O ABC do Crente

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

O ABC do Crente

Mensagem por Claudio Loredo »


O ABC do Crente é:

<h1>O B D C</h1>

O B D C a Bíblia
O B D C a Deus
O B D C o pastor
O B D C o patrão
O B D C o governo

:emoticon12:


Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Deise Garcia »

Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Lúcifer »

Mas que é verdade, isso é! :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Claudio Loredo »

Deise Garcia escreveu:Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:


O pior, é que eu contei essa piada para os crentes do meu trabalho e eles concordaram com ar de seriedade. Disseram: "Exatamente, crente tem que obedecer a Deus sempre".

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Lúcifer »

Claudio Loredo escreveu:
Deise Garcia escreveu:Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:


O pior, é que eu contei essa piada para os crentes do meu trabalho e eles concordaram com ar de seriedade. Disseram: "Exatamente, crente tem que obedecer a Deus sempre".


Viu só? Até eles concordam.
Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Deise Garcia »

Claudio Loredo escreveu:
Deise Garcia escreveu:Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:


O pior, é que eu contei essa piada para os crentes do meu trabalho e eles concordaram com ar de seriedade. Disseram: "Exatamente, crente tem que obedecer a Deus sempre".


Mas para nós isto tem um sentido pejorativo. Quando eles respondem questões como esta, não estão interpretando como nós! Nossa maldade consiste nisto!

:emoticon15:


Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por DarkWings »

Claudio Loredo escreveu:
Deise Garcia escreveu:Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:


O pior, é que eu contei essa piada para os crentes do meu trabalho e eles concordaram com ar de seriedade. Disseram: "Exatamente, crente tem que obedecer a Deus sempre".


Quando a gente obedece algo que não existe a gente está na verdade obedecendo a quem?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Cris »

cabeludo171 escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Deise Garcia escreveu:Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:


O pior, é que eu contei essa piada para os crentes do meu trabalho e eles concordaram com ar de seriedade. Disseram: "Exatamente, crente tem que obedecer a Deus sempre".


Viu só? Até eles concordam.





Pior é que o Cláudio está coberto de Razão, nas orações na igreja, há exatamente uma que devemos obedecer nossos superiores, governo, Deus, e também o pastor.... :emoticon8:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Aranha »

Cris escreveu:
cabeludo171 escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Deise Garcia escreveu:Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:


O pior, é que eu contei essa piada para os crentes do meu trabalho e eles concordaram com ar de seriedade. Disseram: "Exatamente, crente tem que obedecer a Deus sempre".


Viu só? Até eles concordam.





Pior é que o Cláudio está coberto de Razão, nas orações na igreja, há exatamente uma que devemos obedecer nossos superiores, governo, Deus, e também o pastor.... :emoticon8:




- Obedecer ao pastor Cris? - Ele tem este poder todo sobre os fiéis? - Pensava que ele era um guia, não um chefe.
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Cris »

Abmael escreveu:
Cris escreveu:
cabeludo171 escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Deise Garcia escreveu:Claudiô, agora cê pegou pesado, isso não se faz!

:emoticon112:


O pior, é que eu contei essa piada para os crentes do meu trabalho e eles concordaram com ar de seriedade. Disseram: "Exatamente, crente tem que obedecer a Deus sempre".


Viu só? Até eles concordam.





Pior é que o Cláudio está coberto de Razão, nas orações na igreja, há exatamente uma que devemos obedecer nossos superiores, governo, Deus, e também o pastor.... :emoticon8:




- Obedecer ao pastor Cris? - Ele tem este poder todo sobre os fiéis? - Pensava que ele era um guia, não um chefe.


Em algumas denominações principalmente as neo pentecostais muitos pastores vem com o argumento de que é melhor obedecer do que sacrificar. Eu, não obedecia nem meu pai, quem dirá um pastor. Já na Presbiteriana a recomendação é que tenhamos em mente que devemos em mente que temos superiores, mas ainda assim Abmael, como eu sempre digo, minha cabeça e´meu guia... tenho uma dificuldade com ordens que vc nem imagina. E no caso do Reverendo Adail como ele mesmo gosta de dizer dele mesmo, ele é apenas um pastor de ovelhas, e muitas ele cuida de longe mesmo, na situação de não nos perder de vista, mas nunca se intrometeu por exemplo em minha vida sem que eu tenha pedido conselho. E você está certo, pastor tem que ser guia, não chefe. Mas eu saí da Sara Nossa Terra, justo porque fui posta no "Banco" (disciplina) por não ter obedecido à minha Cobertura Espiritual, no mínimo rídiculo!
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Flavio Costa »

Obedecer o pastor? Certamente um mecanismo de manipulação dos fiéis a fim de extrair-lhes o sagrado dízimo.

Se uma pessoa obedece a Deus e Deus não existe, obviamente o que ela está obedecendo é aos valores morais de uma determinada religião.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

SamZ
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Out 2005, 17:19

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por SamZ »

Abmael escreveu:- Obedecer ao pastor Cris? - Ele tem este poder todo sobre os fiéis? - Pensava que ele era um guia, não um chefe.


Meu amigo, tenho que lhe informar que você não faz a mínima idéia de quando eles obedecem o pastor.

Eu estive (e ainda estou, em parte) em contato com alguns crentes evangélicos, e lhe digo o seguinte:

- Se o pastor disser para alguma moça ou rapaz que ela não deve casar com alguém de fora da igreja, aquela pessoa não casa.

- Se o pastor disser para não assistir certos programas de TV, e às vezes, ele diz que não é para ver TV nenhuma, eles obedecem. (eu sei que não é grande perda, mas as pessoas deveriam ter o direito, se elas quisessem).

- Se o pastor disser para boicotar certos produtos (e de fato ele o faz, por serem coisas do "chifrudo"), eles obedecem sem pestanejar.

- Se o pastor disser que é para aumentar as doações, que é para ele comprar um sítio para fazer retiros espirituais, em poucos meses ele consegue o dinheiro (além dos 10% habituais).

Isso, claro, existem excessões, mas a maioria é assim.

Muitas pessoas precisam de um líder espiritual que lhes diga o que fazer. São incapazes de decidir sozinhas o que é bom para elas e o que não é. Na verdade, não diria incapazes, mas apenas destreinadas. Acho que todos nós somos capazes.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Lúcifer »

SamZ escreveu:
Abmael escreveu:- Obedecer ao pastor Cris? - Ele tem este poder todo sobre os fiéis? - Pensava que ele era um guia, não um chefe.


Meu amigo, tenho que lhe informar que você não faz a mínima idéia de quando eles obedecem o pastor.

Eu estive (e ainda estou, em parte) em contato com alguns crentes evangélicos, e lhe digo o seguinte:

- Se o pastor disser para alguma moça ou rapaz que ela não deve casar com alguém de fora da igreja, aquela pessoa não casa.

- Se o pastor disser para não assistir certos programas de TV, e às vezes, ele diz que não é para ver TV nenhuma, eles obedecem. (eu sei que não é grande perda, mas as pessoas deveriam ter o direito, se elas quisessem).

- Se o pastor disser para boicotar certos produtos (e de fato ele o faz, por serem coisas do "chifrudo"), eles obedecem sem pestanejar.

- Se o pastor disser que é para aumentar as doações, que é para ele comprar um sítio para fazer retiros espirituais, em poucos meses ele consegue o dinheiro (além dos 10% habituais).

Isso, claro, existem excessões, mas a maioria é assim.

Muitas pessoas precisam de um líder espiritual que lhes diga o que fazer. São incapazes de decidir sozinhas o que é bom para elas e o que não é. Na verdade, não diria incapazes, mas apenas destreinadas. Acho que todos nós somos capazes.


Infelismente é a triste verdade.
Eu conheci evangélicos assim.
O pastor falou que não era bom televisão, e essa famílai evangélica a vendeu.
Agora essa família só tem um toca disco (de vinil mesmo) e fica ouvindo hinos em um volume quase que insuportável.
Ainda bem que mora longe de mim. :emoticon12: :emoticon12:
E tem mais. Foi por causa desse mesma religião que não fiquei com uma pessoa de quem eu gostava muito.
Ela foi ameaçada, inclusive de ser expulsa do coral se ficasse comigo. Tentei frequentar a igreja dela umas duas vezes mas não aguentei.
Se o Bruno acha que a UTI de um hospital é a ante camara do inferno, então eu visitei o próprio inferno, ainda bem que com saúde. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:Obedecer o pastor? Certamente um mecanismo de manipulação dos fiéis a fim de extrair-lhes o sagrado dízimo.

Se uma pessoa obedece a Deus e Deus não existe, obviamente o que ela está obedecendo é aos valores morais de uma determinada religião.



De pleno acordo Flavinho. Não é à toa que eu era vista como "ovelha rebelde" na Sara Nossa Terra. Tem mais uma coisa, não dou meu dízimo na igreja. Prefiro doa-lo para uma creche que eu ajudo com alimentos mensalmente. E vamos combinar, to longe de ser uma filha obediente à Deus, bem longe, não sigo nem 2% do que está na bíblia (estaria eu começando a ficar desconvertida?!) Minha última conversa com o Reverendo Adail foi sobre o meu modo de me vestir, ele achava que eu precisava ser mais moderada nos meus ahn..."decotes", porque chamava a atenção e ele havia recebido uma reclamação. Eu só olhei para ele e disse sem pestanejar: "Pastor isso se chama inveja, quem reclamou deve estar com inveja do meu ahnr..."contéudo" :emoticon13: e como já brincamos, se eu tiver que ir pro céu, será um milagre divino, pela graça de Deus mesmo...rs, senão vou pro inferno abraçar o capeta. Mas obedecer pastor? É ruim hein...em época em que eu fui católica só confessei no dia da crisma e depois disso nuncam ais o padre viu a minha cara, não é à toa que sou cristã cética. :emoticon16:


PS* Continuo usando os decotes,se for depender disso para ir pro céu, meu passaporte é de só de ida pro inferno. Se Deus é sonda o coração, não será pela roupa que ele me julgará não é?rs..rs :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Xicao
Mensagens: 1117
Registrado em: 04 Mai 2007, 09:49

Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Xicao »

reloading......

reloaded finsish....

o pior é que tem gente que obedece cegamente... o pastor é o UNGIDO e é INTOCÁVEL....

esses são os piores crentes, e o pastor para eles sempre tem RAZÃO....
São :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

Avatar do usuário
Gilson
Mensagens: 293
Registrado em: 15 Mai 2007, 12:04
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Re.: O ABC do Crente

Mensagem por Gilson »

Xicao escreveu:reloading......

reloaded finsish....

o pior é que tem gente que obedece cegamente... o pastor é o UNGIDO e é INTOCÁVEL....

esses são os piores crentes, e o pastor para eles sempre tem RAZÃO....
São :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23: :emoticon23:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:



Obedecer não está no cerne da questão. Vc usou a palavra mágica deste tópico. "CEGAMENTE".Aí reside o problema.
Pois, ao patrão e ao governo devemos, diante de determinadas circunstâncias , obediência. Mas,bem ! Vc está tratando dos crentes. Neste caso é verdade. Obêdêcê - não importa como.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: O ABC do Crente

Mensagem por zencem »

Claudio Loredo escreveu:
O ABC do Crente é:

<h1>O B D C</h1>

O B D C a Bíblia
O B D C a Deus
O B D C o pastor
O B D C o patrão
O B D C o governo

:emoticon12:





O castigo veio à cavalo.

Hôje, por causa desse ABC, alem desse, ele teve, tambêm, que

O B D C à mulher.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: O ABC do Crente

Mensagem por docdeoz »

zencem escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
O ABC do Crente é:

<h1>O B D C</h1>

O B D C a Bíblia
O B D C a Deus
O B D C o pastor
O B D C o patrão
O B D C o governo

:emoticon12:





O castigo veio à cavalo.

Hôje, por causa desse ABC, alem desse, ele teve, tambêm, que

O B D C à mulher.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


A obediência é liberdade, conquanto manifestação de uma vontade soberana isenta de constrangimentos externos...

Obedecer às leis pode ser liberdade como encarada como fazer parte de todos, para benefício de todos...

Também pode ser liberdade conquanto manifestação natural (pertende à natureza) da pessoa que obedece... :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: O ABC do Crente

Mensagem por zencem »

docdeoz escreveu:
zencem escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
O ABC do Crente é:

<h1>O B D C</h1>

O B D C a Bíblia
O B D C a Deus
O B D C o pastor
O B D C o patrão
O B D C o governo

:emoticon12:





O castigo veio à cavalo.

Hôje, por causa desse ABC, alem desse, ele teve, tambêm, que

O B D C à mulher.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


A obediência é liberdade, conquanto manifestação de uma vontade soberana isenta de constrangimentos externos...

Obedecer às leis pode ser liberdade como encarada como fazer parte de todos, para benefício de todos...

Também pode ser liberdade conquanto manifestação natural (pertende à natureza) da pessoa que obedece... :emoticon19:


Toda a ação que se justifica na liberdade, não é obediência.

Estas condições só revelam que a lei é uma inutilidade, pois os sábios as cumprem sem que seja necessário que elas existam, e os alienados a descumprem por causa de sua própria parvoíce.


Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: O ABC do Crente

Mensagem por docdeoz »

zencem escreveu:
docdeoz escreveu:
zencem escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
O ABC do Crente é:

<h1>O B D C</h1>

O B D C a Bíblia
O B D C a Deus
O B D C o pastor
O B D C o patrão
O B D C o governo

:emoticon12:





O castigo veio à cavalo.

Hôje, por causa desse ABC, alem desse, ele teve, tambêm, que

O B D C à mulher.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


A obediência é liberdade, conquanto manifestação de uma vontade soberana isenta de constrangimentos externos...

Obedecer às leis pode ser liberdade como encarada como fazer parte de todos, para benefício de todos...

Também pode ser liberdade conquanto manifestação natural (pertende à natureza) da pessoa que obedece... :emoticon19:


Toda a ação que se justifica na liberdade, não é obediência.

Estas condições só revelam que a lei é uma inutilidade, pois os sábios as cumprem sem que seja necessário que elas existam, e os alienados a descumprem por causa de sua própria parvoíce.




Depende do conceito que você tem de liberdade. De acordo com o conceito aristotélico, se nada te constrange, você é livre...

Mas você quer ter um conceito aristocrático...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: O ABC do Crente

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:Toda a ação que se justifica na liberdade, não é obediência.

Estas condições só revelam que a lei é uma inutilidade, pois os sábios as cumprem sem que seja necessário que elas existam, e os alienados a descumprem por causa de sua própria parvoíce.



Que nada, sábio que é sábio, não cumpre a lei... afinal, a lei nem sempre é feita com sabedoria e, muitas vezes inibe as liberdades individuais.
A lei também não é inutil, é a necessidade inevitável de uma sociedade ignorante.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: O ABC do Crente

Mensagem por docdeoz »

NadaSei escreveu:
zencem escreveu:Toda a ação que se justifica na liberdade, não é obediência.

Estas condições só revelam que a lei é uma inutilidade, pois os sábios as cumprem sem que seja necessário que elas existam, e os alienados a descumprem por causa de sua própria parvoíce.



Que nada, sábio que é sábio, não cumpre a lei... afinal, a lei nem sempre é feita com sabedoria e, muitas vezes inibe as liberdades individuais.
A lei também não é inutil, é a necessidade inevitável de uma sociedade ignorante.


Caros amigos,

A primeira manifestação cultural dos homens, segundo a historiadora de Filosofia, Marilena Chauí, foi a LEI... :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: O ABC do Crente

Mensagem por NadaSei »

docdeoz escreveu:
NadaSei escreveu:
zencem escreveu:Toda a ação que se justifica na liberdade, não é obediência.

Estas condições só revelam que a lei é uma inutilidade, pois os sábios as cumprem sem que seja necessário que elas existam, e os alienados a descumprem por causa de sua própria parvoíce.



Que nada, sábio que é sábio, não cumpre a lei... afinal, a lei nem sempre é feita com sabedoria e, muitas vezes inibe as liberdades individuais.
A lei também não é inutil, é a necessidade inevitável de uma sociedade ignorante.


Caros amigos,

A primeira manifestação cultural dos homens, segundo a historiadora de Filosofia, Marilena Chauí, foi a LEI... :emoticon19:

Isso só mostra que sempre fomos ignorantes...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: O ABC do Crente

Mensagem por zencem »

docdeoz escreveu:
NadaSei escreveu:
zencem escreveu:Toda a ação que se justifica na liberdade, não é obediência.

Estas condições só revelam que a lei é uma inutilidade, pois os sábios as cumprem sem que seja necessário que elas existam, e os alienados a descumprem por causa de sua própria parvoíce.



Que nada, sábio que é sábio, não cumpre a lei... afinal, a lei nem sempre é feita com sabedoria e, muitas vezes inibe as liberdades individuais.
A lei também não é inutil, é a necessidade inevitável de uma sociedade ignorante.


Caros amigos,

A primeira manifestação cultural dos homens, segundo a historiadora de Filosofia, Marilena Chauí, foi a LEI... :emoticon19:

Claro!

Foi o evento inesquecível que ocorreu durante a solenidade de enterro da razão. :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: O ABC do Crente

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:Claro!

Foi o evento inesquecível que ocorreu durante a solenidade de enterro da razão. :emoticon12:

:emoticon22: :emoticon22:
Logo em seguida, rezaram a primeira missa. :emoticon171:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado