Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista”

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Capitão América

Mensagem por Capitão América »

por Gabriel Castro em 17 de março de 2006

Resumo: A senadora teria muito a explicar, fosse este um país sério. Como não é, ela prefere calar-se. E fica tudo por isso mesmo.

© 2006 MidiaSemMascara.org

Em outubro, o país vai mais uma vez escolher seu presidente. Os pré-candidatos já fazem o possível para ter o máximo de exposição. Obviamente, há coisas que eles nunca contariam. Acostume-se com isto: nenhum político é confiável.

Há algumas semanas, o PSOL apresentou-se oficialmente à comunidade da UnB. Fiz a cobertura do evento (http://cacom.blogspot.com/2006/01/psol-na-unb.html), junto com os estudantes Marco Prates e Vitor Freire. Consegui falar com a senadora Heloísa Helena. Ela não quis conversar na hora, mas passou-me o número de seu celular. Liguei para a senadora e acertei uma entrevista com ela: eu enviaria as perguntas por e-mail. A equipe do Blog do CACOM discutiu a respeito e, então, enviamos as perguntas: uma sobre o PT, duas sobre a universidade pública e uma sobre a posição ideológica do PSOL. A quinta pergunta, a última, era a seguinte:

“A senhora e seus companheiros de partido têm sido criticados por serem colegas de Achille Lollo, que foi condenado por assassinato naItália. Até onde é possível separar a vida pessoal da militância política de cada um, na opinião da senhora ?”

Imagem
Lollo hoje

Achille Lollo é italiano. Em 1973, seu país vivia os Anos de Chumbo e ele militava no Partido Operário. Num episódio que chocou a Itália, Lollo e dois companheiros de partido jogaram 5 litros de gasolina por baixo das entradas do pequeno apartamento onde Mario Mattei, sua mulher e seus seis filhos moravam na rua Bibbiena, no bairro operário de Primavalle em Roma. E atearam fogo. Mattei trabalhava como gari e era secretario da seção do MSI (Movimento Social Italiano, de direita) no bairro. O casal conseguiu escapar, junto com quatro filhos. Mas Virgilio, de oito anos, não conseguiu sair de seu quarto. Seu irmão Stefano, 14 anos mais velho, tentou salvá-lo. Ambos morreram queimados.

Imagem
A casa de Mattei após o incêndio

Imagem
O filho mais velho de Mattei, durante o incêncio, ainda vivo

O atentado ficou conhecido como Rogo di Primavalle (incêndio de Primavalle). Em 1987, Achille Lollo e dois companheiros de partido foram julgados e condenados a 18 anos de prisão. Porém, Lollo fugiu da Itália para, anos depois, reaparecer no Brasil. Em 1993, o governo brasileiro se negou a extraditá-lo e ele vive até hoje no país. Em 2004, Achille participou, junto de Heloísa Helena, da fundação do PSOL, partido do qual é um dos principais ideólogos. Não há notícia de que algum dirigente da legenda se incomode com sua militância. A senadora critica o presidente Lula por ser aliado de José Dirceu. Nada mais justo do que perguntar a ela sobre sua cooperação com Achille Lollo.

Imagem
Lollo, na época do atentado

Mas seus assessores não pensam da mesma forma: depois de muitas tentativas, consegui ser respondido. Não da forma que esperávamos:

“Este jornal é realmente da UNB? E você é o editor?O publico alvo desde jornal são estudantes, funcionários e professores?Agora o seu público conhece o Achilles, e que ele tem haver com a Senadora?O seu Público sabe quem é Olavo de Carvalho?Assim fica difícil agente fazer alguma coisa”. (os erros de escrita originários da Assessoria da senadora foram mantidos)

Olavo de Carvalho é articulista de alguns jornais de grande circulação. Ele critica pesadamente a senadora e seu partido, inclusive por causa da aliança com Achille Lollo. Mas eu não citei Olavo de Carvalho na entrevista e ninguém precisa concordar com ele para exigir respostas da senadora: uma breve pesquisa na Internet basta para se encontrar informações sobre o caso Mario Mattei.

Então, respondi à Assessoria:

“Certamente a maioria do meu público não conhece o senhor Achille e isto é até um fator que reforça a importância desta pergunta; a senadora é presidente do partido e candidata à Presidência daRepública; Achille Lollo é não só colega de partido, como foi co-fundador e parceiro militante da senadora. Sem dúvida a relação existe.”
(...)
“Não sei se, por sermos estudantes e por escrevermos para um jornal vinculado ao Centro Acadêmico (embora nem eu nem a maioria dos repórteres sejamos membros do CA), os senhores esperavam que fôssemos apenas elogiar a senadora e deixá-la discursar, algo que de fato ela faz bem. Mas definitivamente, não é o tipo de proposta que nós buscamos.”
(...)
“Não vou retirar esta pergunta e continuo esperando que a senadora cumpra o combinado e mande as respostas. Mas se a incomoda a pergunta 5, não precisa responder. Tenho certeza de que ela sabe que este tipo de incômodo é apenas um indício de que vivemos numa democracia, e que mal seria se isso nunca acontecesse”

Esta mensagem não foi respondida. A equipe do Blog decidiu, então, esperar mais uma semana pelas respostas da entrevista. Eu enviei uma mensagem ao e-mail da senadora para informá-la do prazo. Escrevi:

“(...) aviso que (...) vamos colocar no ar a matéria, com ou sem as respostas. Não é uma ameaça, é só um aviso.”

Desta vez, a própria senadora respondeu. E pôs em dúvida sua capacidade de interpretação: ela entendeu pelo contrário o que eu disse. E, claro, não perdeu a oportunidade de usar seu discurso de perseguida:

“(...) Ameaça?? Acha V.Sa. que eu tenho medo de alguma coisa??? Passei a vida como sobrevivente tendo que engolir meus próprios medos, entendeu???”

Ainda respondi, explicando o mal-entendido. Mas completou-se o prazo que estipulamos e a senadora (e sua Assessoria) nada mais disseram. As respostas da entrevista não chegaram. Conforme o nosso compromisso, estamos publicando este esclarecimento.

Por que será que a senadora, propagadora tão insistente da ética e da transparência, não se sentiu à vontade para responder à pergunta sobre Achille Lollo? Fosse esta uma acusação falsa e sem sentido, com certeza ela não se preocuparia em responder. Mas preferiu se esquivar. Achille matou duas pessoas e foi condenado a 18 anos de prisão. Isso são fatos, não são produtos da opinião do Blog. Que tipo de pessoa não se incomodaria ao ser acusado de aliar-se a um assassino de crianças? A senadora Heloísa Helena, ao omitir-se, dá-nos o direito de fazer todo o tipo de suposição (inclusive as mais graves. Principalmente, aliás).

Em 2003, o crime de Achille Lollo completou 30 anos e, pelas leis italianas, prescreveu (sua pena deixou de ter efeito). Entretanto, familiares das vitimas e grupos políticos italianos recolheram assinaturas e pressionaram a Justiça, que no ano passado declarou inválida a prescrição do crime. Ou seja: Lollo ainda tem uma pena de 18 anos para cumprir na Itália. Contudo, continua livre no Brasil (a leniência da Justiça brasileira não é novidade. Vide o caso Ronald Biggs).

Imagem
O abaixo-assinado

Heloísa Helena vai se candidatar à Presidência da República. Tomara que seja mais transparente na campanha do que demonstrou ser conosco. Para mim, já não há dúvidas: quando um entrevistado foge e não responde a uma pergunta, sem querer ele diz muito mais do que se houvesse respondido.

Até o fechamento desta matéria, a senadora não enviou as respostas.

Nota: Na matéria "Heloísa Helena: 'Meu amigo terrorista'", as aspas sobre a expressão "meu amigo terrorista" não significam palavras da senadora. É um recurso utilizado pelo repórter para expressar ironia.

Links relacionados:

Cronologia do caso Mattei Fratelli (página em italiano):

http://redazione.romaone.it/4Daction/We ... 379&doc=si

Páginas cobrando Justiça para os assassinos dos irmãos Mattei (em italiano) :

http://www.azionegiovani.org/modules.ph ... cle&sid=35

http://www.lisistrata.com/2005politicai ... itanti.htm

Relato do ataque à casa dos Mattei (em português):

http://www.italiamiga.com.br/noticias/a ... 30_ann.htm

Um dos artigos de Achille Lollo no site oficial do PSOL:

http://www.psol.org.br/portal/index.php ... &Itemid=27

Artigo de Achille Lollo no site do PSOL de São Paulo:

http://www.psolsp.org/?id=548&PHPSESSID ... 23d4fa4a43

Publicado pelo Blog informativo do Centro Acadêmico de Comunicação da Universidade de Brasília.

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=4692
Editado pela última vez por Capitão América em 03 Jun 2006, 16:13, em um total de 1 vez.
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Hugo

Re.: Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista”

Mensagem por Hugo »

Ah...

A esquerda é criminosa

Generalização apressada.

Capitão América

Não, não é apressada. É uma conclusão feita após muita observação e estudo de pensamentos e atos esquerdistas.
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Eu sou um criminoso? Prove.
Imagem

Hugo

Re: Re.: Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista”

Mensagem por Hugo »

Azathoth escreveu:Eu sou um criminoso? Prove.

Alguém com o nick de uma malévola criatura lovecraftiniana só pode ser um criminoso! :emoticon2:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Ele não é malévolo, é amoral.
Imagem

Hugo

Mensagem por Hugo »

Relativismo moral é coisa de esquerdista criminoso! :emoticon2:

EDIT: Eu estou brincando, gente. Por favor, não levem isso a sério.

Capitão América

Azathoth escreveu:Eu sou um criminoso? Prove.

Nega sua cumplicidade?
[]'s

Imagem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Falácia de pergunta complexa.
Imagem

Capitão América

Azathoth escreveu:Falácia de pergunta complexa.

II. The assumption or presupposition to a complex question can only be known from the context. Not all cases where something not generally granted is assumed are fallacious because not all such passages involve arguments.

1. E.g., a prosecutor demands from a defendant, "Did you commit the murder before or after you bought the soft drink?"

No argument is being given, so no fallacy occurs. Obviously, the whole sense of the question changes if the prosecutor is asking the question just after the defendant confessed to the murder.

Portanto, favor responder.
[]'s

Imagem

Conan

Mensagem por Conan »

Kramer escreveu:Ah...

A esquerda é criminosa

Generalização apressada.

Corta a mao esquerda Capitao, antes que seja tarde...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Você pressupõe que o "esquerdismo" é criminoso. Se eu responder "não" a sua pergunta, significa que eu sou conivente com ações criminosas. Se eu responder "sim", significa que eu nego fazer parte de um movimento criminoso da qual eu alegadamente faço parte.
Imagem

Conan

Mensagem por Conan »

O pensamento anti-esquerdista primário (tal como o pensamento antidireitista troll) é absolutista... e baseado em muito Saké...

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista&#82

Mensagem por Fernando Silva »

Criminosos comuns são presos e desprezados, mas terroristas têm uma "causa". Não importa as barbaridades que cometam, são perdoados pelas esquerdas se sua "causa" for baseada na ideologia comunista.

Fidel Castro pode matar quantos opositores ele quiser que sempre haverá idiotas para defendê-lo. Afinal de contas, ele é o "herói que se opõe ao imperialismo americano".

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Re.: Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista&

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Fernando Silva escreveu:Criminosos comuns são presos e desprezados, mas terroristas têm uma "causa". Não importa as barbaridades que cometam, são perdoados pelas esquerdas se sua "causa" for baseada na ideologia comunista.

Fidel Castro pode matar quantos opositores ele quiser que sempre haverá idiotas para defendê-lo. Afinal de contas, ele é o "herói que se opõe ao imperialismo americano".

É interessante.

Para essa raça, se o Fidel Castro mandar algum opositor para "el paredón", ele estará defendendo o regime.

Se George W. Bush autorizar o grampo no telefone de quem tem ligações suspeitas com organizações terroristas, ele é um tirano .
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Washington

Mensagem por Washington »

Fernando Silva escreveu:Criminosos comuns são presos e desprezados, mas terroristas têm uma "causa". Não importa as barbaridades que cometam, são perdoados pelas esquerdas se sua "causa" for baseada na ideologia comunista.

O comparsa dele, o tal de "che", virou ícone pop.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Washington escreveu:O comparsa dele, o tal de "che", virou ícone pop.

O Che Guevara era um idealista idiota que tentou fazer revoluções comunistas no país dos outros e acabou fuzilado.
Acho que Fidel Castro já o teria mandado para o paredón, assim como fez com muitos outros companheiros de revolução, se não tivesse morrido antes.

Suspeito que Che não teria concordado com aquilo em que a revolução cubana se tornou, ou seja, uma ditadura.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Fernando Silva escreveu:O Che Guevara era um idealista idiota que tentou fazer revoluções comunistas no país dos outros e acabou fuzilado.
Acho que Fidel Castro já o teria mandado para o paredón, assim como fez com muitos outros companheiros de revolução, se não tivesse morrido antes.

Suspeito que Che não teria concordado com aquilo em que a revolução cubana se tornou, ou seja, uma ditadura.

Se eu não me engano, Che era um dos que mais apoiava as execuções sumárias do regime castrista.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Kramer escreveu:Se eu não me engano, Che era um dos que mais apoiava as execuções sumárias do regime castrista.

A pesquisar. Mas foi ele quem disse: "Cada um de meus homens deve ser uma máquina fria e eficiente de matar".

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

É interessante.

Para essa raça, se o Fidel Castro mandar algum opositor para "el paredón", ele estará defendendo o regime.

Se George W. Bush autorizar o grampo no telefone de quem tem ligações suspeitas com organizações terroristas, ele é um tirano .

Particularmente, acho que ambos sejam criminosos, mas isso não vem ao caso...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Lollo é um criminoso. E, como tal, deveria ser punido.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
É interessante.

Interessante é ver esses projetos-de-comunistas, que não viveram os anos mais difíceis do regime militar (nem eu vivi) encherem a boca para falar da terrível ditadura militar no Brasil, ao mesmo tempo em que idolatram Fidel. Os cubanos é que são felizes, certo? Pimenta nos olhos dos outros...

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Samael escreveu:Lollo é um criminoso. E, como tal, deveria ser punido.

Só para completar sua frase, Sama, ele deveria ser SEVERAMENTE punido. O crime bárbaro que cometeu não tem perdão e não pode ser esquecido. Eu não conhecia o caso e fico imaginando se esse cara consegue dormir à noite. Eu não conseguiria...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Samael escreveu:Lollo é um criminoso. E, como tal, deveria ser punido.

Só para completar sua frase, Sama, ele deveria ser SEVERAMENTE punido. O crime bárbaro que cometeu não tem perdão e não pode ser esquecido. Eu não conhecia o caso e fico imaginando se esse cara consegue dormir à noite. Eu não conseguiria...

- Onde eu assino???
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

teresão

Mensagem por teresão »

Você, Capitão América escreveu isso:
" “(...) aviso que (...) vamos colocar no ar a matéria, com ou sem as respostas. Não é uma ameaça, é só um aviso.”

Desta vez, a própria senadora respondeu. E pôs em dúvida sua capacidade de interpretação: ela entendeu pelo contrário o que eu disse. E, claro, não perdeu a oportunidade de usar seu discurso de perseguida:

“(...) Ameaça?? Acha V.Sa. que eu tenho medo de alguma coisa??? Passei a vida como sobrevivente tendo que engolir meus próprios medos, entendeu???”

Ainda respondi, explicando o mal-entendido. Mas completou-se o prazo que estipulamos e a senadora (e sua Assessoria) nada mais disseram."
meu comentário é o seguinte: ela entendeu que você disse que não era uma ameaça. mas ela queria conversar outra coisa, conversar que ela é corajosa e perseguida, talvez pra você votar nela. Realmente eu acho que ela entendeu, mas não quis conversar da forma que você desejava, ela falou o que ela queria. Todo mundo é assim, às vezes eu digo: eu gosto de cachorro. Aí a pessoa diz: meu passarinho tá com fome. Isso não significa que a pessoa achou que eu gostasse de passarinho, mas um animal de estimação fez ela lembrar de outro e ela me respondeu o que era mais importante pra ela. pra mi seria importante que ela me dissesse ou eu também ou meus parabéns.

Trancado