Os deuses gregos voltaram
- Aurelio Moraes
- Contato:
Demorou quase 2 mil anos, mas as pessoas que cultuam os 12 deuses da Grécia Antiga finalmente triunfaram. Uma corte de Atenas ordenou que a adoração de Zeus, Hera, Hermes, Atenas e companhia, deixe de ser proibida, abrindo caminho para a volta dos pagãos ao Monte Olimpo.
Os seguidores dizem defender "tradições, religião e crenças legítimas" de seus antepassados ao aderir a uma cultura politeísta pré-cristã. E estão determinados a levar sua batalha aos templos gregos.
"Queremos que o governo reconheça por completo nossa religião", disse um de seus representantes, Vasillis Tsantilas. "Nós vamos fazer uma petição ao parlamento grego, e à União Européia se localmente nosso pedido falhar, para termos acesso e podermos realizar nossos cultos em lugares como a Acrópole, para podermos ter nossos próprios cemitérios e, se necessário, reenterrar os ossos antigos dos mortos."
Cerca de 98% dos gregos são cristãos ortodoxos. Todas as outras religiões, exceto o judaísmo e o islamismo, foram banidas do país.
Mesmo assim, cerca de 2 mil gregos aderiram ao movimento deles. Tsantilas, de 42 anos, é cientista da computação. Ele se tornou pagão depois de ter flertado com o budismo, o taoísmo e o islamismo. De acordo com ele, os devotos consideram os deuses antigos como "personificações do divino".
Mas a poderosa Igreja Ortodoxa tem uma visão bem menos benevolente. Ela acusa os adoradores de Zeus de idolatria e de "práticas venenosas New Age".
O padre Eustathios Kollas, que preside a comunidade dos padres gregos, disse: "Eles são um punhado de ressuscitadores miseráveis de uma religião degenerada e morta que deseja voltar à desilusão monstruosa e escura do passado".
Fonte: Estado de Sao Paulo
Fonte 2: Vito
Demorou quase 2 mil anos, mas as pessoas que cultuam os 12 deuses da Grécia Antiga finalmente triunfaram. Uma corte de Atenas ordenou que a adoração de Zeus, Hera, Hermes, Atenas e companhia, deixe de ser proibida, abrindo caminho para a volta dos pagãos ao Monte Olimpo.
Os seguidores dizem defender "tradições, religião e crenças legítimas" de seus antepassados ao aderir a uma cultura politeísta pré-cristã. E estão determinados a levar sua batalha aos templos gregos.
"Queremos que o governo reconheça por completo nossa religião", disse um de seus representantes, Vasillis Tsantilas. "Nós vamos fazer uma petição ao parlamento grego, e à União Européia se localmente nosso pedido falhar, para termos acesso e podermos realizar nossos cultos em lugares como a Acrópole, para podermos ter nossos próprios cemitérios e, se necessário, reenterrar os ossos antigos dos mortos."
Cerca de 98% dos gregos são cristãos ortodoxos. Todas as outras religiões, exceto o judaísmo e o islamismo, foram banidas do país.
Mesmo assim, cerca de 2 mil gregos aderiram ao movimento deles. Tsantilas, de 42 anos, é cientista da computação. Ele se tornou pagão depois de ter flertado com o budismo, o taoísmo e o islamismo. De acordo com ele, os devotos consideram os deuses antigos como "personificações do divino".
Mas a poderosa Igreja Ortodoxa tem uma visão bem menos benevolente. Ela acusa os adoradores de Zeus de idolatria e de "práticas venenosas New Age".
O padre Eustathios Kollas, que preside a comunidade dos padres gregos, disse: "Eles são um punhado de ressuscitadores miseráveis de uma religião degenerada e morta que deseja voltar à desilusão monstruosa e escura do passado".
Fonte: Estado de Sao Paulo
Fonte 2: Vito
Re.: Os deuses gregos voltaram
Os neo-pagãos crescem em número mundo afora. Interessante isso. De repente, o cristianismo está mesmo com seus dias contados.
Esqueceram de avisar que a crença de merda dele ainda não bateu o tempo de sobrevivência das religiões degeneradas e mortas!

- Storydor
- Gênero: Masculino
- Contato:
É uma crença tão antiga quanto interessante...
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

Faltou a típica imagem distorcida "univapiana", que poderia ser esta:

Editado pela última vez por rapha... em 06 Mai 2006, 19:23, em um total de 1 vez.
-
Eu concordo que os deuses pré-cristãos são personagens muito mais interessantes que o solista de Abraão. E ainda, os deuses pré-cristãos são a expressão de valores muito mais elevados que o deus cristão. Mas o fato é que os deuses pré-cristãos estão mortos e estes cultos neo-pagãos são uma paródia indigna deles.
E convenhamos, em pleno século XXI, uma pessoa com estudo acreditar que Thor ou Odin é a causa dos relâmpagos é muita babaquisse.
E convenhamos, em pleno século XXI, uma pessoa com estudo acreditar que Thor ou Odin é a causa dos relâmpagos é muita babaquisse.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
-
Queria isto, rapha?

Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Re: Re.: Os deuses gregos voltaram
Eu pessoalmente acho os deuses greco-romanos meio toscos.
Panteão foda mesmo é esse aqui!

- Storydor
- Gênero: Masculino
- Contato:
Dante, the Wicked escreveu:Queria isto, rapha?
Só não vale ficar pegando as fotos do age of mithology

"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

- Aurelio Moraes
- Contato:
No neo-paganismo, existe a preocupação com os arquétipos humanos que a mitologia dos mais variados panteões evoca e não mais com os alegados poderes dos deuses. 

Najma escreveu:No neo-paganismo, existe a preocupação com os arquétipos humanos que a mitologia dos mais variados panteões evoca e não mais com os alegados poderes dos deuses.
Perdeu toda a graça.

A temática pagã nórdica é muito cultuada na música.
-
Kramer escreveu:Eu pessoalmente acho os deuses greco-romanos meio toscos.
Eu tenho esta revista. É maravilhosa!
Eu larguei HQs já faz algum tempo. Só comprava da Marvel e, com o samba do crioulo doido que fizeram, estou até com medo de abrir uma revista.
Esse mini do Loki é fora da continuidade normal, não é?
-
rapha... escreveu:
Tem coisa muito boa mesmo! Mas as atitudes e opiniões de gente como o Varg são ridículas (sem falar da música). O cara acha que os escandinavos precisam restaurar o paganismo para superar o cristianismo. Os escandinavos já superaram o cristianismo no campo moral, cultural e intelectual. Claro que é bom que eles prezem seu passado. Mas eles não precisam instaurar algo que não passaria de uma paródia do seu passado para isto.
Kramer escreveu:Najma escreveu:No neo-paganismo, existe a preocupação com os arquétipos humanos que a mitologia dos mais variados panteões evoca e não mais com os alegados poderes dos deuses.
Perdeu toda a graça.
Mas foi o que restou, né?
Os poderes dos deuses deixaram de ser atributos externos ao homem e foram incorporados. Através da assimilação dos arquétipos, a pessoa pode evocar o suposto poder de um deus e manifestá-lo em si. A idéia do neo-paganismo pelo menos é essa.

-
Kramer escreveu:Eu larguei HQs já faz algum tempo. Só comprava da Marvel e, com o samba do crioulo doido que fizeram, estou até com medo de abrir uma revista.
É uma série em duas edições na qual Loki conquista Valhalla e passa por dilemas existenciais.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Essas culturas inspiraram histórias em quadrinhos interessantes e bandas desinteressantes.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Dante, the Wicked escreveu:rapha... escreveu:
Tem coisa muito boa mesmo! Mas as atitudes e opiniões de gente como o Varg são ridículas (sem falar da música). O cara acha que os escandinavos precisam restaurar o paganismo para superar o cristianismo. Os escandinavos já superaram o cristianismo no campo moral, cultural e intelectual. Claro que é bom que eles prezem seu passado. Mas eles não precisam instaurar algo que não passaria de uma paródia do seu passado para isto.
Cara, isso tem mais de dez anos, Varg mudou muito. E a música dele é linda.
rapha... escreveu:Dante, the Wicked escreveu:rapha... escreveu:
Cara, isso tem mais de dez anos, Varg mudou muito. E a música dele é linda.
Filosofem é soberbo.
Samael escreveu:Filosofem é soberbo.
Até a metade é um álbum excelente em toda a sua tosquice. Porém, eu ainda prefiro o magistral Hvis Lyset Tar Oss, muito melhor composto e executado.
rapha... escreveu:Samael escreveu:Filosofem é soberbo.
Até a metade é um álbum excelente em toda a sua tosquice. Porém, eu ainda prefiro o magistral Hvis Lyset Tar Oss, muito melhor composto e executado.
Também é lindo, mas Filosofem é bom justo por isso: é sujo, ambiental, viciante...
Vai me dizer que tu ouve as três últimas faixas e acha aquilo legal?