Victor Wooten!!!

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Nospheratu
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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Nospheratu »

Rapha,se possível,diga uns músicos que você acha que são possuidores de feeling,para chegarmos á um consenso.

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rapha...
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Mensagem por rapha... »

Agora, com vocês, o melhor guitarrista da atualidade.

Ladies and gentleman, Mr. Derek Trucks:

http://youtube.com/watch?v=pBzNAFHTfAQ& ... k%20trucks

http://youtube.com/watch?v=URQxG6Qt_6Y& ... k%20trucks (aqui, somente com 16 anos, acho que ele ainda não havia adentrado a instituição de Blues/Rock/Jazz, The Allman Brothers Band)

http://youtube.com/watch?v=513iPQYABuc& ... k%20trucks

http://youtube.com/watch?v=F91WDdcARQ0& ... k%20trucks (Herman Li, Kiko Loureiro, Michael Romeo, APRENDAM A TOCAR GUITARRA!!!!!)

http://youtube.com/watch?v=qot6D3Y-b80& ... k%20trucks


Este sim, é um guitarrista de verdade!

Não fica se masturbando no palco com técnicas de conservatório.

O cara é incrível, quase faz a guitarra falar por ele!

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rapha...
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Re: Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por rapha... »

Nospheratu escreveu:Rapha,se possível,diga uns músicos que você acha que são possuidores de feeling,para chegarmos á um consenso.


Acabo de citar um, mas são vários, e não é preciso técnica apurada para se colocar sentimento na guitarra. David Gilmour e Jerry Garcia são guitarristas simples, que não usam de nenhuma dessas técnicas que o pessoal aqui tanto gosta, mas que eu considero caras soberbos. A guitarra de Jerry Garcia é hipnótica e o solo de David Gilmour em Another Brick In The Wall, Pt. II, do álbum Pulse (a versão do álbum, não a do vídeo), é simples, mas um dos melhores que já ouvi.

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Nospheratu »

O cara tem uma pegada boa,mas o conceito de Feeling varia de pessoa em pessoa,Rapha...

Sempre houve essa "rivalidade" entre músicos e apreciadores que curtem técnica,e os que curtem feeling.
Eu pessoalmente acho difícil encontrar um músico que mescle perfeitamente os dois lados.

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rapha...
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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por rapha... »

Eu tenho três guitarristas que considero deuses, que são:

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Re: Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por rapha... »

Hendrix é um cara que não tem técnica de conservatório alguma, tudo nele é errado do ponto de visto técnico, desde o jeito de pegar na guitarra até o jeito de bater nas cordas, é tudo bizarro, ninguém faz igual, e é o oposto do que ensinam.

E aí?

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Nospheratu »

Foi justamente o que eu tentei ressaltar.
Hendrix é um dos reis do Feeling,enquanto músicos como Petrucci ou John Myung tem técnica até o talo e pouco ou quase nenhum feeling.
São estilos diferentes.

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Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


A questão aqui acho que nem é bem essa do feeling, afinal isso é subjetivo (apesar de quase tudo em arte o ser).

O Viper pode até falar que vê feeling nesses caras que ele gosta.

O erro todo nessa discussão se deve principalmente ao fato do Viper ter comparado exertos improvisados com exibições adestradas à exaustão, além, é claro, do anacronismo decorrente de comparar um guitarrista dos anos 60 e 70, época em que técnicas de tapping e sweep-picking em guitarra eram totalmente incipientes e experimentais, com guitarristas dos anos 90 e 2000, quando estas já estão mais do que populares e nos mais variados estilos (sendo inclusive popularizadas por muitos pupilos dele, como Steve Vai por exemplo).

Além do que, a competência musical de Zappa extrapolava em muito qualquer habilidade guitarrística excepcional, o cara era um músico completo, com diversos trabalhos eruditos, jazzísticos e de avant-guard no currículo, compondo para todos os instrumentos uma centena de músicas e mais de 40 álbuns, tendo um trabalho de uma dimensão que dificilmente encontraria par no século XX, ainda mais sujeito a qualquer tipo de comparação com garotos que aprenderam algumas trucagens em guitarra e adoram exibi-las.
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Hugo
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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Hugo »

Cabeção, talvez o Viper goste dos trabalhos com a participação do Vai!
Se bem que talvez o Steve Vai não segure a guitarra direito, nunca se sabe...

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Viper
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Mensagem por Viper »

rapha... escreveu:Viper (Rômulo, não é?), pois bem, como disse alhures, não dou a mínima para técnicas como tapping, touch, sweep, slide, crunch, looping, dooping, wooping, alright music non stop! yeah!, duplo twist carpado, pedalada, chapéuzinho, e outras pirotecnias instrumentais que qualquer aluno de conservatório faz, e que os guitarristas acima certamente devem saber fazer, mas consideram masturbação musical sem valor algum.


Rapha..., não subestime a dificuldade de se obter um controle amplo sobre as diversas técnicas de guitarra. Algumas dessas técnicas até são dominadas por grande parte dos alunos de conservatórios, ao menos nos seus aspectos mais básicos, mas outras não. Até porque a esmagadora maioria dos professores de conservatório não sabe utilizá-las. Estou falando especificamente das técnicas de touch e tapped harmonics. Para você ter uma idéia, o Kiko Loureiro freqüenta conservatórios desde que ele era moleque, mas só recentemente é que ele começou a adquirir um certo domínio sobre a técnica de touch. A primeira gravação que ele fez desta técnica veio a se concretizar apenas no ano de 2001, na música Heroes Of Sand do cd Rebirth, do Angra. De lá para cá, é possível observar uma grande evolução dele nesta técnica (veja, por exemplo, a música Tapping Into My Dark Tranquility, cujo link no You Tube eu postei anteriormente, neste mesmo tópico). Contudo, ele ainda está à anos-luz de distância dos grandes ícones desta técnica, como Stanley Jordan e Bob Zabek. Aliás, o próprio Kiko já disse em entrevistas concedidas a revistas de guitarra que ele sempre admirou o Stanley Jordan e a técnica de touch. Perceba que não é algo que qualquer moleque de conservatório domine facilmente, mas algo que consome anos de treino e dedicação.

A técnica de tapped harmonics é algo tão raro que, para dizer a verdade, eu só conheço um único guitarrista que a domina: Eddie Van Halen (aliás, este cara é o maior gênio inovador da guitarra em todos os tempos, tendo sido o criador de inúmeras técnicas de guitarra, entre elas os mencionados tapped harmonics e a própria técnica de tappings). Você pode ouvir esta técnica no início das músicas Women In Love e Mean Streets, por exemplo. Já ouvi dizer que o Frank Solari também domina esta técnica, mas ainda não o vi executando tapped harmonics em nenhuma ocasião...

Bom, mesmo esquecendo estas duas técnicas que são dominadas apenas por poucos, existe ainda um variado repertório de técnicas disponível à maior parte dos guitarristas, desde que estes estejam dispostos a perder muitas horas fazendo exercícios específicos. Aliás, eu desisti da guitarra exatamente por não ter paciência e disciplina para ficar cinco horas por dia executando exercícios enfadonhos de salto de cordas, sweep, tappings, etc...

O que se observa analisando os vídeos do Zappa que foram postados é sim um músico tecnicamente limitado. Independentemente do fato de várias das técnicas que eu citei não serem conhecidas à sua época (um ponto pertinente colocado pelo Cabeção, o qual comento mais à frente), a dinâmica do cara é nula. É possível fazer muita coisa apenas com palhetadas alternadas. Aliás, você pode observar o próprio John McLaughlin que você mesmo citou: o cara é muito melhor que o Zappa. Falam muito bem do Zappa como compositor. Eu não conheço a obra do cara, portanto, não posso opinar. Aliás, analisar a estrutura harmônica, rítmica e melódica de uma música é algo bem mais complicado do que olhar apenas a parte técnica e, para fazer uma análise minimamente razoável, vídeos não seriam suficientes, precisaríamos estudar as partituras das músicas mesmo. Zappa pode ter sido um grande compositor (não sei se foi). Mas não me parece ter sido um bom guitarrista, mesmo considerando os conhecimentos disponíveis na sua época...

Outro absurdo é quando citam o Hendrix como um bom guitarrista...em que mundo aquele cara sabia tocar guitarra?!

rapha... escreveu:O que eu mais prezo num instrumentista é algo que nem com séculos de aula e confinamento em conservatórios musicais a pessoa atinge, algo que poucos têm, e que é chamado de feelin'.


Concordo, isso eu acho que faz parte do talento inato da pessoa. Você pode ser um grande pianista enquanto intérprete, mas não vai se tornar um Mozart apenas com isso...

rapha... escreveu:Sim, é a capacidade nata de transpor sentimentos e emoções através do instrumento, e, a despeito da técnica utilizada, pelo o improviso e criatividade, fazer quem ouve, mesmo aquele que não sabe nada de teoria musical, vibrar e entrar em estado de ecstasy.

Essas técnicas todas que você citou (e que eu dei uma leve caçoada) só tem valor quando são empregadas com feeling.


Perceba, contudo, que a parte técnica é importante exatamente por permitir ao músico se expressar da forma que ele bem entender. Um músico tecnicamente limitado como intérprete pode até ter boas idéias como compositor, mas se não tiver um sólido background técnico, não vai conseguir executar algumas de suas idéias...

rapha... escreveu:Infelizmente nenhum dos guitarristas que você citou possui isso. Uma pena, realmente, pois são bons garotos e estudam bastante, mas não conseguem passar seus sentimentos através das seis cordas. Bom, ainda podem ganhar um dinheiro com a técnica aprendida semana passada.


Isso é relativo. Aliás, eu citei também o Stanley Jordan, que é praticamente uma unanimidade mesmo quando se fala de algo tão subjetivo quanto feeling. Dos músicos que eu citei, o único que eu acho que realmente não tem feeling algum é o Francesco Fareri...

user f. k. a. Cabeção escreveu:A questão aqui acho que nem é bem essa do feeling, afinal isso é subjetivo (apesar de quase tudo em arte o ser).

O Viper pode até falar que vê feeling nesses caras que ele gosta.

O erro todo nessa discussão se deve principalmente ao fato do Viper ter comparado exertos improvisados com exibições adestradas à exaustão, além, é claro, do anacronismo decorrente de comparar um guitarrista dos anos 60 e 70, época em que técnicas de tapping e sweep-picking em guitarra eram totalmente incipientes e experimentais, com guitarristas dos anos 90 e 2000, quando estas já estão mais do que populares e nos mais variados estilos (sendo inclusive popularizadas por muitos pupilos dele, como Steve Vai por exemplo).


De fato, este argumento é pertinente. Ignorem os comentários ignorantes que fiz a respeito deste ponto em particular... :emoticon16:

Aliás, eu nem sabia que o Zappa morreu há mais de treze anos...

user f. k. a. Cabeção escreveu:Além do que, a competência musical de Zappa extrapolava em muito qualquer habilidade guitarrística excepcional, o cara era um músico completo, com diversos trabalhos eruditos, jazzísticos e de avant-guard no currículo, compondo para todos os instrumentos uma centena de músicas e mais de 40 álbuns, tendo um trabalho de uma dimensão que dificilmente encontraria par no século XX, ainda mais sujeito a qualquer tipo de comparação com garotos que aprenderam algumas trucagens em guitarra e adoram exibi-las.


Como eu disse, realmente já ouvi falar bem do Zappa como compositor e não questionei em momento algum a capacidade dele como tal...

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Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Viper escreveu:A técnica de tapped harmonics é algo tão raro que, para dizer a verdade, eu só conheço um único guitarrista que a domina: Eddie Van Halen (aliás, este cara é o maior gênio inovador da guitarra em todos os tempos, tendo sido o criador de inúmeras técnicas de guitarra, entre elas os mencionados tapped harmonics e a própria técnica de tappings). Você pode ouvir esta técnica no início das músicas Women In Love e Mean Streets, por exemplo. Já ouvi dizer que o Frank Solari também domina esta técnica, mas ainda não o vi executando tapped harmonics em nenhuma ocasião...



Na verdade, a técnica de tapping, embora acredite-se que tenha sido usada por Paganini no violino, foi usada pela primeira vez em uma guitarra elétrica por Steve Hackett, guitarrista da banda Genesis, embora de forma discreta.

Antes de Van Hallen ainda se vêem usos dessas técnicas nos trabalhos do jazzista Allan Holdsworth, sendo esse o grande desenvolvedor do tapping.

Van Hallen é acima de tudo, o grande popularizador, mais do que inventor e desenvolvedor. É claro que isso não impede que os "especialistas" da MTV creditem a ele essa invenção...

Ah claro, também não dá para ignorar o trabalho de Emmet Chapman, o inventor do Chapman Stick, que desenvolvera previamente técnica análoga para o baixo, inclusive, com mais possibilidades, já que o instrumento por ele desenvolvido permite a execução do movimento com duas mãos.

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por rapha... »

Viper, você realmente parece gostar das técnicas e se importar com isso, já eu não dou muita bola para isso, atenho-me ao que o guitarrista toca e o que eu sinto enquanto ouço.

Em relação específica ao Kiko Loureiro, não sinto absolutamente nada quando ouço. Os solos dele são mortos e sem feelin', para mim.

Já quando ouço um cara como o que vem abaixo, é um orgasmo total:

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Nospheratu »

Kiko Loureiro = Fritação.

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por rapha... »

Viper, já compreendi que nós interpretamos a maneira de se tocar um instrumento de formas bem diferentes.

Só gostaria de saber mais uma única coisa de ti:

Para você, um músico só é "bom" se souber fazer essas piruetas?

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Mensagem por O ENCOSTO »

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Re: Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por O ENCOSTO »

rapha... escreveu:Viper, já compreendi que nós interpretamos a maneira de se tocar um instrumento de formas bem diferentes.

Só gostaria de saber mais uma única coisa de ti:

Para você, um músico só é "bom" se souber fazer essas piruetas?


Outro dia ele abriu um tópico falando que o melhor time de Basketball é o Harlem Globetrotters.
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Re: Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Samael »

Viper escreveu:
Snake escreveu:O Mike Portnoy é muito bom, mas existem vários bateristas melhores. Além do Tony Royster Jr. tem o John Bonham (Led Zeppelin)


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Snake escreveu:Neil Peart (Rush)


Isso é verdade, o Peart (ainda) é melhor que o Portnoy...

Snake escreveu:Keith Moon (The Who)


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Por mais que eu odeie DT, puta merda, vc tá certíssimo. O Keith Moon é um "hero", mas isso não faz dele um baterista habilidoso como o Portnoy...

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Re: Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Nospheratu »

Harlem Globetrotters.


Quem ???

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Re: Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Nospheratu »

Samael escreveu:
Viper escreveu:
Snake escreveu:O Mike Portnoy é muito bom, mas existem vários bateristas melhores. Além do Tony Royster Jr. tem o John Bonham (Led Zeppelin)


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Snake escreveu:Neil Peart (Rush)


Isso é verdade, o Peart (ainda) é melhor que o Portnoy...

Snake escreveu:Keith Moon (The Who)


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Por mais que eu odeie DT, puta merda, vc tá certíssimo. O Keith Moon é um "hero", mas isso não faz dele um baterista habilidoso como o Portnoy...


Por quê odeias DT, Samael ?

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Samael »

Porque é um chato, porque é artificial, porque LaBrie tem um vocal irritante e porque me dá sono.

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Nospheratu »

LaBrie canta feito uma galinha leprosa porque teve a voz danificada por uma infecção há uns anos atrás, porém tem uma carreira solo bacana e consistente, com excelentes músicos.
Mike Portnoy é um incrível baterista, e sim, existem melhores, mas ninguém nega que o cara é bom.
John Petrucci é um guitarrista filhodaputamente bom,sua participação no G3 do ano passado foi absurda,o cara segurou tudo direitinho.
John Myung,apesar de ser chato pra caralho,é um baixista bastante habilidoso, isso também pouca gente nega.
Por último, Jordan Rudess é um tecladista considerável, embora eu não o ache isso tuuudo não.

DT é legal, pô :emoticon1:



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Hugo
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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Hugo »

Valeu, Azathoth, estava procurando algo do Necrophagist há um tempão e me esqueci completamente do YouTube.

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Re.: Victor Wooten!!!

Mensagem por Azathoth »

Pegue o álbum Onset Of Putrefaction e não se incomode em ouvir o sucessor.
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Trancado