Mais rápido do que a velocidade da Luz

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mais rápido do que a velocidade da Luz

Mensagem por Jack Torrance »

“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Jack Torrance
Contato:

Re.: Mais rápido do que a velocidade da Luz

UP!
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

o pensador

Mensagem por o pensador »

Excelente iniciativa!! A tese de que a velocidade da luz nâo é imutável já existia mas só que na fase embrionária pelo simples fato de ninguém ter a coragem suficiente para esmiuçar suas possibilidades e enfrentar o "infalível " Einstein.

Eu penso que é perfeitamente plausível e que isto implica seriamente numa idade mais jovem para o universo observado.E a teoria é falseável pois como o autor observou uma das vantagens dos cosmólogos é poder observar diretamente o "o passado".

o pensador

Vamos esperar por mais dados que possam nos esclarecer..

RoaCh Of DisCord

Mensagem por RoaCh Of DisCord »

Só um Portugues poderia destronar Einstein... :emoticon16:

o pensador

RoaCh Of DisCord escreveu:Só um Portugues poderia destronar Einstein... :emoticon16:

Os descendentes de portugueses também podem :emoticon16:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Eu tenho o livro do Magueijo mas ainda não li. É importante conhecer teorias fringe.
Imagem

RoaCh Of DisCord

o que é fringe?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

De fronteira, ciência borderland, fora do mainstream acadêmico.
Imagem

RoaCh Of DisCord

Pelo que sei o livro é mais antropológico que outra coisa. Critica o Status quo científico e o processo de revisao pelos pares nas grandes revistas internacionais. Segundo Magueijo esse processo é hoax...

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Telescópio básico para despertar interesse nas crianças: US$500,00

Casaco de Einstein em leilão: US$10.000,00

Pesquisa de ponta sobre Astronomia: US$1.000.000,00

POder aproveitar velocidades superiores à da luz e permitir a volta no tempo para seres humanos: NÃO TEM PREÇO.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Jack Torrance
Contato:

Re: Re.: Mais rápido do que a velocidade da Luz

Azathoth escreveu:De fronteira, ciência borderland, fora do mainstream acadêmico.

O que aconteceu na Semana de Arte Moderna...

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

RoaCh Of DisCord escreveu:Só um Portugues poderia destronar Einstein... :emoticon16:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Falando sério, alguém conhece algum artigo que use a teoria tratada neste tópico para explicar como a variação da velocidade de luz implica nas tênues variações observadas recentemente (origem dos aglomerados que formariam galáxias) na radiação de fundo do universo?
Abç
Leo

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

RoaCh Of DisCord escreveu:Pelo que sei o livro é mais antropológico que outra coisa. Critica o Status quo científico e o processo de revisao pelos pares nas grandes revistas internacionais. Segundo Magueijo esse processo é hoax...

Mais um motivo para eu ler o livro.

Kuhn alertou há 45 anos que historicamente entre grandes revoluções científicas sempre existe um período de resistência à teorias novas - normal, consequência da parte social do empreendimento científico.

O sistema de peer review, embora imperfeito, julgo que é o melhor que possuímos. Uma confirmação disso é que movimentos que são inegavelmente pseudocientíficos como criacionismo da terra jovem e negação do holocausto passaram a criar seus próprios periódicos 'técnicos' imitando a estrutura de revistas científicas ( vide as publicações do Institute for Creation Research e o Institute for Historical Revisionism ) - é a única forma que tem de expor suas idéias se posando de academicamente legítimas.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Azathoth escreveu:
RoaCh Of DisCord escreveu:Pelo que sei o livro é mais antropológico que outra coisa. Critica o Status quo científico e o processo de revisao pelos pares nas grandes revistas internacionais. Segundo Magueijo esse processo é hoax...

Mais um motivo para eu ler o livro.

Kuhn alertou há 45 anos que historicamente entre grandes revoluções científicas sempre existe um período de resistência à teorias novas - normal, consequência da parte social do empreendimento científico.

O sistema de peer review, embora imperfeito, julgo que é o melhor que possuímos. Uma confirmação disso é que movimentos que são inegavelmente pseudocientíficos como criacionismo da terra jovem e negação do holocausto passaram a criar seus próprios periódicos 'técnicos' imitando a estrutura de revistas científicas ( vide as publicações do Institute for Creation Research e o Institute for Historical Revisionism ) - é a única forma que tem de expor suas idéias se posando de academicamente legítimas.

Que legal, Manuel. Também curtes o Thomas Khun? Não sabia. :emoticon16:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Eu estou lendo "A Estrutura Das Revoluções Científicas" ( é meio chato ) e planejo publicar um resumo ao terminar.
Imagem

Fayman

Mensagem por Fayman »

Senhores, alguns comentários.

Mais de uma vez já postei a respeito dessa... “Magueijerice”. Longe de mim de chamá-lo de vigarista, até porque, Magueijo trabalha com Física de verdade, estando participando de trabalhos e pesquisa de ponta. Então, vou ficar no já velho... MARKETEIRO!!

E porque marketeiro? Porque Magueijo, como Físico, sabe muito bem isso que vou explanar mais à frente, para desespero do Pensdador, que mais uma vez, se precipitou por não perceber a que Magueijo se refere. Marketeiro, também, pois a propaganda que essa “fala mansa” fez, quando do lançamento de seu livro, foi muito boa, mas vamos lá.

Qualquer freqüentador do pré-primário da Física sabe que Einstein postulou, posterioemente plenamente demonstrado através de milhares de experimentos que comprovaram os efeitos relativistas que:

A Velocidade da Luz c é constante para qualquer observador, independente de seu estado de movimento relativo.

Ou seja:

O valor da velocidade da luz SEMPRE será o mesmo e constante para qualquer observador que o medir.

Creio que isto está claro e pode ser encontrado em qualquer livro básico e primário de Relatividade Restrita.

Agora, isso NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER com a hipótese de que o valor dessa dita constante, a Velocidade da Luz, tenha variado ao longo do tempo, em função, por exemplo, da expansão do Universo.

Basta para tanto perceber que, se nas Equações da Relatividade, substituirmos o valor de c, em vez de 300.000 km/s, por 400.000 km/s ou 200.000 km/s, TODOS OS EFEITOS RELATIVISTAS SE MANTÉM, ocorrendo, apenas, mais cedo ou mais tarde, em relação à velocidade do observador!!

Portanto, o fato do valor da constante c ter hipoteticamente se alterado (pois isso é tão somente uma conjectura, nada mais), NÃO INVALIDA, EM ABSOLUTAMENTE NADA, a Relatividade!!

E complementando, se não me engano, o primeiro que levantou a hipótese de várias constantes terem se alterado ao longo da Expansão do Universo, foi Paul Dirac... no final da década de 50!!

Ficou claro porque o termo MARKETEIRO?

Em outras palavras, sem querer ofender nossos conterrâneos lusitanos... de português, Magueijo não tem nada!

PS: nem de Pensador!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Eu já vi criacionistas se apropriando indevidamente da tese do Magueijo para fazer malabarismos com a idade do Universo, mesmo sabendo do fato que a mesma só se refere aos instantes iniciais.
Imagem

RoaCh Of DisCord

Fayman escreveu:Senhores, alguns comentários.

Mais de uma vez já postei a respeito dessa... “Magueijerice”. Longe de mim de chamá-lo de vigarista, até porque, Magueijo trabalha com Física de verdade !

Professor do Prestigiado Kings College de Londres e considerado um dos 10 melhores Físicos teóricos do mundo...

RoaCh Of DisCord

http://2010.flmid.com/Noticia.aspx?idNoticia=70

Uma teoria polémica que deu origem a um livro não menos polémico. Em Inglaterra, onde vive, as primeiras 10 mil cópias foram destruídas e a obra foi reescrita por advogados. Tudo para que a linguagem por vezes excessiva do cientista não ofendesse ninguém.

Dificilmente um Marketeiro faria isto...

Fayman

Mensagem por Fayman »

RoaCh Of DisCord escreveu:
Fayman escreveu:Senhores, alguns comentários.

Mais de uma vez já postei a respeito dessa... “Magueijerice”. Longe de mim de chamá-lo de vigarista, até porque, Magueijo trabalha com Física de verdade !

Professor do Prestigiado Kings College de Londres e considerado um dos 10 melhores Físicos teóricos do mundo...

Exatamente! POr isso que eu comentei que não posso chamá-lo de vigarista, afinal, ele trabalha em Física de verdade, e não faz de conta.

Mas que é marketeiro, isso é! Esse portuga é esperto!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

RoaCh Of DisCord

Não acho que seja Marketeiro. A obra dele foi reescrita com a ajuda de advogados. Para não ofender Ninguém. Ele é simplesmente muito temperamental.

Entrevista com Magueijo:

http://frontwheeldrive.com/joao_magueijo.html

Fayman

Mensagem por Fayman »

RoaCh Of DisCord escreveu:http://2010.flmid.com/Noticia.aspx?idNoticia=70

Uma teoria polémica que deu origem a um livro não menos polémico. Em Inglaterra, onde vive, as primeiras 10 mil cópias foram destruídas e a obra foi reescrita por advogados. Tudo para que a linguagem por vezes excessiva do cientista não ofendesse ninguém.

Dificilmente um Marketeiro faria isto...

Não?? Você não entende de marketing! :emoticon16:

Mas falando sério, o marketeiro que eu coloco está em cima das afirmações (marketeiras) que envolve a Relatividade para o público leigo.

E suponho que a parte reescrita trata da paulada que ele dá em instituições e não da teoria proposta em si, até mesmo pelo comentário "Tudo para que a linguagem por vezes excessiva do cientista não ofendesse ninguém".
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

RoaCh Of DisCord escreveu:Não acho que seja Marketeiro. A obra dele foi reescrita com a ajuda de advogados. Para não ofender Ninguém. Ele é simplesmente muito temperamental.

Entrevista com Magueijo:

http://frontwheeldrive.com/joao_magueijo.html

Eu o chamo de marketeiro em cima da parte técnica; quanto ao resto, acho mais que ele tem que mandar pedrada para cima de quem merece.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

RoaCh Of DisCord

Sobre a parte técnica eu não posso dizer nada Fayman. Não percebo nada de Fisica.

Uma sugestão. Porque não envias um mail ao Magueijo a dizer das Boas. Pode ser que tenhas resposta e possas continuar um diálogo. Depois podes postar aqui a conversa com o Marketeiro. Seria genial... :emoticon16:

Trancado