O que te faz crescer intelectualmente?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Analisando sua vida quais são as ações que mais o desenvolvem intelectualmente e como elas se relacionam entre si?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: O que te faz crescer intelectualmente?

Mensagem por Lúcifer »

Livros, convívio social com pessoas interessantes e conversas interessantes com pessoas inteligentes.
E troca de idéias com o pessoal do RV que reúne os melhores do Brasil e de Portugal. (puta puxação de saco. Mas que é verdade, isso é) :emoticon7: :emoticon7:
Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Ócio, leitura e debates, basicamente.

O ReV foi (e ainda é) uma ferramenta essencial nessa questão. Aqui eu conheci algumas das muitas pessoas com quem vale a pena trocar alguma idéia séria sobre qualquer assunto.

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Imagem

ImagemImagem

Imagem
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Ler bons livros, participar de debates com pessoas com bom nível sócio-cultural como o Samael e o Cabeção (logicamente não são apenas estes dois, mas faço questão de citá-los nominalmente por achar que eles merecem essa menção especial), procurar me isolar ao máximo da gigantesca decadência cultural que assola o Brasil (a menos que seja para clamar para que seja contida) e, quando viável, inserir-me fisicamente em um ambiente culturalmente muito mais desenvolvido do que o brasileiro (leia-se: fazer viagens para a Argentina).
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

heilel ben-shachar

Mensagem por heilel ben-shachar »

Literatura brasileira, História, Filosofia e viajar para a Itália aos finais de ano e entrar em contato com as tradições dos meus (muitos) parentes do lado de lá.

o pensador

Mensagem por o pensador »

Eu dedico boa parte do meu tempo à leitura e à reflexâo.Além disto o rev e alguns outros fóruns de debate me influenciaram muito e me auxiliaram em meu crescimento..

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

o pensador escreveu:Eu dedico boa parte do meu tempo à leitura e à reflexâo.Além disto o rev e alguns outros fóruns de debate me influenciaram muito e me auxiliaram em meu crescimento..

Isto te ajudaria bastante:

Imagem

Imagem
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Acauan
Moderador

Re: O que te faz crescer intelectualmente?

Mensagem por Acauan »

Res Cogitans escreveu:O que te faz crescer intelectualmente?

A cada nova coisa aprendida, identificar e revisar, no que sabia antes, aquilo que o novo saber exige que seja posto em uma nova perspectiva.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Imagem

Essencial para uma boa reflexão.

Ps: Guilherme, valeu a menção. :emoticon4:

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

Leitura, leitura, leitura, reflexão, debates, leitura e reflexão.
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Samael escreveu:Ps: Guilherme, valeu a menção. :emoticon4:

You deserve it.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Além de tudo o que já foi mencionado (principalmente leitura reflexão e debates) alguns trabalhos que tive que fazer para a universidade e a realização de alguns projectos.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Bem, acho que já aprendi o que preciso para ser um tremendo burocrata insensível durante décadas de escola e faculdade. Agora preciso realmente crescer intelectualmente de outras formas, ou seja, como ser humano.
" ...I'm running to stand still... "

Tranca

Mensagem por Tranca »

Quase tudo o que foi dito acima procede.

No mais, basta-se ir a um centro espírita receber mensagens que ajudarão na evolução interior e participar de cultos neopentecostais que tenham o poder de dar um jeito na parte sentimental e financeira da vida.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Bom, creio que tudo já foi dito aqui, inclusive sobre como o RéV ajudou-me bastante a conhecer um universo de coisas que eu não conhecia. Esqueceram de mencionar que é interessante também, quando há os encontros do fórum. Pelo menos os daqui de Brasília, foram muito proveitosos. E Claro, a cada dia aprendendo mais, como já dizia o filósofo: "Tudo o que sei, é que nada sei".
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Este foro virtual.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Televisão aberta, predominantemente no período da tarde.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Educação formal: Não devo muita coisa a educação formal, mesmo a faculdade não é exatamente um espaço onde eu encontre muita coisa que me faça crescer.

Amigos: Embora eu tenha amigos inteligentes sou mais que os faço crescer do que o contrário.

Fóruns: Os fóruns desenvolveram um papel importante do meu crescimento. Ao querer refutar pessoas, acabo me aperfeiçoando em vários assuntos e conhecendo outros tantos, além de exercitar minha argumentação.

Leitura: aqui é o pilar fundamental. Gasto um dinheiro razoável com livros e sou sócio de várias bibliotecas. Por causa do trabalho e da faculdade meu tempo para leitura ficou bem reduzido, mas ainda assim procuro ler sempre que posso.
Ultimamente tenho pego livros de nível superior de disciplinas como Sociologia, Psicologia e Psicologia Social e achei muito proveitoso.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Sketch

Mensagem por Sketch »

Os Comics de Frank Miller.

Os livros de Edgar Allan Poe, Philip K. Dick, Dawkins

Comida Rica em ferro e vitaminas...

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Principalmente o aproveitando meu ambiente de trabalho e amigos, geralmente ligados a este ambiente.

Livros como já disseram anteriormente

Participação no RV e outros fóruns tb.

Uma das coisas que mais teve importância para que eu exergasse diversos temas sob diferentes óticas foi a conversa e convivência com pessoas de diferentes locais do Brasil e do mundo, diferentes classes social e economica, etnias, etc. Com certeza um dos fatores que pavimentou as bases de meu desenvolvimento intelectual.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Snake

Re: Re.: O que te faz crescer intelectualmente?

Mensagem por Snake »

Sketch escreveu:Os Comics de Frank Miller.

Como as HQs de Frank Miller te fazem crescer intelectualmente? O que elas têm de intelectual?

Sketch

Mensagem por Sketch »

Snake escreveu:
Sketch escreveu:Os Comics de Frank Miller.

Como as HQs de Frank Miller te fazem crescer intelectualmente? O que elas têm de intelectual?

Pureza, honestidade e excelente arte.

Sketch

Mensagem por Sketch »

RCAdeBH escreveu:Bem, acho que já aprendi o que preciso para ser um tremendo burocrata insensível durante décadas de escola e faculdade. Agora preciso realmente crescer intelectualmente de outras formas, ou seja, como ser humano.

Muitos acham que crescer intelectualmente é só ler, refletir e depois ler outra vez e refletir novamente. Mas é também tentar criar algo diferente... fugir um pouco do que outros disseram.

zencem

Mensagem por zencem »

O pensamento crítico, que nada mais é do que descontentamento, espírito contestador e mente aberta para a razão.

A alienação está no ventre da mentira.

Trancado