"A Viagem" - Viagem meeessssmo!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Anna
Gênero: Feminino

"A Viagem" - Viagem meeessssmo!

Mensagem por Anna »

Andei meio doentinha e fiquei de molho em casa só assistindo TV. Nesses dias pude rever a novela “A viagem” que está reprisando à tarde na Rede Globo. Pra quem não viu, ou viu e não se lembra , a tal novela aborda o espiritismo, basicamente uma família de classe média alta, muito bacana, que tem em seu núcleo um rapaz que não vale um vintém e só apronta. Esse rapaz morre e passa a atormentar a vida de quem ele julga ter culpa pela sua morte. Ninguém tem culpa da morte do cara, ele é um palhação irresponsável que matou um cara e foi parar na prisão.
Bem, deixando de lado toda a questão de espírito, reencarnação, etc que tanto debatemos aqui. Eu gostaria de apontar algumas coisas que reparei nesta novela, e que a autora transmitiu relacionando as manifestações da qualidade dos espíritos na matéria.

Diversas idéias da novela são de uma caretice ímpar e extremamente preconceituosa. Segundo a autora há o amor verdadeiro, que seria alimentado por profunda comunhão e entrosamento do casal, isso, óbvio, é espiritual tb. Mas o engraçado é que ela separa casais do início da novela afirmando que eles descobrem que nunca se amaram, tinham apenas paixão. Só que coincidentemente os de classe alta ficam com os de classe alta e os de classes menos abastadas com os de classes menos abastadas, estranho... não sei se ela percebeu, mas fez isso com 3 casais?

Tem um núcleo de música na novela, um cara tem uma banda, ele compõem música popular brasileira, estilo pelo qual ele é apaixonado (Eu tb!), bem, o caso é que o restante da banda quer tocar Rock’n’roll, mas tem um cara que é louco por rock e eles vivem se pegando por isso. Esse é o único cara da banda que não presta, é mal caráter mesmo. Ele é o único cabeludo, que usa calça jeans apertada e camisa aberta mostrando a tatuagem. Mais de uma vez os personagens legais da novela se referem a ele dessa forma, “Não vai discutir com o cara, ele é cabeludo, você não deve discutir com cabeludo...” A menina que é dançarina trocou o cara que ela gostava por um outro que tinha grana. Parece que todas as pessoas desta novela ligadas a certos tipos de manifestações artísticas mais alternativas, ou de vida que seja menos tradicional, sofre de algum tipo de desvio de caráter lamentável...
Novamente, não sei se a autora percebeu como condenou e rotulou pessoas de forma reducionista e superficial, e como a sua visão de integração, conexão e amor entre os casais se estbalece pelo nível sócio-economico que possuem.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Saudades, minha querida e melhoras !!

Anna, novela tem que dar audiência e nada melhor que esteriótipos para isso

Bjs

Anna

Mensagem por Anna »

salgueiro escreveu:
Saudades, minha querida e melhoras !!

Anna, novela tem que dar audiência e nada melhor que esteriótipos para isso

Bjs

Oi Sal, ainda estou de molho, mas o bom disso é que posso curtir a macaca que resolveu adotar as arvores do meu quintal e a nossa casa como seu novo lar. Estamos as duas de bode, ela deitada no batente da varanda com cólica menstrual e eu com uma virose tropical estranha.

Voltando a viagem... eu me impressiono com o preconceito, sabe Sal? Acho perigoso que uma novela carregando conceitos de uma religião tão popular, que agrada e faz a cabeça de muita gente, esteja tufada de um monte de preconceitos e conceitos mesquinhos sendo explicados através de uma pretensa ótica espiritualística.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Anna escreveu:Voltando a viagem... eu me impressiono com o preconceito, sabe Sal? Acho perigoso que uma novela carregando conceitos de uma religião tão popular, que agrada e faz a cabeça de muita gente, esteja tufada de um monte de preconceitos e conceitos mesquinhos sendo explicados através de uma pretensa ótica espiritualística.

Preconceito é algo que me dá ânsias mas ele infecta grande parte dos seres humanos. E o pior de tudo que é totalmente contrário ao próprio espiritualismo. Vá entender ! :emoticon8:

Bjs

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: "A Viagem" - Viagem meeessssmo!

Mensagem por Fernando Silva »

Esses preconceitos dão audiência porque é assim que muita gente gostaria que as coisas fossem na realidade, ou seja, todo mundo que fosse diferente do que elas acham que é certo teria problemas sérios de caráter. Isto confirmaria seus preconceitos.
De certa forma, corresponde à felicidade dos conservadores quando pareceu, há mais de 30 anos, que a AIDS só atacava os gays.

Lembro que é muito menos provável sair porrada em platéia de shows de rock, cheias de cabeludos vestidos de preto com tachinhas, correntes e camisetas com temas góticos e satânicos, que em shows voltados para mauricinhos e filhinhos de papai.
É das classes altas e caretas que saem os pitboys.

Anna

Mensagem por Anna »

Não dá pra entender! definitivamente. Gente é um treco muito estranho! :emoticon2:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Anna escreveu:Estamos as duas de bode, ela deitada no batente da varanda com cólica menstrual e eu com uma virose tropical estranha.

Aqui no Rio está havendo um surto de gripe que deixa a pessoa uns 4 dias sem fome, sem forças, tonta, dolorida e sem vontade para nada, além de sinusite e dor de cabeça.

Talvez seja a mesma gripe.

Anna

Re: Re.: "A Viagem" - Viagem meeessssmo!

Mensagem por Anna »

Fernando Silva escreveu:Esses preconceitos dão audiência porque é assim que muita gente gostaria que as coisas fossem na realidade, ou seja, todo mundo que fosse diferente do que elas acham que é certo teria problemas sérios de caráter. Isto confirmaria seus preconceitos.
De certa forma, corresponde à felicidade dos conservadores quando pareceu, há mais de 30 anos, que a AIDS só atacava os gays.

Lembro que é muito menos provável sair porrada em platéia de shows de rock, cheias de cabeludos vestidos de preto com tachinhas, correntes e camisetas com temas góticos e satânicos, que em shows voltados para mauricinhos e filhinhos de papai.

Perfeito Fernando! É isso mesmo. O conservadorismo da autora sendo sutilmente unido as supostas leis espiritualistas é simplemente irritante!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Anna escreveu:Não dá pra entender! definitivamente. Gente é um treco muito estranho! :emoticon2:

Gente tem uma diversidade enorme que não cabe em muitas cabeças ( daí, tome as etiquetas, os rótulos )

Bjs

Anna

Mensagem por Anna »

Fernando Silva escreveu:
Anna escreveu:Estamos as duas de bode, ela deitada no batente da varanda com cólica menstrual e eu com uma virose tropical estranha.

Aqui no Rio está havendo um surto de gripe que deixa a pessoa uns 4 dias sem fome, sem forças, tonta, dolorida e sem vontade para nada, além de sinusite e dor de cabeça.

Talvez seja a mesma gripe.

Aqui existem umas doenças tropicais muito estranhas, com sintomas muito estranhos e que vem e desaparecem do nada! Nesta mesma época ano passado eu tive uma que me dava calafrios na cabeça que iam migrando levemente ao longo do meu corpo até chegar aos pés... e a feber não abaixava nem por Allah. Durou uma semana. vamos ver quanto tempo duara essa.

Sansão Carrasco

Mensagem por Sansão Carrasco »

Não vejo novela.
A sabedoria vem de escutar; de falar, vem o arrependimento.

Provérbio italiano

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Sansão Carrasco escreveu:Não vejo novela.

Olá Sansão ! Seja bem-vindo ao RV !

Atualmente também não vejo mais e essa não assisti

Bjs

Sansão Carrasco

Mensagem por Sansão Carrasco »

Agradecido pela gentileza.

Eu nunca suportei novelas, por mais que tratem de assuntos que me interessem, como essa, eu nunca tive paciência de assistir essas traminhas melosas e repetitivas.
A sabedoria vem de escutar; de falar, vem o arrependimento.

Provérbio italiano

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Fernando Silva escreveu:Esses preconceitos dão audiência porque é assim que muita gente gostaria que as coisas fossem na realidade, ou seja, todo mundo que fosse diferente do que elas acham que é certo teria problemas sérios de caráter. Isto confirmaria seus preconceitos.

Bem lembrado! Ainda tem essa! Foram os liberalistas práticos que trouxeram a AIDS para a População Humana! Deve já ter matado muito mais do que a Pena de Morte nos E.U.A. desde o tempo das 13 Colônias!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Poindexter escreveu:Foram os liberalistas práticos que trouxeram a AIDS para a População Humana!

Isto me cheira a teoria da conspiração.
A AIDS já existia entre os macacos, que são caçados e comidos na África. Apenas sofreu uma mutação e passou para os homens, assim como está ocorrendo com a gripe aviária.

Já assistiu a "Os 12 macacos"?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Sansão Carrasco escreveu:Agradecido pela gentileza.

Eu nunca suportei novelas, por mais que tratem de assuntos que me interessem, como essa, eu nunca tive paciência de assistir essas traminhas melosas e repetitivas.

Assisti algumas mas depois de ter filhos aboli totalmente. É bitolante ao máximo

Bjs

Poindexter

Fernando Silva escreveu:
Poindexter escreveu:Foram os liberalistas práticos que trouxeram a AIDS para a População Humana!

Isto me cheira a teoria da conspiração.
A AIDS já existia entre os macacos, que são caçados e comidos na África. Apenas sofreu uma mutação e passou para os homens, assim como está ocorrendo com a gripe aviária.

Já assistiu a "Os 12 macacos"?

Ah, sim, claro... esta epidemia começou atacando principalmente os heterossexuais, especificamente membros da National Rifle Association, e usuários, veja só: de cachimbos e chapéu coco!

Sabemos que todo mundo na época viu! Tanto que, em encontro com o que você disse antes, parecia que os unicos conservadores que poderiam ser atacados seriam os hemofílicos! Como não dizer, então, que foram os liberalistas a trazer tal horrível vírus?
Editado pela última vez por Poindexter em 01 Mai 2006, 14:53, em um total de 1 vez.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Poindexter escreveu:Ah, sim, claro... esta epidemia começou atacando principalmente os heterossexuais, especificamente membros da National Rifle Association, e usuários, veja só: de cachimbos e chapéu coco!

Da Wikipedia:

The AIDS epidemic was discovered June 18, 1981, when the U.S. Center for Disease Control and Prevention reported a cluster of Pneumocystis carinii pneumonia (now classified as Pneumocystis jiroveci pneumonia) in five gay men in Los Angeles. Originally dubbed GRID, or Gay-Related Immune Deficiency, health authorities soon realized that nearly half of the people identified with the syndrome were not gay. In 1982, the CDC introduced the term AIDS to describe the newly recognized syndrome.

Poindexter

Kramer escreveu:Da Wikipedia:

The AIDS epidemic was discovered June 18, 1981, when the U.S. Center for Disease Control and Prevention reported a cluster of Pneumocystis carinii pneumonia (now classified as Pneumocystis jiroveci pneumonia) in five gay men in Los Angeles. Originally dubbed GRID, or Gay-Related Immune Deficiency, health authorities soon realized that nearly half of the people identified with the syndrome were not gay. In 1982, the CDC introduced the term AIDS to describe the newly recognized syndrome.

Quantos era heterossexuais que injetavam drogas na veia?

Quem viu aqueles primeiros tempos sabe: à exceção de hemofílicos, essa síndrome pegava apenas praticamente homossexuais e consumidores de drogas injetáveis, a ponto de alguns líderes religiosos agradecerem a sua vinda como "separação entre joio e trigo"!

Conclusão: foram os liberalistas práticos, sim, que trouxeram a AIDS para o rol diário de preocupações da Espécie Humana.
Editado pela última vez por Poindexter em 01 Mai 2006, 14:59, em um total de 1 vez.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

A quem devemos acusar pelas pestes que, em alguns casos, mataram mais da metade da população européia?

Poindexter

Fernando Silva escreveu:A quem devemos acusar pelas pestes que, em alguns casos, mataram mais da metade da população européia?

Não sei bem. deveria eu saber um pouco mais de História para tal. Falo dessa da AIDS porque dessa me lembro bem! Aquelas "pestes negras", pelo que sei, não eram transmitidas pelo sangue, ou apenas pelo sangue...

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Poindexter escreveu:Conclusão: foram os liberalistas práticos, sim, que trouxeram a AIDS para o rol diário de preocupações da Espécie Humana.

Os hemofílicos, entre eles.
Na verdade, os "liberalistas" não trouxeram, apenas foram suas primeiras vítimas no Ocidente. Apenas ajudaram a difundí-la mais depressa.
Ela teria se espalhado de qualquer modo, mais cedo ou mais tarde.

O vírus da AIDS (e todos os outros) é completamente amoral. Ele não faz julgamento de valores. Aproveita as chances que dão a ele, que podem estar associadas a práticas condenáveis ou não.

No tempo de Jesus, a lepra era o "castigo de Deus" da moda.
Editado pela última vez por Fernando Silva em 01 Mai 2006, 15:11, em um total de 1 vez.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Poindexter escreveu:Não sei bem. deveria eu saber um pouco mais de História para tal. Falo dessa da AIDS porque dessa me lembro bem! Aquelas "pestes negras", pelo que sei, não eram transmitidas pelo sangue, ou apenas pelo sangue...

Elas surgiram devido à falta de higiene. As pessoas jogavam o lixo nas ruas, os ratos proliferavam e as doenças apareciam.
Mas ninguém sabia disto e achavam que era castigo de Deus.

Poindexter

Fernando Silva escreveu:Elas surgiram devido à falta de higiene. As pessoas jogavam o lixo nas ruas, os ratos proliferavam e as doenças apareciam.
Mas ninguém sabia disto e achavam que era castigo de Deus.

Daí, o Ocidente começou a aprender a lição de que dever-se-ia promover a higiene.

Devemos, então, aprender algo com a AIDS, não?

Aprender a reprimir ainda mais o uso de drogas, não ficar glorificando o homossexualismo e não ficar glorificando a prostituição, ao contrário do que andam fazendo a Indústria Editorial com aquela porcaria daquele "livro" da tal Br*na Sur*istinha (se é que esse é o nome dela) e o Cláudio Loredo com seu brado de "Viva a Prostituição", não seriam duas lições disso aí?
Editado pela última vez por Poindexter em 01 Mai 2006, 15:15, em um total de 2 vezes.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Hugo

Mensagem por Hugo »

O Poindexter pode ter exagerado um pouco, mas até tem uma certa razão. O rompimento com os valores da família ou da tribo(em certos lugares da África) levou a uma maior atividade sexual, o que favoreceu a disseminação do HIV.

Trancado