A origem da humanidade - Por Kardec (O Karduco)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

A origem da humanidade - Por Kardec (O Karduco)

Mensagem por O ENCOSTO »

Página 68
O homem surgiu em muitos pontos do globo?
"Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram."

Comentário:

Não houve fusão de espécies no caso humano (e nem eu conheço nenhum caso assim, salvo em endossimbiose de organismos unicelulares). E a origem das diversas raças humanas difere do que é exposto acima.

http://paginas.terra.com.br/educacao/cr ... ardec2.htm

PS: O site "Criticando Kardec" é mantido por um Espirita.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Re.: A origem da humanidade - Por Kardec (O Karduco)

Mensagem por O ENCOSTO »

Astronomia. Mesma fonte;

Página 69
São habitados todos os globos que se movem no espaço?
"Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se têm por espíritos muito fortes e que imaginam pertencer a este pequenino globo o privilégio de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que só para eles criou Deus o Universo."

Vejam: "Todos os globos são habitados"! Esse é o grande problema, e o claro erro, desse trecho.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

RCAdeBH

Re: A origem da humanidade - Por Kardec (O Karduco)

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:
Página 68
"Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram."

Comentário:

Não houve fusão de espécies no caso humano (e nem eu conheço nenhum caso assim, salvo em endossimbiose de organismos unicelulares). E a origem das diversas raças humanas difere do que é exposto acima.

Então explique, "MESTRE", como se originou a diversidade de raças da humanidade. Se não houve e não há fuzão de raças,
me explique as belas mulatas brasileiras.

RCAdeBH

Re: Re.: A origem da humanidade - Por Kardec (O Karduco)

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:Astronomia. Mesma fonte;

Página 69
"Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se têm por espíritos muito fortes e que imaginam pertencer a este pequenino globo o privilégio de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que só para eles criou Deus o Universo."

Vejam: "Todos os globos são habitados"! Esse é o grande problema, e o claro erro, desse trecho.

Aff... Depois ainda reclama quando te chamam de idiota...

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Página 68

Comentário:

Então explique, "MESTRE", como se originou a diversidade de raças da humanidade. Se não houve e não há fuzão de raças,
me explique as belas mulatas brasileiras.

Quanta ignorancia...

Leia novamente o tópico. O texto diz que humanos surgiram em vários pontos do globo e não somente na Africa. O registro fossil mostra que a origem da humanidade está na Africa.
O ENCOSTO

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Astronomia. Mesma fonte;

Página 69

Aff... Depois ainda reclama quando te chamam de idiota...

Quem é idiota? O cara que mantém o site "CRITICANDO KARDEC"?

Se ele é idiota, evidencie.

Idiota é quem acredita que "todos os globos são habitados".

Prove que há habitantes na Lua, para início de conversa.
O ENCOSTO

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:Leia novamente o tópico. O texto diz que humanos surgiram em vários pontos do globo e não somente na Africa. O registro fossil mostra que a origem da humanidade está na Africa.

Meu Deus... A Ana Paula Arósio é negra! Claro... a origem dela é Africana. Sim, agora entendi. Mas, me explique como as chineses "negros" conseguiram ficar amarelos e de olhos puxados? E os Aborígenes? Poxa... nadaram bastante desde a Africa até a Austrália.
Como dizia meu xará, Encosto:
"Tente outra vez..."

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:Quem é idiota? O cara que mantém o site "CRITICANDO KARDEC"?

Alem dele conheço outro cara que tem "site" e tambem é idiota por constataçao... :emoticon12: :emoticon12:

O ENCOSTO escreveu:Idiota é quem acredita que "todos os globos são habitados".

Depende do que voce pensa em relaçao a "quem" habita os globos... Seria difícil acreditar que existem outras formas corpóreas diferentes da nossa?

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

RCAdeBH escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Leia novamente o tópico. O texto diz que humanos surgiram em vários pontos do globo e não somente na Africa. O registro fossil mostra que a origem da humanidade está na Africa.

Meu Deus... A Ana Paula Arósio é negra! Claro... a origem dela é Africana. Sim, agora entendi. Mas, me explique como as chineses "negros" conseguiram ficar amarelos e de olhos puxados? E os Aborígenes? Poxa... nadaram bastante desde a Africa até a Austrália.
"Tente outra vez..."

- Tú é médico mesmo !?!?!?!?!
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Abmael escreveu:
RCAdeBH escreveu:

"Tente outra vez..."

Me aponte o erro. Desenvolva seu raciocinio a respeito do assunto posto pelo Encosto.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:

"Tente outra vez..."

E o mais chato é que a resposta acima não se trata de uma ironia ou brincadeira. O cara realmente acredita que a humanidade tem sua origem na Asia, Africa, Europa e America. Quem sabe até simultaneamente...

Por quê? Porque o Karduco ensinou assim. Joguemos fora o registro fossil.
O ENCOSTO

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

RCAdeBH escreveu:
Abmael escreveu:
RCAdeBH escreveu:

"Tente outra vez..."

Me aponte o erro. Desenvolva seu raciocinio a respeito do assunto posto pelo Encosto.

- Sua resposta denota uma ignorância tão grande que até desanima, vá estudar um pouco, ao menos assista uns documentários no Discovery ou na National Geographic, esse negócio de assistir Hebe e ler Contigo tá destruindo seu cérebro.

Abraços,
Ben Parker

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Quem é idiota? O cara que mantém o site "CRITICANDO KARDEC"?

Alem dele conheço outro cara que tem "site" e tambem é idiota por constataçao... :emoticon12: :emoticon12:

Apenas afirmar que as pessoas que mantém os sites CRITICANDO KARDEC e O ENCOSTO HOME PAGE são idiotas não serve.

Eu estou mostrando que você é um completo tapado ignorante, pois acredita literalmente no que está escrito na literatura espirita, mesmo que esta vá contra conhecimentos que recebemos no primário (ou ginasio, já que você deve ser velho pra burro).

O ENCOSTO escreveu:Idiota é quem acredita que "todos os globos são habitados".

Depende do que voce pensa em relaçao a "quem" habita os globos... Seria difícil acreditar que existem outras formas corpóreas diferentes da nossa?

Você tem evidencias disso ou é só a sua fé?

Poderia apresentar alguma pesquisa da NASA tratando de "vida diferente da nossa" na Lua?

Americanos e Russos devem ter vasta literatura sobre o tema, já que eles pesquisam a Lua há décadas.
O ENCOSTO

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Abmael escreveu:- Sua resposta denota uma ignorância tão grande que até desanima, vá estudar um pouco, ao menos assista uns documentários no Discovery ou na National Geographic

Não tenho TV paga...

Abmael escreveu:, esse negócio de assistir Hebe e ler Contigo tá destruindo seu cérebro.

Ha,Ha,Ha!!!!!
Pronto. Já rí da sua brincadeira.
Agora....
Desenvolva algum raciocínio lógico a respeito do tópico. Se não puder, não entre pra encher o saco.
Abraços...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

RCAdeBH escreveu:
Abmael escreveu:- Sua resposta denota uma ignorância tão grande que até desanima, vá estudar um pouco, ao menos assista uns documentários no Discovery ou na National Geographic

Não tenho TV paga...

- Compre!!! - Você tá precisando, já que vc tem preguiça de ler poderia ao menos assistir documentários, isso diminuiria a quantidade de idiotices que você fala/escreve.

RCAdeBH escreveu:
Abmael escreveu:, esse negócio de assistir Hebe e ler Contigo tá destruindo seu cérebro.

Ha,Ha,Ha!!!!!
Agora....
Desenvolva algum raciocínio lógico a respeito do tópico. Se não puder, não entre pra encher o saco.
Abraços...

- Tô te enchendo o saco? - Que bom!!! - Me deu um ótimo motivo para continuar por aqui... :emoticon10:

Abraços,
Ben Parker

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:Apenas afirmar que as pessoas que mantém os sites CRITICANDO KARDEC e O ENCOSTO HOME PAGE são idiotas não serve.

Humm.... então voce pode chamar os donos de sites religiosos de idiotas sem problemas e não gosta de ser chamado...
SEU IDIOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O ENCOSTO escreveu:Eu estou mostrando que você é um completo tapado ignorante, pois acredita literalmente no que está escrito na literatura espirita

Há algumas coisas que não concordo. Como por exemplo ter paciência com TAPADOS BURROS como voce! Mas vou tentar...

O ENCOSTO escreveu:mesmo que esta vá contra conhecimentos que recebemos no primário (ou ginasio, já que você deve ser velho pra burro).

Engraçado...
De uns anos pra cá várias descobertas científicas desmontam muitas coisas que aprendíamos no colégio...
Como presumo que voce não passou da quinta série, não vou forçar muito.

O ENCOSTO escreveu:Você tem evidencias disso ou é só a sua fé?

Nem um nem outro. Aprendi a pensar e a criar hipóteses viáveis.
Claro, voce deve achar que o que a ciência diz é absoluto, tirando o fato que a ciência se perfaz a cada dia baseda em novas descobertas...

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Abmael escreveu:
RCAdeBH escreveu:

Não tenho TV paga...

- Compre!!! - Você tá precisando, já que vc tem preguiça de ler poderia ao menos assistir documentários, isso diminuiria a quantidade de idiotices que você fala/escreve.

RCAdeBH escreveu:

Ha,Ha,Ha!!!!!
Agora....
Abraços...

- Tô te enchendo o saco? - Que bom!!! - Me deu um ótimo motivo para continuar por aqui... :emoticon10:

Abraços,

Apenas duas linhas de seu raciocínio a respeito do tema, Abmael, só isso!

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

RCAdeBH escreveu:Apenas duas linhas de seu raciocínio a respeito do tema, Abmael, só isso!

- Cara, já percebi que você não gosta de ler, mas..., já que sou otário, vou te mandar algo, o link abaixo é bastante elucidativo:

http://www.quadrante.com.br/Pages/servicos02.asp?id=140&categoria=Ciencia_Fe

Abraços,
Ben Parker

Cavaleiro do Ébano

Mensagem por Cavaleiro do Ébano »

Raul eu vou quebrar seu galho, mas já aviso que não vou entrar na discussão. (A não ser que você compreenda o que eu vou postar)

Não há mais do que UMA RAÇA HUMANA.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Eu tinha um artigo da Sciam sobre o assunto mais perdi tudo que estava no HD. Eu tinha postado no fórum da STR mas...
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

A teoria da origem multirregional da humanidade atualmente é muito pouco levada a sério.

Há décadas atrás essa visão era considerada com muito mais plausibilidade, mas atualmente esse é um retrato mais acurado da origem dos grandes grupos étnicos:

Imagem
Editado pela última vez por Azathoth em 14 Jun 2006, 12:23, em um total de 1 vez.

Res Cogitans

Uma Nova Luz sobre a Cor da Pele

Por Saadia Iqbal

As diferenças de cor da pele são intrigantes, mas poucos de nós temos uma clara idéia do que causa essas variações. Há muito os cientistas sabem que a cor da pele humana varia com a quantidade de exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol, mas até recentemente eles não haviam identificado o processo de seleção natural que realmente leva a esse fenômeno. Agora o trabalho dos cientistas Nina Jablonski e George Chaplin, da Academia de Ciências da Caligfornia, lança uma nova luz sobre os conceitos de raças ao relacionar a variação de cor da pele à evolução e reprodução.

O Folato e a Vitamina Solar
A melanina, o pigmento marrom da pele, age como um protetor solar natural. Ela protege contra o UV, e as populações dos trópicos têm a pele mais escura por causa da maior incidência da luz do sol nos lugares em que vivem. O UV envelhece a pele, causa câncer de pele, e – o mais significativo pra o trabalho de Jablonski e Chaplin – destrói o folato (ou acido fólico), vitamina B essencial na divisão celular e na produção de novo DNA.

As mulheres grávidas em particular requerem grandes quantias de folato para propiciar uma rápida divisão de células no embrião. Mulheres em idade de reprodução são aconselhadas a tomar suplementos de folato para prevenir sérios defeitos de nascimento como a espinha bífida. Então se um nível mais alto de melanina é tão benéfico, por que todo mundo não tem a pele escura?

Em suas análise da história da evolução humana, Jablonski e Chaplin concluíram que o ser humano moderno muito provavelmente se desenvolveu nos trópicos, onde era exposto a altos níveis de UV. Mas ao se mudar para regiões distantes do equador, onde os níveis de UV são mais baixos, o ser humano se tornou mais claro para permitir que um nível suficiente de radiação UV penetrasse sua pele e produzisse a vitamina D, a "vitamina dólar", também conseguida com uma dieta de peixe e mamíferos marinhos. A vitamina D é essencial para manter níveis saudáveis no sangue de cálcio e fósforo, promovendo assim o crescimento dos ossos.

A cor da pele, segundo Jablonski e Chaplin, basicamente torna-se um ato de equilíbrio entre as demandas evolucionárias de foto-proteção e a necessidade de criar vitamina D na pele.

Mas as coisas nem sempre são o que parecem ser. É o caso dos esquimós e outros habitantes do norte do Alasca e do norte do Canadá. "Tomando o Alasca, seria de se pensar que seu povo nativo deveria ser pálido como um fantasma", Jablonski diz. Um dos motivos para isso é que essas populações não vivem na região há muito tempo em termos de tempo geológico. Mas o mais importante, sua dieta tradicional é rica em peixe e outros frutos do mar. Eles consumiram altas doses de vitamina D, não precisando dessa forma passar pela mesma redução de pigmentação que de outro modo seria preciso em latitudes altas como essas. "Interessante mesmo é que se esses povos não comerem suas dietas originais de peixe e mamíferos marinhos, eles sofrem altas taxas de doenças causadas pela deficiência de vitamina D como o raquitismo nas crianças e a osteoporose nos adultos", Jablonski diz. Um problema semelhante ocorre quando pessoas de pele escura se mudam para altas latitudes. "Durante anos as pessoas não entendiam porque indianos e paquistaneses que moravam no norte da Inglaterra sofriam de males causados pela deficiência de vitamina D", Jablonski diz. "Hoje está claro que o protetor solar natural de suas peles não permitia que fosse sintetizada uma quantia saudável de vitamina D a partir da luz do sol". Fatores culturais exacerbaram o problema, como o uso de véus por algumas mulheres mulçumanas. "É uma verdadeira história de detetive", ela acrescenta.

Raça: Um Agrupamento Feito pelo Homem
Uma das importantes implicações do trabalho de Jablonski e Chaplin é que ele destaca o conceito de raça como uma pura construção social, sem base científica. Pesquisas de DNA têm mostrado que geneticamente todos os seres humanos, independente da cor da pele ou outra distinção superficial, são basicamente iguais. Num artigo de abril de 2001 intitulado "The Genetic Archaeology of Race", publicado no Atlantic Monthly, Steve Olson diz "as variantes genéticas que afetam a cor da pele e atributos faciais essencialmente insignificantes – elas envolvem algumas poucas centenas dos bilhões de nucleotídeos do DNA de uma pessoa. Mesmo assim as sociedades construíram elaborados sistemas de privilégio e controle sobre essas insignificantes diferenças genéticas".

Jablonski e Chaplin vêem seu trabalho como relevante para o relacionamento entre as pessoas. Segundo Jablonski, muitas pessoas ficam "felizes e aliviadas", quando ouvem falar sobre essa pesquisa. "De repente a coloração delas não é uma coisa que foi entregue a elas", ela diz. "Não é um estigma social. É algo que evoluiu em seus ancestrais muitos motivos biológicos. E esvazia o racismo e o fanatismo. É uma explicação bem simples e bonita para uma das mais óbvias características que distingue os humanos".
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

http://www.bgsu.edu/departments/chem/fa ... r_2000.pdf
Isso ninguém vai ler mas estão aqui 50 páginas sobre evolução da pele.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Apenas afirmar que as pessoas que mantém os sites CRITICANDO KARDEC e O ENCOSTO HOME PAGE são idiotas não serve.

Humm.... então voce pode chamar os donos de sites religiosos de idiotas sem problemas e não gosta de ser chamado...
SEU IDIOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quais donos de sites religiosos eu chamei de idiota? Prove ou, além de burro, você também será tratado como uma pessoa leviana e sem carater.

E não há problema algum em VOCÊ me chamar de idiota. Suas respostas evidenciam quem é o idiota: Você.

Inclusive os próprios espiritas mais inteligentes tomam medidas cabiveis para mostrar que não se identificam com a maior parte do rebanho, que é ignorante. O webmaster do site CRITICANDO KARDEC está ai para não me deixar mentir.

O ENCOSTO escreveu:Eu estou mostrando que você é um completo tapado ignorante, pois acredita literalmente no que está escrito na literatura espirita

Há algumas coisas que não concordo. Como por exemplo ter paciência com TAPADOS BURROS como voce! Mas vou tentar...

EE não adianta chorar. Estou mostrando que você acredita numa besteira sem tamanho só porque está escrito num livreto religioso. É preciso ser muito ignorante para ter a capacidade de jogar todo o estudo arqueologico, que existe hoje, na lata de lixo só porque seu manual sagrado conta alguma coisa diferente.

Vou dar a você mais uma oportunidade: Apresente aqui algum estudo cientifico que evidencia a origem da humanidade em vários continentes separadamente.

Fico no aguardo. :emoticon16:

O ENCOSTO escreveu:mesmo que esta vá contra conhecimentos que recebemos no primário (ou ginasio, já que você deve ser velho pra burro).

Engraçado...
De uns anos pra cá várias descobertas científicas desmontam muitas coisas que aprendíamos no colégio...
Como presumo que voce não passou da quinta série, não vou forçar muito.

Só que nenhuma mostrou que oque Kardec escreveu sobre a origem da humanidade está certo.

Ou mostre o contrário.

E passo a duvidar seriamente se sua profissão é realmente médico. Tem muito curandeiro charlatão que jamais colocou os pés numa universidade. Você, provavelmente, é um deles.

O ENCOSTO escreveu:Você tem evidencias disso ou é só a sua fé?

Nem um nem outro. Aprendi a pensar e a criar hipóteses viáveis.
Claro, voce deve achar que o que a ciência diz é absoluto, tirando o fato que a ciência se perfaz a cada dia baseda em novas descobertas...

Que bonitinho. Ele criou um mundinho só dele. :emoticon16:

Só que a realidade é diferente, seu babaca.
O ENCOSTO

Res Cogitans

Ele é médico espiritual como o Waldemar.

Trancado