INSTINTO HUMANO

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

INSTINTO HUMANO

Mensagem por Res Cogitans »

Imagem

Como explicar que um bebê, poucos minutos após o nascimento, saiba exatamente como mamar? Por que, quando estamos à mesa, muitos de nós ficamos com água na boca diante de um suculento bife, mas a poucos apetece uma salada de chuchu? Por que tantos homens fantasiam com belas e jovens mulheres vistas no metrô, ou arriscam a felicidade de suas esposas, de seus filhos e a sua própria paz de espírito por uma experiência sexual passageira? Pergunte a qualquer mãe a que extremos chegaria para salvar a vida de seus filhos.
Essas e uma série de outras perguntas podem nos ajudar a entender como nossas decisões, conscientes ou inconscientes, são afetadas por um conjunto de heranças que os evolucionistas definem como instinto.

Esse é o ponto de partida de Instinto Humano, livro do médico inglês Robert Winston, novo lançamento da Editora Globo. Winston é considerado hoje o cientista de maior sucesso da TV inglesa, onde apresenta diversas séries produzidas pela BBC.
Em Instinto Humano, que deu origem à série de programas que no Brasil foram apresentados pelo Fantástico, o médico oferece uma reflexão sobre os nossos instintos mais primais, armazenados em nossos genes desde nossos antepassados biológicos e que, apesar dos milhares de anos que separam as metrópoles atuais das savanas que serviram como hábitat aos nossos antepassados pré-históricos, ainda se manifestam diariamente em cada um de nós nos momentos mais diversos.
Com linguagem fácil e elucidativa, evitando o uso exagerado de termos científicos que acaba por afugentar o público não especializado, Robert Winston consegue, através de uma narrativa prazerosa e repleta de exemplos surpreendentes, levar o leitor a reflexões que permitem compreender melhor as inúmeras reações inesperadas que o aparato racional por si só não tem como justificar.

O autor nos auxilia a entender porque algumas perguntas a respeito do comportamento humano simplesmente não têm respostas no plano cultural. Que mesmo toda a história das civilizações não é capaz de apagar o fato incontestável de que nós, seres humanos, agimos, em grande medida, como animais.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

RoaCh Of DisCord

Re.: INSTINTO HUMANO

Mensagem por RoaCh Of DisCord »

Psicologia Evolucionária. Há quem conteste. Isso de dizer que qualquer instinto é produto da savana Pleistocénica é polémico. Sabemos que a espécie humana esteve distribuida por todo o mundo e diferentes ambientes durante grande parte da sua história evolutiva. É difícil saber como esses instintos foram moldados. E a psicologia evolucionária depende da seleção natural, pelo que é importante conhecer o ambiente onde ocorreu a evolução...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Eu estou cada vez mais simpático à teoria de coevolução gene-cultura ao invés de considerar que todo comportamento com vantagens adaptativas possui um paralelo em circuitos nervosos; existe por exemplo uma correlação entre o aparecimento de armas sofisticadas e a perda de musculatura, ascenção da neotenia e diminuição do dimorfismo sexual. A cultura humana impôs pressões seletivas que puderam ter tido como consequência redução da poligenia, aumento da docibilidade, aprimoração em aptidões para desenvolvimento de artesanato e a perda de força física pode ser reflexo de que com o aparecimento de armas, disputas intra-específicas e inter-específicas passaram a depender menos desta.
Imagem

RoaCh Of DisCord

Mas a correlação gene-cultura é tudo menos linear... porque a evolução cultural é exponencial e a genética é muito lenta.

RoaCh Of DisCord

Vou detonar a coevolução gene-cultura... :emoticon16:

A ideia da coevolução gene-cultura foi proposta por Edward O. Wilson. Para ultrapassar a tremenda diferença de ritmo entre evolução genética e a evolução cultural, Wilson propôs o "reinado dos 1000 anos".
De acordo com esta hipotese as diferenças culturais têm base genética, e bastam 1000 anos para fixar estas diferenças em termos genéticos. Ou seja, a ligação gene-cultura permite uma rapidissima forma de seleção natural que se pode consumir em apenas 1000 anos segundo o modelo matemático de Wilson.
Esta tese é o contrário da ideia da Psicologia Evolucionária, que diz que nós somos modernos com cerebros pré-históricos. Aliás, é isto que distingue a Psicologia Evolucionária da Sociobiologia (Penso que a Sociobiologia já não existe mais. Foi dividida em ecologia comportamental e Psicologia Evolucionária)

Só que este modelo foi refutado Por Philip Kitcher, que sobre ele diz o seguinte:

"O Reinado de 1000 anos é um teorema da teoria da coevolução genético-cultural, quando aplicada á evolução de individuos hipotéticos de uma extrema estupidez."

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Eu não vejo tantos problemas para o exemplo que eu propus se pensarmos em mudanças desde o início do Pleistoceno, há 1.5 milhões de anos, no início do gênero Homo; talvez até mesmo as primeiras armas tenham concedido impacto suficiente. Até o Gould que pertencia ao Boston Group e era um voraz crítico da sociobiologia de E. O. Wilson havia de concordar que a neotenia havia sido extremamente significativa durante a evolução humana; Riddley e Geoffrey Miller em seus livros comentam que houve um equivalente de 'auto domesticação' visando maior afabilidade entre adultos humanos.

Acho que o aparecimento das primeiras armas entre sociedades de Homo habilis e congêneres pode ter sido estopim suficiente para o início de um processo de democratização biológica em hominídeos, reduzindo na long run agressividade, diferenças entre os sexos e acentuando instintos de cooperação.

RoaCh Of DisCord

Ok... mas aí estás a falar de coisas pequenas. O que temos hoje, A era da Informação, é uma evolução cultural tão rápida que invalida qualquer modelo de coevolução gene-cultura.

E eu não acho que estamos mais afáveis.

RoaCh Of DisCord

E acho que devemos á estética e não ao genes o aumento do dimorfismo sexual...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Eu concordo estritamente com você que à partir do momento em que a cultura complexa passou a crescer muito rapidamente, a biologia não teria condições de fazer um ciclo com feedback positivo então esse modelo é inaplicável para correlacionar a grande maioria das particularidades culturais humanas atuais com a genética das populações, soa realmente bem absurdo.

Pode-se dizer que eu sou bem simpático à idéia de co-evolução gene/cultura em um nível mais pequeno, quando ambas as trends evoluem em passos equivalentes.
Imagem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

RoaCh Of DisCord escreveu:E acho que devemos á estética e não ao genes o aumento do dimorfismo sexual...

No caso dos humanos houve uma diminuição das diferenças físicas e os psicólogos evolutivos propõe que as diferenças que foram acentuadas são mentais. Existem paleoantropólogos que julgam que as diferenças entre australopitecíneos eram acentuadas como entre gorilas machos e fêmeas, por exemplo.

Me lembrei agora de um exemplo clássico de pleiotropia que você certamente conhece; na Rússia no século passado, quando deliberadamente foram selecionadas raposas para o cruzamento visando docibilidade, foram criados machos cada vez mais feminilizados. Provavelmente isso vale para todos os mamíferos; pressões seletivas para a afabilidade diminuem diferenças físicas entre os sexos.

RoaCh Of DisCord

Azathoth escreveu:
RoaCh Of DisCord escreveu:E acho que devemos á estética e não ao genes o aumento do dimorfismo sexual...

No caso dos humanos houve uma diminuição das diferenças físicas e os psicólogos evolutivos propõe que as diferenças que foram acentuadas são mentais. Existem paleoantropólogos que julgam que as diferenças entre australopitecíneos eram acentuadas como entre gorilas machos e fêmeas, por exemplo.

Me lembrei agora de um exemplo clássico de pleiotropia que você certamente conhece; na Rússia no século passado, quando deliberadamente foram selecionadas raposas para o cruzamento visando docibilidade, foram criados machos cada vez mais feminilizados. Provavelmente isso vale para todos os mamíferos; pressões seletivas para a afabilidade diminuem diferenças físicas entre os sexos.

Também se fizeram estudos comparativos entre homens e mulheres no que respeita a forma de pensar (lateralidade por exemplo). São inconclusivos. Um mito é que os homens são mais especializados e as mulheres são mais globais (daí as mulheres conseguirem fazer mais coisas ao mesmo tempo). Mas estes estudos deitam fora os resultados nulos o que distorce a estatística final.

Outro mito é que a competência espacial dos homens e a sua orientação é superior. Mas há quem diga que a razão das mulheres terem menos competência espacial que os homens tem a ver com a forma como as meninas são protegidas em criança... enquanto que aos rapazes é permitido que explorem mais o meio. Em mulheres educadas de forma menos restrita, não há diferença de competência espacial.

O problema dos resultados nulos neste tipo de experiências é costumam ser descartados, como já disse, ou então são vistos como não anulando a hipotese que se procura confirmar. E este é outro problema. As expectativas de que certos resultados estejam de acordo com a teoria. No fim há muita distorção, muita inconclusão. Também não se podem fazer experiências em humanos, como se fazem em animais. Por isso, todo mundo extrapola.

Fico meio indiferente a esses estudos porque desconfio muito das percentagens que são publicadas. Por isso quando leio coisas como "A heritabilidade da inteligência é de 70%", isto não me diz nada... porque eu sei que a heritabilidade é um conceito populacional. Aplicado ao individuo não significa que a capacidade dele para resolver problemas é 70% genes e 30% cultura. Retira a cultura e os genes resolverão Zero problemas. Também se pode dizer que os nenufares têm uma heritabilidade para o crescimento de 60% contra 40% do meio ambiente. Mas retira um simples mineral vital e o crescimento será Zero.

Há muita confusão e embuste nesta coisa dos genes contra o ambiente.

RoaCh Of DisCord

As únicas diferenças que eu aceito entre homens e mulheres é que nós mijamos em pé e elas não. Elas têm para-choques e nós não. E o tesão, claro. A maioria dos homens prefere mulheres e a maioria das mulheres prefere homens (uma questão de formato). Além disso, diferenças entre a população mulheres e a população homens não devem ter grande significado, pois 2 individuos serão sempre mais diferentes entre si do que as médias entre classes de individuos.

aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: INSTINTO HUMANO

Mensagem por aknatom »

RoaCh Of DisCord escreveu:As únicas diferenças que eu aceito entre homens e mulheres é que nós mijamos em pé e elas não. Elas têm para-choques e nós não. E o tesão, claro. A maioria dos homens prefere mulheres e a maioria das mulheres prefere homens (uma questão de formato). Além disso, diferenças entre a população mulheres e a população homens não devem ter grande significado, pois 2 individuos serão sempre mais diferentes entre si do que as médias entre classes de individuos.

Sobre a parte do tesão não temos evidências... eu colocaria que a diferença entre homens e muleres no quesito tesão é que mulheres geralmente me deixam com tesão e homens nunca me deixam com tesão.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Quanto às diferenças neurológicas entre homens e mulheres, recomendo o livro DIFERENÇA ESSENCIAL de Simon Baron-Cohen. É bastante elucidativo.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Azatoth e <insira o nick atual aqui>, bem que poderiam ir na wikipédia pt e arrumar os respectivos artigos sobre psicologia evolutiva e sociobiologia que devem estar bem fraquinhos...

Não sabia disso sobre sociobiologia, por exemplo, que propunha uma espécie de base genética "forte" para a cultura.

Anyway.......

http://www.medicineonline.com/condition ... eSource=10

Study: Men, Women Don't Think Alike
Brain scans reveal differences in activity while performing similar tasks

FRIDAY, Dec. 9 (HealthDay News) -- Launching another salvo in the gender wars, a new study finds that men and women use different areas of the brain when doing the same kinds of tasks.

The study included 23 men and 10 women who performed memory, verbal, visual spatial and simple motor tasks while their brain activity was monitored using functional magnetic resonance imaging (fMRI).

"The results jumped out at us. Sometimes males and females would perform the same tasks and show different brain activation, and sometimes they would perform different tasks and show the same brain activation," study lead author Emily Bell, a doctoral student in psychiatry at the University of Alberta, Canada, said in a prepared statement.

"It is widely recognized that there are differences between males and females, but finding that different regions of the brain are activated in men and women in response to the same task has large potential implications for a variety of different clinical situations," study co-author and University of Alberta psychiatrist Dr. Peter Silverstone said in a prepared statement.

For example, he said the study findings suggest that there should be a gender-specific focus to psychiatric research projects and clinical trials.

"The larger implications of this work, as well as other work pointing in the same direction, is that we may increasingly find out that there are differences in the ''hardwiring'' of male and female brains," Silverstone said.

The study findings appear in the December issue of the journal NeuroImage.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

RoaCh Of DisCord escreveu:As únicas diferenças que eu aceito entre homens e mulheres é que nós mijamos em pé e elas não.

[url=http://web.archive.org/web/20030801075501/http://www.restrooms.org/standing.html]A woman´s guide on how to pee standing up

Imagem

[/url]
:emoticon12: :emoticon12:

Ouvi dizer uma vez que na Flórida ou na Califórnia, não me lembro, colocam esses trecos para homens mijarem (me esqueci o nome também), também nos banheiros femininos.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

ímpio escreveu:Ouvi dizer uma vez que na Flórida ou na Califórnia, não me lembro, colocam esses trecos para homens mijarem (me esqueci o nome também), também nos banheiros femininos.

Mictório.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Megas

Mensagem por Megas »

Bem, nesse mesmo momento estamos usando nossos instintos, nós somos impulsos ambulantes.

Nos acostumamos a chamar de instinto os instintos que não usamos com freqüência, fora do dia a dia de nossos impulsos involuntários.

Um instinto às vezes pode ser o de raciocinar, falar na hora de uma coisa que não gostou sem pensar se afetara outras pessoas como a pizzaiola que espremiu seu instinto de felicidade ao dançar na câmara.

Perguntar por que uma pessoa ama seus filhos é o mesmo que nos perguntar por que rimos de uma coisa, porque falamos sem pensar etc.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

Trancado