Educação dos filhos
Educação dos filhos
O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Será que este pensamento influenciará no comportamento dele no futuro?
Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
- Vito Álvaro
Re.: Educação dos filhos
E aí Cabula.
Tem a revista STR (Sociedade Terra Redonda)
A revista número 1. Pode ser lida aqui.
http://www.haaan.com/download/RTR01.swf
Clique aí em cima...
Tem a revista STR (Sociedade Terra Redonda)
A revista número 1. Pode ser lida aqui.

http://www.haaan.com/download/RTR01.swf
Clique aí em cima...

Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Valeu mano
Deus é um só...
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Não tenho certeza.
As mitologias em geral são meios didáticos de empacotar valores importantes, valores que eu gostaria de passar para meus filhos. Acredito que o meio mais saudável de se fazer isso não seja abstraindo esses valores da mitologia, ou mesmo negando toda forma de mito, mas sim não sobre-valorizando o papel da forma, e sim do conteúdo.
De qualquer forma, deixarei a cargo da minha esposa decidir se eles deverão passar por rituais religiosos específicos ou serão mantidos até certo ponto afastados de qualquer tipo de prática. Se for importante para ela e para família dela fazê-los passar por determinados ritos ou cumprir com certas tradições, não irei intervir, a menos que considere os ensinamentos ali conduzidos contraditórios com aquilo que eu acredito que deva ser ensinado.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Re: Re.: Educação dos filhos
user f.k.a. Cabeção escreveu:De qualquer forma, deixarei a cargo da minha esposa decidir se eles deverão passar por rituais religiosos específicos ou serão mantidos até certo ponto afastados de qualquer tipo de prática. Se for importante para ela e para família dela fazê-los passar por determinados ritos ou cumprir com certas tradições, não irei intervir, a menos que considere os ensinamentos ali conduzidos contraditórios com aquilo que eu acredito que deva ser ensinado.
E se ela for muçulmana?

Nunca se sabe os caminhos que o coração toma.

- Luis Dantas
- Contato:
O mundo ficou muito menor com o avanço das telecomunicações. Não acho que as decisões dos pais sobre as crenças dos filhos vão fazer muita diferença nesta próxima geração.
Mas mesmo que façam, desde 11 set 2001 não é mais possível fazer de conta que todos tem a mesma crença, ou que crença não tem peso na vida prática. Mesmo os mais entrincheirados religiosos acabarão por desenvolver algum tipo de postura mais informada do que a que tinham antes.
Até certo ponto é uma situação parecida com a das drogas: os pais bem que gostariam de ter controle sobre o que os filhos farão, só que não tem.
Mas mesmo que façam, desde 11 set 2001 não é mais possível fazer de conta que todos tem a mesma crença, ou que crença não tem peso na vida prática. Mesmo os mais entrincheirados religiosos acabarão por desenvolver algum tipo de postura mais informada do que a que tinham antes.
Até certo ponto é uma situação parecida com a das drogas: os pais bem que gostariam de ter controle sobre o que os filhos farão, só que não tem.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
A questão talvez não tenha tanto a ver com controle, mas com influência.
Por mais que não possa evitar que meu filho algum dia tenha contato com drogas, passarei a minha determinação de que ele não use-as, enquanto for sustentado por mim.
Se isso vai surtir efeito positivo ou não, é impossível ter certeza, mas ainda acho que será mais fácil para ele assimilar noções de certo e errado vivendo num ambiente onde isso é valorizado.
Por mais que não possa evitar que meu filho algum dia tenha contato com drogas, passarei a minha determinação de que ele não use-as, enquanto for sustentado por mim.
Se isso vai surtir efeito positivo ou não, é impossível ter certeza, mas ainda acho que será mais fácil para ele assimilar noções de certo e errado vivendo num ambiente onde isso é valorizado.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Re: Educação dos filhos
Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Batizei meus dois meninos por uma questão social mais do que por qualquer tipo de convicção ou crença. O mais velho não quis fazer primeira comunhão e não vai fazer, pelo jeito, já que é anti-religião desde menininho mesmo. Já o segundo... reza pra tudo e diz que ama a deus, ama jesus. Influência da escola? Não sei dizer... acho que é vontade dele mesmo, já que o primeiro teve a mesma influência mas sempre achou chato e bobo qualquer tipo de manifestação religiosa.

A farra é ver os dois discutindo sobre quem tem razão...

No final, só pra encurtar a história: tudo o que um jovem precisa é um ideal de vida. Ter em mente que existe uma finalidade para os estudos, que o futuro dele depende daquilo que ele realiza hoje na escola, no trabalho. O resto da vida vai depender da capacidade dos pais e educadores plantarem esse pensamento na cabeça deles. Religião só é necessária para quem se afina com ela, seja ela qual for. Vejo isso aqui em casa mesmo...

As crianças são ingenuas, não entenderiam se dissessemos os atamos foram criados durante o big bang e formaram as galaxias, as estrelas...
Eu acho que eu ensinaria um pouco de religião e mais pra frente com forme seus conhecimentos aumentasem eu ensinaria ciencia para virar um ateu mas ainda não tenho certeza.
Ah... é meio absurdo ja pensar nisso tão cedo mas sonho com uma menina no futuro...
Pouco absurdo em?
Mas o fato que religião para as crianças ensina moral e é mais facil de compreender.
Eu acho que eu ensinaria um pouco de religião e mais pra frente com forme seus conhecimentos aumentasem eu ensinaria ciencia para virar um ateu mas ainda não tenho certeza.
Ah... é meio absurdo ja pensar nisso tão cedo mas sonho com uma menina no futuro...
Pouco absurdo em?
Mas o fato que religião para as crianças ensina moral e é mais facil de compreender.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Acho que a única coisa boa que a religião pode passar é a formação moral mas sem o fanatismo.
Eu penso em criar os meus filhos em um ambiente de comunicação. Ter sempre um pá daqui e pá dali. Entende? Não? Pô, meu! Cê parece que não sei!
Brincadeiras a parte: acho que a informação e a comunicação podem ser a base para um convívio muito bom, apenas se policiando o que deve ser discutido ou comentado de acordo com a idade da criança.
Eu penso em criar os meus filhos em um ambiente de comunicação. Ter sempre um pá daqui e pá dali. Entende? Não? Pô, meu! Cê parece que não sei!
Brincadeiras a parte: acho que a informação e a comunicação podem ser a base para um convívio muito bom, apenas se policiando o que deve ser discutido ou comentado de acordo com a idade da criança.

- videomaker
Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Teria muita dificuldade em dizer para um filho , do nada viemos , passamos brevemente existindo e pro nada voltaremos !
Ia ser dificil pacas... :emoticon8:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
salgueiro escreveu:
Meus filhos sempre estudaram em colégio católico, prá mim era mais do que suficiente, o pouco que aprenderam
Hoje em dia, abordamos mais o assunto, inclusive porque quando estão de bobeira lêem o RV, que passa os dias aberto na tela do pc
Bjs
O RV tambem é cultura , claro !!!!
Um cheiro .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- salgueiro
- Gênero: Feminino
videomaker escreveu:salgueiro escreveu:
Meus filhos sempre estudaram em colégio católico, prá mim era mais do que suficiente, o pouco que aprenderam
Hoje em dia, abordamos mais o assunto, inclusive porque quando estão de bobeira lêem o RV, que passa os dias aberto na tela do pc
Bjs
O RV tambem é cultura , claro !!!!
Um cheiro .
São os momentos de evangelização

Bjs
Re: Re.: Educação dos filhos
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Não tenho certeza.
As mitologias em geral são meios didáticos de empacotar valores importantes, valores que eu gostaria de passar para meus filhos. Acredito que o meio mais saudável de se fazer isso não seja abstraindo esses valores da mitologia, ou mesmo negando toda forma de mito, mas sim não sobre-valorizando o papel da forma, e sim do conteúdo.
De qualquer forma, deixarei a cargo da minha esposa decidir se eles deverão passar por rituais religiosos específicos ou serão mantidos até certo ponto afastados de qualquer tipo de prática. Se for importante para ela e para família dela fazê-los passar por determinados ritos ou cumprir com certas tradições, não irei intervir, a menos que considere os ensinamentos ali conduzidos contraditórios com aquilo que eu acredito que deva ser ensinado.
[Samael lança maldição on] Teus filhos vão ser comunas malucos que vão se filiar ao PCML e ler muito Frei Beto e Leonardo Boff [Samael lança maldição off/]

Luis Dantas escreveu:O mundo ficou muito menor com o avanço das telecomunicações. Não acho que as decisões dos pais sobre as crenças dos filhos vão fazer muita diferença nesta próxima geração.
Tirou as palavras da minha boca, Luís. A minha geração, que alguns por aqui compartilham (o Cabeça deve saber disso tanto quanto eu) foi, parcialmente, um meio transitório. Fui educado de maneira religiosa, mas no ideal do "catolicismo não praticante" misturado a um arremedo kardecista e algumas influências da Umbanda aqui e acolá.
Mas a explosão de informações é inevitável. A chegada da internet foi o estopim da abertura de um mundo nunca antes visto: eu não tinha noção do que eram ateus precisamente até me "informar" a partir dessa rede anárquica.
Eu passarei os valores que considero importantes aos meus filhos, mas a instituição familiar que eles viverão, provavelmente, será muito diferente da que eu particularmente vivi (e ainda vivo). Uma boa conversa será sempre boa para esclarecer as coisas.
De resto, vamos no improviso e vejamos no que dá.
- Alenônimo
- Gênero: Masculino
- Contato:
videomaker escreveu:Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Teria muita dificuldade em dizer para um filho , do nada viemos , passamos brevemente existindo e pro nada voltaremos !
Difícil nada. Só não tocar no assunto que a criança nem percebe!

videomaker escreveu:Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Apesar disso muita gente ensina que papai noel existe mesmo sem acreditar. O que isso ensina é que a criança deve se comportar e que será recompensada se houver bom comportamento. De fato funciona.
Eu nunca diria que "do nada viemos" simplesmente diria (quando houvesse idade suficiente para ele entender) que eu não sei e parece que a humanidade também não sabe porque cada civilização dá uma explicação diferente de acordo com sua cultura.
Deus é um só...
- O ENCOSTO
- Contato:
Eu teria dificuldade de dizer ao meu filho, se ele fosse aleijado: "Hitler, pare de pegar no pé dos Judeus! Veja oque aconceceu com você, seu aleijado cururu!"
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
O ENCOSTO escreveu:videomaker escreveu:Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Eu teria dificuldade de dizer ao meu filho, se ele fosse aleijado: "Hitler, pare de pegar no pé dos Judeus! Veja oque aconceceu com você, seu aleijado cururu!"

Deus é um só...
Como não os tenho- nem pretendo- abstenho-me de dar palpites. 

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- videomaker
O ENCOSTO escreveu:videomaker escreveu:Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Quanta ignorancia ainda vais vomitar ?
Mais eu sei o que vc diria :
Menino feio (a cara do pai ) tu é um azarado , o filho do vizinho de dois pés , e tu obra do acaso é um fdp com falta de sorte , que quando morrer não vai nem saber que existiu !
Afinal essa é a absoluta verdade , ou não Mr. pé na cova ?

Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- videomaker
Cabula escreveu:videomaker escreveu:Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Apesar disso muita gente ensina que papai noel existe mesmo sem acreditar. O que isso ensina é que a criança deve se comportar e que será recompensada se houver bom comportamento. De fato funciona.
Eu nunca diria que "do nada viemos" simplesmente diria (quando houvesse idade suficiente para ele entender) que eu não sei e parece que a humanidade também não sabe porque cada civilização dá uma explicação diferente de acordo com sua cultura.
Descobrir que papai noel não existe cabula , não fara diferença alguma pro sujeito !
Dizer que do nada ele veio e pro nada retornarar , talvez não seja tão facil asisim de assimilar !
Vc não acha ?
videomaker escreveu:O ENCOSTO escreveu:videomaker escreveu:Cabula escreveu:O que você ensinará para seus filhos a repeito de religião?
Quanta ignorancia ainda vais vomitar ?
Mais eu sei o que vc diria :
Menino feio (a cara do pai ) tu é um azarado , o filho do vizinho de dois pés , e tu obra do acaso é um fdp com falta de sorte , que quando morrer não vai nem saber que existiu !
Afinal essa é a absoluta verdade , ou não Mr. pé na cova ?
Por que tanta ironia?
Deus é um só...