KARDECISMO - Raça adâmica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:A DE não é original nem sequer neste ponto.


Não precisa :emoticon4:

Bjs


Avatar do usuário
APODman
Mensagens: 4237
Registrado em: 24 Out 2005, 16:31

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:
APODman escreveu:A DE não é original nem sequer neste ponto.


Não precisa :emoticon4:

Bjs



Por isto ela é completamente desnecessária.


[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:
APODman escreveu:A DE não é original nem sequer neste ponto.


Não precisa :emoticon4:

Bjs



Tenhoq ue concordar Salgueiro, relmente, sobre a DE, não precisa...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:
salgueiro escreveu:
APODman escreveu:A DE não é original nem sequer neste ponto.


Não precisa :emoticon4:

Bjs



Por isto ela é completamente desnecessária.


[ ]´s


Obrigatória,ela não é. Agora desnecessária ... bem, é sua opinião

Bjs


Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:
Alter escreveu:Então, porque é espírita?


Conclusão falsa, a de que se usar o senso crítico não será espírita

Um somatório de fatores me levaram a ser espírita, sendo talvez o de maior peso, a interação " silenciosa " com os espíritos, que reneguei a maior parte do tempo

Quando resolvi estudar a doutrina, foi para a análise e não a ingestão sem digestão da mesma :emoticon4:. Não me dói em nada, constatar seus erros, porque eles existem e não vou tentar achar subterfúgios para tornar o errado correto

Percebo que a grande dificuldade de muitos, é encarar uma religião como algo pronto, irretocável, pois se assim não for, não é religião. Desculpe, mas prá mim, isso é visão de fundamentalista, onde as respostas ( se é que existem ) não podem ser analisadas. De forma alguma, abro mão do meu direito de buscar respostas, agora sei perfeitamente que minhas conclusões são decorrentes de quem sou mais o que vivi, e isso é intransferível

Bjs




Sal, a questão é:

qual o objetivo de uma religião, quando se concluí que o próprio senso crítico pode levar a lições melhores que as propostas por ela? :emoticon5:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por DarkWings »

A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Alter escreveu:Sal, a questão é:

qual o objetivo de uma religião, quando se concluí que o próprio senso crítico pode levar a lições melhores que as propostas por ela?


Falando sério, Alter, a grande vantagem em se estudar a doutrina, é para aqueles que a existência do espírito, é fato. E não se iluda, existem grandes lições dentro da literatura espírita

O que deixo claro sempre, é que existem erros, inclusive, esperados pelo próprio Kardec, e que não há nada de errado ou " vergonhoso " em apontá-los

Bjs


Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Johnny »

DarkWings escreveu:A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh


Quem é esse? Primo do Pori?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por salgueiro »

Johnnye escreveu:
DarkWings escreveu:A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh


Quem é esse? Primo do Pori?


Vixêee !!!

Esqueceu do Dark ?

Bjs


Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:No livro são os ratos, que na verdade são seres pandimensionais que aparentemente são usados nos laboratórios como cobaias de experiências científicas, mas na realidade, usam todos os seres vivos do planeta num mega-experimento cujo resultado será a descoberta da "pergunta definitiva sobre o Universo, a Vida e tudo mais...".
É que a resposta eles já sabem: 42.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
É muito bom, qualquer um que tenha um senso de humor
britânico vai achar muito engraçado. É como ler Monthy Python.

Pô! :emoticon2:

Pensei que a primeira espécia mais inteligente era a mulher...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Alter-ego »

Najma escreveu:Alguma coisa teria que indicar a pretensa superioridade dos espíritos que participaram da codificação, então... mas, infelizmente, ao serem afirmadas apenas as conclusões e a visão das coisas em conformidade apenas com o entendimento daquela época, tudo leva a crer que de fato não se tratavam de espíritos elevados e assim... tudo na codificação pode não passar de animismo puro onde apenas as idéias dos encarnados que participaram da mesma foram escritas e levadas adiante até hoje por falta de senso crítico dos espíritas.

:emoticon4:

Beijos

Perfeito, Ligia!
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:Falando sério, Alter, a grande vantagem em se estudar a doutrina, é para aqueles que a existência do espírito, é fato.

Então, o espiritismo não é para simples mortais... Pensei que o grande intuito da Terceira revelação fosse promover uma reforma interior na humanidade...

E não se iluda, existem grandes lições dentro da literatura espírita

Exemplos?

O que deixo claro sempre, é que existem erros, inclusive, esperados pelo próprio Kardec, e que não há nada de errado ou " vergonhoso " em apontá-los

Bjs


Continuo sem entender a vantagem de se crer em algo que, o próprio crente admite que pode, ao invés de promover a melhoria pessoal, trazer uma involução por conta de erros trazidos por espíritos [não tão] evoluídos...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Botanico »

Alter-ego escreveu:Bo-botânico, eu já lí e re-lí essa sua resposta na boca de vários outros espíritas, umas trocentas vezes.
O que realmente interessa é:
-convenhamos que Kardec estava se movendo segundo uma corrente do cohecimento de sua época;
-deixemos Kardec de lado, na culpa de qualquer coisa, por hora;
-fixemos o olhar nos espíritos evoluídos que orientaram kardec.
-Estes espíritos mesmo já não estando sujeitos à matéria e num estado espiritual posterior ao nosso, estariam, também, presos À ciência humana daquela época?
Bem, caveirão vermelho, é o seguinte: os espíritos SOMOS NÓS SEM O CORPO FÍSICO. E Kardec através de perguntas, análises das respostas, discussões e quebra-paus com os espíritos que falavam através dos médiuns verificou que, pelo simples fato de não terem um corpo físico, isso NÃO LHES CONFERE SUPREMA SABEDORIA, NEM SUPREMA MORALIDADE. Sacou? Portanto, se Kardec fosse discutir Antropologia com um desencarnado, não iria obter resultados melhores do que se discutisse com um encarnado. Isso quanto aos espíritos de humanos em geral.

Falou você em espíritos superiores, mas QUÃO SUPERIORES? E além disso, de que adiantaria eles nos trazerem ensinamentos muito adiante da época em questão? Lee Iacocca, no seu livro Minha Vida, diz: _ Lançar um produto muito cedo é tão ruim quanto lançá-lo tarde demais. Pois com as idéias é a mesma coisa. A maior força e a maior fraqueza de Kardec estava justamente que, ao contrário dos profetas passados, ele não era vaquinha de presépio. Não aceitava as coisas, ensinos, etc e tal só porque os espíritos disseram. Assim, isso o impediu de aceitar bobagens que deixariam o Espiritismo bem ridículo (prudência que infelizmente o gerente e sucessor de Kardec, Gaetan-Leymarie não teve), mas por outro lado o impediu de receber idéias novas e corretas, mas que estava além do seu tempo.

Se um espírito superior viesse a ele dizendo que negros e mongóis são tão ou mais capacitados que os caucasóides nos quesitos morais e intelectuais, provavelmente receberia de Kardec essa pergunta: _ Mas que exemplos pode me apresentar disso?
E aí a porca torceria o rabo, pois não haveria nada de substancial a ser mostrado. Negros, ou eram escravos ou eram tribos que viviam em choupanas; chineses, eram um pouco mais refinados, mas sua cultura estava bem abaixo da ocidental no seu aspecto tecnológico. Sem elementos de prova, que na época não existiam, essa idéia, aliás muito correta, ficaria de quarentena e seria esquecida.

Assim então, Kardec só podia referendar o que a realidade e ciência de sua época confirmavam. Sacou?


-Estes espíritos estariam, maliciosamente, ensinando a humanidade a ser racista?
-Sim? É possível?
Cada um pode tirar dos ensinamentos as conclusões que melhor lhe aprouver. No caso do Espiritismo, tais ensinos passam batido e não têm qualquer conseqüência. Nunca foram usados para justificar qualquer postura racista. Ninguém lhes dá trela, exceto vocês céticos e outros que precisam de alguma coisa para criticar. O mesmo já não aconteceu com a Ciência, cujos pareceres deu sim margem a políticas e ações racistas e até agora nenhum cético contestou isso. Apenas se queixaram de que não se pode falar mal da Ciência... Isso lá é argumento?

-O que nos garante, então, que qualquer comunicação com os mortos (que é uma das tônicas do espiritismo) não correrá o mesmo risco?
O que nos interessa de comunicações espirituais é que comprovem a identidade e personalidade de um dado falecido e que, portanto, sirva de prova da continuidade da nossa existência mesmo com o corpo morto. Disso temos provas de sobra, mas elas são particulares: são parentes que podem reconhecer se o espírito que fala traz dados que só o falecido em questão poderia saber.

-caso prefira, podemos admitir que Kardec não "falou" com espírito nenhum e só estava escrevendo sobre o que ele próprio sabia...
Bem, como no próprio Livro dos Espírito diz, como esses espíritos são contemporâneos nossos, eles não podem nos trazer inventos, conhecimentos, filosofias e coisas outras que estejam além de nossa época. Mas quanto a coisas que Kardec não sabia, bem, a um cético ele relatou o caso onde um membro de seu grupo quis saber dos espíritos se eles tinham alguma informação de um amigo, do qual já não tinha notícias há anos e queria saber se ele ainda vivia.
A resposta foi: _ Sim, ainda vive; mora em Paris, rua tal, número tanto.
E no endereço dado, ele encontrou aquela pessoa. Essa informação, nem Kardec, nem ninguém ali tinha. Portanto sim, os espíritos podem nos revelar coisas desconhecidas, mas dentro de certos limites.

É isso.

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Alter-ego »

Ou seja, confirmou que a comunicação com os mortos, caso exista, não serve para p... nenhuma! :emoticon4:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
APODman
Mensagens: 4237
Registrado em: 24 Out 2005, 16:31

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por APODman »

Alter-ego escreveu:Ou seja, confirmou que a comunicação com os mortos, caso exista, não serve para p... nenhuma! :emoticon4:


Simples.


[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Botanico »

DarkWings escreveu:A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh

Não é, Peixe Morto, é só um livruxo complementar, que tenta adaptar a Gênese Bíblica com os conhecimentos científicos da época. Aliás, Peixe Morto, salvo engano, lá no tópico sobre a inutilidade da Reencarnação eu lhe dei uma resposta e você não quis contestar? Por que?

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Botanico »

Alter-ego escreveu:Ou seja, confirmou que a comunicação com os mortos, caso exista, não serve para p... nenhuma! :emoticon4:

Bem, o Acauan falou-me em outra ocasião que a comprovação da nossa continuidade após a morte seria uma das coisas mais formidáveis a ser conseguida (ou algo assim). Se a comunicação comprova isso, então qual é a sua justificativa para dizer que não serve para porra nenhuma?

Agora se quer que os espíritos sejam gênios da lâmpada que lhe resolvam todos os problemas de sua infeliz vida...

Avatar do usuário
APODman
Mensagens: 4237
Registrado em: 24 Out 2005, 16:31

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por APODman »

Botanico escreveu:
DarkWings escreveu:A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh

Não é, Peixe Morto, é só um livruxo complementar, que tenta adaptar a Gênese Bíblica com os conhecimentos científicos da época. Aliás, Peixe Morto, salvo engano, lá no tópico sobre a inutilidade da Reencarnação eu lhe dei uma resposta e você não quis contestar? Por que?


Sim Dark "A Gênese" faz parte dos livros da Codificação.

É que como ele é inteiramente ridiculo para os dias de hoje, e não é possível salva-lo nem mesmo via ad hocs, alguns espíritas o renegam.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por DarkWings »

Botanico escreveu:
DarkWings escreveu:A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh

Não é, Peixe Morto, é só um livruxo complementar, que tenta adaptar a Gênese Bíblica com os conhecimentos científicos da época. Aliás, Peixe Morto, salvo engano, lá no tópico sobre a inutilidade da Reencarnação eu lhe dei uma resposta e você não quis contestar? Por que?


Em primeiro lugar eu adora a seletividade dos kardecistas.
Só aceitam o que lhes convém.
Quanto à sua resposta eu realmente não me dei o trabalho de ler porque normalmente você é muito prolixo e eu não tenho saco/tempo para ler respostas-livro.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Alter escreveu:Então, o espiritismo não é para simples mortais... Pensei que o grande intuito da Terceira revelação fosse promover uma reforma interior na humanidade...


O espiritismo é para todos, mas vc acha que uma pessoa que tem a firme convicção que a morte é o fim, vai ler de forma isenta ? Raríssimas exceções com certeza, porque a forma que ela encara a vida e sua finitude já está cimentada


Alter escreveu:Continuo sem entender a vantagem de se crer em algo que, o próprio crente admite que pode, ao invés de promover a melhoria pessoal, trazer uma involução por conta de erros trazidos por espíritos [não tão] evoluídos...


Vc está tirando conclusões do que eu não disse. Não encontrei nada na doutrina que fizesse involuir, e o grande ponto sempre debatido do racismo de época, se desfaz ao se entender o que significa reencarnação

Bjs


Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Botanico »

DarkWings escreveu:
Botanico escreveu:
DarkWings escreveu:A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh

Não é, Peixe Morto, é só um livruxo complementar, que tenta adaptar a Gênese Bíblica com os conhecimentos científicos da época. Aliás, Peixe Morto, salvo engano, lá no tópico sobre a inutilidade da Reencarnação eu lhe dei uma resposta e você não quis contestar? Por que?


Em primeiro lugar eu adora a seletividade dos kardecistas.
Só aceitam o que lhes convém.
Qual é a vantagem de se aceitar o que não convém, quando ao contrário da Fé Cristã (e também fé cética), não temos um profeta infalível (ou uma Ciência infalível) que recebeu revelações prontas e acabadas e, se renegadas, desmontam todo o edifício doutrinário?

Quanto à sua resposta eu realmente não me dei o trabalho de ler porque normalmente você é muito prolixo e eu não tenho saco/tempo para ler respostas-livro.
Também adorei a sua seletividade...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Botanico »

APODman escreveu:
Botanico escreveu:
DarkWings escreveu:A Gênese não é um dos livros básicos da DE..... Ou é? Heheheeheeeh

Não é, Peixe Morto, é só um livruxo complementar, que tenta adaptar a Gênese Bíblica com os conhecimentos científicos da época. Aliás, Peixe Morto, salvo engano, lá no tópico sobre a inutilidade da Reencarnação eu lhe dei uma resposta e você não quis contestar? Por que?


Sim Dark "A Gênese" faz parte dos livros da Codificação.

É que como ele é inteiramente ridiculo para os dias de hoje, e não é possível salva-lo nem mesmo via ad hocs, alguns espíritas o renegam.
Bem, que me lembre, Kardec sempre apontava O que é o Espiritismo, Livro dos Espíritos e Livro dos Médiuns como básicos fundamentais e os demais apenas como complementares.
E se no caso da Gênese já não há muito o que se salvar em vista de estar tão defasado, qual é o problema em descartá-lo?

[ ]´s

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Alter-ego »

Não é isso, Bo-bo. Até porque, ao contrário do que você possa pensar de mim (como deve pensar de todos os ateus), a minha vida não é nem um pouco infeliz. :emoticon4:
Já não duvido que a sua seja, por seguir uma religião anti-metafísica de raiz gnóstica, que conclui que é preferível estar morto a estar vivo... :emoticon4:

No mais veja só: os espíritos não trarão nada de novo... Não ensinarão nada de interessante. Somente farão uma validação subjetiva que nunca será prova de nada... E ainda quer dizer que tenha alguma serventia...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:
Alter escreveu:Então, o espiritismo não é para simples mortais... Pensei que o grande intuito da Terceira revelação fosse promover uma reforma interior na humanidade...


O espiritismo é para todos, mas vc acha que uma pessoa que tem a firme convicção que a morte é o fim, vai ler de forma isenta ? Raríssimas exceções com certeza, porque a forma que ela encara a vida e sua finitude já está cimentada

Veja bem, Sal. Duvido que alguém creia com firme convicção que a morte é o fim. O que se crê, no caso dos ateus, é que na falta de evidÊncias de um pós-morte, é preferível ficar com a certeza dela, do que crer sem nenhum motivo.

Alter escreveu:Continuo sem entender a vantagem de se crer em algo que, o próprio crente admite que pode, ao invés de promover a melhoria pessoal, trazer uma involução por conta de erros trazidos por espíritos [não tão] evoluídos...


Vc está tirando conclusões do que eu não disse. Não encontrei nada na doutrina que fizesse involuir, e o grande ponto sempre debatido do racismo de época, se desfaz ao se entender o que significa reencarnação

Bjs


Sim. O crente no espiritismo pode involuir, se aceitar que os africanos ou chineses sejam inferiores ao europeu, visto que o racismo seria um "crime" contra as leis espirituais.
Agora me explica como se desfaz isso com a reencarnação, please.
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Alter escreveu:Veja bem, Sal. Duvido que alguém creia com firme convicção que a morte é o fim. O que se crê, no caso dos ateus, é que na falta de evidÊncias de um pós-morte, é preferível ficar com a certeza dela, do que crer sem nenhum motivo.



Bom, só posso me basear no que é dito, tanto nesse contato virtual como em pessoas ao vivo e a cores, e de forma majoritária, o que se diz, é que morreu, finito


Alter escreveu:Sim. O crente no espiritismo pode involuir, se aceitar que os africanos ou chineses sejam inferiores ao europeu, visto que o racismo seria um "crime" contra as leis espirituais.
Agora me explica como se desfaz isso com a reencarnação, please.


Acho que vc mesmo respondeu ao questionamento, o espírita sabe que o racismo é " crime " contra as leis espirituais

Simples :emoticon4: . A reencarnação é o grande " nivelador ", hoje branco amanhã negro, de palestino para judeu. Porque as experiências são múltiplas

Bjs


Trancado