Esqueci. Voce não tem coraçâo.

Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 16:15
por Alenônimo
Nossa! O RCAdeBH é tão idiota que tentou refutar um texto do Acauan onde ele fala bem dos espíritas!

E ainda fica se posando de bonzão e dizendo que o Acauan usa seus poderes de moderador para ganhar os debates! E quando refutado, insiste em dizer que ainda não perdeu o debate!

Parece uma mula empacada.

Re: Re.: Refutando o texto do Acauan, a pedido dele mesmo.

Enviado: 02 Mar 2006, 16:16
por salgueiro
o pensador escreveu:
Mr.Hammond escreveu:
Lamentável é ver uma anta analfabeta como você querendo dar lições de moral após mostrar-se o supra-sumo da incompetência.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Acho que vou me converter a alguma religião, só para poder pedir a Deus que me livre de um dia estar sob seus cuidados médicos.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


A única vez que vi o Acauan irritado assim foi comigo quando entrei no Fórum :emoticon12:


Aquele dia, também fiquei surpresa

Bjs