O Despertar da Existência

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re: Re.: O Despertar da Existência

Mensagem por DaviDeMogi »

zencem escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Fernando SIlva escreveu:
...
A religião se instala no cérebro como um tumor e depois é muito difícil removê-la. Na verdade, ela é como os traumas de infância: é possível localizá-los e perceber que são a causa de nossos problemas, mas não erradicá-los. Ficarão lá, enraizados, pelo resto da vida

Não sei se lembram do meu dilema: sou separado da mãe do meu filho, que é evangélica. Ele está com 5 anos e frequentemente me pergunta porque não acredito em deus, já que a mãe insiste que ele existe.
Ando muito preocupado com isso ...


É bom desenvolveres um diálogo onde faça ver pra ele como a verdade é importante pra tí, já que não gostas de ser enganado e, por conseguinte, não gostas também de enganar.
Que a verdade é importante, porque é com ela que o mundo pode se encher de pessoas boas e honestas, ou seja, que não roubam nem enganam os outros.
Que tú não ensinas a ele que Deus existe, porque Deus nunca apareceu nem falou contigo, e assim, não podes saber se ele existe de verdade ou não, e também não queres ensinar uma coisa pro teu filho que não tenhas a certeza de que seja verdade.
Que a maioria crê em Deus, mas que tú não vais acreditar nele só por causa disso, porque a maioria também pode acreditar numa mentira e, sendo assim, não satisfaz, porque se for mentira, irás ensinar pra ele uma mentira como se fosse verdade, e tú não queres enganar.
É claro que não é tão simples explicar isso para uma criança de 5 anos.
É um processo lento, onde a gente vai descobrindo, aos poucos, os melindres e formas de se expressar.
Mas é importante fazer isso até aos 7 anos, porque é uma forma de desencadear o pensamento crítico na criança, neste período crucial.
Mas não condenes a mãe dele. Diga que cada um é cada um e é livre pra pensar como queira e que é a liberdade que nos viabiliza descobrir a verdade.


Até hoje não encontrei um crente que respeite meu "direito" de ser descrente.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Mensagem por DaviDeMogi »

zencem escreveu:.
DaviDeMogi escreveu:sou separado da mãe do meu filho,


A situação com minha neta é a mesma coisa e eu vejo ela crescer com essas fantasias que mães, país, tios e avós passam pra ela.

Nesta semana um tio dela, que por sinal ela gostava muito, veio a falecer por um acidente.
Dado a gritaria e o desespero que tomou conta do ambiente familiar, ela ficou em pânico, e foi experimentando, pouco a pouco, o sentimento da morte, se bem que ela sempre confundia com o mundo irreal de que ele poderia chegar daquí a pouco pra brincar com ela.
Bom a verdade é que é nestas horas onde a implantação do obscurantismo se manifesta mais, principalmente na hora de explicar a realidade da morte, onde entra aquelas firulas de que ele não vai voltar porque foi embora la pro céu e agora ele esta junto com Jesus e com os anjinhos do céu, etc...
Eu evito me preocupar com isso.
Prefiro trabalhar a outra parte de paulatino desenvolvimento de um pensamento racional.
É a forma que eu posso contribuir para que esse período não seja monopolizado só pela montagem de superstições e obscurantismos, e haja espaço para a inteligência ser preservada para definir o seu futuro.
Evito a polêmica e o conflito.
Acho que assim, fica de bom tamanho.


Apesar de ter 5 anos apenas, curiosamente meu filhote já me questionou várias vezes sobre o que acontece depois que morremos ...
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re: Re.: O Despertar da Existência

Mensagem por DaviDeMogi »

Márcio escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Fernando SIlva escreveu:
...
A religião se instala no cérebro como um tumor e depois é muito difícil removê-la. Na verdade, ela é como os traumas de infância: é possível localizá-los e perceber que são a causa de nossos problemas, mas não erradicá-los. Ficarão lá, enraizados, pelo resto da vida

Não sei se lembram do meu dilema: sou separado da mãe do meu filho, que é evangélica. Ele está com 5 anos e frequentemente me pergunta porque não acredito em deus, já que a mãe insiste que ele existe.
Ando muito preocupado com isso ...


Tente conversar com ele, se bem que a teísmo dela é bem mais fácil de explicar para uma criança de 5 anos. Você está em desvantagem por enquanto, talvez quando ele desenvolver mais o raciocínio possa haver compreensão do porque você não crer em deus.
O importante é jamais perder o contato com ele.
Quem sabe um dia ele posso optar por si mesmo entre uma posição e outra.


Continuo cumprindo minha parte no acordo que fiz com mãe logo que separamos, não faço proselitismo da minha descrença; apenas respondo sua duvida com a resposta palatável pra idade dele: não acredito em deus porque nunca o vi.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Mensagem por vega! »

É como a historia do elefante filhote preso a uma corda.
Ele sempre vai acreditar, mesmo depois de grande, que nunca poderá rompe-la.
VEGA SCORPIUS

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

DaviDeMogi escreveu:
zencem escreveu:.
DaviDeMogi escreveu:sou separado da mãe do meu filho,


A situação com minha neta é a mesma coisa e eu vejo ela crescer com essas fantasias que mães, país, tios e avós passam pra ela.

Nesta semana um tio dela, que por sinal ela gostava muito, veio a falecer por um acidente.
Dado a gritaria e o desespero que tomou conta do ambiente familiar, ela ficou em pânico, e foi experimentando, pouco a pouco, o sentimento da morte, se bem que ela sempre confundia com o mundo irreal de que ele poderia chegar daquí a pouco pra brincar com ela.
Bom a verdade é que é nestas horas onde a implantação do obscurantismo se manifesta mais, principalmente na hora de explicar a realidade da morte, onde entra aquelas firulas de que ele não vai voltar porque foi embora la pro céu e agora ele esta junto com Jesus e com os anjinhos do céu, etc...
Eu evito me preocupar com isso.
Prefiro trabalhar a outra parte de paulatino desenvolvimento de um pensamento racional.
É a forma que eu posso contribuir para que esse período não seja monopolizado só pela montagem de superstições e obscurantismos, e haja espaço para a inteligência ser preservada para definir o seu futuro.
Evito a polêmica e o conflito.
Acho que assim, fica de bom tamanho.


Apesar de ter 5 anos apenas, curiosamente meu filhote já me questionou várias vezes sobre o que acontece depois que morremos ...


Que bom que seja ele que manifeste essa iniciativa.
As crianças hoje são de nos imprensarem na parede.
Isso é muito bom.
Te vira nos trinta! :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: O Despertar da Existência

Mensagem por emmmcri »

UP
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Trancado