O cerco aos emos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
spink
Gênero: Masculino
Contato:

O cerco aos emos

Mensagem por spink »

ISTOÉ Online

Tribos

O cerco aos emos

Eles pintam os olhos e curtem rock
sentimental, mas costumam ser
alvos de chacota e até agressão

Por Marina Caruso

Donos de um visual peculiar –
roupas pretas, franja, olhos
pintados e acessórios fluorescentes –, os emos são a mais nova tribo em expansão entre os jovens de 11 a 25 anos. Seus membros não têm o menor temor de expressar seus sentimentos e até chorar. São fãs de um rock chamado emotional hardcore, ou emocore, um heavy metal mais romântico e melódico. Por isso, a expressão emo de emoção. O injustificável é que o estilo dessa turma vem produzindo chacota e gerando atitudes intolerantes e até agressivas de outras tribos. Em São Paulo, na Galeria do Rock, antigo reduto de punks e metaleiros, os lojistas protestam contra a presença de membros do grupo. “É vergonhoso um lugar como este se tornar reduto de pivetes emotivos”, resmunga um vendedor. Em outra vitrine, um cartaz anuncia: “Proibido estacionar emos e emas.”

Para os adeptos, a reação se deve ao desconhecimento. “Nos chamam de homossexuais porque pintamos os olhos. Não sou gay, embora não tenha nada contra”, explica Henrique Nascimento, 17 anos, que se classifica como um “metrossexual extra-assumido”. Por questão de segurança, ele e mais 30 emos vão em bando à galeria. Uma das poucas meninas do grupo, Priscila Souza Lima, 15 anos, acha que a perseguição se deve à intolerância. “Tem muita gente que faz pose e nem conhece o emocore. Por isso não nos levam a sério”, diz. O estilo musical da tribo nasceu em Washington (EUA), nos anos 80, com bandas como Embrace e Rites of Spring. Segundo o vocalista do Sepultura, Derrick Green, se diferenciava do hardcore pelas letras. “Eram músicas pesadas, que discorriam sobre sentimentos românticos”, explica.

Hoje, a febre é acompanhada por debate e tensão. “Os emos são bebês chorões. Quando crescerem, morrerão de vergonha de ter se vestido assim”, declarou recentemente na MTV o apresentador João Gordo. “Tenho medo de dizer que sou emo e apanhar de um skinhead”, confessa um deles. A preocupação se justifica. Em abril, um jovem de 22 anos foi esfaqueado por carecas próximo a outro reduto paulistano, o Bar Du Bocage. Há quem diga que o motivo da agressão foi vingança, já que a vítima havia pertencido a uma gangue de skinheads antes de se converter ao emocore. Um absurdo, mas o bastante para deixar os emos cautelosos.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

spink
Contato:

Mensagem por spink »

“Proibido estacionar emos e emas.”

Trocadilho idiota.

“Os emos são bebês chorões. Quando crescerem, morrerão de vergonha de ter se vestido assim”

Como grande parte dos que ouvem heavy metal envergonham-se ao passar dos 25 ou 30.
Editado pela última vez por spink em 30 Mai 2006, 20:35, em um total de 1 vez.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

São fãs de um rock chamado emotional hardcore, ou emocore, um heavy metal mais romântico e melódico.

:emoticon266:

Hugo

Re.: O cerco aos emos

Mensagem por Hugo »

Pra mim esse pessoal que se define apenas como parte de um grupo é um bando de idiotas. Emos, góticos, punks, todos eles.

Eu sou eu, não um estereótipo.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Re.: O cerco aos emos

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Kramer escreveu:Pra mim esse pessoal que se define apenas como parte de um grupo é um bando de idiotas. Emos, góticos, punks, todos eles.

Eu sou eu, não um estereótipo.

Todo mundo aos quinze anos é idiota. E geralmente anda em bandos.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

[quote="user f.k.a. Cabeção"]
Depende do que você chama de idiota, e depende também de qual década você está falando.

Com relação à maioria andar em bandos, eu até dou um desconto: nesta época, muito do tempo é passado nas escolas, nas quais as turmas são fixas, meio que juntando esses jovens. Além disso, nessa fase dois anos de idade para mais ou para menos faz muita diferença, de forma a eles se concentrarem em gente da mesma idade que, "coicidentemente"... é a idade de toda a sala de aula (com muito pequenas variações).
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Nospheratu

Mensagem por Nospheratu »

Ah,os emos,os atuais "odiados do Rock" .

Não gosto de algumas pessoas dessa "tribo",mas não parto para a agressão,só no caso da agressão verbal,que faço por pura zoação.
Em geral,há dois motivos para o ódio alheio em relação á eles,sendo o primeiro em relação á esse fato de serem afeminados e parecerem gays em alguns casos,e segundo porque virou moda graças a MTV e á outros veículos.
Para ser sincero,eu não gosto desse pessoal apenas porque 99% dos representantes que eu conheço são metidos á riquinhos,frescos,imaturos e imbecilizados,só isso.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

A melhor solução é o PT colocar em seu programa de governo que ser emofóbico é crime.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

E vamos todos à Parada do Orgulho Emotivo!

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

rapha... escreveu:A melhor solução é o PT colocar em seu programa de governo que ser emofóbico é crime.

Trocadinho engraçadilho. :emoticon12:
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

o anátema

Mensagem por o anátema »

eu nem sabia o que era "EMO", só conhecia ENO, antiácido... e ELO, Electric Light Orchestra...
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Hugo

Mensagem por Hugo »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Todo mundo aos quinze anos é idiota.

Estou trabalhando nisso. :emoticon8:

Washington

Mensagem por Washington »

Kramer escreveu:

No fururo verás que a sentença é verdadeira quando lembrar do tanto de mulher que poderias ter pegado e não pegou, quando tinha 15, 16 e por aí.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

carlos escreveu:
“Os emos são bebês chorões. Quando crescerem, morrerão de vergonha de ter se vestido assim”

Como grande parte dos que ouvem heavy metal envergonham-se ao passar dos 25 ou 30.

Acho que não, pode ser que a pessoa deixe de gostar de ouvir heavy, mas dificilmente vai se envergonhar. A não ser que seja que nem um cara sobre o qual o Dante falou, que foi pego em seu quarto dando grunhidos e arranhando as paredes! :emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tranca

Mensagem por Tranca »

Eu quase dei um peteleco em um guri emo enquanto estava em uma fila da praça de alimentação no shopping, sábado passado, para ver se ele criava vergonha na cara e tirava a porra da franja do olho.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Tranca

Mensagem por Tranca »

Flavio Costa escreveu:
carlos escreveu:

Acho que não, pode ser que a pessoa deixe de gostar de ouvir heavy, mas dificilmente vai se envergonhar. A não ser que seja que nem um cara sobre o qual o Dante falou, que foi pego em seu quarto dando grunhidos e arranhando as paredes! :emoticon12:

Fui eu quem disse isso.

Eu conheci o "ser".
:emoticon16:

PS - entrei na casa dos 30 e continuo adorando rock, heavy metal, progressivo, hard-rock dos anos 70 e mais uma paulada de sons.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Tranca-Ruas escreveu:Fui eu quem disse isso.

Eu conheci o "ser".

Valeu por lembrar, foi muito engraçado! :emoticon13:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tranca

Mensagem por Tranca »

rapha... escreveu:A melhor solução é o PT colocar em seu programa de governo que ser emofóbico é crime.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Flavio Costa escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Fui eu quem disse isso.

Eu conheci o "ser".

Valeu por lembrar, foi muito engraçado! :emoticon13:

Imagino o que o próprio "ser" deve pensar hoje sobre isso, agora que está casado, tem filhos e sua família é "cristã". :emoticon16:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Washington escreveu:
Kramer escreveu:

No fururo verás que a sentença é verdadeira quando lembrar do tanto de mulher que poderias ter pegado e não pegou, quando tinha 15, 16 e por aí.

Indeed.

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Dante, the Wicked escreveu:

Trocadinho engraçadilho. :emoticon12:

Muito bom! :emoticon12:

Viper

Mensagem por Viper »

carlos escreveu:

Não tinha visto este tópico...o Samael é que me avisou lá no tópico do Karasu que já tinham postado esse lixo de reportagem aqui no RV...

Agora, curiosa essa tua afirmação. Me diz aí, carlos, qual é a fonte da tua informação?! Eu não conheço nenhum metaleiro que tenha deixado de gostar de Metal e muito menos pessoas que tenham vergonha (?!?!?!?!) do estilo. Também nunca li nada parecido com isso. Tu deves estar mais bem informado que eu a respeito da cena, então, fico no aguardo das tuas fontes...

Tranca-Ruas escreveu:Eu quase dei um peteleco em um guri emo enquanto estava em uma fila da praça de alimentação no shopping, sábado passado, para ver se ele criava vergonha na cara e tirava a porra da franja do olho.

Porra...eu nunca tinha ouvido falar a respeito dessa frescurada de emo...

Se bem que se você for ver...aquelas bandas de Hard Hock Glam dos anos 80 também eram cheias de músicos com uma aparência totalmente aviadada... :emoticon12:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Viper escreveu:Porra...eu nunca tinha ouvido falar a respeito dessa frescurada de emo...

Saudações, Viper!

Aqui em minha cidade, essa pivetada emo(tiva) brota dos bueiros! Nunca ví tanto mocorongo junto desde a febre grunge que assolou o início dos anos 90, com manés vestindo camisas de flanela e roupas pesadas de mendigo americano em pleno verão brasileiro. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

[Nota: Algumas bandas até que tinham seu valor e nada contra camisas de flanela. Já usei também. No inverno...]

Voltando aos emos e emas, não sei se rio ou se zango (porquê chorar é coisa de viado e de emo, que também devem ser todos viados) quando vejo caminhando pela rua aquela pá de molecada de preto, maquiada, cabelo na cara e carinha de triste, as menininhas do memso tipo... ARGH! Tão ridículos quanto eram aqueles góticos tupiniquins que vestiam sobretudos pretos no nosso verão tropical... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Cada moda...

Viper escreveu:Se bem que se você for ver...aquelas bandas de Hard Hock Glam dos anos 80 também eram cheias de músicos com uma aparência totalmente aviadada...

99% eram puro lixo. Os outros 1% eram lixo misturado com alguma coisa pior.

E todos viados. :emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Viper escreveu: Eu não conheço nenhum metaleiro que tenha deixado de gostar de Metal e muito menos pessoas que tenham vergonha

Eu falei grande parte. :emoticon16:
Tudo bem, vergonha foi um exagero, mas existem figuras ridículas nesse meio.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Eu acho que os metaleiros são menos modistas do que esses emos devem ser. Acredito que boa parte deles goste do estilo por questões musicais.

Tanto é que se vê metaleiros ouvindo bandas antigas (de mais de vinte anos). E nem todo metaleiro é um cara fantasiado com correntes e camisetas pretas.

Andei vendo esses emos no Orkut, parecem aqueles góticos dos anos 80. Devem estar relacionados a alguma moda americana que rapidamente se extingüirá quando for considerado comum.

Ou então é uma conspiração soviética, como os punks.

Trancado