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Mensagens Subliminares

Enviado: 03 Abr 2006, 19:24
por niate
Veja como são as mensagens subliminares e como elas podem "trabalhar" para você ou contra você.
Elas são as mesmas técnicas que os publicitários consagraram para persuadí-lo com mensagens subliminares podem ser postas a seu favor ou contra você.
Mensagem subliminar é uma informação que nos é enviada de modo oculto e dissimulado, abaixo dos limites da nossa percepção consciente.
As mensagens subliminares influenciam nossas atitudes, porque são exibidas de modo a não permitir que o nosso consciente as perceba e as critique. Entram direto pelas portas do subconsciente. São vastamente utilizadas nos meios de comunicação na forma de propaganda subliminar na tv, rádio, jornais e revistas. Símbolos de significados importantes são expostos em propagandas de modo a não podermos conscientemente perceber todas as consequências daquela exposição . Nosso subconsciente, no entanto, capta os seus significados e os associa ao que estamos vendo. A associação é uma arma poderosa nas mãos de publicitários.
O subconsciente é capaz de perceber uma mensagem exibida até mesmo com a duração de apenas 1/3000 de segundo, uma frase dita ou escrita de traz para frente ou um desenho perdido no meio de um fundo confuso.
Por associação, é possível fazer com que consumidores passem a sentir simpatia por este ou aquele produto mediante a inclusão dissimulada ou não de símbolos de "sexo", "amor" e outros nas imagens de propaganda do produto. O exemplo mais escandaloso disto está nas propagandas de cigarros, onde uma associação da marca do cigarro a símbolos de sucesso é martelada na mente dos consumidores por justaposição de imagens. É óbvio que não podem convencer-nos dizendo: fume esta marca e veja como você ficará rico. Nossa inteligência não aceitaria isto. Mas se associarem a marca do cigarro a símbolos de riqueza no nível irracional de nossas mentes, a sedução estará plantada sem que a critiquemos.
No Brasil tivemos até um projeto de lei para proibir o uso de mensagens subliminares em comerciais, tamanhos foram os abusos cometidos pelas agências de propaganda usando esta técnica de persuasão.
Usando a Nosso Favor :
Enquanto a mensagem subliminar pode ser usada para mudar nossas atitudes à revelia da nossa vontade, também podemos usá-la voluntariamente para melhorar nossas atitudes.
Se os publicitários descobriram como influenciar nossas mentes com apenas algumas poucas exposições à propaganda subliminar, imagine o que não pode a exposição contínua de nossas mentes a mensagens criadas para sugestionar-nos conforme nossos reais interesses.
Nas sessões de auto-hipnose, sempre segue-se um roteiro de sugestões que envia para sua mente. Tendo estas sugestões gravadas, você apenas tem que relaxar e ouví-las como se estivesse sendo sugestionado por um hipnotizador.
A mensagem subliminar provoca reação a estímulos que estão dentro da nossa capacidade fisiológica de percepção, mas abaixo da nossa capacidade de ter consciência desta percepção.
Por exemplo: se você alguma vez pensou ter ouvido o telefone tocar enquanto estava usando um liquidificador e então desligou o aparelho para ouvir e descobriu que o telefone estava de fato tocando, você experimentou a mensagem subliminar. O som do liquidificador encobriu o som do telefone, forçando-o para baixo dos limites da sua capacidade de percepção consciente, mas o telefone tocando ainda assim despertou em você o desejo de tomar uma atitude.
Há muitas formas de se criar mensagens subliminares, incluindo palavras e imagens impressas, filmes e gravações de sons. Na verdade, a mensagem subliminar pode ser criada usando-se qualquer dos nossos recursos de recepção sensorial.
Por que e como se re-programar com as Mensagens Subliminares?
Não é somente o nosso pensamento consciente, mas também os pensamentos profundos dentro da nossa mente subconsciente que detêm a chave da nossa vida.
Muitas pessoas ainda acreditam que suas vidas são como são por conta de fatores externos como origem, ambiente, educação, família, economia, sorte ou azar. Contudo, não são estas circunstâncias externas que dão a última palavra sobre se seremos felizes e bem sucedidos de um lado, ou frustrados e infelizes de outro.
São de fato as crenças, pensamentos, atitudes e comportamentos enraizados nos níveis mais profundos de nossas mentes, bem como nossos pensamentos conscientes que fazem a nossa vida ser o que ela é hoje.
Considere que a única coisa a impedir-nos de atingirmos nossas metas pode estar dentro de nós mesmos. Nossas vidas são, em grande parte, o que nossos pensamentos as fazem serem. É o modo como pensamos que faz nossas vidas serem o que são. Nós somos um produto dos nossos próprios pensamentos.
Programação subliminar é um método que usa as mensagens subliminares para a remoção de pensamentos, atitudes, hábitos e comportamentos negativos, e comunica sugestões positivas diretamente ao subconsciente. Quando estas sugestões vencem nossas resistências internas, produzem mudanças no comportamento consciente reorientando o indivíduo para a realização do seu real potencial.
A programação subliminar permite-nos acessar nossa mente subconsciente para mudar anos de programação negativa vinda da TV, rádio, jornais, amigos, ambiente de trabalho e mesmo família. Após anos de acumulação, estas negatividades tornam-se parte de nossas mentes, causando incertezas e medos que formam hábitos capazes de controlar o resto de nossas vidas e nos impedirem de atingirmos nosso pleno potencial.
Nós somos todos criaturas movidas por hábitos. Os hábitos se alojam profundamente. Há hábitos físicos, hábitos internos e hábitos de pensamento. Eles são mantidos nas partes subconscientes de nossas mentes.
Decisões que tomamos conscientemente são muito bonitas sem dúvida, mas elas não vão muito fundo. Não fundo o bastante para produzir reais mudanças ou para se manterem por muito tempo. Todos conhecemos pessoas que fazem maravilhosas promessas de mudanças a si mesmas, mas voltam sempre aos velhos padrões de comportamento já bem conhecidos.
Visto isso gostaria de ver enriquecimento com comentários.
Bjos

Re.: Mensagens Subliminares

Enviado: 03 Abr 2006, 19:39
por Vito Álvaro
Pareidolia.

Leia aqui -> http://brazil.skepdic.com/subliminar.html


O texto o que você postou é pura besteira...

Enviado: 03 Abr 2006, 22:40
por Aurelio Moraes
niate, você tirou isto de onde?
Este texto tem muita besteira.


Para não falar besteira:

Mensagens subliminares

Algumas pessoas costumam temer as supostas “mensagens subliminares”, que seriam mensagens escondidas em propagandas, filmes, desenhos animados, músicas etc. Essas mensagens conforme diz a lenda poderiam induzir as pessoas a fazerem coisas, comprarem produtos…

Seis idéias básicas para guardar sobre as mensagens subliminares:

Existem alguns temas nas pseudociências que são como aqueles vilões de filmes de terror dos anos 80. Não interessa de quantas maneiras diferentes os mocinhos os matam, no final eles sempre reaparecem.

Pessoas ganham dinheiro e projeção com livros, palestras e sites sobre o que pensam ser mensagens subliminares. Fitas de auto-ajuda movimentam um comércio milionário, a despeito das fartas evidências científicas de que não funcionam. Grupos religiosos alimentam a paranóia, denunciando o uso das mensagens subliminares na divulgação da palavra de satã. Amparando tudo isso não há nenhum estudo realmente científico, apenas livros populares escritos pelos leitores de outros livros populares. É... não há dúvida de que estamos no terreno pantanoso de uma legítima pseudociência.

Por isso da próxima vez que alguém tentar lhe vender a paranóia das mensagens subliminares, responda de volta que:

(1) A história do cinema, da coca-cola e da pipoca é uma farsa, admitida pelo próprio autor em uma entrevista publicada em 1962. E ninguém, nem mesmo o próprio James Vicary, conseguiu reproduzir a experiência até hoje. (Aqui cabe um pensamento: tudo bem que lendas urbanas são extremamente resistentes e costumam sobreviver a todas as evidências contrárias, mas se a própria confissão do autor que fabricou o mito não é capaz de enterrá-lo, o que será?)

(2) Repita como um mantra: subliminar não é subentendido. Subliminar é o que não é visto conscientemente; se viu, deixou de ser subliminar. Uma imagem ou uma idéia sugerida, nas entrelinhas, sutil ou periférica não é subliminar.

(3) Estímulos sensoriais abaixo do limiar de percepção objetivo, ou seja, fora do alcance dos sentidos, como um som fraco demais para ser captado pelo ouvido ou ininteligível como uma mensagem reversa, ou uma imagem rápida demais que não possa ser captada pelo olho, não causam absolutamente nenhum efeito em quem é sujeito a eles.

(4) Percepção subliminar é um tema amplamente estudado há mais de 100 anos pela psicologia. Embora muitos pontos permaneçam controversos, não há nenhuma evidência científica de que alguém possa ser persuadido por uma mensagem subliminar a iniciar uma ação complexa como consumir um determinado produto ou se suicidar.

(5) Fitas de auto-ajuda com mensagens subliminares não funcionam, a não ser que você considere o efeito placebo. As mensagens subliminares em algumas delas não podem ser detectadas nem por aparelhos, que dirá pelos seus ouvidos.

(6) Procurar mensagens subliminares escondidas em propagandas, como mulheres nuas em copos de vodca e orgias em pratos de moluscos é a mesma coisa que procurar formas familiares em nuvens ou manchas (como bem sabem aqueles que já fizeram exames psicotécnicos que incluíam o teste de Rorschach). Com alguma paciência algumas pessoas são capazes de enxergar animais ou objetos caseiros enquanto outras provavelmente conseguem distinguir diabos chifrudos ou órgãos sexuais. Cada um enxerga o que está acostumado ou predisposto a ver (e se você pensa que esta é apenas uma metáfora, veja o que algumas pessoas conseguem ver nas nuvens da tela de abertura do Windows 95…

É verdade que podemos perceber coisas mesmo quando não temos consciência de percebê-las. Porém, para os que colocam mensagens em fitas e então gravam música sobre elas de forma que as mensagens sejam encobertas pela música ou outros sons, poderia ser útil lembrar que, se as mensagens são encobertas por outros sons, as únicas percepções que se poderá ter serão os sons que encobrem as mensagens. Não há nenhum indício de que alguém possa ouvir uma mensagem que foi enterrada sob camadas de outros sons até o ponto de que a mensagem não se destacasse distintamente. Naturalmente, se a mensagem se destacasse distintamente não seria subliminar.

http://www.projetoockham.org/pseudo_subliminar_1.html


http://www.projetoockham.org/pseudo_discursos_1.html


http://www.projetoockham.org/pseudo_disney_1.html

Enviado: 03 Abr 2006, 22:43
por Aurelio Moraes
O que diz a ciência


Antes de mais nada, não existe na psicologia respeitável a noção de subconsciente como uma entidade separada do consciente, com idéias, crenças, desejos e motivações próprios. Este subconsciente "esperto", capaz de tomar suas próprias decisões à revelia do dono, povoa apenas o imaginário popular, não os livros científicos. É importante deixar isto bem claro, pois esta visão popular do subconsciente é a grande responsável pela força do mito das mensagens subliminares. Apesar disso, nenhum psicólogo duvida que é possível perceber um estímulo sem estar consciente dele. O problema é descobrir em que grau isso acontece.

Os primeiros estudos sobre percepção subliminar foram feitos no final do século XIX. Naqueles primeiros experimentos os pesquisadores mostravam aos voluntários fichas com letras ou figuras geométricas a uma distância tão grande que quando perguntados sobre o que viam todos diziam que não conseguiam distinguir nada além de borrões. Depois pediam as pessoas que tentassem adivinhar em um questionário de múltipla escolha as figuras que haviam sido mostradas. Como o nível de acertos era maior do que o que seria obtido ao acaso, os pesquisadores concluíam que as pessoas haviam sido afetadas pelas imagens ("Psychological Investigations of Unconscious Perception", Philipe Merikle, Journal of Counciosness Studies, 5,1998). A partir do final do final dos anos 70 os pesquisadores passaram a tentar verificar se havia mudanças no comportamento das pessoas submetidas a estímulos subliminares. Em um estudo famoso os pesquisadores exibiram ideogramas chineses aos voluntários e depois pediram a eles que tentassem adivinhar num teste de múltipla escolha se os ideogramas tinham significados positivos ou negativos. Para algumas pessoas as imagens foram precedidas por imagens subliminares de figuras sorridentes ou tristes de tal maneira que nenhuma pessoa reportou tê-las visto. A conclusão é que as pessoas submetidas às imagens subliminares tiveram maior tendência de classificar positivamente os ideogramas precedidos de figuras positivas que aquelas que não tinham sido submetidas a elas. Este tipo de estudo, em que o indivíduo é preparado com a breve exposição preliminar de uma imagem antes de medir seu desempenho, é chamado de estudo de "priming". A maior parte da base estabelecida sobre percepção subliminar e seus efeitos foi adquirida com estudos deste tipo ("Unconscious Processes, Subliminal Stimulation, and Anxiety", Mayer e Merckelbach, Clinical Psychology Review, Vol. 19, No. 5, pp. 571-590, 1999).

Mas é neste ponto que os resultados se tornam conflitantes. Há vários estudos de "priming" que mostram, logo após a exibição dos estímulos, melhoria nas habilidades motoras (medindo o resultado no lançamento de dardos), mudanças de humor, redução da ansiedade e de fobias como a agorafobia e até perda de peso. Em contrapartida há um grande número de estudos que simplesmente não encontraram nenhuma relação entre mudanças comportamentais e estímulos subliminares e muitos falharam em tentar replicar os resultados positivos daqueles estudos. Por que tanta confusão?

Bem, a psicologia não é uma ciência exata. Seu objeto de estudo não é o previsível mundo natural, mas a mente do homem, com todas as suas subjetividades e nuances. É muito difícil planejar um experimento com uma metodologia que isole totalmente o fenômeno que se está estudando. No caso da percepção subliminar o maior problema dos pesquisadores é assegurar que um estímulo seja realmente subliminar para todas as pessoas no experimento.Como já dissemos, não existe uma linha demarcando o que é subliminar do que não é. Em vez disso, há uma faixa entre o chamado limiar subjetivo e o limiar objetivo; dentro desta faixa um estímulo é percebido, mas sem que o observador tenha consciência dele. Acima do limite subjetivo o estímulo é percebido conscientemente pelo observador, sendo chamado de supraliminar. Já abaixo do limite objetivo não há nenhum traço de percepção. Descobrir os limites objetivo e subjetivo de cada pessoa e enquadrar o estímulo nesta estreita faixa para todas as pessoas no experimento é uma dificuldade enorme.

Mas por sobre a confusão e a contradição pairam algumas certezas. Mesmo os pesquisadores mais otimistas reconhecem que o efeito de um estímulo subliminar não dura mais do que dois ou três segundos. Quer dizer, quando o teste cognitivo não é feito imediatamente depois da exibição das imagens subliminares, nenhum efeito é verificado. Até o momento, só encontramos referência a um trabalho mostrando efeitos de até 24h, em pacientes anestesiados: "Memory of unconsciously perceived events: Evidence from anesthetized patients" de Philip Merikle). Além disso sabe-se que nem todos os tipos de mensagens subliminares são igualmente eficazes; as visuais tem efeitos cognitivos muito maiores do que as auditivas.

Outro consenso entre os cientistas é que percepção subliminar não significa persuasão subliminar. Ou seja, embora a percepção subliminar possa aumentar o número de respostas certas em questões de múltipla escolha sobre o estímulo, ela não pode fazer que alguém beba mais coca-cola, pare de fumar ou mude de orientação sexual. Não há nenhuma evidência de que as ações de alguém podem ser comandadas por estímulos percebidos inconscientemente (como bem sabem os paranóicos de plantão, as únicas alegações deste tipo vêm de mitos urbanos como o "Experimento Pipoca", de James Vicary). Pelo contrário, todas as evidências sugerem que para iniciar uma ação baseada em um estímulo, uma pessoa precisa estar ciente dele.

Enquanto psicólogos seguem desenvolvendo novas metodologias para delimitar a extensão da percepção subliminar, os publicitários e demais profissionais do marketing tentam descobrir se mensagens subliminares podem ser usadas para influenciar os hábitos dos consumidores. Até o momento, apesar dos numerosos trabalhos existentes, foram muito poucos aqueles que encontraram algum efeito relevante; a maioria possui tantas falhas de metodologia que não pode ser considerada conclusiva, segundo os autores Laura Branon e Timothy C. Brock no (ótimo) artigo "The Subliminal Persuasion Controversy" ("A Controversia da Persuação Subliminar", disponível aqui). De fato entre 1970 e 1985 houve apenas um trabalho mostrando uma influência posiiva de mensagens subliminares. Seu autor, Del I. Hawkins, mostrou que dentre as pessoas submetidas a mensagens subliminares, aquelas expostas à palavra "COKE" (Coca-Cola) reportavam mais sede dos que pessoas expostas à uma palavra sem sentido. Este estudo foi bastante influente durante os 15 anos seguintes e serviu para manter acesas por um bom tempo as alegações de Vicary, desta vez dando a elas um fundo científico. No entanto em 1989, ao reproduzir o experimento, o mesmo autor foi incapaz de replicar seus resultados, concluindo (num exemplo da honestidade intelectual que deve sempre permear a ciência):

"Este estudo lança sérias dúvidas sobre a validade dos outros poucos estudos mostrando evidência experimental de efeitos subliminares no contexto publicitário. Ele claramente indica a necessidade de se criar uma tradição de replicar experimentos na área de marketing" ("Subliminal Stimulation: Some New Data and Interpretation" ["Estimulação Subliminar: Novos Dados e Interpretação"] de Sharon E. Beatty e Del I. Hawkins, publicado no Journal of Advertising, Volume 18, 1989)

No estudo "Effectiveness of Subliminal in Television Commercials" (Eficácia do Subliminar nos Comerciais de Televisão) de Smith e Rogers (1994), os pesquisadores incluíram em um comercial as palavras "ESCOLHA ESTE" com graus diferentes de contraste de tal maneira que elas fossem perfeitamente claras para um grupo e subliminares para outro e pediram aos expectadores que marcassem num questionário seu interesse nos comerciais. Depois compararam os resultados com os de um grupo de controle, cujos expectadores assistiram comerciais sem nenhuma mensagem. Ao final constataram que os comerciais com as mensagens detectáveis obtiveram mais pontos que aqueles com mensagens subliminares. Para sua surpresa, verificaram que os comerciais com mensagens, subliminares ou não, obtiveram menos pontos do que os do grupo de controle, sem mensagens. Do trabalho os autores concluíram que a mais forte mensagem subliminar ainda é mais fraca que uma mensagem direta e que mesmo que fossem eficazes (e não fossem proibidas por lei, ao menos nos EUA), a inserção deste tipo de mensagens na televisão envolve dificuldades práticas que tornariam a técnica pouco viável.

Investigando o efeito de palavras e imagens de conteúdo sexual escondidas em anúncios na mídia os pesquisadores Vokey e Read mostraram a um grupo de pessoas fotografias contendo a palavra "sex" escondida entre as imagens, enquanto um grupo de controle viu as mesmas imagens mas sem nenhuma mensagem escondida. Nenhum aumento na retenção da memória foi observado em relação ao grupo de controle. Na verdade, segundo os autores, além de não existir nenhuma evidência que suporte as alegações de Key, elas vão contra todo o conhecimento atual da neurociência e ciência cognitiva.

Mas ainda que as mensagens subliminares não sejam eficazes como técnica de propaganda, será que as agências de publicidade estão fazendo uso deliberado delas? Bem, a única maneira de saber é perguntando aos publicitários. Foi o que fizeram os pesquisadores Martha Rogers and Christine Seiler no artigo "The Answer is No: A National Survey of Advertising Practitioners and Their Clients about Whether they use Subliminal Advertising" ("A Resposta É Não: Uma Pesquisa Nacional das Agências de Publicidade e Seus Clientes Sobre Se Elas Usam Ou Não Propaganda Subliminar", um trecho do artigo pode ser lido aqui). Rogers e Seiler pediram a 750 pequenas e grandes agências de publicidade em todo o território americano que respondessem a um questionário no qual perguntavam se elas já haviam usado técnicas subliminares em seus trabalhos, onde por técnicas subliminares se entendia "palavras, imagens e formas intencionalmente inseridas em materiais publicitários, de tal maneira que o público não as percebam em nível consciente, mas em nível subconsciente". As perguntas foram planejadas de maneira a estimular respostas tão honestas quanto possível. Das 256 agências que responderam a pesquisa, 90,6% negaram qualquer uso de técnicas subliminares; dos 9,3% restantes que admitiram terem usado técnicas subliminares, todas menos uma consideraram artifícios triviais (como uso de cores, certos tipos de personalidades que provoquem identificação com o consumidor, etc) como subliminares, ou seja, possuíam a velha noção popular de que subliminar é sinônimo de subentendido. O único caso das 256 agências que usou alguma técnica subliminar real, admitiu que o fez como uma piada interna.