Noticia Jornal A Gazeta(ES)
Noticia Jornal A Gazeta(ES)
Discussão por causa de religião termina em morte em Vila Velha
28/03/2006 - 16:05:06 Redação Gazeta Rádios e Internet
Abdo Filho
Um homem foi assassinado a facadas na Rodovia Carlos Lindenberg, no bairro Cobilândia, em Vila Velha, depois de uma discussão sobre religião. Segundo o delegado responsável pelo caso, Adroaldo Lopes, a briga teria começado quando Ronald Coimbra de Medeiros discordou do fato de Miguel Perini não acreditar em Deus.
Inconformado com a idéia, Ronald pegou uma faca e atacou Miguel, que morreu na hora. O corpo da vítima ficou no meio da pista, interditando a rodovia no sentido Vitória - Vila Velha. Um policial militar que estava indo trabalhar agiu imediatamente, prendendo Ronald Medeiros.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e o assassino foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O delegado Adroaldo Lopes informou que Ronald Medeiros já era acusado de duas tentativas de assassinato.
http://gazetaonline.globo.com/minutoami ... d_site=075
Abdo Filho
Um homem foi assassinado a facadas na Rodovia Carlos Lindenberg, no bairro Cobilândia, em Vila Velha, depois de uma discussão sobre religião. Segundo o delegado responsável pelo caso, Adroaldo Lopes, a briga teria começado quando Ronald Coimbra de Medeiros discordou do fato de Miguel Perini não acreditar em Deus.
Inconformado com a idéia, Ronald pegou uma faca e atacou Miguel, que morreu na hora. O corpo da vítima ficou no meio da pista, interditando a rodovia no sentido Vitória - Vila Velha. Um policial militar que estava indo trabalhar agiu imediatamente, prendendo Ronald Medeiros.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e o assassino foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O delegado Adroaldo Lopes informou que Ronald Medeiros já era acusado de duas tentativas de assassinato.
Ricardo escreveu:Vilha Velha tem uma bancada crente muito forte por esses lados, é capaz deles até ajudarem o sujeito.
Neste caso específico creio que deus foi apenas a motivação que faltava, já que o assassino já tinha outras passagens. Precisava de uma motivação justificável pela sociedade (isso no ponto de vista mental dele, apenas)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re.: Noticia Jornal A Gazeta(ES)
Bem, agora de acordo com a mentalidade de certos crentes: "O ateu já era, vai pros quintos dos infernos onde somente há choro e ranges de dentes, mas o assassino pode vir a conhecer "Jesuis" e ser justificado pelo "sangue do cordeiro" (N.: ou qualquer coisa do gênero), obtendo direito a uma cadeira cativa na arquibancada celeste, de onde os bons e justos assistirão os maus arderem eternamente".
Maranata senhor jesuis!
Maranata senhor jesuis!
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- videomaker
Re: Noticia Jornal A Gazeta(ES)
blothen escreveu:Discussão por causa de religião termina em morte em Vila Velha
Abdo Filho
Partiu pro nada ... tadinho ! :emoticon8:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Vito Álvaro
Pensei mora lá o apartamento a minha tia... Agora recuso viajar Vitória, Serra e a Vila Velha... 

Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
- Alenônimo
- Gênero: Masculino
- Contato:
Viu no que dá a intolerância religiosa? Viu no que dá enfiar na cabeça das pessoas que é errado não acreditar em Deus?
Convenhamos, mesmo que o cara tivesse tendências assassinas, ele não teria matado o rapaz só por ser ateu se ele tivesse o mínimo de cultura sobre religião. Com certeza ele se sentiu à vontade para matá-lo depois de ouvir padres ou pastores falando cada vez mais mal dos ateus.
Convenhamos, mesmo que o cara tivesse tendências assassinas, ele não teria matado o rapaz só por ser ateu se ele tivesse o mínimo de cultura sobre religião. Com certeza ele se sentiu à vontade para matá-lo depois de ouvir padres ou pastores falando cada vez mais mal dos ateus.
Re: Re.: Noticia Jornal A Gazeta(ES)
Vito Álvaro escreveu:Pensei mora lá o apartamento a minha tia... Agora recuso viajar Vitória, Serra e a Vila Velha...
Tranquilo Vito, é só ficar na sua.
Só um? Stalin matou 40 mil. E um dos motivos era justamente pq acreditava na célebre máxima ateísta divulgada pelo jovem Marx: A religião é o ópio do povo.
Ahhhh... Vamos parar com esta demagogia. Se a religião matou, o ateísmo matou muito mais. Mas ficar usando este argumento pra invalidar a tese adversária é servir-se de um argumento indutivo muito fraco que procuja julgar o universal a partir de casos particulares. Pq será que alguns ateus falam com a boca cheia da intolerância religiosa e não olham para o passado negro do ateísmo? Pra mim isso é sinal da mais pura hipocresia.
Mais uma vez vou frisar, eu não acho que esta crítica seja boa. Mas já que muitos ateus a acham tão expert assim, deveriam dar um jeito de justificar o erro stalinista sem que isso não acabasse também justificando os erros religiosos. Mas quem usa este argumento nem sequer tematiza este problema. Faz vista grossa pra dizer que as religiões são meios de alienação intelectual por natureza, desconsiderando milhares e milhares de paginas que servem como documentos históricos da produção intelectual cristã (isso pra não falar de outras religiões).
Por favor, procurem outro argumento, pq este não cola.
Ahhhh... Vamos parar com esta demagogia. Se a religião matou, o ateísmo matou muito mais. Mas ficar usando este argumento pra invalidar a tese adversária é servir-se de um argumento indutivo muito fraco que procuja julgar o universal a partir de casos particulares. Pq será que alguns ateus falam com a boca cheia da intolerância religiosa e não olham para o passado negro do ateísmo? Pra mim isso é sinal da mais pura hipocresia.
Mais uma vez vou frisar, eu não acho que esta crítica seja boa. Mas já que muitos ateus a acham tão expert assim, deveriam dar um jeito de justificar o erro stalinista sem que isso não acabasse também justificando os erros religiosos. Mas quem usa este argumento nem sequer tematiza este problema. Faz vista grossa pra dizer que as religiões são meios de alienação intelectual por natureza, desconsiderando milhares e milhares de paginas que servem como documentos históricos da produção intelectual cristã (isso pra não falar de outras religiões).
Por favor, procurem outro argumento, pq este não cola.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)
Alenônimo escreveu:Viu no que dá a intolerância religiosa? Viu no que dá enfiar na cabeça das pessoas que é errado não acreditar em Deus?
É claro que o padre disse: mate o primeiro ateu que vc encontrar na rua.

(...)
E vc ainda tem a audácia de dizer que tem certeza de uma coisa tão duvidosa, de uma conjectura, de uma suposição SUA nada desinteressada, sem nenhum rigor científico que é exigido por um saber que se pode conhecer de tal forma que dele se pode ter uma certeza.
(...)
É exatamente isso que aprendemos na igreja. O padre/pastor nos ordena fazer uma listinha com todos os ateus que fazem parte do nosso círculo de amizades. Cuidado vc pode ser o próximo da lista de algum religioso, que é necessariamente fanático e xiita, já que todo religioso é fanático e xiita.

Putz. As vezes eu leio cada uma... Eu perdoaria se os escritores não se achassem seres com a racionalidade mais desenvolvida pelo simples fato de serem ateus. Até parece... "Vire ateu e ganhe um brochezinho de mente superior superdesenvolvida" não precisa nem estudar.
Tem que rir pra não chorar.

Vito Álvaro escreveu:Pensei mora lá o apartamento a minha tia... Agora recuso viajar Vitória, Serra e a Vila Velha...
É bom tomar cuidado mesmo. Eu ouvi dizer que existe uma missão muito abençoada por lá que está pagando propina para todo mundo ocultar os assassinatos de ateus que vem ocorrendo.
Eu sou xiita, mas eu sou bonzinho, pelo menos eu aviso "se vc é ateu, cuidado para não aparecer na minha frente, pq se eu descobrir eu mato pq o meu lider espiritual disse que estes são os ensinamentos de Jesuis.
Na verdade todas as parábolas de Jesuis formam um cógigo secreto que ensina pessoas como trucidar ateus usando uma AK-47. Ô, glória! Jesuis é bom demais!

Ricardo escreveu:Vito Álvaro escreveu:Pensei mora lá o apartamento a minha tia... Agora recuso viajar Vitória, Serra e a Vila Velha...
Tranquilo Vito, é só ficar na sua.
Vc não é ateu, né? Pra não saber do plano secreto dos religiosos. Cuidado, não se desconverta pq seu pescoço estará encostado na lâmina da guilhotina.
videomaker escreveu:blothen escreveu:Discussão por causa de religião termina em morte em Vila Velha
Abdo Filho
Partiu pro nada ... tadinho ! :emoticon8:
Cuidado, vc sabe que evangélicos não gostam de espíritas. E vc sabe do perigo bélico eminente que os evangélicos representam para os ateus e para todos os que discordam deles, né? É só ver na reportagem.
Tranca-Ruas escreveu:Bem, agora de acordo com a mentalidade de certos crentes: "O ateu já era, vai pros quintos dos infernos onde somente há choro e ranges de dentes, mas o assassino pode vir a conhecer "Jesuis" e ser justificado pelo "sangue do cordeiro" (N.: ou qualquer coisa do gênero), obtendo direito a uma cadeira cativa na arquibancada celeste, de onde os bons e justos assistirão os maus arderem eternamente".
Maranata senhor jesuis!
Pelo menos vc não é engracado quando está tentando falar sério.

Da pra ver que ele é um seguidor de jesus...
Aposto que em quanto encravava a faca no cara pensava:
Jesus te ama! Morra!
Aposto que em quanto encravava a faca no cara pensava:
Jesus te ama! Morra!
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

- Flavio Costa
- Contato:
Fernando escreveu:Ahhhh... Vamos parar com esta demagogia. Se a religião matou, o ateísmo matou muito mais. Mas ficar usando este argumento pra invalidar a tese adversária é servir-se de um argumento indutivo muito fraco
Fernando, o Alenônimo não disse que isso prova que a religião está errada e sim que certas doutrinações fanáticas podem levar o indivíduo a cometer crimes que, de outra maneira, não cometeria.
É difícil provar que o sujeito matou porque o pastor fazia imagem tal e tal de quem não acredita em Deus. Mas não é difícil aceitar que muitos pastores são radicais, pouco tolerantes, e não têm habilidade suficiente em mostrar que pelo fato de alguém não acreditar em Deus esse indivíduo não está cometendo uma atrocidade (e, se quiser acrescentar, que ele ainda tem a possibilidade de "encontrar Jesus").
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
Flavio Costa escreveu:Fernando, o Alenônimo não disse que isso prova que a religião está errada e sim que certas doutrinações fanáticas podem levar o indivíduo a cometer crimes que, de outra maneira, não cometeria.
É difícil provar que o sujeito matou porque o pastor fazia imagem tal e tal de quem não acredita em Deus. Mas não é difícil aceitar que muitos pastores são radicais, pouco tolerantes, e não têm habilidade suficiente em mostrar que pelo fato de alguém não acreditar em Deus esse indivíduo não está cometendo uma atrocidade (e, se quiser acrescentar, que ele ainda tem a possibilidade de "encontrar Jesus").
Olá, caro Flávio!
O Alemônimo não tentou abalar os alecerces teóricos do cristianismo. Mas tentou sim (tentativa fustrada, diga-se de passagem) abalar os alicerces práticos (ou morais) através de um argumento moral que diz que não devemos matar as outras pessoas só por discordarem de nós. Veja você mesmo:
Alemônimo escreveu:Viu no que dá a intolerância religiosa? Viu no que dá enfiar na cabeça das pessoas que é errado não acreditar em Deus?
O Alemônimo, pela passagem acima, claramente atribui a causa do assassinato não apenas à intolerância religiosa (coisa que se dissesse até eu, como cristão protestante, tenderia a concordar) como que também ao simples fato de ENSINAR que é errado não acreditar em Deus.
Isso fica ainda mais claro no que diz mais abaixo:
Alemônimo escreveu:Convenhamos, mesmo que o cara tivesse tendências assassinas, ele não teria matado o rapaz só por ser ateu se ele tivesse o mínimo de cultura sobre religião.
Ou seja, mesmo que o cara possuisse tendências assassinas, não seriam elas que explicariam as verdadeiras razões do assassinato, mas o fato do assassino crer que é errado não acreditar em Deus. Se bem que o Alemônimo tente concertar o erro que cometeu alegando que o cara não tinha o mínimo de cultura religiosa. Mas isso não fortalece em nada o argumento fraco que atribui a causa real do assassinato ao simples fato de saber que é errado acreditar em Deus.
Sinceramente, Flávio, o texto do Alemônimo não mostra em nenhuma parte um cuidado para não cometer uma generalização abstrata, pois atribui ao simples fato de se crer que ser ateu é errado ser a causa do assassinato, não a nenhum outro fator externo.
Quanto a sua suposição, concordo com ela até os parenteses. Pois o que vc escreveu dentro deles é um exagero que nunca vi em 22 anos de convivência com o meio cristão.
Neste tempo já vi muta gente ficando braba com quem discorda da sua fé pelo simples fato de discordar. Muitas vezes eu mesmo já fui vitma disso. Mas também são inúmeros exemplos de torcedores de time de futebol que matam outros pq não torcem pro mesmo time. Não há nenhuma razão para se torcer para um time, e mesmo assim as pessoas matam quem discorda delas. Curioso este fato, não? Ele nos alerta que é errado atribuir a causa do acontecimento o próprio time de futebol, que nada tem a ver com o assunto. Assim como é errado atribuir isso ao cristianismo.
Uma crítica aceitável que os ateus poderiam fazer numa hora como essas é a falta de tematização do problema da intolerância religiosa nas igrejas. Não para atribuir culpa às igrejas, mas para mostrar que os líderes religiosos poderiam diminuir estas atrocidades cometidas por estes seres bestiais que resolvem matar quem não concorda com ele. Mas qual é o argumento fraco e tremendamente tendencioso de alguns ateus que gostam de queimar o filme?
Não dá pra encobrir um erro destes e tentar apoiá-lo. Sem mais...
Flavio Costa escreveu:Fernando escreveu:Ahhhh... Vamos parar com esta demagogia. Se a religião matou, o ateísmo matou muito mais. Mas ficar usando este argumento pra invalidar a tese adversária é servir-se de um argumento indutivo muito fraco
Fernando, o Alenônimo não disse que isso prova que a religião está errada e sim que certas doutrinações fanáticas podem levar o indivíduo a cometer crimes que, de outra maneira, não cometeria.
Só pra fazer uma ressalva. Esta minha mensagem citada foi para o tópico em geral, não só para o Alemônimo, especificamente. Quando terminei de ler dei boas risadas do clima esquizofrênico criado. Como se os ateus estivessem sendo perseguidos por religiosos inquisitores.
Eu não sei como muitos ateus querem se dizer superiores, com uma racionalidade cultivada e bem desenvolvida pelo simples fato de serem ateus. Este erro os deveria conscientizar que para se ter uma racionalidade desenvolvida é preciso estudar muito. Não só ciência (que também tem sua importância), mas principalmente metafísica, lógica, epistemologia, filosofia moral e estética. Mas eu já nem tenho mais muita esperança que isso ocorra. A ignorância, a intolerância e o dogmatismo são iguais, e existem tanto no meio cristão quanto no ateísta. O que muda é apenas o conteúdo das crenças.
Editado pela última vez por Fernando em 30 Mar 2006, 11:11, em um total de 1 vez.
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Fernando escreveu:
Ahhhh... Vamos parar com esta demagogia. Se a religião matou, o ateísmo matou muito mais.
- Falácia !!!! (Rasgando as Vestes)

- O ateísmo nunca matou, o q matou foi o comunismo, ou stalinismo ou trotskismo, com queira, não eram regimes baseados no ateísmo, eram baseados nas idéias de Karl Marx sobre propriedade e trabalho, o ateísmo era um detalhe e não foi este detalhe q provocou as mortes.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Flavio Costa
- Contato:
Oi Fernando!
Todos nós concordamos.
Isso realmente não tem como, o Cristianismo não seria o Cristianismo se achasse que não tem problema não acreditar em Deus.
Não acho que ele tenha associado diretamente a crença com a tendência assassina, apenas que o modo de doutrinação deu margem a essa tendência se manifestar. Como ele mesmo quis demonstrar na questão da cultura religiosa.
Se há algum problema, é realmente com o recho acima, em que se espera que o Cristianismo aceite bem o ateísmo. Pode ter havido alguma falta de cuidado no texto, mas é mais importante ver o que ele realmente pensa e não apenas o que está escrito no texto, que pode ter sido uma manifestação um pouco falha das próprias idéias. Mas é ele que tem que esclarecer qual é o caso.
Como assim? O que eu estou dizendo entre parênteses é que o pastor deveria enfatizar que toda vida deve ser respeitada, mesmo dos inimigos do Cristianismo, pois inclusive estes podem um dia encontrar a salvação. Claro que tudo isso já está implícito na doutrina cristã, mas nem todo pastor deve ser habilidoso o suficiente para enfatizar a importância da tolerância e respeito às diferenças sob a ótica cristã. Pelo contrário, muitos gostam de falar no "inimigo", o que é lamentável.
O futebol propicia que tais acontecimentos se produzam. Na verdade não é o futebol em si, mas a cultura futebolística que se estabeleceu no Brasil. E essa cultura pode sim incentivar atos bárbaros, ainda que a causa não esteja do esporte em si.
É do que eu falei entre parênteses.
Aí entra a natural questão do "partidarismo", que existe de ambos os lados. É claro que ateus não estão livres de argumentos tendenciosos, mas se eles têm alguma vantagem com relação à massa religiosa, é o maior apreço pela razão. Apreço este que, certamente, não é uma garantia de constante certeza, mas ajuda.
Fernando escreveu:O Alemônimo, pela passagem acima, claramente atribui a causa do assassinato não apenas à intolerância religiosa (coisa que se dissesse até eu, como cristão protestante, tenderia a concordar)
Todos nós concordamos.
Fernando escreveu:como que também ao simples fato de ENSINAR que é errado não acreditar em Deus.
Isso realmente não tem como, o Cristianismo não seria o Cristianismo se achasse que não tem problema não acreditar em Deus.
Fernando escreveu:Ou seja, mesmo que o cara possuisse tendências assassinas, não seriam elas que explicariam as verdadeiras razões do assassinato, mas o fato do assassino crer que é errado não acreditar em Deus. Se bem que o Alemônimo tente concertar o erro que cometeu alegando que o cara não tinha o mínimo de cultura religiosa. Mas isso não fortalece em nada o argumento fraco que atribui a causa real do assassinato ao simples fato de saber que é errado acreditar em Deus.
Não acho que ele tenha associado diretamente a crença com a tendência assassina, apenas que o modo de doutrinação deu margem a essa tendência se manifestar. Como ele mesmo quis demonstrar na questão da cultura religiosa.
Se há algum problema, é realmente com o recho acima, em que se espera que o Cristianismo aceite bem o ateísmo. Pode ter havido alguma falta de cuidado no texto, mas é mais importante ver o que ele realmente pensa e não apenas o que está escrito no texto, que pode ter sido uma manifestação um pouco falha das próprias idéias. Mas é ele que tem que esclarecer qual é o caso.
Fernando escreveu:Quanto a sua suposição, concordo com ela até os parenteses. Pois o que vc escreveu dentro deles é um exagero que nunca vi em 22 anos de convivência com o meio cristão.
Como assim? O que eu estou dizendo entre parênteses é que o pastor deveria enfatizar que toda vida deve ser respeitada, mesmo dos inimigos do Cristianismo, pois inclusive estes podem um dia encontrar a salvação. Claro que tudo isso já está implícito na doutrina cristã, mas nem todo pastor deve ser habilidoso o suficiente para enfatizar a importância da tolerância e respeito às diferenças sob a ótica cristã. Pelo contrário, muitos gostam de falar no "inimigo", o que é lamentável.
Fernando escreveu:Mas também são inúmeros exemplos de torcedores de time de futebol que matam outros pq não torcem pro mesmo time. Não há nenhuma razão para se torcer para um time, e mesmo assim as pessoas matam quem discorda delas. Curioso este fato, não? Ele nos alerta que é errado atribuir a causa do acontecimento o próprio time de futebol, que nada tem a ver com o assunto. Assim como é errado atribuir isso ao cristianismo.
O futebol propicia que tais acontecimentos se produzam. Na verdade não é o futebol em si, mas a cultura futebolística que se estabeleceu no Brasil. E essa cultura pode sim incentivar atos bárbaros, ainda que a causa não esteja do esporte em si.
Fernando escreveu:Uma crítica aceitável que os ateus poderiam fazer numa hora como essas é a falta de tematização do problema da intolerância religiosa nas igrejas.
É do que eu falei entre parênteses.
Fernando escreveu:Não para atribuir culpa às igrejas, mas para mostrar que os líderes religiosos poderiam diminuir estas atrocidades cometidas por estes seres bestiais que resolvem matar quem não concorda com ele. Mas qual é o argumento fraco e tremendamente tendencioso de alguns ateus que gostam de queimar o filme?
Aí entra a natural questão do "partidarismo", que existe de ambos os lados. É claro que ateus não estão livres de argumentos tendenciosos, mas se eles têm alguma vantagem com relação à massa religiosa, é o maior apreço pela razão. Apreço este que, certamente, não é uma garantia de constante certeza, mas ajuda.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
- videomaker
Cuidado, vc sabe que evangélicos não gostam de espíritas. E vc sabe do perigo bélico eminente que os evangélicos representam para os ateus e para todos os que discordam deles, né? É só ver na reportagem. [/quote]
Cara , agora eu fiquei com medo ! :emoticon30:
Cara , agora eu fiquei com medo ! :emoticon30:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Flavio Costa
- Contato:
Abmael escreveu:- Falácia !!!! (Rasgando as Vestes)![]()

- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Abmael escreveu:- Falácia !!!! (Rasgando as Vestes)![]()
- O ateísmo nunca matou, o q matou foi o comunismo, ou stalinismo ou trotskismo, com queira, não eram regimes baseados no ateísmo, eram baseados nas idéias de Karl Marx sobre propriedade e trabalho, o ateísmo era um detalhe e não foi este detalhe q provocou as mortes.
Abraços,
Calma!!! (costurando as vestes)

Eu não acho que o ateísmo tenha matado pessoas. Apenas estou montando o MESMO argumento que o argumento ateu, pelo lado contrário para que se perceba a sua fraquesa.
Hum. Tanto Stalin quanto Marx eram ateus sim. Stalin perseguiu religiosos pois acreditava que a religião "vestia com guirlandas de flores os grilhões que nos amarram". A religião é um processo de autoalienação que faz com que o indivíduo não se conscientize não apenas de sua vida política, como da própria realidade enquanto tal (não apenas policamente, mas cientificamente). E justamente baseado de que não foi Deus quem criou o homem, mas o homem que criou Deus, se sentiu autorizado a perseguir religiosos para apagar este problema da face da URSS.
Mas eu não quero dizer com isso que o ateísmo leva à ignorância, e sim que não dá pra ficar acreditando nesta fábula boba que os ateus criaram de que ser ateu é ter uma racionalidade bem desenvolvida. Erros todos cometem. E as vezes cometemos o erro de pensar errado. Quando este erro se encontra na mente de um chefe de governo com poder absolutista, o perigo é eminente.