Conceito de sociedade no espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Conceito de sociedade no espiritismo

Mensagem por Res Cogitans »

Olhem o conceito de sociedade no espiritismo:

Botanico escreveu:
Res Cogitans escreveu:
Botânico escreveu:suponho que céticos JAMAIS PODERIAM SER SOCIÓLOGOS OU HISTORIADORES

Vindo de alguém adepto de uma religião que coloca as similitudes de costumes de habitantes de um mesmo povo como "afinidade espirititual", reduzindo grotescamente as sociedades a conjuntos de espíritos afins.... Realmente deve soar como insulto.

Por que? Não vemos as mesmas coisas por aqui em situações restritas? Um show de rock pauleira vai reunir um bando de fãs que adoram esse tipo de música. Um show de música classe iria reunir um público BEM DISTINTO daquele. Uns gostam de futebol e outros gostam de tenis.

Agora o que é que haveria de errado espíritos preferirem reencarnar em determinados povos pois estes reúnem gostos, costumes, etc e tal com os quais se afinam?

LE escreveu:215. De onde vem o caráter distintivo que se observa em cada povo?
— Os Espíritos também formam famílias pela similitude de suas tendências, mais ou menos purificadas, segundo a sua elevação. Pois bem: um povo é uma grande família em que se reúnem Espíritos sim­páticos. A tendência a se unirem, que têm os membros dessas famí­lias, é a origem da semelhança que determina o caráter distintivo de cada povo. Acreditas que Espíritos bons e humanos procurarão um povo duro e grosseiro? Não. Os Espíritos simpatizam com as coleti­vidades, como simpatizam com os indivíduos. Procuram o seu meio.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

RCAdeBH

Re.: Conceito de sociedade no espiritismo

Mensagem por RCAdeBH »

Primeiramente, a opinião do botanico é bem pessoal, portanto ela não deveria ser caracterizada como regra da DE. Muito menos a minha ou de qualquer outro forista "espirita".
Qual seria sua refutaçao ao texto que voce assinalou do livro dos espiritos?
" ...I'm running to stand still... "

Res Cogitans

Re.: Conceito de sociedade no espiritismo

Mensagem por Res Cogitans »

Como vocês gostam "estão confundindo efeito com causa".
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

RCAdeBH

Re: Re.: Conceito de sociedade no espiritismo

Mensagem por RCAdeBH »

Res Cogitans escreveu:Como vocês gostam "estão confundindo efeito com causa".

??? Desculpe Res, mas se puder seja mais específico. Não entendi patavinas.
Um abraço.

Hugo

Re: Re.: Conceito de sociedade no espiritismo

Mensagem por Hugo »

RCAdeBH escreveu:Qual seria sua refutaçao ao texto que voce assinalou do livro dos espiritos?

Sei que foi pro Res, mas vou dar minha opinião.
Dizer que todos os membros de um povo tem inclinações similares é uma generalização absurda.Tal afirmação também pode levar ao racismo, pois, se dizendo que cada povo se comporta de uma determinada forma, se poderia julgar esses comportamentos, classificando os povos como "selvagens" ou "civilizados".

Trancado