[center]REDE GLOBO APRESENTA - OPERAÇÃO BOLA DE CRISTAL[/center]
Você tem idéia de quais são os truques que os falsos videntes usam para enganar suas vítimas?
[center]

Domingo passado você viu: um ator conseguiu convencer todos num auditório de que era um vidente. Ele usou apenas a conversa. Objetivo da experiência: comprovar se alguém que aprendesse as técnicas corretas poderia se passar por um paranormal.
Quem ensinou ao ator Osvaldo Mil as técnicas dos falsos videntes foram o psicólogo e também parapsicólogo Jayme Roitman e o mágico Khronnus. Era preciso que ninguém na platéia soubesse que Osvaldo era um ator.
“Na verdade, a gente não informou, não disse para as pessoas que ele era paranormal, a gente disse às pessoas que elas iam passar por uma experiência relacionada com a paranormalidade”, comenta Khronnus.
“Isso era absolutamente essencial para que a experiência pudesse acontecer”, completa Roitman.
[center]

Nove pessoas da platéia foram abordadas por Ângelo. Todas ficaram convencidas dos poderes do falso vidente. Ao fim da experiência, os participantes foram informados de que Osvaldo era um ator.
O ator Osvaldo Mil apareceu recentemente no filme “A Máquina”. Era o pai de Mariana Ximenes. “Em televisão eu fiz várias participações, como em Porto dos Milagres, em que eu era uma grande amigo do personagem de Marcos Palmeira”, diz o ator.
A Operação Bola de Cristal começou em setembro do ano passado. Jayme, Thiago e Osvaldo se concentraram num hotel em Ipanema, no Rio de Janeiro.
Osvaldo aprendeu que para enganar suas vítimas os falsos videntes usam uma técnica chamada leitura fria. Leitura, porque o falso vidente tenta "ler" alguma coisa sobre a pessoa. Fria, porque o vidente nunca viu aquela pessoa antes.
“Leitura fria é você olhar para uma pessoa e discorrer, pelo que você está vendo, pelo que ela está vestindo, pelo cabelo, pelo óculos, o que ela pode ser”, explica Osvaldo Mil.
Depois da teoria, o falso vidente treinou atendimentos individuais com pessoas que não sabiam que ele era ator.
Quando chega o dia do primeiro ensaio com público, o ator Osvaldo já escolheu o nome do falso vidente: Ângelo
Os participantes não sabem que Osvaldo é um ator. Eles serão informados disso ao fim da experiência.
[center]

Sabrina foi escolhida por causa da postura do corpo. “Você nota que ela sorri, balança um pouco a cabeça, ela se inclina para a frente, que é um coisa muito forte. Estava pedindo para que Ângelo falasse com ela”, explica Khronnus.
“Com a Sabrina, o Ângelo, logo no início, utiliza uma técnica chamada espelhamento: a Sabrina está rindo, sorrindo o tempo todo. E aí o Ângelo começa a dizer ‘eu vejo você sorrindo, sorrindo muito, sorrindo em diversas situações’, ou seja, é claro que ela vai confirmar isso, só que isso é óbvio, se houvesse um espelho na frente dela ela veria isso”, comenta Roitman.
[center]

“Sempre que um falso vidente quer ganhar credibilidade ou obter uma aceitação imediata da pessoa ele usa elogios disfarçados. Ninguém gosta de ouvir que é um canalha, que é uma pessoa má, uma pessoa ruim, que deseja o mal dos outros”, afirma Khronnus.
“Leitura fria é uma estratégia para que uma pessoa fique surpresa por eu estar dizendo coisas para ela quando na verdade é ela que está comunicando essas coisas para mim”, explica Roitman.
Ele também utilizou a técnica do arco-íris, quando o vidente cerca as duas pontas para não errar. “Ele fala algo que 100% das pessoas diriam ‘Sim, isso se encaixa comigo’”, diz Roitman.
Domingo que vem: novas revelações sobre as trapaças dos falsos videntes. O que é leitura quente? Ângelo tenta enganar um cético. E aquelas frases que os charlatões adoram dizer e que não dizem nada.
[center]

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 45,00.html