ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por Fayman »

Amigos e participantes do Religião é Veneno,

Lamentável ter que vir aqui escrever estas palavras que, de maneira alguma, são justificativas, mesmo porque, não existem justificativas a serem dadas; entendam como um esclarecimento que, creio, se faz necessário, simplesmente, pela implicação do nome da Ateus do Brasil em eventos cuja origem são tão somente “problemas particulares” dos envolvidos, daí o lamentável do início do texto.

Que fique claro, desde já, que não estou, em momento algum, me intrometendo e/ou querendo influenciar qualquer decisão ou postura da Administração e Moderação do Religião é Veneno, até mesmo porque, mesmo que assim o quisesse, mas não quero, que fique claro, não tenho poder para isso, pois não participo nem da Moderação, nem da Administração, sendo apenas um forista e bastante recente, pois estou aqui há apenas um ano e meio, se tanto.

A questão são referências à AB, que não é representada apenas pelo sr. Cláudio Loredo e, portanto, ataques e questionamentos à sua pessoa, quando envolvida a AB, acabam por ferir a própria Ateus do Brasil e, novamente aqui, justifica-se mais uma vez o termo lamentável do início desta postagem.

Mas vamos a fatos e porquês.

Até este presente momento, todos os membros da Diretoria da AB ainda continuam em seus cargos, e isso acontece por algumas razões.

Primeiramente, se nenhuma medida foi tomada, de minha parte, neste sentido e neste caso em questão, se deve exclusivamente ao fato de que não acompanhei o que se passou “on line” e, portanto, tive e tenho que me inteirar, trocar mensagens, procurar esclarecimentos, etc, inclusive, entre outras coisas, para manter esta gestão e suas decisões dentro dos padrões democráticos e de ética, totalmente transparente que, a meu ver, é imprescindível e de muito maior valor que uma decisão unilateral por parte da Presidência, seja de afastamento ou não dos envolvidos, seja provisório ou definitivo.

Segundo, como qualquer um bem sabe ou pode imaginar, a gestão virtual não é uma coisa tão dinâmica quanto uma gestão pessoal, portanto, decisões que envolvem uma infinidade de informações e contatos com outras pessoas, podem requerer um tempo consideravelmente maior do que o desejado.

E terceiro, apesar de tudo o que se fala e o que se posta, não recebi nenhum comunicado oficial de pessoas deixando seus cargos à disposição, ou seja, algo bem diferente do que vemos em algumas mensagens, onde esta informação está bem explícita, sabe-se lá com que finalidade.

Penso que não deveria ser necessário lembrar os membros da Diretoria da AB que o Fórum Religião é Veneno NÃO É o nosso meio de interlocução, existindo para isso, a área restrita, dentro da própria AB, e a qual temos nos utilizado para nossa comunicação, a Sala da Diretoria, além, obviamente, um comunicado diretamente à Presidência.

Estando esta parte esclarecida, cabe alguns comentários.

Nas mensagens que venho trocando com diversos membros, deixei bem claro minha posição de que sempre acreditei, e acredito, que uma história tem, NO MÍNIMO (!!) duas versões. Portanto, entendo plenamente a “tomada de posição”; a “escolha de lado”, dentro do RV, um lugar aberto e descompromissado onde, obviamente, as amizades, simpatias, paixões, etc, falam mais alto. Eu mesmo me abstive de comentários por ter as duas pessoas envolvidas na mais alta estima e amizade. Contudo, não entendo e acho totalmente absurda e sem sentido, essas mesmas “tomadas de lado” dentro da Diretoria da AB, uma vez que a posição lá requerida, deve ser profissional e, acima de tudo, ISENTA!

Alguns podem até achar ingenuidade de minha parte crer em algo assim ou que as pessoas vão assim proceder, contudo, a AB, como instituição que será, requer esse nível de profissionalismo e é este nível que será exigido por mim a todos os que pleitearem ocupar um cargo junto à Diretoria, durante o tempo que eu presidir. Enquanto diretores da AB, nosso compromisso é com a AB e com o Movimento Cético que, como bem lembrou um membro deste fórum, é o que nos une e que não devemos ser como a igreja evangélica, deixando-nos dividir.

Nessas horas, não cabe a nenhum de nós fazer pesar amizade, muito pelo contrário; se faz necessário frieza e racionalidade, aquela mesma que tantos por aqui se gabam de tê-la.

Encerro com um pequeno esclarecimento, pois, alguns comentários que li, ficaram confusos e não consegui identificar se eles eram dirigidos ao RV ou a AB. Quero lembrar e frisar que a Presidência e Diretoria da AB NÃO nasceram de nenhuma panelinha, muito embora se faça de amigos com ideais comuns. Os membros foram ELEITOS POR VOTO DEMOCRÁTICO, destacando esta palavra que, aqui, costuma ser utilizada muito mais como um modismo de pseudo-intelectuais, do que em seu sentido real. A participação foi aberta a quem quisesse se candidatar, a qualquer cargo, com a respectiva votação, também aberta e livre, ou seja, se manifestava e votava quem assim o quisesse.

Espero que com este comunicado, fiquem esclarecidas quaisquer dúvidas quanto à postura da AB, e as medidas que serão efetivadas, no interesse da representatividade do Movimento Cético, face ao ocorrido.

Um abraço a todos!

Nelson Magini.
Presidente da Ateus do Brasil.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por Aurelio Moraes »

Concordo, presidente.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

É um momento difícil, mas confio na lucidez do Nelson.

Avatar do usuário
Fábio luiz martucci
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Nov 2005, 12:55

Re: Re.: ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por Fábio luiz martucci »

Mr.Hammond escreveu:Concordo, presidente.


:emoticon9: UMA [color=#00ff00]OUTRA COISA, QUE VIVO PENSANDO, EU ACESSO ESTE FÓRUM DURANTE UM ANO E QUE VEJO SÃO ENCONTROS DE ATEUS SÓ NAS GRANDES CAPITAIS. E POR QUÊ NÃO NO INTERIOR ? QUE TAL EM ANDIRÁ.pR, JÁ OUVIU FALAR?NÃO SABE O QUANTO NÓS ATEUS SOFREMOS AQUÍ, ONDE QUEM NÃO FREQÜENTA IGREJA NÃO É BEM VISTO NA SOCIEDADE. ABRAÇOS... [/color]
FALOU DEUS DO TROVÃO

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por Tranca »

[OFF TOPIC]

Olá Fabio!

Err... eu li seus posts mas acho que os locais em que foram postados nào são os mais pertinentes.

Portanto, poderia abrir um tópico ou mais colocando suas sugestões, indignações e tudo o mais que lhe interesse.

Abraços.

[/OFF TOPIC]
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por Fernando Silva »

Repetindo o que já postei no outro tópico:

Acho que vocês estão muito inflexíveis. Vai ser muito difícil se formar um grupo só de pessoas absolutamente compatíveis e sem nada que desagrade uns aos outros. Na verdade, não dá nem para se viver em sociedade desse jeito.
Há coisas inaceitáveis, com certeza, mas não creio, pelo que vi no tempo em que estou aqui e até em contactos pessoais, que este seja o caso dos envolvidos.
Acho que nunca se levará nenhum movimento para a frente se seus membros o abandonam por causa de pequenos desentendimentos pessoais (que já ocorreram e voltarão a acontecer).

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re: Re.: ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por Aurelio Moraes »

Fábio luiz martucci escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Concordo, presidente.


:emoticon9: UMA [color=#00ff00]OUTRA COISA, QUE VIVO PENSANDO, EU ACESSO ESTE FÓRUM DURANTE UM ANO E QUE VEJO SÃO ENCONTROS DE ATEUS SÓ NAS GRANDES CAPITAIS. E POR QUÊ NÃO NO INTERIOR ? QUE TAL EM ANDIRÁ.pR, JÁ OUVIU FALAR?NÃO SABE O QUANTO NÓS ATEUS SOFREMOS AQUÍ, ONDE QUEM NÃO FREQÜENTA IGREJA NÃO É BEM VISTO NA SOCIEDADE. ABRAÇOS... [/color]


Caro Fábio:

Se você conhece ateus na sua cidade ou no interior, pode promover encontros! O encontro da Ateus do Brasil e do RV foi realizado em São Paulo Capital por uma questão de centralização, levando em conta que a maioria dos que estiveram presentes e já tinham combinado previamente o encontro moram ou no Rio de Janeiro, ou em S.P ou no interior de S.P.
Não faria muito sentido deslocar todo mundo para o interior de qualquer estado, concorda?

Portanto se houverem ateus em Andirá (cuja cidade não conhecia) basta contactá-los e encontrar na casa de alguém, em um barzinho, uma praça, um shopping etc. Qualquer lugar que se possa trocar idéias é válido.

Saiba que o preconceito contra ateus é mais ou menos parecido em qualquer cidade, independente de ser grande ou pequena.
Muitas pessoas não vêem ateus com bons olhos pelo fato deles não participarem de eventos religiosos.

De qualquer maneira, está convidado a participar da Ateus do Brasil (http://www.ateusdobrasil.com.br).

Abraços,

Aurelio B.P de Moraes
Vice-diretor de comunicação da ONG Ateus do Brasil

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re.: ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por Zangari »

Nelson,

Sua mensagem é clara e extremamente razoável. Também confio muito em sua lucidez.

Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

rizk
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2005, 00:44

Re.: ESCLARECIMENTO DA ATEUS DO BRASIL

Mensagem por rizk »

Nelson, naturalmente. A AB está acima das picuinhas dos membros.
Vergonhoso é ver que TEM GENTE que se aproveita de algo sério pra fazer birra e vem cá pro RV com conversas de desligamento que não concernem ao pessoal daqui, pra estes ficarem com peninha. Se fosse a sério, e se realmente quisessem alguma coisa além de desmerecer a ong e seus membros, não iam CONTINUAR a fofocar. É absurdo e revoltante. Mas as consequências, a meu ver, disso, não cabem aqui. Continuamos isso por lá.

E eu também confio no Nelson e por isso que VOTEI DEMOCRATICAMENTE nele :D

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Mensagem por Fayman »

Agradeço a todos, até aqui, pelo apoio à AB e a minha pessoa.

Abraços!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »


Nelson, parabéns pela mensagem lúcida.

Problemas pessoais, todos nós temos. O que não podemos é permitir que esses problemas atinjam outras pessoas que não tem nada a ver com isto.

As picuinhas pessoais existem, mas nossa entidade tem que estar muito acima delas.

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Mensagem por Fayman »

Até este presente momento, todos os membros da Diretoria da AB ainda continuam em seus cargos, e isso acontece por algumas razões.

Apenas para dar um satisfação a todos os que leram e/ou postaram nesta mensagem, já me foram entregues e oficializados os pedidos de afastamento da Lígia, Carlos e Bruno, de seus respectivos cargos da AB e a isso, se fará constar em uma nota de "Alteração na Diretoria", na página da AB na internet.

Com isto, considero este episódio encerrado no que concerne a Ateus do Brasil.

Grato pelo apoio e atenção de todos.

Nelson Magrini.
Presidente da Ateus do Brasil.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Trancado