O que interessa é Maniqueu ter sido mencionado bem mais pelos escritores da sua época do que o foi Jesus pelos escritores da sua. A análise abaixo mostra uma comparação das referências externas (i.e., não prosélitas, independentes) para Jesus e para Maniqueu em um período de, aproximadamente, 150 anos após suas mortes; período que, nessa análise, foi dividido em terços de século. Segue:
1º terço de século após suas mortes.
Jesus- de 33 a 66 EC, ninguém o menciona.
Maniqueu- de 278 a 309 EC, ele é mencionado por Alexandre de Licópolis e por Arnóbios.
2º terço
Jesus- de 67 a 100 EC é, muito controversamente, mencionado apenas por Josefo.
Maniqueu- de 319 a 342 EC, é mencionado por Arquelau e por Atanásio.
3º terço
Jesus- de 101 a 133 EC, é mencionado, ainda com certa controvérsia, apenas por Tácito e Plínio (e, com muita controvérsia, por Suetônio).
Maniqueu- de 343 a 376 EC é mencionado por Efraim, Cyril de Jerusalém, Gregório de Nyssa, Hilário de Poitiers, Eusébio e Gregório Naziazen.
4º terço
Jesus- de 134 a 166 EC, não é mencionado por mais ninguém (exceto os cristãos, claro).
Maniqueu- de 378 a 409 EC, é mencionado por Augustino, Jerônimo, João Crisóstomo, Macario Magnes e Rufino Tirano.
5º terço
Jesus- de 167 a 200 EC, é mencionado por Celso, Luciano e Galeno.
Maniqueu- de 410 e 442 EC, é mencionado por Teodoreto, Sócrates Escolástico e Leo o Grande.
Pois é...

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Fonte: Mani compared with Jesus – the historical record
Tradução: Kunde