Agência Espacial Européia lança hoje nave para o vizinho Vên

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Agência Espacial Européia lança hoje nave para o vizinho Vên

Mensagem por Aurelio Moraes »

Imagem

Agência Espacial Européia lança hoje nave para o vizinho Vênus


LONDRES. Está tudo pronto para o lançamento hoje de uma nave a Vênus, na primeira missão ao planeta mais próximo da Terra em 15 anos. A Vênus Express será lançada pelo foguete russo Soyuz-Fogat da base de Baikonur, no Cazaquistão, e orbitará o planeta por 500 dias para estudar sua atmosfera.

Os cientistas esperam que a missão os ajude a entender os mecanismos das mudanças climáticas na Terra, uma vez que Vênus apresentou um acelerado aquecimento em razão do efeito estufa.

Vênus apresenta atmosfera bastante densa

Vênus tem praticamente o mesmo tamanho da Terra e acredita-se que tenha também uma composição similar. Mas as semelhanças param por aí.

Uma atmosfera densa, formada basicamente de dióxido de carbono, funciona como um verdadeiro cobertor em torno do planeta, impedindo o calor de ser dissipado e aumentando a temperatura média na superfície para 467 graus Celsius. A pressão na superfície é aproximadamente 90 vezes superior à da Terra. Por isso, naves russas enviadas nos anos 60 explodiram antes do pouso.

— Vênus é uma espécie de irmã mais nova da Terra que seguiu um caminho errado — afirmou David Southwood, diretor científico da Agência Espacial Européia, em entrevista à BBC. — No início do Sistema Solar, Vênus e a Terra eram realmente muito parecidos e não daria para apostar qual dos dois seria habitável. É tão importante olhar para os fracassos do Sistema Solar quanto para os seus sucessos.

Vênus acabou se revelando bem menos parecido com a Terra do que prometia.

— A grande questão sobre o clima é saber por que é tão diferente. Por que é tão quente e por que a pressão é tão alta? — disse Fred Taylor, da Universidade de Oxford, um dos integrantes da missão.

Ao estudar esse mundo hostil, os cientistas esperam entender melhor como o aquecimento de nosso planeta ocorreria no futuro.

— Vênus teve um aumento catastrófico de temperatura, arruinando qualquer possibilidade de vida em sua superfície. Deveríamos nos preocupar com isso — afirmou Southwood. — Nossa atmosfera tem um equilíbrio frágil, pode sofrer alterações que tornem impossível a existência da vida como a concebemos.

Nave alcançará planeta em cinco meses

A estrutura da Vênus Express é basicamente similar à da Mars Express, lançada em 2003. Mas o desenvolvimento da nave foi feito em tempo recorde: três anos. Originalmente, o lançamento estava previsto para 26 de outubro, mas problemas técnicos já solucionados forçaram o adiamento.

— Muita gente achava que não conseguiríamos lançá-la em 2005, que teríamos que esperar até 2007 — disse Southwood.

De acordo com os especialistas da missão, se tudo correr bem, a nave deve alcançar a atmosfera de Vênus dentro de cinco meses, quando entrará na órbita elíptica do planeta.


Imagem

http://oglobo.globo.com/jornal/ciencia/189091901.asp

Trancado