Eu não venho do macaco
Eu não venho do macaco
Só descobri isto hoje. Embora seja evidente. Eu, pessoalmente e objetivamente, só venho dos meus Pais (a espécie humana é que descende de uma outra espécie, que ainda assim não é macacoide, mas do genero humano como nós). A minha relação de parentesco com chimpazés e companhia é tremendamente distante. Milhões de anos me separam deles. Por isso, a evolução não ameaça a minha individualidade nem a individualidade de ninguém. Assim como não ameaça as minhas escolhas saber certos aspetos sórdidos sobre a nossa evolução. O que sai do laboratório não altera nada. Se dizem que a evolução é calculos de custo-beneficio para espalhar a semente, isso não me faz ir ao banco de esperma doar esperma... nem me faz andar feito maluco atrás de mulheres... para aumentar o meu sucesso reprodutivo. Eu sei que sou capaz de transcender isso, fazendo muitas coisas que até prejudicam o suicesso reprodutivo, como usar presevativo ou ler um livro.
Isto pode parecer implicância... mas há tanta gente por aí a dizer que nós individuos descendemos dos macacos e que tudo o que queremos fazer é maximizar o cálculo custo-beneficio...que irrita. Mais valia dizer que descendemos dos Peixes ou das bactérias... o que na prática vai dar ao mesmo.
Isto pode parecer implicância... mas há tanta gente por aí a dizer que nós individuos descendemos dos macacos e que tudo o que queremos fazer é maximizar o cálculo custo-beneficio...que irrita. Mais valia dizer que descendemos dos Peixes ou das bactérias... o que na prática vai dar ao mesmo.
O que você disse lembra um pouco o que o Dawkins disse na introdução ou em um dos primeiros capítulos do Capelão do Diabo, que o ser humano, de certo modo, o único ser que compreende e pode "desafiar" a Seleção Natural e a "Tirania dos Genes Egoístas". Talvez sejamos uma "Ilha de Tranquilidade em meio ao conflituoso mar da seleção natural".
Bem, na verdade você compartilha uma boa soma de genes com tais seres, só que é com os Chimps e com os Bonobos que você tem maior semelhança gênica.
Mais valia dizer que descendemos dos Peixes ou das bactérias... o que na prática vai dar ao mesmo.
Bem, na verdade você compartilha uma boa soma de genes com tais seres, só que é com os Chimps e com os Bonobos que você tem maior semelhança gênica.
Re.: Eu não venho do macaco
Aqui está...
Há uma corrente filosófica que usa a evolução para dizer que somos como os outros animais. Mas o que a evolução mostra não é apenas uma relação com os outros animais, mas aquilo que nos distingue deles. Nós podemos transcender a mecânica cega da evolução. Podemos mandar os nossos genes para outro lado e simplesmente não entrar no jogo evolutivo na maximização da reprodução. Fazemos isso a toda a hora, quando escalamos montanhas ou fazemos bungee-Jumping.
Cá está o livre arbitrio. A grande quebra com a indestrutivel causalidade mecânica da evolução.
Há uma corrente filosófica que usa a evolução para dizer que somos como os outros animais. Mas o que a evolução mostra não é apenas uma relação com os outros animais, mas aquilo que nos distingue deles. Nós podemos transcender a mecânica cega da evolução. Podemos mandar os nossos genes para outro lado e simplesmente não entrar no jogo evolutivo na maximização da reprodução. Fazemos isso a toda a hora, quando escalamos montanhas ou fazemos bungee-Jumping.
Cá está o livre arbitrio. A grande quebra com a indestrutivel causalidade mecânica da evolução.
Karsus escreveu:O que você disse lembra um pouco o que o Dawkins disse na introdução ou em um dos primeiros capítulos do Capelão do Diabo, que o ser humano, de certo modo, o único ser que compreende e pode "desafiar" a Seleção Natural e a "Tirania dos Genes Egoístas". Talvez sejamos uma "Ilha de Tranquilidade em meio ao conflituoso mar da seleção natural".Mais valia dizer que descendemos dos Peixes ou das bactérias... o que na prática vai dar ao mesmo.
A diferença entre numero de genes que eu tenho e numero de conexões no meu cérebro é de 10 Elevado a 9. De maneira que na prática não tenho de comparar as minhas razões com as razões dos bonobos ou dos Peixes em função dos genes. E A semelhança génica não é linear, porque pequenas mudanças genéticas podem levar a enormes diferenças fenotítipas, sobretudo se as mudanças forem em genes reguladores...
Vou provocar:
Nós somos especiais, nós somos os tais... e a evolução apoia esta opinião.
Poeira das estrelas? Qualquê? Quem aqui quer ser o Sol, ou uma galaxia, ou um universo inteiro? Ninguém, óbvio. Ser humano é muito melhor, muito mais tremendo e dificil de explicar. Sei lá... ser humano é MUIIIIIIITOOOOOOOOOOO...
Já um universo, parece que precisa apenas de um peido quântico para nascer... coitadito.
Nós somos especiais, nós somos os tais... e a evolução apoia esta opinião.

Poeira das estrelas? Qualquê? Quem aqui quer ser o Sol, ou uma galaxia, ou um universo inteiro? Ninguém, óbvio. Ser humano é muito melhor, muito mais tremendo e dificil de explicar. Sei lá... ser humano é MUIIIIIIITOOOOOOOOOOO...
Já um universo, parece que precisa apenas de um peido quântico para nascer... coitadito.
Vou continuar a provocar...
De certa forma as religiões sempre tiveram razão ao considerar o ser humano especial.
Há uma certa vaidade nisto,
mas também uma certa razão
E está mais do que visto
que é o que diz a evolução.
De certa forma as religiões sempre tiveram razão ao considerar o ser humano especial.
E está mais do que visto
Jesus esteve mais próximo da verdade ao dizer que somos filhos de Deus do que os pessimistas trágicos que disseram, depois de Darwin destruir os seus sonhos, que somos gelatina ambulante...
Hoje sinto-me muito importante...
É engraçado como se pode virar do avesso qualquer ideia. O que prova que ficar triste ou demasiado excitado com ideias e verdades... é algo doentio...

É engraçado como se pode virar do avesso qualquer ideia. O que prova que ficar triste ou demasiado excitado com ideias e verdades... é algo doentio...
- Flavio Costa
- Contato:
Miguel, vá dizer isso ao Caro Colega.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
Nada tremendamente contra o que está sendo dito. Cérebros são basicamente mecanismos para comportamento não geneticamente determinado em diversos graus, e temos o maior grau disso, e junto com umas poucas espécies, temos inclusive a hereditariedade (fraca, não custa mencionar) do aprendizado.
Só acho que é meio como um espantalho isso de dizer coisas no sentido de "não vamos doar aos bancos de esperma", "então não tem isso de custo-benefício". Não existe nada que implicasse na evolução de melhor custo-benefício por SN que devessemos doar esperma, ou que não iriamos querer usar preservativo, considerando tudo que há para ser considerado. Isso não significa, de qualquer forma, que não possamos trazer por inércia algo evoluído dessa maneira.
Por outro lado, vou anotar isso como sugestão aos defensores do "genismo" e quem sabe eles se ocupam com isso e param de espalhar suas bobagens na internet!
Só acho que é meio como um espantalho isso de dizer coisas no sentido de "não vamos doar aos bancos de esperma", "então não tem isso de custo-benefício". Não existe nada que implicasse na evolução de melhor custo-benefício por SN que devessemos doar esperma, ou que não iriamos querer usar preservativo, considerando tudo que há para ser considerado. Isso não significa, de qualquer forma, que não possamos trazer por inércia algo evoluído dessa maneira.
Por outro lado, vou anotar isso como sugestão aos defensores do "genismo" e quem sabe eles se ocupam com isso e param de espalhar suas bobagens na internet!

Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Não é espantalho... nos tempos de hoje é algo que é preciso reforçar, porque há tanto malyuco por aí a falar em genes para isto e para aquilo... como se as coisas fossem lineares. E uma das lições da evolução é que uma adaptação (diretamente ligada ao sucesso reprodutivo)... pode ser usada mais tarde para outra função que já não é adaptativa. O ser humano pode ter evoluido numa paisagem adaptativa, mas hoje fazemos uma porrada de coisas não adaptativas. Como colocar o preservativo.
Re: Re.: Eu não venho do macaco
Flavio Costa escreveu:Miguel, vá dizer isso ao Caro Colega.
Não adiantaria nada. Atacar a evolução é para alguns um desporto sem regras. Nem sequer é preciso conhecer o que realmente diz a evolução...
Com certeza você não veio do macaco, mas é tão inteligente quanto... 

"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Perseus escreveu:Com certeza você não veio do macaco, mas é tão inteligente quanto...
Leia o texto, Perseus.
Kramer escreveu:Perseus escreveu:Com certeza você não veio do macaco, mas é tão inteligente quanto...
Leia o texto, Perseus.
Eu já sabia que o titulo do tópico poderia ativar o criticador automático do Perseus...

- Aurelio Moraes
- Contato:
XrLo, estuda..por favor:
Humanos como um estudo de caso para evidências de Evolução
http://www.biociencia.org/content/view/96/83/
http://www.biociencia.org/content/category/8/21/81/
http://www.biociencia.org/content/category/8/38/83/
Humanos como um estudo de caso para evidências de Evolução
http://www.biociencia.org/content/view/96/83/
http://www.biociencia.org/content/category/8/21/81/
http://www.biociencia.org/content/category/8/38/83/
Olha outro que não lê!!! 

-
XrLo escreveu:Vou continuar a provocar...
E está mais do que visto
Continue a elevar a ti e ao gênero humano e verás a fúria dos ecoxiitas.

Mas fodam-se os ecochatos...
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche
Marilena Chauí, filósofa da USP.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche
XrLo escreveu:Olha outro que não lê!!!
Síndrome de emmmcri.
Washington escreveu:XrLo escreveu:Vou continuar a provocar...
E está mais do que visto
Continue a elevar a ti e ao gênero humano e verás a fúria dos ecoxiitas.![]()
Os Ecochatos não sabem porra nenhuma da ciência Ecologia.
Os verdadeiros Ecologistas não andam por aí a fumar maconha ou a interceptar petroleiros em Barcos que Bombeiam toneladas de Fuel para o Oceano...
Andam a estudar coisas, como os níveis tróficos, Nichos, Habitats, Ecossistemas. E em função desse conhecimento, objetivamente dizendo que ou ganhamos Juizo ou estamos f****, com esta ou aquela probabilidade... claro...
Editado pela última vez por XrLo em 04 Abr 2006, 14:54, em um total de 1 vez.
As relativizações semânticas pautadas numa visão romântica do Miguel vs. O racionalismo ácido, objetivo e aestético do Daniel.
Que afirmação ácida Sama... 

É, para poder julgar a ti e ao Daniel eu tive que ter uma visão ainda mais distante tanto da sua quanto da dele: a empatia com emissão de juízos. 

Washington escreveu:XrLo escreveu:Vou continuar a provocar...
E está mais do que visto
Continue a elevar a ti e ao gênero humano e verás a fúria dos ecoxiitas.![]()
O ser humano é de fato único em suas capacidades cognitivas. Isso no entanto nada tem a ver com ecologia; ecologistas dificilmente constestariam isso. O problema é que sermos especiais nesse ponto não significa que nãoafetemos o ambiente com nossas atividades, nem que não dependamos desse mesmo ambiente.
Sem tempo nem paciência para isso.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
Pois... err... o teu Avatar é horrivel Sama.