Menino internado em Juiz de Fora pode ser vítima de febre ma

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Menino internado em Juiz de Fora pode ser vítima de febre ma

Mensagem por Vito Álvaro »

Menino internado em Juiz de Fora pode ser vítima de febre maculosa
09/11/2005 - 21h44

THIAGO GUIMARÃES
da Agência Folha
da Folha Online

Um caso suspeito de febre maculosa foi notificado nesta semana em Juiz de Fora (255 km a sul de Belo Horizonte). A vítima, um menino de dez anos, está internada desde o dia 4 com sintomas da doença --febre alta persistente, dor de cabeça e manchas na pele.

Nesta terça-feira, foi confirmado que uma menina morta no domingo (6) em São Paulo foi contaminada pela doença. Uma força-tarefa realiza vistorias em busca de carrapatos em casas e em um parque da região onde ela vivia.

Segundo o chefe do setor de pediatria do Hospital Doutor João Penido, Edson Delucca, a família do menino relatou que ele começou a passar mal dias após ter sido picado por carrapatos em casa, na periferia da cidade. A febre maculosa é transmitida por carrapatos infectados com a bactéria Rickettisia rickettsii.

Amostras de sangue do menino foram enviadas para análise na Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte. O resultado deve sair em 15 dias.

O estado de saúde do menino evolui bem, e ele está sem febre há três dias. Desde sua internação, ele vem tomando antibióticos para combater a febre maculosa. Segundo Delucca, a prescrição do tratamento antes do resultado dos exames é comum nesses casos.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Juiz de Fora, não há registro de febre maculosa na cidade desde 2003, quando foram confirmados dois casos sem mortes. Em Minas Gerais, foram cinco casos confirmados e quatro mortes até setembro. Em 2004, foram 24 casos confirmados no Estado, com nove mortes.

Folha
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Trancado