Amor e fé não é garantia de felicidade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Cris »

Amor e fé não é garantia de felicidade

Por Cristiane Leporace


Eu estava olhando o tópico aberto sobre só restar a fé, e vou pedir licença ao Fernando Silva para citar algo que ele disse, e a partir dele vou puxar o gancho sobre algo que descobri esta semana com uma experiência pessoal.

"Se elas não acreditarem que é tudo a vontade de Deus, vão ter que aceitar que o mundo é injusto e não há uma compensação pelos sofrimentos depois da morte.
E vão ter que decidir entre deixar como está ou arriscar o pouco que têm pela chance de conseguir melhorar de vida."
.

Eu não acredito que tudo seja vontade de Deus, mas em compensação acredito que existem situações internas e externas que contribuem para que Deus seja visto como "salvador" das situações. Acredito que somos nós que fazemos nossas próprias escolhas, escolhemos viver, escolhemos casar, escolhemos profissão, enfim... tudo é decisão nossa, inclusive de estar vivo ou não.

Como bem disse o Fernando, temos que aceitar que o mundo é injusto na maior parte do tempo, mas que em muitos casos, somos nós que com nossas experiências e atitudes, fazemos com que a injustiça se transforme no final das contas em benefícios positivos, que consiste que para cada ação nossa, haverá reações em cadeia, que podem tanto gerar frutos bons ou maus.

Ter fé e ter e/ou receber amor, não é garantia de felicidade. Somos responsáveis por tudo o que a vida nos traz. Se escolhemos estudar, nos especializar, vamos certamente encontrar empregos melhores e vamos estar sendo absorvidos pelo mercado de trabalho de acordo com a nossa capacitação.
Se escolhemos ser infelizes, em achar que o mundo não presta ou que a vida é injusta porque não podemos ter tudo o que queremos, vamos certamente colher estes frutos também.

Fico pensando em filhos, se não os temos, nunca saberemos sobre as tempestades e as riquezas que eles podem trazer para nossa vida. Porém se os temos, podemos saber que é algo que naturalmente falando é para o resto da vida. Ainda que a vida , as surpresas ou os sustos que ela nos traz, pode desencadear situações como: "Será que eu fiz muito?" Será que eu faço pouco?" Será que eu não dei limites suficientes", "Será que eu fui omisso*(a)"?. Será ... será... será...enfim... tantas perguntas, e muitas vezes, várias delas não obteremos respostas adequadas e simplesmente acabamos por descobrir, que é do ser humano muitas das atitudes que nos levam a não compreender o porquê de certos acontecimentos, por mais amor, fé, cumplicidade e amizade que você tenha, seja com seu filho, seja com um amigo, seja com o marido, seja com outro ser humano.
A maior dor que podemos sentir, nunca é maior do que a do outro e talvez os problemas que eu venha ter, nem com toda a fé e amor que eu possa receber e dar, vão me trazer o alívio que eu necessito, para saber qual o melhor caminho a seguir.
Todos nós temos dificuldades e não sei vocês, mas eu não quero passar por esta vida em branco, até porque como é de conhecimento de muitos foristas, minha marca registrada é o bom humor e a alegria.
Tive que dizer para alguém muito querido, que Deus não responde às nossas perguntas e que a vida é feita de grandes desafios, descobertas, tristezas, angútias e que eu não tenho tudo o que eu quero, mas tenho tudo aquilo que eu preciso.
Alguns foristas, sabem das minhas batalhas diárias e que em muitas situações eu nem sempre ganho, aliás para ser mais exata, uma ou outra eu ganho, e quando a vitória vem a despeito dos meus demônios internos, é com júbilo que eu digo: consegui superar.
E a cada passo que eu dou, a cada escolha que eu faço, é sempre procurando crescer, vencer se possível e nunca , mas nunca mesmo desistir. Quando minhas forças estão no limite, eu olho para dentro de mim mesma, e vejo quanto eu já andei , o quanto eu já caí e o quanto eu levantei e continuei e venci.
Tive que dizer que não tenho todas as respostas, e que a vida é injusta, e que só depende de nós, e da força que habita em cada um de nós superar os obstáculos.
O susto que eu passei esta semana, me fez entender que por mais que eu tenha cuidado, por mais que eu faça, não está sob meu controle as decisões que as pessoas tomam acerca de si mesmas.
Mas aprendi a olhar o que aconteceu, como um aviso para que eu passe adiante o que eu aprendi com dor sobre todas as dificuldades, e que ainda que eu esteja em estado de letargia pelo que aconteceu, eu ainda acredito que vale a pena continuar e que vale a pena deixar registrado que nem sempre vamos conseguir obter sucesso, mas que vale pena continuar aprendendo com todas as coisas que acontecem.
Portanto, Deus é apenas um dos muitos alicerces que as pessoas usam, para superar suas dificuldades ou como bem diria o Gilga, uma muleta. O caminho nem sempre é fácil, e para muitos é penoso e complicado, mas ainda assim, enquanto eu estiver andando neste mundo, eu vou continuar dizendo que a fé é a certeza de que diariamente eu busco fazer o meu melhor seja como ser humano, como mãe, como mulher, como profissional.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por spink »

Para muitos é a única alternativa. :emoticon4:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por aknatom »

Qual foi o susto Cris?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Cris »

aknatom escreveu:Qual foi o susto Cris?


Oi Aknatom, não cabe expor o motivo do susto, apenas os resultados que ele propiciou, e prefiro deixar assim.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por spink »

Cris escreveu:
aknatom escreveu:Qual foi o susto Cris?


Oi Aknatom, não cabe expor o motivo do susto, apenas os resultados que ele propiciou, e prefiro deixar assim.


Hã?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Cris »

penna escreveu:
Cris escreveu:
aknatom escreveu:Qual foi o susto Cris?


Oi Aknatom, não cabe expor o motivo do susto, apenas os resultados que ele propiciou, e prefiro deixar assim.


Hã?


repetindo: não vou expor o motivo do susto.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por spink »

Cris escreveu:
penna escreveu:
Cris escreveu:
aknatom escreveu:Qual foi o susto Cris?


Oi Aknatom, não cabe expor o motivo do susto, apenas os resultados que ele propiciou, e prefiro deixar assim.


Hã?


repetindo: não vou expor o motivo do susto.


Ok. :emoticon8:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Makaveli
Mensagens: 285
Registrado em: 18 Nov 2005, 08:36
Localização: Campinas/SP

Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Makaveli »

Eu só espero a cada dia manter acesa dentro de mim esta chama de positividade, tendo consciência de que sou responsável pela minha vida, assim como você Cris. Creio que de certa forma já tenho feito isso, pois procuro alimentar minha mente somente com coisas edificantes, positivas e saudáveis.

Bjs,

P.S.: Aguardo minha MP :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Cris »

Makaveli escreveu: Eu só espero a cada dia manter acesa dentro de mim esta chama de positividade, tendo consciência de que sou responsável pela minha vida, assim como você Cris. Creio que de certa forma já tenho feito isso, pois procuro alimentar minha mente somente com coisas edificantes, positivas e saudáveis.

Bjs,

P.S.: Aguardo minha MP :emoticon4:


Oi Makaveli, estou em débito com você, deixa só eu estar mais tranquila para poder responder sua MP. Não esqueci não, mas preciso de tempo para fazê-lo. Hoje a noite, devo lhe responder. bjs.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Deise Garcia »

Eu não li todas as respostas, somente a mensagem que originou o tópico, mas é evidente que são três coisas distintas. Se alguém acreditou em algum momento que esses três sentimentos deveriam caminhar de mãos dada, cabe a mim perguntar:- como assim?

:emoticon54:

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Cris »

Deise Garcia escreveu: Eu não li todas as respostas, somente a mensagem que originou o tópico, mas é evidente que são três coisas distintas. Se alguém acreditou em algum momento que esses três sentimentos deveriam caminhar de mãos dada, cabe a mim perguntar:- como assim?

:emoticon54:



Deise, como assim três sentimentos distintos?!O que foi que você não entendeu?! Falei que fé e amor não é garantia que você será feliz ou que isso representa total felicidade, só isso... é simples assim.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Johnny »

Cris escreveu:Amor e fé não é garantia de felicidade

Por Cristiane Leporace


Eu estava olhando o tópico aberto ...

Eu não acredito que tudo seja vontade de Deus, mas em compensação acredito que existem situações internas e externas que contribuem para que Deus seja visto como "salvador" das situações. ...


Cris: Aí entramos naquela velha e manjada história. DEUS é ou não onisciente?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Amor e fé não é garantia de felicidade

Mensagem por Cris »

Johnny escreveu:
Cris escreveu:Amor e fé não é garantia de felicidade

Por Cristiane Leporace


Eu estava olhando o tópico aberto ...

Eu não acredito que tudo seja vontade de Deus, mas em compensação acredito que existem situações internas e externas que contribuem para que Deus seja visto como "salvador" das situações. ...


Cris: Aí entramos naquela velha e manjada história. DEUS é ou não onisciente?


Depois do almoço bipolar que fui ontem da comunidade do orkut que eu participo, sinceramente Johnny, Deus não existe mesmo, e se somos um projeto dele como alguns dizem, vou lhe dizer que P* de projeto falho é este viu! Se Deus diz que ama seus filhos, essa história de " No mundo tereis aflições" é de lascar viu... Deus se fosse onisciente, será que ele permitiria que pessoas como uma amiga minha estivesse no estado que eu vi ontem? Não, não mesmo.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Trancado